Outras pessoas da mesma família já apresentam sintomas

Uma mulher de Santa Cruz do Capibaribe procurou nossa redação para realizar uma denúncia contra o sistema público de saúde da cidade. Durante o Programa Independente, transmitido pela página do Facebook do Santa Cruz Online, a mulher, identificada como Nayara Iris, revelou que pacientes com fortes sintomas de coronavírus não estão conseguindo realizar os testes na rede pública de saúde.
De acordo com Nayara, a mãe dela de 59 anos apresenta fortes sintomas da COVID-19, passou por consulta médica na UPA de Santa ruz no último sábado (16) e foi orientada a continuar com os remédios, receitados por uma unidade privada de saúde, e permanecer em isolamento, que a Secretaria de Saúde entraria em contato com a mesma para realizar o exame, o que não foi feito até o momento. A cidadã reside em uma casa com outros três adultos e quatro crianças, duas filhas adultas da mulher já apresentaram sintomas da doença.
Durante a conversa, Nayara afirmou que entrou em contato com o agente de saúde do bairro no mesmo dia para relatar a situação e solicitar uma receita de medicamentos para a médica do posto de saúde, este mesmo agente de saúde ligou para a mulher na tarde desta quinta-feira (21), em que uma pessoa, não identificada, repassou as mesmas orientações do médico da UPA, afirmando que ela estava sendo monitorada e caso a mesma saísse de casa a secretaria iria saber.
A senhora está a cerca de 12 dias com os sintomas da doença, apresentando garganta inflamada, tosse, febre, e segundo a filha, por a mesma ser hipertensa, ela apresenta cansaço e está mais debilitada, porém não sente dificuldade de respirar.
A equipe do Blog do Ney Lima entrou em contato com a secretária de saúde do município, Pollyane Siqueira, que informou que a secretaria está tentando localizar a residência da mulher para irem até o local ainda nesta sexta-feira (22).