Jornalismo independente

liderança absoluta!

Ipem-PE identifica balanças irregulares durante fiscalização em Santa Cruz do Capibaribe

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, durante o mês de agosto, uma fiscalização em balanças comerciais na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. A ação teve o objetivo de verificar se os instrumentos utilizados em mercados, feiras e no comércio em geral estavam marcando o peso correto e se atendiam aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro.

Os técnicos do Ipem-PE verificaram um total de 904 balanças, das quais 26 foram reprovadas por apresentarem dígitos queimados e pesagem incorreta; e 39 foram notificadas por comercializarem pão francês na unidade e não apresentarem portaria de aprovação de modelo pelo Inmetro.

De acordo com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a operação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do Ipem, com o objetivo de identificar irregularidades e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas suas compras.

“A balança deve estar posicionada em local visível e em superfície plana, apresentar o selo do Inmetro, com a data do ano vigente ou subsequente, além de mostrar o peso, o preço por quilo e o valor total a pagar. O consumidor deve ficar de olho no visor: antes de iniciar a medição, deve aparecer o dígito zero nos campos referentes ao peso e ao valor a pagar ”, esclarece.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia presente no site www.ipem.pe.gov.br.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...