31
julho

Em fase de testes na Capital da Moda


Técnica alternativa e mais barata pode ser solução paliativa para buraqueira em avenida movimentada

 

Prefeito Edson Vieira e secretário Gilson Julião acompanharam os testes realizados. Fotos:Thonny Hill.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião, estiveram acompanhando testes que estavam sendo realizados, na última quinta-feira (30) na Avenida Teófanes Ferraz, no bairro Malaquias Cardoso.

 

Os testes consistiam na colocação de um material feito à base de asfalto frio, que servirá, segundo os mesmos, para que seja realizado o tapa-buracos da avenida, que vem sofrendo constantes problemas devido as recentes chuvas.

 

Entenda como o teste funciona:

 

1 – Foram usados dois sacos contendo o asfalto frio, sendo que cada um deles tem 25 kg de peso;

 

2 – Cada saco foi despejado em um buraco com cerca de 40 cm de diâmetro, que depois foi compactado e nivelado;

 

3 – A compactação final do material é feita pelo peso dos próprios veículos ao passar por cima das áreas que foram testadas.

.

Se der certo, produto pode ser a solução emergencial para os reparos da avenida

O que disseram o prefeito e o secretário

 

De acordo com Gilson, o produto é uma técnica recente e que é bem mais barato se comparada ao procedimento tradicional, que usa de asfalto quente e causa grande interdição do tráfego devido aos equipamentos utilizados.

 

Já o prefeito relatou que, segundo os técnicos, o material tem uma vida útil de até dois anos e auxiliaria, de forma emergencial, a resolver o problema.

 

Ainda de acordo com o prefeito, caso o teste funcione, uma quantidade ainda não definida do produto será adquirida pela prefeitura e que servirá também para conserto de problemas em outras ruas do município, desde que estas possuam asfalto.

 

Solução emergencial, mas…

 

Outro problema diagnosticado pelos técnicos é que a base do asfalto, que fica próximo à área de acostamento, está sendo arrancada pelas águas aos poucos.

 

De acordo com um dos técnicos, o procedimento ideal para resolver o problema seria que a área ao lado do asfalto fosse calçada, para evitar a ação das chuvas.

.

Base vem sendo arrancada pela água devido a falta do calçamento nas laterais

Questionado se o calçamento das laterais da avenida estava nos planos do governo, Edson Vieira afirmou que ainda não, mas que uma solução emergencial seria providenciada para evitar esse desgaste.

 

De acordo com o prefeito, a viabilidade para instalação de um meio-fio será estudada. Já quanto a data em que o tapa-buracos deverá começar, o prefeito citou que dependerá do resultado dos testes e do final da negociação para a compra do asfalto frio.

 

 

Um Comentário

  1. José Bezerra disse:

    Caros amigos leitores deste blog.

    Com certeza absoluta, esse teste que está sendo feito na operação tapa-buracos das nossas vias asfaltadas, utilizando-se asfalto frio, será um sucesso. Trabalho semelhante já foi feito lá no asfalto do estacionamento do Moda Center e com muito sucesso. Essa solução já foi apresentada por mim há alguns anos atrás, aos gestores da época e, como de costume, não deram a devida atenção a informação que lhes foi apresentada. Felizmente as coisas mudaram de uns tempos para cá as soluções práticas e econômicas como estas estão sendo postas em prática. Parabenizo a equipe da Prefeitura, tanto ao Secretário Gilson quanto ao Prefeito Edson, pela iniciativa que, sem dúvida, será acolhida pela Prefeitura para a continuidade da operação tapa-buracos visto que o sucesso desse trabalho será garantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores