Agricultora é agredida por companheiro no Centro de Brejo da Madre de Deus

 

 

A Polícia Militar do 24º BPM foi solicitada via telefone para averiguar uma agressão que estaria acontecendo na Rua Presidente Kennedy no Centro do Brejo da Madre de Deus.

 

No local foi encontrada a vítima, uma agricultora de 57 anos, onde a mesma afirmou que teria sido agredida pelo companheiro Antônio Severino Alves da Silva (36 anos) e que o agressor teria ido para a casa de sua genitora, onde foi encontrado pelo efetivo.

 

Os envolvidos foram conduzidos para a delegacia local para que fossem tomadas as providencias cabíveis. O agressor foi liberado após pagamento de fiança.

 

 


Instalação de antena da Claro no Moda Center promete melhorar o sinal da operadora no centro de compras

 

Ação é fruto de uma solicitação da diretoria do Moda Center com o apoio das entidades representativas do comércio e da indústria do município.

Na última quarta-feira (22), dois engenheiros da Claro Nordeste estiveram no Moda Center Santa Cruz fazendo uma visita técnica para a instalação de uma ERB (Estação Rádio Base) móvel no centro de compras.

 

A instalação dessa antena é fruto de uma reunião, realizada na sede da Claro, no último dia 14, em Recife, quando a diretoria do Moda Center e representantes da CDL Santa Cruz e ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe) cobraram da operadora providências quanto à má qualidade de sinal, especialmente nos dias de feira.
Os engenheiros também estiveram acompanhados de um profissional da empresa que executará o serviço, que consta da instalação de seis antenas no alto da caixa d’água central e dois gabinetes de equipamentos, que ficarão no corredor do parque.

 

 


Estima-se um prazo de até 60 dias até que a ERB esteja em funcionamento, melhorando de forma significativa a qualidade dos serviços da operadora dentro do Moda Center e nos bairros vizinhos.
O síndico Allan Carneiro está confiante nos resultados da ação.

 

“Essa é uma luta que iniciamos há algum tempo, juntamente com as entidades locais (ASCAP e CDL) e mais recentemente com o apoio da FECOMÉRCIO-PE. Saímos da reunião com André Peixoto, diretor regional da Claro Nordeste, esperançosos, visto que ele se mostrou interessado em resolver o problema. E como prometido, já enviou os engenheiros para dar início a ação. Em breve, devemos ter melhorias nos serviços da telefonia móvel, tão essenciais aos negócios dentro do Moda Center”, comentou Allan.

 

Informações da Assessoria.

 

 

 


Abaixo-assinado sobre implantação de placa vermelha a mototaxistas e moto-fretistas já está com governador Paulo Câmara

 

Já é de conhecimento do governador Paulo Câmara (PSB) o abaixo-assinado promovido pelo ex-diretor de transportes de Santa Cruz do Capibaribe Valdeni Aragão, que atuou durante a gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS).

 

De acordo com ele, o objetivo da coleta de assinaturas é a criação de uma Lei ou Decreto para que, com a implantação da placa vermelha para as categorias de moto-fretistas e mototaxistas, se possa conseguir a isenção de impostos e descontos na compra da moto nova, bem como o direito concebido aos taxistas e pessoas com necessidades especiais.

 

Foram recolhidas mais de 200 assinaturas em Santa Cruz do Capibaribe e outras cidades da região, sendo que o documento foi entregue em mãos ao governador no seminário “Todos por Pernambuco”, realizado na cidade de Caruaru. Vale destacar que a implantação da placa vermelha para as duas categorias já existe no estado, mas que ainda não foi totalmente implantada na maioria dos municípios pernambucanos.

 

“O documento foi entregue, em mãos, ao governador e agora esperamos que ele fique sensível a essas categorias que tanto contribuem com seu trabalho e ainda não recebem o respaldo merecido. Não foi dado prazo por ele para que essa demanda seja vista, mas agora ele sabe dessa necessidade e aguardaremos para que a implantação da placa vermelha e seus benefícios sejam, enfim, realizados.”, disse Valdeni.

.

.

.


Novas ambulâncias do Samu chegam a Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta sexta-feira (24) está sendo realizada a solenidade de entrega de duas novas ambulâncias do Samu.

 

A entrega das ambulâncias é fruto de uma parceria do município com o Governo Federal e vem para melhorar a qualidade do serviço que é prestado a população de Santa Cruz do Capibaribe e também a outros municípios. Devido ao tempo de uso e excesso de quilometragem, as unidades antigas passavam por constantes quebras e períodos maiores de manutenção.

 

Em entrevista concedida ao blog, o secretário de saúde do município, Breno Feitoza, falou sobre a entrega dos novos equipamentos.

 

De acordo com ele, as duas novas ambulâncias, uma de atendimento básico e outra de suporte avançado (com UTI móvel), serão escaladas para prestarem os serviços de primeiros socorros e remoção junto com a motolância e que as outras duas ficarão, segundo o mesmo, na chamada “reserva técnica”.

.

Interior de uma das unidades.

Essa “reserva técnica”, de acordo com o secretário, será a utilização das unidades antigas em caso de emergência, quando uma ou as duas unidades presentes possam apresentar algum defeito.

 

Uma das ambulâncias pode ser cedida para as unidades hospitalares do município

 

Uma novidade, de acordo com o secretário, foi à possibilidade para que uma das duas ambulâncias possa ser cedida para o Hospital Municipal e para o Materno Infantil.

 

A ambulância seria a unidade de suporte avançado e o secretário falou sobre essa possibilidade.

 

“Vamos começar um novo processo, pois elas não podem ser, logo de cara, disponibilizadas para a rede (municipal de saúde) porque elas ainda são do Samu e são reserva técnica só das viaturas do Samu. No entanto, estamos discutindo, estamos em fase de negociação com o Ministério da Saúde para que uma dessas ambulâncias, que vão ficar de reserva técnica, possa ser descaracterizada e passe a ser o que nós chamamos de “ambulância branca”, para aí sim ser destinada a rede municipal.”, disse.

 

Sobre esse processo, o secretário não quis especificar datas, mas citou também que esse projeto está aliado a busca de mais uma motolância, que continuará atuando com as outras unidades novas.

 

Vale ressaltar que as duas unidades antigas já haviam ultrapassado o limite de quilometragem estabelecido pelo Ministério da Saúde, que determina a substituição do veículo a cada 100 mil quilômetros rodados. Uma das duas ambulâncias foi flagrada com 197.814 km rodados.

 

Ouça a entrevista feita ao blog em primeira mão, com maiores detalhes sobre os fatos: Breno Feitoza

.

.

.


Santa Cruz será a cidade mais prejudicada com mudança no abastecimento com água de Jucazinho

Foto: Arquivo.

Como já era previsto, o panorama da seca no estado fez com que a Compesa arrochasse ainda mais a distribuição de água nos 15 municípios que são abastecidos pela barragem de Jucazinho.

 

Em dados recentemente publicados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) mostravam que a barragem atingiu o seu volume mais baixo devido à estiagem, estando apenas com 7,8% de sua capacidade, sendo que esse volume diminui em um décimo a cada dois dias.

 

O novo calendário de abastecimento das cidades que recebem água de Jucazinho foi alterado e o fato que chama mais atenção é que Santa Cruz do Capibaribe, proporcionalmente, será a cidade mais prejudicada no tocante a essa questão.

 

Com uma população superior a 100 mil habitantes, e que fica ainda maior em dias de feiras, a cidade terá apenas dois dias de abastecimento com água da barragem, sendo 28 dias sem água.

 

Outras cidades que integram o Polo de Confecções a exemplo de Surubim, Vertentes e Toritama também tiveram seu cronograma de abastecimento alterado, mas proporcionalmente com menos severidade em relação a Capital da Moda.

 

Vale ressaltar que a cidade de Caruaru foi a menos prejudicada com o abastecimento da água de Jucazinho, que também recebe água vinda da barragem do Prata. Vale ressaltar também que, dentre as cidades do interior do estado, o município fica apenas atrás de Caruaru quanto ao contingente populacional.

 

Mesmo com a importância geradora de empregos e renda, cujo comércio de confecções interfere, diretamente, na economia de mais de 50 cidades, Santa Cruz do Capibaribe sempre é esquecida pelo órgão que é responsável pelo abastecimento de água.

 

Confira o novo calendário:

.

Imagem: Compesa (divulgação).


Moradores pedem solução para a falta de calçamento em rua no Bairro Santa Tereza

 

 

As chuvas caídas na Capital da Moda nesta quinta-feira (23) trouxeram alegrias à população santa-cruzense, porém em algumas ruas a águas trouxeram preocupações para alguns moradores.

 

Em contato com a nossa redação, a dona de casa Dilma Soares residente na Rua Alfredo Francisco de Farias no bairro Santa Tereza afirmou que na parte baixa do endereço citado, o local fica completamente intransitável pela população. Onde os moradores têm que enfrentar a lama para se deslocarem até as residências.

 

 

Segundo Dilma Soares, a mesma destacou que a rua já foi medida diversas vezes pelo poder público para a realização do calçamento, porém até o momento o problema não foi solucionado.

 

“Essa rua já foi medida várias vezes e nada e, amanhã a Prefeitura vai inaugurar o calçamento de uma rua por trás da Caixa d´água aqui próximo e nós estaremos lá para reivindicar os nossos direitos”, alertou.

 

 


Santa Cruz do Capibaribe registra quinta-feira chuvosa

 

Rua Maria Lira no Bairro Nova Santa Cruz. Fotos: Facebook.

 

Durante esta quinta-feira (23), o município de Santa Cruz do Capibaribe registrou uma grande quantidade de chuvas.

 

Bairro Cohab.

 

As águas que caíram na cidade foram suficientes para alagar algumas ruas e avenidas da Capital da Moda.

 

Bairro São Jorge. Foto: Jota Lima.

 

A imagem acima, mostra a situação de uma ponte que corta os bairros São Jorge e Neco Aragão.

 

 

 

 


Santa Cruz do Capibaribe receberá mais duas novas ambulâncias do SAMU

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizará na manhã desta sexta-feira (24), a entrega de mais duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo uma básica e outra avançada. Os veículos foram enviados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

 

A entrega das ambulâncias à população santa-cruzense acontecerá na sede do serviço, localizada na Avenida Prefeito Braz de Lira, a partir das 9 horas.

 

 

 


Projeto “Pedalada Consciente” é fruto de uma parceria entre a Associação de Moradores da Palestina e Grupo BBIKE40

 

 

Será realizada nesta quinta feira (23) em Santa Cruz do Capibaribe, a “Pedalada Consciente”. O ponto de concentração será em frente a igreja Católica da Palestina, com saída ás 20h30. Na oportunidade, ciclistas-moradores de vários bairros da cidade sairão em pedalada por diversas ruas e avenidas.

 

O projeto que encabeçado pelo atual presidente da Associação de Moradores da Palestina (AMCP) Allisson Oliveira e por Zenna Rocha, diretor do Grupo BBIKE40. O objetivo é alertar a sociedade sobre o mal causado a saúde pelo sedentarismo, a falta de práticas esportivas no dia-a-dia e que manter o meio ambiente preservado é uma obrigação de todos.

 

 

 


Audiência Pública discute problemas relatados por feirantes do Calçadão Miguel Arraes de Alencar

 

 

Uma audiência pública proposta pelo Ministério Público, representado pelos promotores Dra. Bianca Stella e Dr. Iron Miranda, foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Participaram da Audiência representantes da Prefeitura, como o Secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Bezerra, do Procurador Marcelo Diógenes, o Diretor de Feiras, Sérgio Colino, além da Secretária de Articulação Política, Jéssyca Cavalcanti, vereadores da oposição e situação, e vários populares que evidenciaram problemas na distribuição de pontos comerciais no local.

 

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Professor Afrânio Marques, relatou que a prefeitura não tem medido esforços para solucionar possíveis problemas relatados pelos feirantes.

 

“Esta Audiência Pública é muito importante para discutir essas questões, assim como também a obra que é muito importante para a nossa economia. Uma obra desse porte, que atende a 5 mil pessoas, seria quase que impossível não apresentar nenhum problema e estamos aqui, justamente para discutir e solucionar. Então, não podemos generalizar, pois sabemos que questões desse tipo acontecem, todas as pessoas que me procuraram, foram ouvidas e quando identificou-se algo foi encaminhado à prefeitura que prontamente resolveu”, explicou o presidente.

 

Informações da Assessoria.

 

 


Moto roubada é encontrada pelo proprietário abandonada em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Fernando Lagosta (Arquivo).

 

O efetivo do GATI recebeu informações de uma vítima de que a sua moto que teria sido tomada de assalto estaria abandonada na Avenida América do Sul no bairro Nova Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Chegando ao local, o proprietário e o veiculo foram encontrados, a moto se tratava de uma NXR 150 Bros, de cor vermelha e placa OEX-5607.

 

A moto e o proprietário foram encaminhados para a delegacia de polícia da Capital da Moda, para que todas as medidas fossem tomadas e o veículo entregue ao dono.

 

 

 



Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulga calendário para pagamento do IPTU 2015

.

Já foi divulgado o calendário 2015 para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

 

O imposto é uma das principais fontes de arrecadação própria do município e serve, basicamente, para ser reinvestido em obras como pavimentação de ruas e avenidas.

 

De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal, quem optar pelo pagamento do tributo em parcela única terá 20% de desconto, mas o valor do imposto pode ser parcelado em até seis vezes.

 

Os carnês para pagamento serão entregues nas residências dos devidos proprietários. Confira as datas e se programe, pois a primeira parcela ou cota única devem ser pagas até 30 de junho.

.

.

.


Trailer da Guarda Civil Municipal é instalado na Vila de Poço Fundo

 

Fotos: GCM.

 

Nos últimos dias, a Vila de Poço Fundo que pertence ao município de Santa Cruz do Capibaribe tem sofrido com o aumento de assaltos na localidade. Em razão disto, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Defesa Social, instalaram um trailer da Guarda Civil Municipal (GCM) que permanecerá no local para trazer mais segurança aos moradores.

 

O Comandante Martins destacou que o pedido foi feito em virtude das grandes reclamações da população, afirmando que estava ocorrendo uma grande onda de assaltos nos últimos dias.

 

 

“Fomos solicitados por moradores para que possamos ajudar na segurança da Vila de Poço Fundo e em seguida, procuramos o Coronel Donizete, ele nos atendeu e instalamos um trailer, onde permanecerão dois Guardas Municipais durante todo o dia, teremos também o apoio do efetivo da ROMUT e com isso, trará mais segurança para aquela localidade”, finalizou.

 

 

 


Homem sofre tentativa de homicídio na Capital do Jeans

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu na noite desta segunda-feira (20) uma tentativa de homicídio no bairro Deus é Fiel no município de Toritama. A vítima foi identificada por Claudelenio Manoel da Silva (21 anos) recebeu três disparos de arma de fogo, sendo no braço esquerdo, no peito esquerdo e outro na cabeça.

 

A vítima informou ao efetivo que entrou no mato para fazer suas necessidades fisiológicas, quando foi alvejado. Mesmo com os ferimentos, a vítima saiu do matagal, sozinha e á pé, onde se dirigiu ao Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima na Capital do Jeans.

 

A vítima recebeu os primeiros socorros e em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru. Até o momento, não se tem informações sobre a autoria e motivação dos disparos.

 

 

 


Nível de água em Jucazinho cai ainda mais e crise de abastecimento deve ficar ainda pior

Em vários pontos, a barragem já secou por completo.

Na manhã desta terça-feira (21) o diretor de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Pablo Ricardo, em entrevista concedida no programa Nordeste em Foco (veiculado pela Vale AM) trouxe novos dados preocupantes da situação de calamidade enfrentada na barragem de Jucazinho, que represa água do Rio Capibaribe.

 

A barragem, que abastece 15 municípios pernambucanos como Surubim, Vertentes, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, está no seu nível mais baixo desde o início da longa estiagem e agora está com apenas 7,8% de seu volume de armazenamento, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).

 

De acordo com Pablo, o volume da barragem está caindo cerda de um décimo de percentual a cada dois dias. Fotos recentes publicadas em redes sociais mostram a situação calamitosa em que a barragem se encontra.

,

.

.

.

.

..

.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o sistema de reversão traz, de acordo com técnicos da Compesa (com dados fornecidos pela empresa em janeiro deste ano) uma vazão de 120m³ por segundo de água, o que equivale a  120 mil litros de água por segundo sendo bombeados para o município, mas essa demanda é insuficiente.

 

O blog do Ney Lima tem acompanhado a evolução do quadro desolador e vale salientar que a barragem, em 16 de janeiro, apresentava um volume pouco superior a 14%, o que equivalia a pouco mais de 45 milhões de metros cúbicos.

 

Até o momento, a Compesa ainda não se pronunciou no município para falar o que poderá ser feito caso a barragem deixe de fornecer água.

 

Mananciais a exemplo de Poço Fundo tem recebido água das últimas chuvas, porém ainda não possuem condições para fornecer água mediante o bombeamento através de tubulações.

 

População deve colaborar para economizar água

 

Vale ressaltar que cabe também a população local “apertar o cinto” e evitar desperdícios, de forma a aproveitar a água restante de maneira mais eficiente possível, já que a previsão de chuvas para os próximos meses não é nada animadora.

.

.

.


Homem é executado a tiros na Capital do Jeans

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu na noite desta sexta-feira (17) mais um homicídio no município de Toritama. O fato ocorreu na Rua Capibaribe, no loteamento Parque das Pedras, por trás do Parque das Feiras.

 

Segundo informações colhidas, a vítima estava em sua moto Bros de cor azul, em frente a residência de sua irmã, quando foi alvejado por alguns disparos de arma de fogo efetuados por um desconhecido.

 

A vítima foi identificada por Jonathan Félix da Silva (24 anos). O mesmo foi socorrido pelo SAMU, porém ao chegar no local foi percebido que a vítima ainda estaria vivo, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local.

 

O corpo de Jonathan foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

 

 

 


Igreja evangélica é visitada por assaltantes em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A Igreja Assembleia de Deus Canaã situada na Rua São Paulo no Bairro cruz Alta em Santa Cruz do Capibaribe foi visitada por assaltantes na madrugada desta sexta-feira (17).

 

Segundo informações, os meliantes arrombaram a fechadura e quebraram os cadeados da porta que dá acesso a entrada da igreja. Os assaltantes desligaram o contador de energia, cortaram os fios do sistema de gravação e quebraram alguns aparelhos do alarme (infravermelho).

 

 

Apesar da tentativa de desligamento do sistema de monitoramento, um dos alarmes disparou, momento em que os assaltantes fugiram do local sem levar nada.

 

Marcas dos pés de um dos assaltantes ao subir em uma das cadeiras.


Polícia Militar apreende som com volume excessivo na PE-160

 

 

Na madrugada desta sexta-feira (17), o efetivo da Polícia Militar recebeu determinação da Central sobre uma perturbação de sossego nas proximidades de um Motel na PE-160, Bairro Oscarzão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O efetivo se dirigiu até o local citado e constatou a veracidade da informação, onde foram recolhidas algumas caixas de som, bateria e módulos. Todo o material juntamente com os envolvidos Antônio Marcos dos Santos (21 anos) e Domingos da Anunciação Silva (28 anos) foram conduzidos para a delegacia de polícia da Capital da Moda.

 

Após prestar esclarecimentos ao delegado de plantão, o som ficou apreendido e os envolvidos foram liberados.

 

 

 


Mais uma mulher é vítima de descarga elétrica em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

No final da manhã deste sábado (18) mais uma mulher foi vítima de descarga elétrica em Santa Cruz do Capibaribe. O fato ocorreu na Rua José Maria de Oliveira, no Bairro São Miguel.

 

Segundo as primeiras informações, a mulher identificada por Kátia Valença Siqueira (30 anos) estava em sua residência lavando roupas, quando foi pegar em uma extensão e recebeu uma descarga elétrica. A mesma estava molhada próxima ao tanque de lavar roupas.

 

 

Populares informaram que a vítima foi encontrada pelo sobrinho de 4 anos que ao chegar no quintal da residência viu Kátia caída, em seguida a criança saiu correndo para a avisar aos vizinhos gritando “Tia, tia, tia”. A mesma foi encontrada com os pés descalços. Ela foi socorrida e deu entrada já sem vida no Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 


Acidente deixa uma pessoa gravemente ferida nas proximidades da Vila de Poço Fundo

 

Fotos: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Na tarde desta sexta-feira (17) aconteceu um grave acidente na PE-160, próximo a Vila de Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

Segundo informações, um caminhão pipa da Mercedes, cor verde e placa KDX-7926 conduzido por Leninho seguia no sentido Santa Cruz do Capibaribe/Poço Fundo, quando realizou uma ultrapassagem em um trator que no momento se deparou contra um veículo Strada, de cor prata e placa PEY-9830, que estava sendo guiado por Claudivone Alves de Souza, conhecido por “Negão” (42 anos) e ao tentar desviar, o condutor do Strada colidiu lateralmente contra o caminhão.

 

Na batida, a vítima sofreu uma forte pancada na cabeça, sendo socorrida por populares que o conduziram para o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão na Capital da Moda.

 

 

A vítima foi encaminhada em estado grave para o Hospital da Restauração (HR) na Capital Pernambucana.

 

 

 


Prefeitura e professores chegam a um acordo sobre o reajuste salarial 2015

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe chegou a um acordo na tarde desta terça-feira (14), com o Sindicato dos Professores do Magistério (SINDUPROM), sobre o reajuste salarial 2015.

 

O Prefeito Edson Vieira atendeu ao pedido da categoria, concedendo aumento em 13,01% a partir de 1º de maio com retroativo ao mês de março, sendo que será paga a parcela de março em julho e a de abril em outubro, de acordo com proposta do próprio sindicato.

 

“Sempre estarei aberto ao diálogo para qualquer classe. Conversar, debater e buscar o melhor para ambas as partes faz parte do nosso entendimento como gestão. Através de negociações, prefeitura e sindicato dos professores chegaram a um acordo bom para os dois lados”, destacou o prefeito Edson Vieira.

 

 

O Secretário de Educação Joselito Pedro disse que flexibilidade e muita conversa foram os pilares para o acordo com os professores.

 

“Fomos francos e abertos com o sindicato, esmiuçamos a nossa realidade. A nossa gestão está sendo transparente. É importante enfatizar que o Sindicado por sua vez foi sensível ao nosso posicionamento e após algumas reuniões chegamos a um acordo agradável para todos”.

 

Joselito também falou que Jessyca Cavalcanti e Professor Afrânio contribuíram na negociação com os professores. “O vereador Professor Afrânio e a Secretária Executiva de Articulação Política Jessyca Cavalcanti contribuíram muito nas negociações com os professores. Foi de grande importância a participação dos dois nas discussões. Eles sabem dos anseios dos professores e das carências da prefeitura, por isso eles foram essenciais na busca do denominador comum”.

 

Também ficou acertado nesta reunião que os professores da rede municipal de Santa Cruz irão continuar recebendo 10% a mais do piso nacional que hoje é de R$ 1.917,78 (mil novecentos e dezessete reais, setenta e oito centavos).

 

Informações da Assessoria.

 

 

 


Moto roubada é encontrada na zona rural de Brejo da Madre de Deus

 

Foto: Arquivo.

 

A Polícia Militar localizou uma moto no Sítio Barrinhas, na zona rural de Brejo da Madre de Deus.

 

Ao realizar rondas no endereço citado, o efetivo se deparou com uma pessoa em atitudes suspeitas conduzindo uma motocicleta, que ao perceber a presença da guarnição começou a atirar contra o policiamento, que revidou contra a injusta agressão.

 

Após o ato, o suspeito conseguiu fugir e abandonou uma moto Bros, de cor vermelha e placa KHT-6794.  O veículo foi encaminhado para a delegacia da Capital da Moda, onde foi constatado que o mesmo seria produto de roubo.

 

 

 


Loja é visitada por assaltantes no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Thonny Hill.

 

Na tarde desta quinta-feira (16) a Policia Militar recebeu informações de que estaria acontecendo um assalto em uma loja de roupas, situada na Avenida 29 de Dezembro em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O efetivo seguiu até o local e ao perceberem a presença dos policiais, os assaltantes fugiram por trás da loja e tomaram destino ignorado, sem levar nada. De acordo com informações das vítimas, duas pessoas entraram na loja e em seguida anunciaram o assalto.

 

As vítimas foram conduzidas para a delegacia da Capital da Moda para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O).

 

 

 


Homem é detido com arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Nesta quinta-feira (16), o efetivo do Malhas da Lei retirou de circulação mais uma arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu na Rua 1° de maio no Bairro Santo Agostinho.

 

O efetivo localizou a arma com Elias Valdivino dos Santos (37 anos) após denúncias anônimas de que o mesmo estaria ameaçar algumas pessoas no bairro citado. Com Elias foi encontrado um revólver calibre 38, com seis munições intactas.

 

 

Elias foi autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e  conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 


Acidente na entrada de Toritama deixa uma pessoa gravemente ferida

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) um acidente na BR-104, no perímetro urbano de Toritama em frente a casa de eventos Bella House. Na oportunidade, se envolveram na colisão um Toyota Bandeirante e um caminhão com vários potes de água.

 

A colisão foi frontal e segundo informações, o condutor do Toyota que não teve o seu nome revelado ficou preso nas ferragens e em seguida socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Municipal de Toritama, porem não corre risco de morte.

 

Já o condutor que guiava o caminhão teve apenas ferimentos leves.

 

 

 


Acidente entre moto e Toyota deixa um jovem ferido em Taquaritinga do Norte

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu um grave acidente na PE-130 em Taquaritinga do Norte. Segundo informações, o motociclista identificado por Cícero da Costa (20 anos) colidiu a sua moto CG de cor preta, violentamente na traseira de um Toyota Bandeirante que se encontrava parado no acostamento.

 

O condutor do Toyota não sofreu ferimentos, porém o motociclista foi levado ao hospital local com um ferimento grave na virilha, ficando em observação após os primeiros socorros.

 

Os veículos foram conduzidos para  a delegacia de polícia de Taquaritinga do Norte.

 

 


Homem sofre tentativa de homicídio em Brejo da Madre de Deus

 

 

Aconteceu na noite desta quarta-feira (15) uma tentativa de homicídio na Rua Nove no bairro Boa Esperança em Brejo da Madre de Deus.

 

De acordo com informações, o efetivo policial foi informado que no endereço citado se encontrava uma vitima de disparo de arma de fogo. Ao chegar no local, populares informaram que teriam ouvido os disparos, porém não sabiam que seria a vítima, pois o mesmo teria entrado em um matagal nas imediações. Os policiais realizaram buscas na tentativa de localizar, porém sem êxito.

 

No momento em que a guarnição retornava, o SAMU solicitou a presença do efetivo para verificar uma possível vitima de disparos, ao chegar a Policia Civil já estava no local socorrendo a vítima que foi para o hospital local e posteriormente seria transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), mas se negou a ser transferido.

 

A vítima identificada por José Oséias da Silva (29 anos) não informou quem seria o autor dos disparos. O mesmo foi levado para a sua residência. Consciente e sem nenhuma complicação clínica, pois o ferimento teria sido superficial sendo medicado e liberado pelo médico.

 

 

 

 


Jovens são assaltadas e uma das vítimas se esconde dentro de residência em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na noite desta quarta-feira (15) duas jovens foram vítimas de assalto na Rua Maria Martins de Souza no bairro Dona Dom em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, as vítimas estariam transitando a pé no endereço citado, quando foram surpreendidas por dois homens em uma moto Biz de cor vermelha, que se aproximaram e anunciaram um assalto.

 

Na ocasião, uma das vítimas identificada por Fernanda fugiu dos assaltantes e entrou no interior de uma residência, em seguida os assaltantes foram em busca da mesma, chegando a bater na porta da residência, afirmando que iria matar a mesma, porém ninguém abriu o portão e posteriormente os assaltantes foram embora.

 

Os policias foram acionados e realizaram rondas nas proximidades, mas os assaltantes não foram localizados. A outra vítima da ocorrência teve o seu aparelho celular roubado.

 

 

 


Homem é autuado em flagrante com arma de fogo pela equipe do Malhas da Lei em Toritama

 

Fotos: Grupo Toritama Informa/WhatsApp.

 

Nesta quarta-feira (14), o efetivo do Malhas da Lei recebeu informações anônimas de que um homem estaria com uma arma de fogo no município de Toritama.

 

Os policiais realizaram buscas na localidade e encontraram o homem identificado por Eguinaldo José da Silva, conhecido por “Dadá” (30 anos) e com o mesmo foi encontrado um revolver calibre 32 com seis munições intactas, sendo conduzido para a delegacia de polícia da Capital da Moda.

 

 

Eguinaldo afirmou que teria comprado a arma de fogo ao preço de R$ 1.500,00 e que estaria com ela para se defender de um desafeto, pois teria sofrido uma tentativa de homicídio há alguns meses.

 

Eguinaldo não tinha passagem pela delegacia de polícia e foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Participaram da ocorrência, os cabos Barbosa e Waitã, além dos sargentos Orlay e R. Vieira.


Pedreiro despenca de andaime em mais um grave acidente de trabalho em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Thonny Hill.

Na tarde desta quarta-feira (15) mais um grave acidente de trabalho foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com as informações colhidas com socorristas do Samu, o trabalhador da construção civil, identificado apenas como Antônio (45 anos) estava trabalhando nas obras de construção de um galpão nas proximidades da fábrica da Rota do Mar quando caiu de um andaime, com cerca de 4 metros de altura.

 

Na queda, o trabalhador ficou com várias escoriações e também um corte profundo em uma das orelhas, que por muito pouco não foi decepada.

 

Antônio foi conduzido ao Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, onde segue em observação.

 

Ainda de acordo com um dos socorristas, o pedreiro não usava nenhum equipamento de proteção individual como capacete, cinto com corda de segurança ou cadeirinha com corda de segurança.

 

Fatores como esse colocam o Brasil em quarto lugar no mundo no negativo ranking de acidentes de trabalho, onde são registrados, em média, 1,3 milhão de acidentes por ano, maioria na construção civil.

 

A falta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uma fiscalização mais rígidas as obras contribuem com essa estatística.

.

.

.


Veículo com mercadorias é encontrado na zona rural de Toritama

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

A guarnição da viatura de trânsito de Toritama recebeu informações anônimas de que havia um veículo abandonado na estrada que dá acesso ao sítio Arroz, zona rural da Capital do Jeans.

 

No local, a guarnição localizou o veículo Ford Ranger de cor branca e placa OYQ-7121 com diversas mercadorias.

 

O veículo foi conduzido para a delegacia de Toritama e ao ser consultado no sistema, foi constatado que o mesmo havia sido tomado de assalto na última segunda-feira (13).

 

 


Loja de aparelhos celulares é alvo de bandidos em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Uma loja de aparelhos celulares foi arrombada na Avenida Biu de Deda no bairro São Jorge em Santa Cruz do Capibaribe. A polícia Militar recebeu informações de que duas pessoas estariam dentro do estabelecimento comercial realizando furtos dos produtos.

 

O efetivo se dirigiu até o local e visualizou duas pessoas saindo da loja e que ao perceber a presença das viaturas a dupla tentou fugir. Os policiais seguiram os indivíduos e, conseguiram capturar Carlos Bezerra Pereira, conhecido por “Neguinho”, (18 anos) que reside em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

 

O envolvido foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe e com o mesmo foram localizadas duas bolsas com produtos provenientes do roubo. O fato aconteceu na última segunda-feira (13).

 

 

 

 


Adolescente sofre tentativa de homicídio no distrito de São Domingos

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Na tarde desta terça-feira (14) uma adolescente de 16 anos foi alvejada a bala na Rua São Vicente em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

Segundo informações, o efetivo policial foi solicitado para se deslocar até a Policlínica de São Domingos, pois havia dado entrada uma vítima de disparo de arma de fogo.

 

A jovem foi atingida por um disparo no braço direito, porém não soube informar qual a motivação e nem quem seria o autor da ação.

 

Ao receber os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru, porém não corre risco de morte.

 

 


Curso de informática gratuito em Santa Cruz abre vagas para novas turmas

 

 

Estão sendo realizadas as inscrições para as turmas do CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania).

 

O projeto oferece cursos gratuitos de informática básica (Windows, Word, Excel e Power Point) e avançada (Corel e Photoshop), para todas as faixas etárias, nos turnos da manhã, tarde e noite em Santa Cruz do Capibaribe.

 

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial na sede do CIDATEC que fica localizada na Rua Manoel Rufino de Melo, ao lado da Câmara de Vereadores.

 

Pessoas a partir dos 9 anos de idade, que residam em Santa Cruz do Capibaribe, podem realizar suas inscrições para participar dos cursos. Para se inscrever, os interessados devem apresentar o registro de nascimento ou documento de identificação com foto.

 

As aulas terão início no mês de maio, cada curso terá uma duração de três meses. Com direito a certificado de qualificação ao final do curso.

 

 


Mãe da jovem Marília afirma que diretora Jéssyca Cavalcanti hostilizou a menina em sala de aula um dia após protesto diante do governador

 

 

 

 

 

Leiliane Silva, mãe da adolescente Marília Letícia que na última quinta-feira (09) protestou ao governador Paulo Câmara (PSB) sobre as más condições da Escola Adilson Bezerra, procurou o editor deste Blog, na manhã desta terça-feira (14), para afirmar que a menina foi hostilizada em plena sala de aula pela diretora do colégio, Jéssyca Cavalcanti, que atualmente responde também pela Secretaria de Articulação Política da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Leiliane declarou que na sexta-feira (10), um dia após o protesto da menina ao governador, a diretora foi até a sala de aula falar sobre o episódio na presença de todos os alunos.

 

De acordo com a mãe da garota, Jéssyca teria parabenizado a menina pela atitude, mas fez várias menções de que o ato teria efeitos políticos.

 

A diretora teria reclamado que a menina disse ao governador que a escola estaria um “caos” e que isso seria o mesmo que dizer que a escola estaria um “cabaré”.

 

“Marília se sentiu constrangida, porque após Jéssyca falar isso os alunos começaram a rir dela”, afirmou a mãe da garota.

 

Leiliane disse também que tão logo soube do ocorrido, procurou a diretora Jéssyca e levou um dicionário para que a diretora explicasse o porquê da comparação da palavra.

 

“Quando eu fui conversar com Jéssyca de início ela quis dizer que não teria falado aquilo e Marília foi mostrar a realidade, que realmente ela tinha falado. Inclusive, depois ela foi insinuar algumas coisas, perguntou se eu era da família da esposa de algum blogueiro (referindo-se ao blogueiro Jairo Gomes), que eu teria colocado pra prejudicar e isso eu não aceito. Marília foi de livre e espontânea vontade e isso que Marília fez foi só o começo, porque se ela cobrou daquela forma ao governador ela agora vai exigir que realmente ele cumpra”, finalizou Leiliane.

 

A jovem Marília Letícia, 17 anos, protagonizou um dos momentos que mais chamaram a atenção das pessoas que estavam presentes no lançamento da Escola Técnica, feito pelo governador Paulo Câmara em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A garota abriu os braços diante do governador e pediu para fazer uso da palavra. Convidada para subir ao palco, Marília parabenizou o ato de entrega da Escola Técnica, mas em seguida teceu várias críticas a situação da Escola Estadual Dr. Adilson Bezerra.

 

 


Comunicado Sindilojas referente ao feriado de Tiradentes

 

 

O Sindicato Patronal de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas), comunica a todos os seus associados e lojistas em geral, que o feriado do dia 21 de abril (Feriado de Tiradentes), o comércio deve ser fechado, porém para os lojistas que desejam abrir suas empresas, poderão fazer acordo trabalhista juntos ao sindicato patronal, que funciona no prédio da CDL de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Estes acordos deverão ser feitos até a próxima quinta-feira (16) e são obrigatórios para os lojistas que queiram trabalhar com seus funcionários.

 

 

 


Quatro cidades do Polo de Confecções estão na lista de municípios com mais notificações por dengue, revela SES

Campanhas de enfrentamento da doença consistem em eliminar os focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

O estado de Pernambuco enfrenta um grande quadro de epidemia quando o assunto são os casos de notificação por dengue.

 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de casos notificados, de janeiro até 04 de abril deste ano, foi de 18.431 notificações em 165 municípios, sendo que no mesmo período em 2014 foram de 2.897, o que representa um aumento superior a 460%.

 

Dos 26 municípios que enfrentam casos de epidemia da doença, quatro deles integram cidades que fazem parte do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano: Surubim, Toritama, Vertentes e Santa Cruz do Capibaribe.

 

Confira a posição de cada uma delas, sendo a primeira colocada é a capital Recife em notificações:

 

11ª – Surubim.

17ª – Toritama.

23ª – Vertentes.

24ª – Santa Cruz do Capibaribe.

Melhora no ranking em Santa Cruz do Capibaribe

 

Em outubro de 2014, a Capital da Moda ocupava a 6ª posição em notificações da doença.

 

Vale ressaltar também que uma nova doença com sintomas semelhantes ao da dengue, porém com menos intensidade e que ainda não foi oficialmente classificada, circula pelo estado, fator que tem elevado os índices de notificações já que a mesma é enquadrada como casos de suspeita de dengue.

.

Até o momento, não foram registrados casos oficiais no município de outra doença que assusta os pernambucanos: a Febre Chikungunya.

.

.

.


Primeira Igreja Batista de São Domingos realiza fim de semana de ação social

 

 

A Primeira Igreja Batista de São Domingos em parceria com a Primeira Igreja Batista Emanuel de Boa Viagem (Recife) realizou neste final de semana, uma tarde de ação social.

 

Na ocasião foram oferecidos atendimentos de advogados, médicos, psicólogos, enfermeiras, cabeleireiros, aula de música, além de escovação para crianças, artes, recreação e palestras.

 

 

A ação social aconteceu no Centro Educacional Santa Maria (Colégio Novo) em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

 

No período noturno foi realizado um culto religioso em frente à Primeira Igreja Batista em São Domingos.

 


Psicólogas santa-cruzenses realizarão palestra e debate sobre o Autismo na Capital da Moda

 

 

Acontecerá na noite desta terça-feira (14) no Teatro Municipal em Santa Cruz do Capibaribe uma palestra sobre o Autismo. Na oportunidade, o evento contará com as participações da psicóloga Fabiana Nascimento, psicopedagoga Sara Pinheiro e fonoaudióloga Lilian Tabosa.

 

As palestrantes realizarão uma exposição sobre o tema e em seguida abrirão o espaço para que o público debata e esclareçam possíveis dúvidas em relação ao Autismo.

 

Autismo - É um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde a idade precoce, antes dos três anos de idade que comprometem as áreas da comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação.

 

O autismo acomete quatro vezes mais as pessoas do sexo masculino. Os principais sintomas são: prejuízo na comunicação social recíproca, interação, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades desde o início da infância.

 

O diagnóstico deve ser feito através de avaliação clinica multidisciplinar envolvendo profissionais de várias áreas (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropsiquiatria entre outros).

 

O evento está sendo promovido por psicólogas santa-cruzenses em formação da UNIFAVIP DeVry e terá início a partir das 19h.


Dupla é detida com drogas e munições no Brejo da Madre de Deus

 

 

Policiais Militares receberam denúncias anônimas de que na Rua Oito, no bairro Boa Vista em Brejo da Madre de Deus, estariam três pessoas em um quartinho com alguns pés de maconha. Após averiguação foi encontrado José Antônio Nunes Luna, conhecido por “Boy” (21 anos), o qual não esboçou reação.

 

Em seguida, foi verificado que outros indivíduos haviam fugido pelos fundos e com a colaboração de algumas pessoas, o efetivo conseguiu deter um menor de 17 anos em residência próxima escondido no banheiro.

 

Os dois capturados pela polícia confessaram estar consumindo maconha e não havia uma terceira pessoa no local. Foram encontrados com os mesmos: três trouxinhas de maconha, três pés de maconha, duas munições calibre 38.

 

De início, “Boy” assumiu ser proprietário dos objetos, porém não sabia informar o proprietário das munições, as quais foram encontradas dentro de um saco plástico juntamente com restos de maconha embaixo de um fogão no interior da cozinha.

 

A dupla foi encaminhada para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 


Acidente grave deixa uma pessoa morta e condutor de moto preso por homicídio culposo em São Domingos

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu na noite deste sábado (11) um acidente com vítima fatal na Rua Luiz Cecílio de Santana, próximo a ponte de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada por José Reginaldo Nascimento, conhecido por “Vandinho” (28 anos de idade) e residia Avenida Paulo José de Moraes no Loteamento Polis Pacas.

 

 

Segundo detalhes de testemunhas que presenciaram o fato, é que a vítima estava em uma moto em companhia de um amigo (ambos sem capacetes), quando perderam o controle do veículo e caíram ao chão, que ficaram feridos por não estarem protegidos pelos acessórios obrigatórios.

 

A vítima, José Reginaldo foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e transferido para o Recife, porém acabou não resistindo aos ferimentos, devido a uma forte pancada na cabeça e faleceu no momento da transferência.

 

Já o condutor Adriano Marinaldo da Silva, conhecido por “Grudento” (27 anos) estava embriagado e foi detido, pois demonstrava visíveis sinais de embriaguez (voz distorcida e sem conseguir andar), o mesmo foi conduzido juntamente com a moto, uma CG 125cc, de cor azul e placa HXN-0939 até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na oportunidade, foi realizado o teste do bafômetro o qual resultou em 1,42mg/L.  O condutor foi autuado por homicídio culposo, pois o garupa (Reginaldo) veio a óbito após o socorro médico.

 

 


Jovem morre vítima de choque elétrico em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Agreste Notícia.

 

Uma jovem morreu eletrocutada com um abajur em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo informações, o corpo da vítima identificada por Lucivânia Machado da Silva (21 anos) foi localizado já sem vida pelo esposo no interior de sua residência na Rua Graciliano Arruda no Bairro Centro.

 

O esposo da vítima constatou que, quando chegou do trabalho o mesmo chamou pela esposa, porém ninguém respondeu e em seguida, com a ajuda dos vizinhos, conseguiu entrar na residência e percebeu que a companheira estava caída ao chão e próximo ao corpo estava um abajur, sendo que em uma das mãos foi localizada uma lâmpada.

 

Alguns vizinhos tentaram socorrer a vítima, porém a mesma já se encontrava sem vida e foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

 

 


Muita dor e comoção marcam velório e sepultamento do Guarda Municipal brutalmente assassinado em Santa Cruz

Oração e salva de palmas marcaram as últimas homenagens a Joel antes do sepultamento. Fotos: Thonny Hill.

No final da manhã deste sábado (11) foi realizado o sepultamento do Guarda Municipal Joel Bonifácio de Queiroz, conhecido por Alemão, que foi brutalmente assassinado a tiros no final da noite da última quinta-feira (09).

.

Entre os colegas e amigos, Joel era tido como um dos mais brincalhões, mas, segundo eles, mostrava respeito e dedicação ao uniforme que usava no dia a dia.

.

.

Velório

Familiares e amigos mais próximos ficavam sempre ao lado do corpo.

As homenagens ao GCM já começaram desde a chegada do corpo do IML e o início do velório ainda na noite de ontem (10) na casa de familiares e continuaram com o cortejo, que seguiu por várias ruas e foi acompanhado por centenas de pessoas.

.

.

.

.

;

.

A homenagem mais marcante

 

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem prestada pelos Guardas Municipais em frente à sede do Sispol. Um grande círculo foi formado juntamente com familiares e amigos e, em seguida, foi feita uma oração.

.

.

.

.

Palavras de ordem pedindo por Justiça também foram ouvidas na homenagem. Após a saída do Sispol, o cortejo seguiu por outras ruas, passando pela Câmara de Vereadores e seguindo até o cemitério Pedro e Paulo Alves da Rocha, no bairro São Miguel.

 

A chegada do corpo ao cemitério

.

Com a chegada ao cemitério, o corpo foi conduzido pelos guardas municipais até o local do sepultamento, onde foram realizadas mais homenagens.

.

.

.

.

Joel é o terceiro GCM morto em Santa Cruz do Capibaribe desde implantação da Guarda, sendo o 13º homicídio cometido no ano no município.

 

Ele atuou por 14 anos na corporação e deixa uma esposa e uma filha de 10 anos.


Ação educativa da Operação Lei Seca é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Assessoria PMSCC.

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) uma blitz educativa na Avenida 29 de Dezembro em Santa Cruz do Capibaribe, que foi realizada através da Prefeitura, Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, além de uma equipe da Operação Lei Seca de Pernambuco

 

A ação de conscientização teve como objetivo explicar aos condutores dos veículos sobre a segurança no volante, que contou com relatos de vítimas de acidentes de trânsito, panfletagem e realização de testes do bafômetro, caso as pessoas abordadas desejassem fazer a testagem.

 

 

De acordo com o coordenador da equipe da Operação Lei Seca, Sargento Altair, todos os dias são executadas operações educadoras e fiscalizadoras por todo o estado de Pernambuco.

 

 

 


Por falta de ambulância do Samu, homem é levado de carroça de burro até o Hospital Municipal

.

Nesta sexta-feira (10) o blog teve acesso a uma imagem, no mínimo, estarrecedora.

 

Ela evidencia o transporte feito, de maneira inusitada, de uma vítima de acidente, que foi conduzida ao Hospital Municipal na noite de quinta-feira (09).

 

O homem, que não teve seu nome divulgado, foi socorrido em uma carroça de burro até o hospital em virtude da falta de uma das unidades de atendimento do Samu, que estariam em outras ocorrências.

 

Além da burocracia para se providenciar uma ambulância, em especial ao se ligar para o número 192, a quantidade delas presentes no município (02) é insuficiente para a demanda.

 

Vale ressaltar que o Samu em Santa Cruz do Capibaribe não presta serviços somente ao município, mas também a outras cidades da região.

.

.

.


Homem reage a assalto e sofre tentativa de assalto na Capital Jeans

 

 

A Polícia Militar foi abordada na Rua do Jeans em Toritama por um homem de 36 anos, onde o mesmo informou que havia sofrido uma tentativa de assalto.

 

A vítima informou que estava em seu carro e duas pessoas anunciaram um assalto e por não parar o veiculo, acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo.

 

A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Toritama e em seguida foi transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.

 

 


Dupla é detida com drogas na Avenida principal do distrito de São Domingos

 

 

Policiais militares realizavam rondas na Avenida Luiz Cecílio de Santana em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

Durante abordagens, os policiais localizaram com José Carlos da Silva Filho (19 anos) e Clécio Felipe Costa Silva (20 anos) com uma porção de maconha.

 

Os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe juntamente de uma bicicleta de cor vinho e dois aparelhos celulares. A dupla prestou esclarecimentos e foram liberados em seguida.

 

 


Preocupação em relação à seca é tema principal em sala temática no Todos por Pernambuco em Surubim

 

Aconteceu nesta quinta-feira (09) em Surubim, o seminário Todos Por Pernambuco, evento realizado pelo Governo do Estado. Vários representantes da sociedade civil de Santa Cruz do Capibaribe participaram das sugestões de ideias que foram discutidas nas salas temáticas.

 

No tema sobre a água, o diretor de meio ambiente do município, Pablo Ricardo destacou a necessidade para a construção do Açude das Porteiras, implantação do esgotamento sanitário no município e o aumento de carros-pipa para a zona rural.

 

O gerente de logística do Moda Center Santa Cruz, George Pinto  citou a criação de um plano emergencial para a barragem de Jucazinho (que abastece Santa Cruz do Capibaribe) e a preocupação em relação à drenagem da água do Moda Center nos períodos chuvosos na região.

.

.

.


Sugestões e ideias para os próximos anos são debatidas no Todos por Pernambuco em Surubim

 

Fotos: Elivaldo Araújo.

 

Nesta quinta-feira (09) aconteceu no município de Surubim mais uma edição do seminário Todos Por Pernambuco, realizado pelo Governo do Estado. Onde contou com um total de 1.419 participantes de diversas cidades da região.

 

A abertura oficial do evento foi feita pelo governador do estado, Paulo Câmara, que ainda contou com os pronunciamentos do senador Fernando Bezerra Coelho e do secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral (PSB). Das autoridades do município santa-cruzense participaram o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado Diogo Moraes (PSB), além de diretores do poder público e representantes do Moda Center Santa cruz, Ascap, CDL e Ascont.

 

 

Em seguida, aconteceu o início das apresentações e discussões de ideias e principais sugestões que foram realizadas em diversas salas temáticas sobre: água, desenvolvimento rural, cidadania, infraestrutura, economia, sustentabilidade, segurança, entre outras.

 

Por volta das 15h, foram apresentadas ao governador do estado, os temas e reivindicações apresentadas durante os debates nas salas temáticas.

 

 

O deputado estadual Diogo Moraes destacou a importância do seminário para o desenvolvimento do estado de Pernambuco.

 

“Este seminário que acontece é muito importante para que possamos discutir e observar as necessidades da população, pois é a partir de um evento como esse, que várias ideias se transformam em grandes obras, um dos exemplos que temos em Santa Cruz do Capibaribe é a Escola de Referência Luiz Alves, além de diversas obras. Eu tenho certeza que todos os temas que foram discutidos e apresentados serão analisados, para que possam ser transformadas em obras pelo governador Paulo Câmara”, destacou.

 

 

Em seu discurso, o chefe do Executivo lembrou que todos os temas serão analisados, e, posteriormente, incorporados ao Programa de Governo.

 

“Teremos muito a fazer nos próximos anos no Estado e este evento serviu para que pudéssemos observar as principais dificuldades que os pernambucanos estão enfrentando, principalmente a população do agreste. Discutimos vários temas e percebemos que, os principais são a seca que se encontra no momento e a segurança que devemos em breve aumentar o efetivo nos municípios. Só escutando as pessoas, vamos poder definir nossas metas, nosso mapa estratégico; com as ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo”, sinalizou.

 

Na parte final do evento, o governador assinou as ordens de serviços para as construções de 100 cisternas calçadão em Surubim, limpezas em barragens nas cidades de Surubim, Vertentes e Bom Jardim, reforma na Escola Estadual Ana Faustina também em Surubim, além da entrega de um trator e de kits escolar.

 

 

O seminário “Todos por Pernambuco” seguirá nesta sexta-feira (10) em Garanhuns e no sábado (11) em Caruaru.

.

.

.



Imagem de Contato - Blog do Ney Lima