05
junho

Cobertura especial


PL dos Novos Municípios é aprovada e José Augusto Maia é aclamado na Câmara dos Deputados

 

Fotos: Gustavo Lima

 

A principal bandeira política do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi confirmada pela Câmara Federal na noite desta terça-feira (04).

 

Com 319 votos a favor e 32 contrários, a Lei Complementar 416/08, que regulamenta a criação de municípios, finalmente foi aprovada.

 

 

Deputados de várias tendências e dos diversos estados brasileiros aclamaram José Augusto Maia em seus discursos, o referendando como “Senhor das Emancipações”.

 

Na tribuna, José Augusto explicou alguns pontos importantes da proposta e relembrou seu empenho desde que assumiu o mandato parlamentar.

 

 “Venho mais uma vez a esta tribuna para defender não só mais um projeto de lei, mas defender uma luta que desde quando cheguei aqui me dediquei, analisei, participei junto com vários colegas deputados. Criamos uma frente parlamentar na qual me elegeram presidente e nos unimos aos movimentos emancipalistas de todo o Brasil (…). Quando cheguei nesta casa para lutar por essas emancipações, mais de 80% dos deputados eram conta”, Afirmou José Augusto.

 

Ouça o discurso de José Augsto Maia na íntegra. Clique aqui >> joseaugustomaia

 

José Augusto também agradeceu o presidente da Casa, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelo empenho em viabilizar a votação e destacou a importância história para os distritos: “Neste momento em todo o Brasil, lá em São Domingos, em Pão de Açúcar, lá no Maranhão, nos distritos de todo o Brasil, tem telões olhando a votação que vai acontecer agora.”

 

Ouça o momento final da votação, clique aqui >> resultadofinal

 

 

 

 

 

 

Participação de São Domingos e Pão de Açúcar

 

 

Entre os vários movimentos emancipalistas que foram até Brasília acompanhar a votação da PL-416, o destaque ficou para os distritos pernambucanos São Domingos e Pão de Açúcar, que tiveram sua população representada nas galerias.

 

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, município sede de São Domingos, Hilário Paulo (PSDC), esteve entre os presentes.

 

De Pão de Açúcar saíram dezenas de pessoas que viajaram de ônibus, lideradas pelo radialista Alberes Xavier.

 

Foto fornecida por Alberes Xavier

 

Repercussão nacional

 

A votação da PL-416 repercutiu nos principais jornais, emissoras de rádio e de televisão de todo o Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

9 Comentários

  1. Mário Florêncio disse:

    Cadê o nome de Zé Augusto na mídia?? Cadê Roberto Asfora?? Vou ter que acessar outro blog??

  2. Marcos disse:

    O que acho interessante nessa Camara de deputados, é que nessas votações e sessões de interesse do povo agente vê poucos deputados no plenário, se contamos não dá o tanto de deputados do resultado da votação, exemplo essa voto da matéria que tem muitas cadeiras vazias, mas acho que quando é a votação de aumento de seus proprios sálarios acho que não falta nenhum?

  3. nanda disse:

    PARABÉNS POR ESSA CONQUISTA!!!!!!!!!!!!!!!

  4. joao das burras disse:

    PARABENS …. CARO DEPUTADO.. JOSE AUGUSTO MAIA POR ESSA CONQUISTA .. QUE VC TRABALHE MUITO POR PERNAMBUCO

  5. nego disse:

    Se Raimundo Aragão foi o principal responsável pela emancipação de Santa Cruz, José Augusto será o de Pão de Açucar e de São Domingos, afinal ele venceu uma batalha de durava mais de 17 anos e é reconhecidamente por todo Brasil como o senhor das emancipações.

  6. IVEL disse:

    PRONTO ZÉ AGORA É VOCÊ TRAZER O QUE PROMETEU NA CAMPANHA 42.MILHÕES UM MICROHOSPITAL REGIONAL, O VIADUTO E USINA ASFÁLTICA QUE ATÉ AGORA NÃO CHEGOU NENHUMA MAQUINA. PORQUE ESTA QUESTÃO DE NOVOS MUNICIPIOS NÃO INTERESSA A NÓS DE SANTA CRUZ NÃO

  7. sergio disse:

    As áreas emancipandas em todo o país estão eufóricas e com muita disposição de lutar pela sua liberdade administrativa e como é próprio do Estado Democrático de Direito – (O Estado, segundo as clássicas teorias, constitui-se pela conjugação de seus elementos: povo, território e governo. Portanto, não adianta alguns opositores expressar que será prejudicial ao país, até porque onde ocorreram emancipações foram criadas escolas, hospitais, o comércio se desenvolveu, a renda aumentou etc. O exemplo mais clássico disso está no Estado do Tocantins, quem conhecer bem aquela região saber a diferença do antes e do depois das emancipações, todas, absolutamente todas, trouxeram progresso no campo econômico e social. Nas cidades o poder administrativo está mais próximo dos cidadãos, das suas reais necessidades, não podemos concordar com a existência de um distrito com mais de 190 000 habitantes, caso de Cavaleiro em Pernambuco; com um distrito que fica a mais de 1000 Km do município sede, como ocorre no Estado do Pará; com a existência de comunidades oprimidas e sufocadas pela sede a ponto de travar seu desenvolvimento, como São Domingos e Pão de Açucar, pois nessas localidades não existem agência bancária, escolas de segundo grau, delegacia etc simplesmente porque são distritos. Algo que me supreendeu foi o fato do líder do PSOL na câmara dizer que iriamos dividir a pobreza, ora ele não considera os critérios de viabilidade econômica contidos no projeto, ele e é contra a distribuição de renda, afinal não é isso uma das coisas que mais move a luta desse partido. Porém, para aqueles que são contra e falam que vamos dividir a pobreza é porque não conhecem a fundo a PLP 416. Portanto, vamos fazer valer o Estado Democrático com a efetiva participação do povo nas decisões e destinos dos distritos. Quanto ao fato do distrito merecer ou não a sua liberdade, os estudos de viabilidade de forma científica, dirão. A luta será travada com fulcro nas normas de um Estado Democrático de Direito, não se trata de vontade particular, mas de anseio popular se você concorda venha para a luta, a maioria comemorará a vitória e com certeza devemos festejar juntos com o maior guerreiro de toda essa luta, o deputado federal JOSÉ AUGUSTO MAIA, merecidamente elogiado por todos no congresso na noite de ontem, parabéns José Augusto.

  8. silvio disse:

    E ZE AUGUSTO NAÕ VOTEI EM VOCE PRA DEPUTADO FEDERAL MAIS TIRO O CHAPEU.VOCE, SAÕ DOMINGOS E PAÕ DE AÇUCAR ESTA DI PARABENS. UM GRITO PRA LIBERDADE QUE ESSE POVO TRABALHADOR MERECE.

    1. Igor Melo disse:

      Com certeza Silvio. Eu devia ter calado minha boca ao criticar o José na ultima campanha. Mais falem o que quiserem, Ninguém barra o Augusto nas palavras, no trabalho. Ele nasceu para ser do povo. Tem Veia política. MERECE RESPEITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores