26
abril

Após reunião tensa, Toinho do Pará renuncia liderança da bancada governista


Na tarde desta quinta-feira (26) foi confirmado que o vereador Toinho do Pará (PSB) renunciou o posto de liderança da bancada de Situação na Câmara.

O pedido de renúncia foi apresentado a Mesa Diretora da Casa e aconteceu após uma reunião fechada entre edis da bancada ao qual faz parte.

O assunto principal foram as duas emendas apresentadas por ele ao projeto de reformulação do regimento da Câmara, onde teve seu papel de líder de bancada, de acordo com os bastidores, questionado pelos demais do grupo.

.

Entenda:

Durante a manhã, em sessão extraordinária, o vereador Toinho apresentou, para votação, duas emendas ao projeto de reformulação do regimento interno da Casa, emendas essas ligadas diretamente possibilidade de reeleição do presidente do Legislativo.

Uma das emendas permitia a reeleição e a outra permitia que a votação para a escolha do novo presidente acontecesse em qualquer momento e não na última sessão ordinária ao fim de cada biênio.

As emendas renderam os momentos de maior discussão na sessão, sendo que o projeto acabou não sendo votado em virtude de dois pedidos de vistas da Oposição, sendo um de Carlinhos da Cohab (PTB) e outro de Capilé (Podemos).

Com o fim da sessão extraordinária, foi então realizada a reunião fechada entre membros da bancada governista.

 .

Toinho do Pará diz que só fala do caso na semana que vem

Após nossa equipe de reportagem tomar conhecimento da renúncia do vereador, entramos em contato com o próprio Toinho do Pará para saber dele sobre o assunto.

Visivelmente chateado, citou que não falaria sobre o caso e que qualquer palavra sobre o tema seria dita apenas a partir da próxima segunda-feira (30).

“Já faz dias que eu tinha entregado essa liderança, mas só agora eu oficializei” – concluiu.

.

Jessyca Cavalcanti critica postura de Toinho e Zé Minhoca: “A bancada se sente traída”

Nossa equipe de reportagem também conversou com a líder de governo Jessyca Cavalcanti (PTC).

Para ela, os vereadores governistas, com exceção do presidente Zé Minhoca (PSDB), não teriam conhecimento do teor das emendas apresentadas por Toinho e que as duas, segundo ela, não passaram pela discussão dos demais vereadores do grupo. Ela criticou a postura, segundo ela, adotada por ambos.

“Toda essa articulação foi feita com a bancada de oposição, pois só eles eram sabedores disso aí e fomos pegos de surpresa. Apenas um sabia, que era o presidente Zé Minhoca. Ninguém se colocou contrário ao projeto de reeleição, mas falei que achava estranho que o presidente votado por nós, a pedido do prefeito, se articulasse com a oposição para que se colocasse essas emendas e ninguém da Situação estava tendo conhecimento. Nem o prefeito estava sabendo disso” – disse.

Jessyca também deu detalhes sobre o que foi discutido na reunião a portas fechadas e fez novas críticas a Toinho:

“Fizemos a reunião com a nossa bancada, se foi convocado Toinho e todos solicitaram para que isso tivesse. Lá, todos os vereadores colocaram que se sentiram incomodados com a situação de Toinho ser líder de bancada e a proposição de emendas dele não ter sido comunicada a ninguém. A bancada se sente traída. Todos ficaram magoados. Como é que um líder de bancada se coloca uma emenda desse tipo, articulada com o presidente e sem que um vereador da bancada tivesse conhecimento, mas sim a Oposição? Todos se colocaram dessa forma, não houve briga, mas ele achou por bem entregar essa liderança” – concluiu.

Ela também citou que a articulação teria sido fechada com a bancada de Oposição também na noite anterior a discussão do projeto e citou que a votação para o novo líder já deve acontecer também na semana que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores