30
janeiro

O impasse continua


Invasores de áreas públicas ocupam a Câmara e cobram dos vereadores audiência pública para discutir o caso

 

Comissão discute, junto com vereadores, a possibilidade de uma audiência pública para resolução do impasse nos terrenos públicos. Fotos: Thonny Hill.

 

Na manhã dessa quarta-feira (30), vereadores foram pegos de surpresa quando cerca de 150 pessoas, vindas da invasão de terrenos públicos nas proximidades do Moda Center, chegaram a Câmara para tentar discutir, juntamente com eles, o impasse da ocupação desses terrenos.

 

Membros da comissão dos invasores.

 

Uma comissão representando os sem-teto, composta de cinco pessoas, discutiu junto com 13 dos 17 vereadores, a apresentação de como está transcorrendo o projeto de ocupação na área e também da realização de uma audiência pública, para que o impasse seja resolvido.

 

O restante das pessoas ficaram no interior da Câmara e também protestaram do lado de fora, com cartazes. O policiamento chegou a ser chamado para evitar possíveis tumultos, mas o protesto transcorreu pacificamente.

 

Pessoas que ficaram do lado de fora.

 

Segundo Vanessa Oliveira Batista, uma das líderes do movimento, em torno de 200 famílias carentes estão nos terrenos invadidos desde dezembro do ano passado e que foram usados diversos critérios para escolha dessas famílias, entre eles não possuir casa própria, estar pagando aluguel, ser de baixa renda, ter filhos entre outros.

 

Vanessa Oliveira cobra dos vereadores uma audiência pública para resolver o impasse.

Uma questão polêmica foi o uso de máquinas pesadas para agilizar as edificações, que gerou, segundo ela, desconfiança em relação a falta de posses pelos invasores. Ela afirmou que o custo da utilização desses equipamentos veio de pequenas contribuições vindas dos próprios invasores e também de empresários locais, sem especificar nomes.

 

Vanessa afirmou também que equipes foram designadas para visitar a casa das pessoas interessadas em um dos possíveis lotes, para ver se elas se enquadravam nos requisitos exigidos pelo movimento de modo a evitar, segundo ela, que outras pessoas queiram se aproveitar da situação para conseguir um terreno, nessa área que é considerada de alto valor comercial e cobrou dos vereadores que fossem ao local para conhecer a ocupação.

 

Ao final da reunião, ficou decidido que, após o carnaval (ainda sem data definida), uma audiência pública será realizada e que os invasores deverão enviar a câmara um documento formalizando uma comissão, para que o impasse das ocupações irregulares seja discutido, como também de um possível projeto de habitação no município.

 

Clique no link e ouça a entrevista de uma das líderes do movimento: EntrevistaVanessa

 

O Posicionamento das Bancadas

 

Tanto a bancada de situação, como também de oposição, se mostraram contra as invasões presentes em terrenos públicos, mas tiveram um posicionamento conjunto para que o problema seja discutido juntamente com o prefeito Edson Vieira.

17 Comentários

  1. laura moura disse:

    QUERO VER A MORAL DE EDSON VIEIRA ,EDSON, EU TAMBEM NAO TENHO CASA PAGO ALUGUEL E NAO E POR QUE POGO ALUGUEL QUE VOU INVADIR LOCAIS QUE NAO PODE E QUE EXISTE DONO POIS ISSO E ROUBO ESSE POVO DIZ QUE NAO TEM DOCIÇOES ESSES QUEM ESTAO AI UM TEM TRABALHO FORMAL O OUTRO DE CONDIÇOES FINANÇIERAS E O TEM UMA REDE DE INTERNET ACORDA E AINDA VAO AI SE DIZEREM QUE NAO SAO DONOS E MUITA CARA DE PAU QUERO VER A MORAL DE ESDON VIEIRA E DO PODER PUBLICO. E OUTRA SUGEM BUATOS SE CASO FOR LIBERADO ISSO CERTAS PESSOAS IRAM IVADIR O TERRENO AO LADO DA IGREJA SÃO CRISTOVÃO POIS SE ESSA MODA PEGA NINGUEM MAIS MORA DE ALUGUEL NEM AQUI NEM NO BRASIL E TODO MUNDO FICA NUNHA BOA EU SOU TABOQUINHA VOTEI EM ZÉ E EM HELINHO ARAGÃO NAO ACREDITO QUE NOSSO GRUPO POLITICO VAI VOTAR EM UMA COISA QUE E ERRADA POIS QUERO QUE MEU VEREADOR PELO QUAL SITEI NESSE BLOG E NESSE MURAL HONREW PELO MEU VOTO. ATC LAURA MOURA.

    1. pedro barros de s farias disse:

      VC TEM RAZÃO LAURA, ALÉM DO MAIS COMO É QUE PESSOAS CARENTES CONSTROEM CASAS EM POUCOS DIAS ? ? ? COMO DIZ O VEI DE MUÇÃO: ESSA CUNVERSA NUM TÁ CERTA NÃO ! ! !

      1. cleiton clementino souza disse:

        QUEM ESTIVER LENDO, ESTES COMENTÁRIOS, FAVOR MIM AJUDAR A CONSTRUIR UMA CASINHA NA PRAIA . . .

  2. Cleinice disse:

    O que mais tem aí é gente esperta! Quem precisa mesmo nunca toma atitude de sair invadindo terreno. Percebam que tudo é orquestrado por gente maléfica.

  3. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

    Risos… Aposto que no mínimo, metade dos Vereadores estão, direta e/ou, indiretamente envolvidos nessas ABERRAÇÕES!(Invasões). Desconfio de: José Elias, Galego de Mourinha, Ernesto Maia, Deomedes Brito e o Secretário: Francisco Ricardo. As Fichas Corrida e Suja desses EXECRÁVEIS Vereadores tem subsídios mais que suficiente, para ser feita mais uma CPI, desta feita, das APPs(Áreas de Preservação Permanente). Quanto a esses, “Soldadinhos de Chumbo”(Invasores), são apenas FANTOCHES da Quadrilha Criminosa dessa Industria Imunda dos Terrenos Públicos que existe e atua de forma PERMANENTE em Santa Cruz da Corrupção do Capibaribe.

  4. manaceso disse:

    de pobre esses nao tem nada e isso tem gente grande por traz a justiça tem q da um basta e derruba tudo logo porque pra quem nao tem condinçoes essas casas estao indo muito rapido

  5. manaceso disse:

    acorda menino

  6. JOSÉ disse:

    Essa entrevistada aí pra querer ser tão esclarecida, deverria saber que invadir terrenos alheios é roubo, é crime etc. Assim se todos que cumpram os critérios ditos por ela for invadir terras aí em SCC,kkkkkk ñ vai ter espaço pra tatos, é ser muito folgado mesmo, chegar assim e invadir um espaço que é público, eu já disse e vouto a diser!!!! Porque ñ vão invadir do outro lado do rio??? Querem se livrar do aluguel de uma forma desonesta e fácil, por favor!

  7. Núbia disse:

    Tem que retirar todos que invadiram. Não é porque não têm casas que devem sair invadindo o que não é deles!

  8. diego barros disse:

    Tem que tirar agora, pois se isso demorar mt tempo e daqui uns 15 anos a justiça determinar que essas pessoas devem devolver os terrenos, ai vamos ter pena porque todos ja criaram seu lar e etc, bom é logo agora!

  9. diego barros disse:

    Estranho mesmo, é esse pessoal não ter inventado isso duranre esse período de 12 anos com o grupo Taboquinha no poder!

  10. cristiano disse:

    da uma chance a policia para meter o cacete nestes ladões. e passa o trator nas casas logo. que isso é roubo

  11. Neto disse:

    Estão dando muita chance para esses MALANDRAS!
    O vice prefeito gritou em alto e bom som que “a partir de janeiro não fica uma barraca nas calçadas”…
    E aí???
    Até agora MALANDRAS que usam calçadas para cachorro quente, borracharia, lanchonete, etc estão deitando e rolando e ninguém faz nada!

    Tô vendo que tem gente do governo municipal com “rabo preso” com tais MALANDRAS de barracas de calçadas e MALANDRAS de terrenos públicos!

  12. Paudinha disse:

    Sou contra as invasões, porque se todo mundo que se encaixa nesse perfil resolver invadir terrenos a cidade se tornará um caos.. com discussões entre donos de terrenos e população.. Eu nao tenho casa propria , pago aluguel , trabalho pra sobreviver, nao tenho bens materiais e nem por isso vou sair por ai roubando terreno alheio..

  13. pedro barros de s farias disse:

    PORQUE Dn. VANESSA NÃO FALOU OS NOMES DESSES EMPRESARIOS QUE, SEGUNDO ELA, FIZERAM DOAÇÕES E ESTÃO AJUDANDO ? ? ? ESSA É A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR . . .

  14. paulo mello disse:

    rapaz num vii um carente ai e pelo contrario tem um ai que tem emprego fixo carteira assinada, gerente de produção..porra querem pegar na mão grande! isso e um absordo..observem que no final do santo algustinho tem uma ivasão pq esses “pobres”ñ foram para lá?
    outra lá são apenas uma area contruida de 4×10 ai são terrenos 5×25…e ai que me diz?lá no santo augustinho o povo demorou um ano e ainda tem quartin pela metadeai em 40 dias tem mais de dusentos LADROES..essa e minha opinião já pensou sse essa moda pega!!!eu quero um pra mim tbm!!hora vão trabalahr e fazer como todo mundo!!

  15. PAULO disse:

    e tudo uma mafia . olha a mafiaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores