28
setembro

Opinião – Por Afrânio Marques


A novidade na Eleição de 2020

 

Historicamente a disputada eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe era decidida entre os dois grupos políticos ou oligarquias de nossa cidade. Ao longo dos quase 67 anos de emancipação política nunca um outro grupo político ou partido chegou a ameaçar essa hegemonia, mesmo diante de quatro tentativas no passado da chamada, popularmente ou taxativamente de terceira via, que foi encabeçada na época por Pedro Filho, João Alfredo, Fernando Aragão e Cleiton Barbosa.

Entretanto, pela primeira vez na história política de nossa cidade surge um novo grupo liderado por Alan Carneiro e Vera, que ameaça de forma concreta o poder dos dois grupos políticos tradicionais liderados por Edson Vieira e Dida de Nam, Fábio Aragão e Helinho Aragão que se revezaram no poder ao longo dos últimos 66 anos.

Assim, a novidade da eleição desse ano vai muito além das cores, das carreatas, dos comícios virtuais e de uma eleição durante uma pandemia. Contudo, ela fica por conta da disputa voto a voto e pela decisão nos últimos 15 dias que antecedem a votação, com chance de qualquer um dos três grupos vencerem.

Ligeirinho

Encurtando – Pela primeira vez na história política de Santa Cruz surge uma alternativa política fora dos dois grupos tradicionais e com chances iguais de chegar ao poder o que deixa uns desnorteados e outros com os nervos à flor da pele.

A Mudança I – Não apenas uma palavra, mas um sentimento presente na sociedade Santa-Cruzense hoje que dependerá do mexer das peças do jogo por cada grupo e do voto branco e nulo se tornarem indignação direcionada

A Mudança II – A Câmara de Vereadores será compostas de representes dos três grupos políticos e ainda podendo contar com uma subdivisão familiar.

O Limite – Além do limite imposto pela pandemia e pela Lei Eleitoral, os candidatos também possuem um Limite, seja ele, apenas os votos de seus asseclas ou seguidores, seja ele, da sua própria rejeição.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores