16
agosto

A viagem não pode parar: prudência nos “bons portos” e esperança nas “tempestades”! – Por Claudionor Bezerra


“Senhores”, disse ele, “eu acho que vamos ter dificuldades pela frente se prosseguirmos talvez naufrágio, perda da carga, prejuízos e morte”. (At. 27.10, Bíblia Viva)

 

Claudionor Bezerra é Bacharel em Teologia e Especialista em Teologia e o Pensamento Religioso; pastor evangélico congregacional; Contador Especialista em Controladoria atuando como Analista Fiscal na COMPESA e Professor no curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Consultor e sócio na BEZERRA & ASSOCIADOS ASSESSORIA CONTÁBIL.  Casado com Mônica Vilazaro e pai de Miguel Vilazaro Bezerra.

O significado desse versículo em uma palavra: PRUDÊNCIA. No dicionário prudência é a virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos. É uma virtude que nem todos possuem. Paulo possuía. Ele partiu em um navio de prisioneiros de Cesaréia em direção a Roma. Viagem perigosa! Leia um trecho do diário de bordo de Paulo:

“Tivemos diversos dias de navegação difícil, e por fim nos aproximamos de Cnido, porém os ventos haviam ficado muito fortes, de modo que atravessamos para Creta, passando o porto de Salmona. Lutamos sem resultado contra o vento e com grande dificuldade navegamos devagar ao longo da costa sul, até que chegamos a Bons Portos, perto da cidade de Laséia” (At.27.7).

Depois de alguns dias em “Bons Portos” (nome sugestivo!), os oficiais do navio decidiram seguir viagem, apesar do alerta de Paulo! Por que não ouviram Paulo? A resposta: “Nesse momento um vento leve começou a soprar do sul, e pareceu um dia perfeito para a viagem” (At.27.13). Esse era o problema: “pareceu um dia perfeito”! Sabe qual foi o resultado? Veja: “Porém logo depois disto o tempo mudou de repente, e veio um forte vento com a força de um furacão” (At.27.14). Entre um versículo e outro TUDO MUDOU!

A grande lição aqui é: seja prudente! Se sua vida está em “bons portos” não se apresse. Não tome decisões apenas porque “parece ser perfeito”! De repente, TUDO MUDA e o vento leve se transforma na força de um furacão. Ore, analise, ouça conselhos, ore de novo, analise mais uma vez… para poder tomar decisões importantes! Quantas dificuldades, perdas e prejuízos evitaríamos se agíssemos com mais prudência. Bom, mas e se já foi? E se o “navio” já partiu? O que fazer?

Vamos voltar ao diário de bordo dessa história para encontrar as respostas: “A terrível tempestade rugiu sem diminuir nada durante muitos dias, não nos deixando ver o sol nem estrelas, até que finalmente toda a esperança acabou.” (At.27.20)

Resposta (1): Não deixe sua esperança acabar! Resposta (2): Aprenda com seus erros: “’Homens, vocês deveriam ter-me dado ouvidos em primeiro lugar e não ter deixado Bons Portos – teriam evitado todo este prejuízo e esta perda!’” (At.27.21). Resposta (3): Acredite que Deus amenizará seu sofrimento: “Mas tenham ânimo! Nenhum de nós perderá a vida; somente o navio afundará’,” (At.27.22)! Portanto, siga em frente! A viagem não pode parar! Mas seja prudente! Não crie suas próprias tempestades! “Bons Portos” é um lugar que nunca deveríamos ter pressa de sair!

/

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores