08
novembro

Assim diz o Senhor: “EU ESTOU DO SEU LADO! VOU ABENÇOAR VOCÊS” – Por Claudionor Bezerra


E o Senhor lhes disse, mandando mais uma vez a mensagem por Ageu, seu mensageiro: “Eu estou do seu lado: Vou abençoar vocês.” (Ag.1.13, Bíblia Viva)

Claudionor Bezerra é Bacharel em Teologia e Especialista em Teologia e o Pensamento Religioso; pastor evangélico congregacional; Contador Especialista em Controladoria atuando como Analista Fiscal na COMPESA e Professor no curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Consultor e sócio na BEZERRA & ASSOCIADOS ASSESSORIA CONTÁBIL.  Casado com Mônica Vilazaro e pai de Miguel Vilazaro Bezerra.

Não precisa muito esforço para perceber que o MODO de Deus falar com a humanidade guarda relação com o estágio da percepção humana em relação ao Eterno. Assim, o FALAR de Deus aos homens se acomoda a primitividade da compreensão destes, sem que esta seja uma acomodação indolente, mas uma acomodação que vai gerando o “incômodo” do crescimento em consciência e percepção. Por isso que tudo tem o seu lugar e o seu momento!
O momento pós-cativeiro babilônico (época do profeta Ageu) era de RECONSTRUÇÃO da ordem em meio ao CAOS em que Jerusalém se tornou, posto que também isso era pedagogia do Eterno! O profeta Ageu foi o mensageiro que insuflou no povo a Palavra que diagnosticou que os interesses particulares e pessoais estava sobrepondo aos interesses da FÉ que se expressava, naquele estágio da consciência humana, na fixidez do TEMPLO como ambiente da experiência com DEUS!
Esse despertamento veio embrulhado numa linguagem infantilmente compreensível. Veja: “Vocês plantam muito, mas colhem pouco. Têm muito pouco para comer e beber, e não têm roupas para se esquentarem no frio. Seus salários desaparecem como se vocês pusessem o dinheiro em bolsos furados!” (1.6). Ou seja: Será que os infortúnios não provariam o desagrado de Deus? Ou ainda: “É por isso que Eu não deixo os céus darem chuva e as suas colheitas são tão fracas.” (1.10). Essa era uma linguagem que não poderia ser mais clara! O povo entendeu! Eles deram ouvido ao profeta e começaram a se voltar para DEUS de coração!

Isso significava na PRÁTICA o início das obras do TEMPLO! E quando assim fizeram Deus enviou novamente o profeta com uma PALAVRA de estímulo: “Eu estou do seu lado: Vou abençoar vocês.”. E com isso o povo com ainda mais afinco desejou reconstruir o TEMPLO e assim “no segundo ano do reinado de Dario I, todos se reuniram e voluntariamente começaram a trabalhar. (1.14)”.

Sabe porque estou lhe dizendo tudo isso? Apesar da REVELAÇÃO em CRISTO nos ser suficientes para vivermos em função de uma nova consciência do EVANGELHO ainda nos apresentamos para a vida tão infantilmente como estes contemporâneos de Ageu! Lidamos com Deus com barganhas tolas! Queremos recompensas! Interpretamos tragédias como castigos! Ou seja… parece que ainda não deixamos o “jardim da infância” na relação com Deus! Todavia, a condescendência de Deus não muda! Ele é misericordioso e se encurva para nos falar ao ouvido! Por isso… apesar de EM CRISTO já sermos abençoados com toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais… ainda assim OUVIREMOS o ETERNO nos dizer com carinho: “Ei, escute: Eu estou do seu lado: Vou abençoar vocês”!

Claudionor Bezerra

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores