28
abril

Segundo Compesa, Santa Cruz do Capibaribe terá esgoto 100% tratado


santa-cruz-do-capibaribeFoto: Guaraci Baldi.

 

O município de Santa Cruz do Capibaribe,  será contemplado  com os serviços de esgotamento sanitário. Nesta semana, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lançou o edital de licitação que vai contratar a empresa ou consórcio para elaborar e executar o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da sede do município.

A obra faz parte do Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSH-PE), financiado pelo Banco Mundial. Pelo contrato, a empresa que elaborar o projeto também ficará responsável por sua execução e apoio técnico durante um período após sua entrega.

O SES de Santa Cruz do Capibaribe prevê a dotação de saneamento para toda a área urbana do município. Inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, a cidade hoje possui trechos de rede que recolhem os efluentes gerados pelos imóveis, mas sem dar os devidos tratamento e destinação a eles. O resultado é o lançamento de dejetos in natura no rio, contribuindo para sua poluição.

A obra prevê a expansão da rede de esgoto que é operada pelo município, interceptando-o às margens do Rio Capibaribe para que receba tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente.

Serão implantados 20 quilômetros de rede coletora para complementar a existente, um interceptor e emissários, incluindo ramais de calçada. Também serão construídas quatro Estações Elevatórias (EE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar até 346 litros de efluentes por segundo.

O contrato firmado através do PSH-PE com o Banco Mundial é da categoria Turnkey, na qual a empresa, ou consórcio, a ser contratada será responsável pela elaboração do projeto executivo completo do sistema e por sua implantação. O prazo previsto para o contrato é de 36 meses.

 

Com informações da Assessoria da Compesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores