13
setembro

Dia D de vacinação contra a raiva acontece neste sábado, em Santa Cruz


Será realizado no próximo sábado (15), em Santa Cruz do Capibaribe, o “Dia D” de vacinação contra a raiva.

A vacinação tem como alvo a imunização de cães e gatos, onde de acordo com o secretário de Saúde do município, Dr. Nanau, já existem equipes desde a última segunda-feira (10) fazendo a vacinação de animais na zona rural do município.

O secretário ainda destacou os locais para onde a população podem levar seus animais para serem vacinados, de forma gratuita.

Os locais são Postos de Saúde nos bairros da Cohab, Dona Lica, Santo Agostinho, Malaquias Cardoso, Rio Verde e Santa Tereza, além da AABB (na Avenida 29 de Dezembro) e também o Centro de Convivência de Idosos (CCI), no bairro Nova Santa Cruz.

Alerta – Vale destacar que a raiva em animais, além de ser muito perigosa, pode ser transmitida também para seres humanos, podendo levar a morte na grande maioria dos casos.

Para se ter uma ideia, apenas cinco pessoas no mundo, duas delas no país, conseguiram sobreviver após infectados e serem diagnosticados como curados do vírus (quando este não está mais presente no corpo), mas todos ainda sofrem com as sequelas cerebrais e motoras irreversíveis, de acordo com o Ministério da Saúde.

O tratamento contra a doença em humanos ainda está em fase experimental.

Um dos cinco sobreviventes é pernambucano – Um dos cinco sobreviventes é o pernambucano Marciano Menezes da Silva (24 anos), que reside na cidade de Floresta.

Ele foi o primeiro caso no país e o quarto no mundo a sobreviver, após contrair a doença depois de ser atacado por um morcego. Marcelo tem dificuldades motoras e também de fala até hoje.

Foto: Fábia Maranhão/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores