30
junho

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco lança programa para combater comércio ilegal, roubos e furtos de bicicletas no Estado


Foto: Yacy Ribeiro – Reprodução JC Imagem

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) lança o programa Alerta Bike, uma nova ferramenta tecnológica para combater o comércio ilegal, furtos e roubos de bicicletas. A iniciativa permite que cidadãos cadastrem informações sobre suas bicicletas, que poderão ser recuperadas por meio dos dados registrados no sistema.

O funcionamento é simples: basta que o proprietário entre no site www.alerta.sds.pe.gov.br e cadastre login e senha. Na sequencia, a ferramenta pedirá os dados da bicicleta como: marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta. Caso a pessoa seja furtada ou roubada, ela entra no site e clica no botão de alerta. O usuário também pode incluir uma foto ao lado do bem.

“O Alerta Bike, um projeto inovador de Pernambuco, foi desenvolvido para atacar o comércio ilegal, seja produto de crime ou sem procedência legal. Paralelamente, intensificaremos operações, como a Tentáculos, cujo foco é investigar ferros-velhos e locais que possam atuar no desmanche e revenda de equipamentos oriundos de roubo ou furto. Para esse programa dar certo, há dois fatores decisivos: cadastrar sua bicicleta, ampliando nossa base de dados, e jamais adquirir produtos sem nota fiscal ou origem desconhecida”, afirmou Humberto Freire, secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Esse conjunto de informações ficará disponível na plataforma de consulta dos policiais. Em uma averiguação, o policial irá checar se a bicicleta é roubada e, quando for o caso, fará a prisão do criminoso e o resgate do veículo. Importante ressaltar que, caso o boletim de ocorrência não seja realizado até 48 horas após o registro no site, automaticamente o sistema retira o sinal de alerta. De 2017 a 2020, houve um aumento de 19% nos roubos e furtos de bicicletas.

Nos primeiros cinco meses deste ano de 2021, são 1.295 boletins de ocorrência indicando roubos e furtos de bicicletas. O Alerta Bike funcionará no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para os dois programas. O Alerta Celular foi lançado em 2017, tem mais de 500 mil aparelhos cadastrados e já recuperou mais de 35 mil celulares.

Assessoria de Imprensa: 3183.5365

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores