SAMU envia nota ao Blog e explica atendimento ao garoto Derquian
O Blog do Ney Lima recebeu uma nota enviada pelo SAMU de Santa Cruz do Capibaribe.
Na nota, o SAMU relata detalhes sobre o atendimento e justifica que o veículo esteve disponível, mas não foi solicitado pelo Hospital Materno Infantil para este atendimento.
A nota detalha ainda que a equipe foi solicitada pelo médico do Hospital Materno para transferência de uma mulher gestante e apenas quando chegaram à unidade hospitalar, ficaram sabendo que havia com criança em estado grave.
Confira a nota na íntegra:
Caro colega, Gostaríamos de informar que as versões da morte da criança estão diferentes da versão dos profissionais do SAMU. Em primeiro lugar, as ambulâncias do SAMU estavam à completa disposição para fazer a transferência, no entanto simplesmente não fomos chamados em momento algum para levar a criança em questão. Na verdade o medico de plantão no hospital chamou o SAMU para transferir uma gestante. Até chegarmos ao materno não tínhamos sequer conhecimento de que havia uma criança grave no local. Quando tomamos conhecimento do estado da criança imediatamente reservamos a UTI móvel para a mesma, deixando a gestante para ser transferida em uma ambulância básica. Em nenhum momento faltou oxigênio nem na ambulância nem no hospital. A demora para a saída se deveu ao tempo necessário para conectar a criança aos equipamentos da ambulância e porque a mesma teve uma piora logo após a entrada na ambulância e precisou ser estabilizada. A partir do momento em que tomou conhecimento do caso (às 8 horas e 40 minutos da noite, quando fomos chamados) o SAMU tomou todas providencias necessárias para tentar ajudar a criança e todos os seus profissionais se empenharam ao máximo para reverter o quadro.
Estamos à inteira disposição para maiores esclarecimentos.
Sem mais,
SAMU SCC