Jornalismo independente

liderança absoluta!

Cobertura do Debate

Clima quente no debate entre candidatos a prefeito

 

Fotos: Ney Lima

 

Na noite de ontem (03), na Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu o debate entre os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. O evento foi promovido pela Web TV Capibaribe.

 

O clima esquentou deste o início do evento. No bloco destinado as apresentações, Dimas foi quem protagonizou o discurso mais polêmico, onde falou das últimas denúncias feitas contra ele, pelos vereadores da bancada de situação.

 

Dimas falou sobre sua ida ao Ministério Público, onde se dispôs a revelar o seu sigilo bancário e telefônico e revalidou seu desafio a família de José Augusto, a fazer o mesmo.

 

“Lamentavelmente os Maias não tiveram a mesma disposição de abrir seus sigilos bancários, para que Santa Cruz saiba onde está o dinheiro dessa cidade”, destacou Dimas.

 

Dimas também falou que fez uma queixa-crime contra o coordenador de campanha Taboquinha, Tallys Maia, contra a esposa de José Augusto, Jailda Maia e também contra os 4 vereadores de situação, que fizeram as denúncias de que ele estaria supostamente envolvido com uma empresa laranja, que presta serviços para a prefeitura.

 

Foi concedido um direito de resposta ao candidato José Augusto Maia, que afirmou que quem devia explicações era o próprio Dimas. Zé também explicou que sempre se defendeu de suas acusações na justiça.

 

Já no Segundo Bloco do Debate, os candidatos puderam fazer perguntas de um para o outro, definida a ordem por meio de sorteio, onde também haveria a Replica e  Tréplica das afirmações. Confira agora as perguntas feitas por cada um dos candidatos ao seu adversário, com suas respostas, réplicas e tréplicas, no bloco mais emocionante do evento:

 

Zé pergunta a Cleiton o que ele acha de um candidato que teve 14 anos de oportunidade e não fez nada

 

 

 

José Augusto: “Candidato Cleiton Barboza, você está em busca da primeira oportunidade e, a partir de agora, se torna uma pessoa conhecida com seu Partido Verde e poderá, junto ao governos estadual e federal, ir a busca de coisas importantes para Santa Cruz do Capibaribe. Você acha que um candidato que teve 14 anos de oportunidade e até hoje, não apresentou nada para Santa Cruz do Capibaribe, o que o senhor acha disso?”

 

Cleiton Barboza: “Não tenho nada contra os dois candidatos. Eu iniciei esse projeto por não acreditar na ideologia política das duas alas. Não quero servir de trampolim para ninguém. Quero que a população tenha consciência que, se eleito for, vou aproveitar o espaço, o momento, para que eu possa ser diferente do que as duas alas dos  candidatos fizeram”. Ao final de suas falas, o candidato que irá lutar pela infraestrutura, pela qualidade de vida da cidade e que ele seria a renovação política.

 

Réplica José Augusto Maia: Na réplica, Zé falou de suas obras que conseguiu, ao longo de seus mandatos e afirmou para Cleiton que não era sua intensão fazer com que ele parecesse um trampolim.

 

Tréplica de Cleiton: Na sua tréplica, Cleiton falou que, caso eleito, não repetirá os erros, segundo ele, cometidos por seus adversários: “Me envergonho de dizer que essa cidade tem um prefeito e três deputados. Quem tem uma cidade tão defasada, sem estrutura e qualidade de vida”, destacou.

 

Cleiton questiona Edson sobre internet grátis prometida no passado e pergunta sobre o que teria sido conquistado para os universitários

 

 

Cleiton Barboza: “O senhor, na campanha passada, prometeu internet de graça. Nessa campanha, o senhor está prometendo Tablets para estudantes da rede municipal. Como deputado, o que o senhor fez pelos universitários de Santa Cruz do Capibaribe?”

 

Edson Vieira: Na resposta, o candidato Edson direcionou suas críticas ao atual governo, citando que Toinho do pará (PTB) prometeu lan-houses publicas, mas que não teria cumprido, citando também que Brejo e Caruaru já são cidades digitais. Sobre os tablets, Edson afirmou que irá distribuir os tablets e sobre os universitários, o candidato citou a escola técnica e fez uma promessa de que iria ajudá-los no transporte: “Universitário no meu governo vai ser respeitado”, destacou.

 

Réplica de Cleiton: “O interessante é que o deputado ainda não respondeu a minha pergunta”, disse Cleiton referindo-se que a Escola Técnica que ela não está pronta e que não atenderia a classe universitária. Cleiton citou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no transporte, também falou que “o futuro de Santa Cruz está jogado na lama” e afirmou que os universitários “teriam vez e voz no seu governo”, caso eleito.

 

Tréplica de Edson Vieira: Edson afirmou que Cleiton estaria desinformado, já que a Escola Técnica  é uma iniciativa do Governo do Estado. Edson concordou com Cleiton quanto as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e criticou os doze anos de gestão do grupo taboquinha “Doze anos não são doze dias e, por isso, o povo já escolheu”, afirmou.

Edson Vieira confronta José Augusto sobre problemas do Governo Toinho do Pará

 

 

 

Edson Vieira: Eu quria que o senhor fizesse a sua avaliação sobre a atual situação da Saúde em nossa cidade, com hospitais sem ambulância, com medicamentos vencidos, crianças morrendo por falta de Oxigênio e atendimento precário?

 

José Augusto: “Quero dizer que quem está sendo julgado aqui é Zé Augusto e não Toinho”, referindo-se que Zé só responderia questões que fossem relacionadas aos governos em que ele foi eleito. Zé também citou que, nas suas gestões, ele foi o prefeito que trouxe ações como o SAMU entre outras ações, como aumento de PSF´s, de médicos e da construção de uma policlínica: “Pergunte quando eu fui prefeito”, destacou.

 

Réplica Edson Vieira: Na sua réplica, Edson afirmou que José Augusto não assumiria o governo de Toinho do Pará, mesmo que, segundo ele, parte do secretariado de Toinho veio herdado de seu governo: “O senhor tem que assumir o governo de Toinho do Pará”.

 

Tréplica de José Augusto: Na tréplica, José Augusto afirmou que Edson Vieira não teria nada para falar de seu governo e que tentaria, durante toda a campanha, colocar o governo de Toinho para ele. Zé citou também que o prefeito foi elogiado pelos professores e que, quando foi prefeito, seu “governo foi reconhecido nacionalmente”, destacou.

 

Cleiton questiona Edson sobre conquistas na Saúde

 

 

Cleiton Barboza: O senhor no seu Plano de Governo, está prometendo a construção de 4 policlínicas e de um novo hospital. Como deputado, em relação a saúde do município, quais as suas conquistas?

 

Edson Vieira: Edson citou que, na eleição anterior, teria se colocado a disposição de Toinho na Assembléia legislativa, mas que o mesmo teria rejeitado seu posicionamento. Edson afirmou que fez um pedido ao Governo do Estado de um novo hospital, citando a vinda do secretário de Saúde, Antônio Figueira. O candidato fez críticas ao governo atual do município, citando que há uma falta de planejamento e projetos e que a saúde “seria a pior nesses últimos 12 anos”.

 

Réplica de Cleiton: “Infelizmente o candidato Edson Vieira respondeu que não fez nada”. Cleiton também citou que a aliança feita com Eduardo Campos não teria gerado obras para a saúde: “Santa Cruz existe, vamos colocar representantes nessa cidade que defendam a classe do povo que sofre”. Cleiton também afirmou que a oposição fazia campanhas “em cima do sofrimento dos outros”, destacou.

 

Tréplica de Edson: Na sua tréplica, Edson voltou a reafirmar que o governo atual não tem planejamento e citou o aluguel pago pela prefeitura pelo Hospital Santa Izabel: “A prefeitura é omissa e, em vez de gastar 30 mil reais por mês pagando ao vice-prefeito o aluguel de um hospital, poderia ter sido feito a policlínica. O que falta é planejamento”, citando também da necessidade de um governo com “sintonia com o Governador”, destacou.

 

Na pergunta a Zé Augusto, Edson Vieira acusa Dr. Nanau ter emitido declarações falsas

 

Edson Vieira: “Eu queria saber qual a sua opinião sobre a utilização de documentos e declarações falsas?”

 

José Augusto: Na resposta, José Augusto afirmou que, quem faz uso desse tipo de documentação, tem que provar a sua inocência. Zé citou também que foi acusado várias vezes, mas que sempre buscou se defender das acusações e ainda hoje faz isso, citando uso de carros de som e outras acusações levantadas, segundo ele, pela coligação adversária. Zé citou também a validação de sua candidatura pelo TRE, por votação favorável de seis a zero.

 

Réplica de Edson: O candidato revelou, na sua réplica, que  Dr. Nanau fez o uso de documentos falsos, onde apresentou cópias de documentos que mostravam, segundo ele, que Nanau teria usado de tais documentos para promover a transferência de contas do hospital, informando que seria divorciado, e  com uso de rubrica falsificada da transferência da conta do Hospital.

 

Tréplica de José Augusto: “Eu pensei que o senhor iria dizer que eu tinha falsificado documentos”, referindo-se que Nanau, caso ele tivesse feito isso, ele deveria provar sua inocência e “que não tem culpa no cartório”. O candidato citou que, se fosse para Nanau provar sua inocência, Dimas teria que fazer o mesmo e dirigiu críticas ao seu adversário.

 

“Eu sou um homem honrado. Tudo o que teve contra mim, eu fui na Justiça e apresentei as minhas testemunhas e fui inocentado. Já o senhor foi condenado por abuso de poder econômico, condenado, o senhor foi condenado e vai ter que apresentar as suas testemunhas”, enfatizou.

 

No decorrer do debate foi concedido direto de resposta ao candidato a vice-prefeito Doutor Nanau, que negou as denúncias de Edson Vieira e disse que continua casado e que não falsificou assinatura. Edson falou logo em seguida e reafirmou as denúncias.

 

José Augusto Maia pergunta a Cleiton sobre projetos ecológicos

 

José Augusto: Quais as suas propostas para a ecologia e para o verde em Santa Cruz?

 

Cleiton Barboza: “A nossa proposta é trazer paa Santa Cruz um projeto de arborização”, citando também a implantação, caso eleito, de uma estação de tratamento de esgoto.  O candidato citou também que fará investimentos em projetos para melhoria do saneamento, inclusive com a instalação de biodigestores nos locais mais carentes.

 

Réplica de José Augusto: Em sua réplica. Zé afirmou que irá fazer o Ecoparque, na área do antigo lixão, como também construirá uma usina de reciclagem, além de oferecer descontos no IPTU para quem plantar árvores em frente a suas casas.

 

Tréplica de Cleiton Barboza: O candidato citou que seu desejo é que isso seja feito, mas “vem a minha indignação que o senhor teve oito anos para fazer isso e não fez”. Cleiton também ironizou os Planos de Governos dos seus adversários, onde afirmou que eles estariam “bons para eleições de governo do estado”.

 

No blocos seguintes, foram respondidas perguntas da imprensa e da população, com temas focados para saúde, infraestrutura, economia entre outros.

 

Os momentos curiosos do debate

 

 

Ao pedir votos, Cleiton Barboza cita slogan do adversário

 

 

Na tentativa de pedir votos o candidato Cleiton Barboza acabou cometendo um deslize e citou o slogan do candidato Edson Vieira, dizendo esperar que a população dê “uma chance a Santa Cruz”. Depois, tentou corrigir dizendo que a chance seria para Cleiton Barboza.

 

Pressão sobre a Comissão Julgadora

 

Polêmicas em torno da Comissão Julgadora

 

Organização do evento teve muito trabalho para conter os representantes das coligações

 

Comissão julgadora decidia pedidos de respotas

 

Partidários de Edson Vieira pressionando a Comissão Julgadora

 

Assessores de José Augusto tentavam orientar o candidato

 

Era nítida a pressão exercida por membros das coligações sobre os advogados que formavam a Comissão Julgadora. Principalmente após o segundo bloco, vários princípios de tumulto foram registrados.

 

Partidários gritavam em vários momentos e gesticulavam da plateia.

 

As articulações durante os intervalos

 

 

 

 

 

Durantes os intervalos, várias articulações se formavam em torno dos candidatos. Assessores e correligionários passavam as instruções para que os candidatos se saíssem bem no bloco seguinte.

 

A falta de sorte de José Augusto

 

 

A noite não foi de sorte para o candidato José Augusto. Todos os sorteios tiveram resultados estrategicamente ruins para o candidato. Zé não teve a oportunidade de fazer nenhuma pergunta para o principal adversário, Edson Viera, e ainda teve que responder duas perguntas feitas por Edson.

 

No último sorteio, que definiu as considerações finais, José Augusto foi sorteado para falar antes de Edson.

 

Bandeiras de Edson na plateia

 

Bandeiras de Edson Vieira dentro do local do evento levada por convidados

 

Algumas pessoas que estavam entre os convidados conseguiram furar a segurança e entraram com bandeiras da campanha do candidato Edson Vieira. Em vários momentos houve manifestação por parte da plateia, dando muito trabalho aos organizadores do evento.

 

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...