25
abril

Prefeitura de Brejo esteve representada em evento no Recife sobre a reconstituição do Crânio do “Flautista”


A equipe multidisciplinar de Pesquisadores da UNICAP, formada pela bióloga Dra. Roberta Richard Pinto (Coordenadora do Museu de Arqueologia, UNICAP), pelo cirurgião plástico Pablo Maricevich, pelo 3D designer Cicero Moraes e pelo arqueólogo MSc. Flávio Moraes (Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos – NUPEAH-UFAL/Campus Sertão), apresentou no último dia 24/04, o resultado do extraordinário projeto de reconstituição facial do crânio “do Flautista” – um dos 83 esqueletos que foram resgatados da Furna do Estrago, localizada no Município do Brejo da Madre de Deus/PE.

A Secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Deluse Assunção, prestigiou o evento, acompanhada da Diretora de Cultura Mônica Mendonça, do experiente Guia de Turismo local, Heraldo Gouveia e da grande colaborada da Cultura do Brejo, Emanuella Marques. O Secretário Executivo de Turismo, Geovane Barbosa e a Presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente-Condema, Elizabeth Szilassy, também estiveram presentes.

A secretária Deluse Assunção comentou sobre a emoção deste momento ímpar para a cultura de Brejo da Madre de Deus e consequentemente do estado, “a noite de ontem foi marcada por forte emoção que estava estampada no rosto de cada pessoa que ali se encontrava, aguardando o tão esperado momento. Um  sentimento de gratidão, sobretudo, pelo pioneirismo da professora Jeannette Lima (em memória), no Projeto de Escavação das Furnas do Estrago nos fez reafirmar que ainda tem muito a ser explorado no nosso município e que depois de mais de vinte anos os achados arqueológicos continuam rendendo bons frutos. Uma alegria muito grande estarmos na companhia de grandes parceiros da Cultura do Brejo: A Produtora Cultural Dora Dimenstein, o Historiador e Arqueólogo Severino Ribeiro, A Historiadora Sandra Veríssimo e a Arquiteta do IPHAN, Marina Russel”.

Para tornar o momento ainda mais especial, a Coordenadora do Museu de Arqueologia da UNICAP, Dra. Roberta Richard, agradeceu a presença da comitiva brejense e declarou ter aceito o convite da Secretaria de Cultura para retomar a parceria da UNICAP com o Município do Brejo da Madre de Deus. Sem dúvida, pode-se dizer que, a partir de agora, a Cultura do Brejo passa a escrever um novo capítulo da sua belíssima História.

.

Informações da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores