05
junho

A quem você jura fidelidade? Quem é o Rei-Senhor da sua vida? – Por Claudionor Bezerra


Claudionor Bezerra é Bacharel em Teologia e Especialista em Teologia e o Pensamento Religioso; pastor evangélico congregacional; Contador Especialista em Controladoria atuando como Analista Fiscal na COMPESA e Professor no curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Consultor e sócio na BEZERRA & ASSOCIADOS ASSESSORIA CONTÁBIL.  Casado com Mônica Vilazaro e pai de Miguel Vilazaro Bezerra.

A cidade de Filipos, situada na antiga província da Macedônia, era considerada uma porta de entrada da Europa para os visitantes provenientes da Ásia. No primeiro século era uma vigorosa colônia de Roma, seus habitantes tinham orgulho de sua cidadania romana e alardeavam sua fidelidade ao imperador e a cultura do império. O apóstolo Paulo não tinha planos imediatos de visitar essa cidade, mas advertido em sonho por um jovem que dizia “passa a Macedônia e ajuda-nos” (At.6.9) ele partiu para Filipos.

A mensagem do Evangelho chegou em Filipos na Macedônia como um choque entre poderes, de um lado o império romano, seus cultos, deuses e toda a dimensão espiritual que esses elementos carregavam, do outro a mensagem do Cristo crucificado, feito Rei e Senhor sobre todos e que agora chama todos ao arrependimento de suas obras más a fim de receberem o dom gratuito da verdadeira vida de Deus.

A passagem do apóstolo em Filipos foi intensa, teve pregação, conversão, acolhimento, alvoroço, exorcismo, rejeição, perseguição, açoite, prisão, oração, canção pela madrugada, terremoto, libertação, cuidado, batismo e refeição celebrando vida nova. Recomendo que leia o capítulo 16 de Atos dos Apóstolos para entender essa sequência de tirar o fôlego! Mas é nesse meio que está a conhecida “conversão do carcereiro de Filipos”. O ponto em destaque aqui é que esse homem era fiel e leal ao Imperador. Sua atitude dramática em querer tirar a própria vida diante do fracasso de não ser capaz de manter os prisioneiros aponta para isso.

Dessa forma, as palavras de Paulo ao carcereiro devem ser entendidas dentro de um contexto muito próprio, quando Paulo diz: “Creia no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa” isso tem a ver com rejeitar seu antigo senhor e jurar lealdade a um outro. A mensagem do Evangelho carregava uma profunda retórica anti-imperial, as palavras “Senhor”, “Filho de Deus”, “Fazedor da Paz”, e “Salvador” eram comumente atribuídas aos imperadores romanos. Portanto, a mensagem do Evangelho é antes de tudo uma mensagem que apresenta um novo REI, um SENHOR e um SALVADOR. O que Paulo propõe ao carcereiro de Filipos era “renda sua lealdade ao SENHOR que é Jesus, aquele que foi crucificado, mas ressuscitou, por meio dele você vai saber o que significa de fato SALVAÇÃO”.

Naquela noite Cristo foi entronizado na vida e família daquele homem, logo ele cuidou dos ferimentos de Paulo e Silas e celebrou em sua casa com sua família a chegada do Senhor e Rei Jesus. Ainda hoje cada um de nós precisa decidir a quem servimos. Não há neutralidade nessa matéria. Nesse momento alguém é senhor e rei da sua vida. A quem você jura fidelidade? O mesmo chamado ao carcereiro de Filipos é feito a cada um de nós: “Creia no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”!

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores