29
agosto

PE-160


Ciclistas realizam protesto cobrando a manutenção das ciclovias nas obras de duplicação

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta sexta-feira (29), um grupo formado por ciclistas, estudantes e representantes de associações, realizou um protesto pacífico na Avenida 29 de Dezembro, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com os organizadores, o objetivo é chamar a atenção da população e da classe política para a manutenção da implantação de ciclovias, de acordo com o projeto original de duplicação da PE-160.

 

As ciclovias são faixas especiais destinadas, com exclusividade, para os ciclistas e oferecem para seus usuários mais segurança e espaço maiores do que as ciclofaixas.

 

O impasse

 

De acordo com as informações que foram divulgadas na última reunião da Comissão de Monitoramento das obras de duplicação, realizada em 01 de agosto (veja a matéria clicando AQUI), as ciclovias que estavam previstas no projeto original podem sofrer alterações, tornando-se ciclofaixas.

 

A medida, que não agradou a boa parte dos usuários de bicicletas, serviria para minimizar os efeitos das áreas e imóveis que serão atingidos pelas obras, graças às desapropriações.

 

Só no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe, 43 imóveis podem sofrer impactos diretos com as obras de duplicação.

 

Munidos de faixas, apitos e gritando a frase “Pedalo todo dia, cadê a ciclovia?”, os manifestantes realizaram panfletagem nos semáforos e percorreram várias ruas do município.

 

Os ciclistas usam, como base para seu protesto, a Lei Estadual 14762/2012, que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas, no âmbito do Estado de Pernambuco, lei esta que obriga os municípios a executarem medidas em prol dos ciclistas.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores