Durante participação no programa Plantão das Eleições 2026, da Rádio Polo, o ex-prefeito de Toritama e pré-candidato a deputado federal, Edilson Tavares (PP), comentou sua relação política com o deputado estadual Abimael Santos (PL). Ao ser questionado pelo jornalista Eliton Araujo sobre possíveis desentendimentos, Edilson afirmou que não há conflitos entre os dois.
Segundo o pré-candidato, a relação com Abimael permanece a mesma. Ele relembrou que o deputado já trabalhou em uma empresa de reciclagem de efluentes de sua propriedade e também integrou a administração municipal de Toritama. Edilson também citou que Abimael disputou uma eleição para vereador pelo grupo político ao qual ele fazia parte antes de ser eleito deputado estadual.
Ao explicar a definição das alianças para as eleições de 2026, Edilson afirmou que a formação de chapas exige estratégias diferentes para cada cargo. De acordo com ele, Abimael Santos mantém bases eleitorais em diversas regiões de Pernambuco, o que demanda uma composição própria para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Por esse motivo, Edilson informou que firmou uma dobradinha política com o deputado estadual Adalto Santos (PP) em todo o estado. Segundo ele, a decisão faz parte da estratégia de sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.
Ainda durante a entrevista, Edilson revelou que se reuniu com Abimael Santos no Palácio do Campo das Princesas para comunicar a decisão. Conforme o pré-candidato, o encontro ocorreu de forma transparente e sem prejuízo da relação política entre ambos.
Ao final da entrevista, Edilson afirmou acreditar que Toritama poderá eleger representantes para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.



