O Festival Pernambuco Meu País chega ao fim neste fim de semana, encerrando sua circulação pelo estado em Caruaru, a Princesa do Agreste. Entre quinta (4) e domingo (7), o município recebe uma programação intensa que reúne mais de 150 atividades em 18 polos, passando pela música, gastronomia, artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, dança, design, moda, fotografia, literatura e teatro.
A festa já começa na quinta-feira (4), com a chegada da Trupe Pernambuco Meu País, que percorre a cidade arrastando o público com artistas e performances diversas. Este ano, o cortejo terá a participação especial do Boi Tira Teima, diplomado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2024. A concentração será na Praça Coronel Porto, às 16h30.

Programação musical no Pátio de Eventos
O Palco Pernambuco Meu País será montado no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, com três noites temáticas:
Sexta-feira (5): abertura com o Espetáculo Pernambuco Meu País, seguido de Junio Barreto, José Augusto, Fábio Jr e Alcione, em uma noite romântica embalada por clássicos da MPB e do samba.
Sábado (6): a força do Maracatu Piaba de Ouro abre a noite, seguida por Lucas Mamede, Tiago Iorc, e shows de Criolo e Iza, garantindo diversidade e alto astral.
Domingo (7): o brega e o arrocha tomam conta com o projeto Meu Coração é Brega, seguido de Conde Só Brega, Toque Dez e Tierry.
Nos intervalos, o projeto Som na Rural garante a animação com discotecagens dos DJs Vibra, Nadejda e Kananda.

Cultura popular nas ruas
As ruas de Caruaru também serão palco dos Cortejos Brincantes de Pernambuco, reunindo agremiações como o Cariri Olindense, Gigante do Samba, maracatus Pavão Dourado de Tracunhaém, Leão das Cordilheiras, Nação Porto Rico, além de batalhões de bacamarte, bois, caboclinhos, ursos e afoxés.
O País das Culturas Populares, instalado na Estação Ferroviária, recebe nomes como Mestre Galo Preto, Zeca do Rolete, a Orquestra Popular do Recife e o maestro Ademir Araújo. Outros polos espalhados pela cidade abrigarão espetáculos de forró, música instrumental, literatura, artes cênicas e apresentações infantis.
No Alto do Moura, a programação inclui teatro, literatura e shows de Mazurca do Alto do Moura, Bia Marinho e Silvério Pessoa. Já o Monte Bom Jesus terá espetáculos para crianças e apresentações da Banda de Pífanos Zé do Estado, Cubana Rasta e Marcelo Santana.
Um encerramento em clima de celebração
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, Caruaru simboliza o ponto alto do festival:
“Caruaru marca mais que o encerramento do festival, marca uma celebração da diversidade de nossas expressões artísticas, mostrando a força da cultura em movimentar tudo ao seu redor. É com muita felicidade que nos despedimos esse ano e já com o coração cheio de saudade desses dias lindos que vivemos”.
Já a presidente da Fundarpe, Renata Borba, reforçou o caráter descentralizador da iniciativa:
“O Festival Pernambuco Meu País encerra sua edição em Caruaru celebrando mais uma grande entrega da gestão Raquel Lyra para a cultura. Foram sete fins de semana e dez cidades dedicados à valorização da cultura popular e às muitas expressões artísticas do nosso estado. Chegamos em Caruaru com esse espírito comemorativo e convidando toda a cidade a celebrar essa diversidade até domingo”.
Com mais de sete fins de semana e dez cidades-sede, o festival percorreu Pernambuco levando formação, intercâmbio cultural e valorização dos patrimônios locais, e agora se despede em grande estilo no coração do Agreste.



