05
julho

Espaço do leitor


Em fevereiro de 2015 o CONIAPE (Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras) Organizou um concurso por um pedido da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe para vagas de agentes de Endemias e de Saúde. A última etapa deste concurso foi concluída em Maio de 2016.
No início deste ano o Secretário de Saúde foi a principal radio da cidade dizer que até o fim do primeiro semestre (que passou) os agentes de endemias seriam chamados. (AQUI)

As palavras não guardam relação com os atos…

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que se encontra dentro do prazo legal para convocação dos concursados (até 2018), e por causa da necessidade de continuidade dos trabalhos, os servidores temporários foram recontratados no setor de agente de endemias, pois a cessão dos serviços poderia acarretar na elevação dos índices de infestação. Atualmente, são 36 profissionais de endemias atuando em toda cidade. Desde já, reiteramos que a prefeitura obedece o tempo legal e vai incorporar os novos servidores dentro do prazo estipulado pela lei”.

Ao lermos a nota, vinculada no blog do Ney Lima, percebemos claramente que há uma intenção de ligar a tomada de posse dos agentes CONCURSADOS à uma suposta “elevação dos índices de infestação”. Além deste joguete para com a opinião pública, a Secretaria assume que recontratou os Agentes em detrimento dos CONCURSADOS.

Sim, está no prazo legal, mas recontratar esquecendo os concursados? O Secretario percebe que faz uma malabarismo discursivo para dizer que reconduziu agentes em cargos que foram conquistados pelos concursados?

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 51, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2006

Art. 1º O art. 198 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 4º, 5º e 6º:
.
4º os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de PROCESSO SELETIVO PÚBLICO, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.
.

Em quase 5 anos de Governo o prefeito Edson Vieira fez um único concurso, e mesmo assim não chama os concursados.

Quando os Agentes serão chamados?

.

Allison Oliveira (Estudante e aprovado no concurso) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores