Jornalismo independente

liderança absoluta!

Acadêmicos de Niterói é rebaixada após desfile com homenagem a Lula na Sapucaí

A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada para o Grupo de Acesso do Rio de Janeiro após desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A campeã do Carnaval foi a Unidos de Viradouro, com o enredo “Pra cima, Ciça”, que homenageou seu mestre de bateria.

O desfile da escola de Niterói gerou polêmicas por incluir na letra o jingle de campanha de Lula, menções ao número 13 do PT e temas recorrentes em discursos do presidente. Também houve encenações sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, com referência ao então vice Michel Temer.

Durante a apresentação, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi representado por palhaços em carros alegóricos. Outra ala que gerou críticas exibiu imagens de famílias conservadoras retratadas em latas de conserva.

Partidos de oposição repudiaram o desfile e denunciaram suposta campanha eleitoral antecipada com uso de recursos da Embratur. Neste ano, cada escola de samba do Rio de Janeiro recebeu R$ 1 milhão.

O presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou que a legenda ingressará com ação para pedir a cassação do registro de candidatura de Lula por suposto abuso de poder político e econômico. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também anunciou que adotará medidas judiciais.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores sustentou que a homenagem foi manifestação artística autônoma da escola de samba, sem participação, financiamento ou coordenação do partido ou do presidente. A legenda afirmou ainda que a apresentação está protegida pela liberdade de expressão artística prevista na Constituição, com respaldo na jurisprudência do STF e do TSE.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...