Jovem é morto com vários tiros na Rua São Paulo

 

 

 

 

 Mais um jovem foi assassinado em Santa Cruz do Capibaribe. O crime aconteceu no início da noite desta quinta-feira (14), na Rua São Paulo, e vitimou um rapaz conhecido por “André Pareia”.

 

As primeiras informações apontam que a vítima foi atingida com vários tiros de pistola.

 

A vítima teve passagens pela polícia e já foi acusado de homicídio.

 

Nossa equipe está no local. Em instantes maiores informações.

 

 


Blecaute atinge Santa Cruz do Capibaribe por mais de três horas

 

 

Um blecaute deixou toda a cidade de Santa Cruz do Capibaribe sem energia elétrica por mais de três horas, nesta quinta-feira (24).

 

O apagão começou por volta das 15h e 30m e se estendeu até às 18h e 30m, quando o fornecimento de energia foi restabelecido.

 

Durante o blecaute, o Moda Center Santa Cruz permaneceu com funcionamento pleno através do uso de geradores.

 

O Blog entrou em contato com a assessoria da Celpe que informou que o problema ocorreu devido a um desarme na subestação que atende a cidade.

 

A Celpe também informou que apenas a região ao entorno da cidade foi afetada.

 

 


Controladoria Geral fiscaliza merenda e água mineral em escolas e creches da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Com o intuito de averiguar a qualidade e a procedência dos produtos ofertados aos estudantes nas unidades de ensino de Santa Cruz do Capibaribe a Controladoria Geral analisou a merenda e água mineral encaminhados às escolas e creches municipais.

 

O Controlador do município, Bergue Alves, relatou que ficou satisfeito com o resultado obtido nas escolas e creches de Santa Cruz. “Foi um trabalho positivo, atingimos o nosso objetivo e ficamos satisfeitos ao observar que todas as escolas e creches recebem regularmente merenda e água mineral de qualidade, possuem local adequado para armazenamento dos alimentos e os equipamentos usados como filtro de água e fogão, estão em bom estado de funcionamento”.

 

 

Bergue Alves falou que em breve irá encaminhar um relatório do que foi observado à Secretaria de Educação, sobre a operacionalidade da merenda e água mineral, além  de apontar algumas melhorias para cada unidade de ensino visitada.

 

“Uma boa iniciativa, que nos ajudará bastante, pois iremos identificar algumas questões que serão observadas e vai contribuir para as melhorias das nossas ações”, pontuou Joselito Pedro, Secretário de Educação.

 

Além da qualidade da merenda e água mineral a controladoria observou se as escolas e creches estão seguindo o cardápio, se estão recebendo periodicamente a visita de nutricionistas e se seguem o horário de refeição regularmente.

 

Informações da Assessoria.

Santa Cruz do Capibaribe terá ações de cidadania e conscientização através da Semanas de Direitos Humanos

.

De hoje (24) até a próxima segunda-feira (28), Santa Cruz do Capibaribe faz parte das programações das Semanas de Direitos Humanos, do Governo do Estado.

 

A programação, que já percorreu diversas cidades do estado, vem com várias ações como seminários, discussões, feira da cidadania e outras.

 

De acordo com o texto enviado pela assessoria do Governo do Estado, o objetivo é interiorizar ações de direitos humanos, promovendo a sensibilização de gestores, rede parceira e profissionais que lidam diretamente com a temática.

 

Entre as ações programadas estão: notificação de violência contra o idoso, com apresentação da nova superintendência Estadual da Pessoa Idosa; visita a cadeias públicas e monitoramento de reeducandos; roda de diálogo sobre a reinserção social; e mutirão de documentação. Para o público LGBT, haverá oficina de educação e saúde, e o concurso de talentos “Diversidade em Cena”.

 

Também consta na programação o Seminário Regional: “Direitos Humanos e Democracia”, que durante as semanas reúne gestores municipais e a sociedade civil para apresentação de demandas na área de direitos humanos e troca de experiências.

 

Outra atividade que vai beneficiar a população é a “Feira de Cidadania” com os seguintes serviços:

 

  • Divulgação dos Programas Sociais vinculados à Secretaria de Cidadania e Inclusão Social (CRAS, CREAS, Bolsa Família, Programa Vida Nova, Programa Pernambuco no Batente e Programa Transformar);
  • Serviços de Saúde através de panfletagens, distribuição de preservativos, saúde bucal; aferição de pressão, teste de glicemia,
  • Centro de Referência da Mulher: panfletagem sobre violência doméstica;
  • PROCON – panfletagem sobre o direito do consumidor;
  • Projeto Sabão Caseiro (Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel);
  • Balcão de Direitos (Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos) serviço de emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, 2ª via de Carteira de Trabalho, Fotos 3X4 (documento).

 

Confira a programação das ações que serão desempenhadas em Santa Cruz do Capibaribe e que já tiveram início na manhã desta quinta-feira:

.

  • 24/04 – Apresentação da Superintendência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: das 8h às 12h no CRAS do Bairro Bela Vista (próximo ao CCI).
  • 24/04 – Reunião com a Sociedade Civil: das 14h às 16h, no Auditório da Secretaria de Educação (Avenida 29 de Dezembro, vizinho a escola Ivone Gonçalves).
  • 25/04 – Seminário Regional: Direitos Humanos de Democracia: das 8h às 13h, na Câmara de Vereadores.
  • 28/04 – Feira da Cidadania: das 8h às 12h, na Praça dos Estudantes.

 


 

“Estive indo a Caruaru e encontrei dois carros parados na banqueta, de um lado e do outro, ambos com os pneus estourados. Isso para eles não colidirem de frente, tiveram que se virar nos 30… Isso é precário a situação desse trecho, mais somos nós os culpados disso tudo.

.
Onde estão os VEREADORES… Que falam pelo povo?!
Onde está o VICE-PREFEITO que fala pelo povo?!
Onde está o PREFEITO que fala pelo povo?!
Onde está o nosso ESTADUAL QUE FALA PELA REGIÃO?!
O nosso FEDERAL, ONDE ESTÁ?!

.

Perdoem-me, mas são políticos daquilo que o GATO ENTERRA.

.

Isso é normal, um jogar para o outro e colocar a culpa nos outros. Eu acho que não custava nada uma mobilização municipal pra tentar tapar pelo menos os buracos… ÔPA, DESCULPEM, não é ano de eleição municipal…

.

O que fico mais indignado é que depois mandam um representante do poder público no velório da vítima, com coroas de flores e suas condolências…”

.

Welber Silva


Containers em via pública causam transtornos a motoristas e pedestres no Bairro São Cristóvão

Foto: Thonny Hill.

Na tarde de ontem (22), nossa equipe recebeu a denúncia de moradores da Rua Manoel Viturino, de que dois containers, deixados para conserto e que estão em via pública há mais de 30 dias, já provocam transtornos aos moradores das proximidades.

 

De acordo com alguns deles, o fato dos containers estarem abertos podem fazer com que acabem sendo utilizados como esconderijo para criminosos e também causam a diminuição do espaço destinado aos motoristas, já que a rua serve de travessia para dois pontos principais de veículos: as avenidas 29 de Dezembro e Teonilo Silvestre.

 

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para deixar o órgão a par do caso e obtivemos a resposta de que o proprietário da oficina, encarregada de consertar os containers (que são do município de São Caetano) foi notificado e que tem o prazo de seis dias (a partir de ontem) para promover a retirada dos mesmos da via.

 

Caso não cumpra a determinação, de acordo com o Comandante Martins, da Guarda Civil Municipal, o proprietário poderá ser multado e os containers deverão ser retirados do local com auxílio de reboque.

 

Voltaremos ao local após o prazo estipulado para verificar se o problema foi resolvido.


Zé Elias solicita calçamento na Rua Osvaldo Rabelo, no Bairro Malaquias Cardoso

.

Pensando no bem-estar da população, o vereador Zé Elias (PTB) solicitou, junto ao Poder Municipal, para que seja realizado o calçamento na Rua Deputado Osvaldo Rabelo, onde fica localizado o SESI, no Malaquias Cardoso.

“Com mais esse pedido, mostramos que estamos atuando e buscando ainda mais soluções para a população de nosso município. Espero que o poder municipal atenda a mais esta nossa solicitação e continue a exercer o seu trabalho que é melhorar a vida de nossa população”, frisou.

 

Informações da Assessoria. 

Moradores da Favelinha Pedra Branca sofrem com a falta de água que deveria ser ofertada pela Prefeitura

Segundo moradores, falta de água há quase 15 dias obriga moradores a tirar água do açude da manhosa, manancial que enfrenta problemas com dejetos ali descartados. Foto: Thonny Hill.

Na manhã desta quarta-feira (23), nossa equipe foi até a favelinha Pedra Branca, que fica localizada após o Bairro do Santo Agostinho, para apurar uma denúncia sobre a falta de água que deveria ser ofertada aos moradores.

 

De acordo com eles, cerca de 80 famílias dependem da água que é distribuída, de duas a três vezes por semana, em caminhões-pipa de responsabilidade da Prefeitura Municipal, mas que, segundo eles, há quase 15 dias que isso não acontece.

 

Uma das pessoas que vivem no local, a senhora Adelma Santana dos Santos, falou sobre as dificuldades que vem enfrentando com a falta do serviço.

 

“A prefeitura não está mais trazendo água pra cá e a situação está ficando cada vez mais difícil. Aqui nós temos três caixas de água, mas uma delas está quebrada e antes só colocavam em duas. Já falamos com a prefeitura, com o vereador Deomedes Brito (PT) e, na falta, estamos tirando água do açude da manhosa, que todos sabem como é poluída, mas não temos outra solução”, frisou.

 

Logo após a entrevista, presenciamos uma ligação feita pelo Coronel Donizete, subsecretário da pasta de Defesa Social e Mobilidade Urbana, para relatar a secretaria de Serviços Públicos sobre o que estava acontecendo.

 

De acordo com o que foi dito, a dificuldade esta na quantidade de caminhões que é liberada pela Compesa para a prefeitura, dois por dia, mas que a falta de água naquela localidade será resolvida até a próxima sexta-feira (25).

 

Nossa equipe voltará ao local para verificar se a falta de água foi solucionada.


Inscrições para o 6º MTB do Trabalhador encerram nesta sexta-feira

Edição de 2013 contou com quase 200 inscritos e a expectativa é superar esse número. Fotos: Alvino Neto

Para você que gosta de aventura em duas rodas, no feriadão de 1º de Maio acontecerá a sexta edição do MTB do Trabalhador, evento que reúne os principais ciclistas de Santa Cruz do Capibaribe, da região e também de outros estados do nordeste.

 

De acordo com o organizador do evento, Fernando Lagosta, esta edição tem promessa de superar a quantidade de inscritos da edição anterior realizada no ano passado, onde são esperados mais de 200 competidores.

.

.

Serão distribuídos mais de R$ 15 mil em prêmios, incluindo uma moto zero km para o campeão geral da prova, que terá três etapas de acordo com as faixas etárias, sendo, respectivamente, 35 km, 50 km e a principal com 70 km de percurso, que terá trilhas com obstáculos como areia, pedras, grandes subidas e ladeiras, além de um trecho em asfalto.

.

.

Os competidores terão três pontos de apoio durante o percurso, para reidratação e alimentação, além de suporte com ambulância da equipe de bombeiros civis, além de fiscais, guardas civis municipais e efetivo policial.

 

As inscrições se encerram nesta sexta-feira (25) e, para se inscrever ou obter mais informações, basta acessar o site www.mtbdotrabalhador.com e preencher a ficha de inscrição.


Compartilhe sua foto na fan page da Revista Capibaribe

 

A nova revista de Santa Cruz do Capibaribe está disponibilizando em sua fan page fotos das mais de 1.500 pessoas que passaram pelo stand da revista, instalado no Circo Marcos Frota Show.

Para retirar sua foto visite e compartilhe a página da Revista Capibaribe no Facebook.

 

facebook.com/revistacapibaribe

 

 #felicidade!

 


Diretoria de Esportes faz distribuição de cestas básicas para famílias carentes de Santa Cruz do Capibaribe

Famílias de duas das principais favelas do município receberam os donativos. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta quarta-feira (23), a equipe do blog acompanhou a distribuição de 40 cestas básicas para famílias carentes que residem nas favelas Beira Rio (nas imediações do Mercado Público Municipal – Bairro São Cristóvão) e Pedra Branca (que fica após o Bairro Santo Agostinho e próxima ao Bairro do Acauã).

.

.

A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Esportes de Santa Cruz do Capibaribe, com o apoio da Guarda Civil Municipal.

.

Coronel Donizette e agentes da GCM prestaram seus apoios na distribução dos donativos.

.

De acordo com o diretor de esportes, Rubens Monteiro, os alimentos foram arrecadados com as 12 equipes que participaram do Campeonato dos Sítios e foram arrecadadas mais de meia tonelada de donativos.

 

Da favela Beira Rio, 12 famílias foram contempladas e o restante das cestas (28), foram distribuídas com moradores da Favela Pedra Branca.

“Foi uma ação que nos encheu de orgulho com as doações a essas famílias. Queremos agradecer a todas as 12 equipes que participaram do torneio e a próxima ação solidária será após a Copa do Mundo, onde realizaremos o Campeonato das Cidades, durante o mês de julho. Com certeza, a arrecadação de donativos será muito maior e beneficiaremos mais pessoas”, frisou.

 


Programa Agreste Notícia fez sua estreia na Farol FM

.

Santa Cruz do Capibaribe e região acaba de ganhar mais uma opção para discussão dos temas políticos e outros assuntos que estão em destaque.

 

Estreou na emissora Rádio Farol FM o programa Agreste Notícia, sendo realizado através do estúdio 2 da emissora, que tem alcance superior a 200 municípios de Pernambuco e Paraíba.

 

Comandado pelo blogueiro Sidney Lima e pelo radialista Fernando Amaral, o programa, que discute os assuntos da política, cotidiano, manchetes policiais e outros assuntos, conta com o o apoio do repórter Jabson Nunes e com os comentários de Marcos Antônio.

 

De acordo com o diretor-presidente do Agreste Notícia, Sidney Lima, esse será mais um desafio que com muito entusiasmo e dedicação, terá bons resultados.

 

“Nós iremos utilizar a transparência e imparcialidade nos temas abordados. Apesar de ter sido o primeiro programa, as expectativas foram alcançadas. É claro e evidente que iremos aperfeiçoar ainda mais nossos trabalhos no decorrer das transmissões”, declarou.

 

Dimas Dantas foi o entrevistado de estreia

 

Na estreia, o programa recebeu a presença do vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dimas Dantas (PP), que falou sobre vários temas que nortearam a sua conturbada saída do posto de Secretário de Educação e, inclusive, sobre sua relação com o prefeito Edson Vieira.

Ernesto Maia é o convidado desta quinta-feira

 

Já está agendada para amanhã (24), a presença do vereador Ernesto Maia (PSL), que responderá as perguntas da equipe do Agreste Notícia.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, pelas ondas da 90,5 MHz.

 

A equipe do Blog do Ney Lima deseja toda sorte e sucesso aos amigos de imprensa.


Escola Dinâmica entregou donativos para instituições carentes de Santa Cruz do Capibaribe

.

A Escola Dinâmica realizou desde o início do mês de abril a campanha “A verdadeira Páscoa tem sabor de solidariedade”. Durante o período da campanha, a escola arrecadou alimentos, brinquedos e roupas para serem doadas a algumas instituições carentes de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na última quarta-feira, dia 16 de abril, a Escola Dinâmica realizou a entrega dos donativos. Uma equipe de alunos acompanhada por membros da secretaria da escola visitou a creche Olavo Bilac e ao Lar do Idoso Irmã Dulce, instituições selecionadas para receberem as doações adquiridas pela campanha.

.

.

.O gesto de solidariedade foi um sucesso, a campanha foi parte integrante das comemorações da Páscoa na escola. A iniciativa contou com a participação de alunos, professores e pais da escola, que irmanados conseguiram arrecadar uma grande quantidade de donativos.

 

Durante a entrega, a equipe da escola pôde conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições, uma triste realidade existente por esse imenso país à fora. Na ocasião, os alunos estavam muito felizes ao entregarem os brinquedos e roupinhas a creche Olavo Bilac, localizada no bairro da Cohab, e que atende uma quantidade de quase cem crianças, segundo a senhora Dona Dezinha, uma das responsáveis pela creche.

 

Já no Lar do Idoso Irmã Dulce, a emoção tomou conta da equipe Dinâmica ao visitar as acomodações dos idosos e conferir de perto a situação complicada de muitos deles. Além de roupas e alimentos, a equipe levou muito carinho e atenção para os idosos. Um momento que deixou fortes imagens marcadas na mente e no coração dos alunos e fez todos refletirem sobre a importância da solidariedade tanto para quem pratica como quem recebe.
O Lar do Idoso Irmã Dulce fica localizado no Sítio Barrinha em Santa Cruz do Capibaribe. A instituição merece mais atenção da sociedade, dos governantes e de órgãos públicos para que possa oferecer uma melhor estrutura aos mais de quarenta idosos residentes no local.

.

Ações como essas são de extrema importância para a sociedade como um todo, pois proporcionam momentos que colaboram para a construção da verdadeira cidadania.

.

.

Informações da Assessoria.

Buracos causam duas mortes na PE-160

 

Veículo completamente destruído mostra a tamanha violência do  acidente. Fotos: Fernando Lagosta.

Na madrugada desta quarta-feira (23), por volta das 2h, mais um acidente grave na PE-160 resultou em duas mortes.

 

De acordo com as informações, Elio Santos da Silva (29 anos) e Jatanael Monteiro da Silva (21 anos), ambos residentes em Toritama, estavam em uma caminhonete (modelo Hilux, de cor preta e placas EEY 7240, de Toritama) que vinha sentido distrito de Pão de Açúcar/Santa Cruz do Capibaribe.

 

Ao tentar desviar de buracos na PE-160, no trecho próximo ao Haras Xô Boi, o motorista perdeu o controle e acabou colidindo em um ônibus (de placas EDZ 7068) que vinha na faixa contrária e capotou diversas vezes.

Trecho repleto de buracos contribuiu para o acidente.

.

Elio, que dirigia a Hilux, morreu no local do acidente.

Das duas vítimas, uma morreu no local do acidente e a outra chegou a ser socorrida por uma unidade do Samu, mas também morreu.

 

De acordo com o tenente Olivaldo, da Polícia Militar, a caminhonete, possivelmente, estaria em alta velocidade, fato que, somado as condições precárias da via, são os principais fatores para mais esta tragédia.

 

Os corpos das vítimas foram conduzidos para o IML da cidade de Caruaru.


Ironia de ator global com camisa comprada em Santa Cruz do Capibaribe é destaque na UOL

 

 

 

 

A postagem irônica do ator global Juliano Cazarré sobre uma camisa comprada em Santa Cruz do Capibaribe foi publicada no Blog Social1, que faz parte do conteúdo da UOL.

 

A polêmica começou no início da noite desta terça-feira (22), após divulgação no Blog do Ney Lima e nas redes sociais.

 

Logo depois da polêmica o ator mudou a publicação e pediu desculpas.

 

 


Falha em sistema prorroga o prazo para as inscrições da CNH Popular

 

As inscrições do Programa Carteira Nacional de Habilitação Popular (CNH Popular) estava programa para encerrar na noite desta segunda-feira (21). Porém, um acidente ocorreu na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), que afetou um dos computadores centrais ao qual está ligado o sistema de inscrições do Programa CNH Popular do Detran-PE.

 

Devido a este problema, as inscrições foram prorrogadas até a meia-noite do próximo domingo (27) e deverá ser feita exclusivamente pelo site do Detran-PE.

 

Para acessar a página do Detran-PE contendo as seções de inscrições, alteração de dados e informações, basta clicar AQUI.

 

Já para informações complementares do programa, basta clicar AQUI.


Ação social de Páscoa realizada pela Fúria Jovem beneficia crianças carentes

 

 

A torcida Fúria Jovem do Ypiranga realizou no último domingo (20), uma ação social que favoreceu cerca de 300 crianças de diversos bairros do município de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Denominada de “Ação Social da Páscoa”, a campanha beneficiou crianças dos bairros Rio Verde, São Cristovão e Santo Agostinho.

 

 

De acordo com o presidente da Torcida Igor Henrique, o mesmo destacou a alegria de realizar mais uma campanha solidária

 

“Foi sucesso total nossa ação social da Páscoa, o mais gratificante pra mim foi ver o sorriso de cada criança daquela recebendo seu ovo de chocolate, queria agradecer a todos os membros de nossa torcida que ajudaram direto ou indiretamente. Valeu mesmo galera, é assim que se faz. Ajudar a quem precisa sempre”, finalizou.

 

 

A Fúria Jovem do Ypiranga, é uma das maiores torcidas organizadas do Interior Pernambucano. No próximo mês de maio acontecerá a festa de 15 anos de existência. Atualmente, a “Fúria” possui aproximadamente 400 componentes.


Santa Cruz sediará concurso em conscientização da diversidade sexual e o combate a homofobia

 

Nesta sexta-feira (25), Santa Cruz do Capibaribe fará parte das políticas de combate à homofobia no estado, através do concurso “Diversidade em Cena: O orgulho de sermos quem somos nos levará mais além”.

 

O concurso será realizado no Teatro Municipal, onde os inscritos poderão concorrer, através de atividades artísticas, temas voltados para o orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

 

Serão julgados os critérios de interação com o público, originalidade, criatividade e interação ao tema proposto.

 

Ainda restam vagas para concorrer no concurso, onde os interessados devem procurar Alex Cazuza, pelo telefone (81) 9914-0509.

 

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal, do programa Pacto pela Vida e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado.

 

O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

 

.


Inscrições para o programa CNH Popular terminam nesta segunda-feira

 

Encerra-se na noite desta segunda-feira (21) o período de inscrições para o Programa CNH Popular, iniciativa do Governo do Estado que oferece carteiras de habilitação gratuitas para diversos segmentos sociais, incluindo-se aqui todas as etapas para adquirir o documento como aulas práticas e teóricas.

 

Podem ser beneficiados pessoas que estejam em programas como o Bolsa Família e Chapéu de Palha, os egressos do sistema penitenciário, desempregados, alunos da rede pública e os trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários mínimos, além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.

 

Os inscritos para primeira habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e CPF, comprovar domicílio em Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Só em Santa Cruz do Capibaribe, no ano de 2013, cerca de 80 pessoas foram contempladas com o programa.

 

Para acessar a página do Detran/PE contendo as seções de inscrições, alteração de dados e informações, basta clicar AQUI.

 

Já para informações complementares do programa, basta clicar AQUI.


abr
20.

Buracos na PE-160 provocam mais um acidente na entrada da Capital da Moda

Fotos: Fernando Lagosta.

Aconteceu um acidente neste sábado (19) na PE-160, em uma curva próxima ao Parque de Vaquejadas “Xô Boi”.

 

O condutor caiu em um dos buracos localizados na via. Na ocasião, o mesmo perdeu o controle e o veículo saiu da pista, caindo em uma ribanceira e por pouco o veículo não capotou.

 

 

Outro problema ocasionado foi um dos pneus do veículo que estourou. No veículo haviam quatro ocupantes, dentre eles, dois menores que não portavam documentação. O condutor foi identificado por Ronaldo de Lima (22 anos) e Joelson Caitano da Silva (21), todos residentes na cidade de Porto Calvo – AL.

 

De todos os ocupantes, apenas Joelson ficou levemente lesionado e em seguida encaminhado ao Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe em uma ambulância do próprio hospital, já que o SAMU da cidade, segundo informações, se encontrava em outra ocorrência.

 

 

No local, já aconteceram vários acidentes, inclusive com vítimas fatais, as marcas deixadas no meio fio da pista comprovam.


Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima terça-feira

 

 

Seguindo o calendário nacional, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, dará início na próxima terça-feira (22), nos seus 18 PSF’s e na Policlínica Valter Aragão, a aplicação das dosagens da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) de 2014.

 

A campanha com duração de 22 de abril a 09 de maio ou assim que atingir a meta, terá seu dia D, Dia Nacional de Vacinação, no sábado, 26 de abril, no qual as pessoas serão vacinadas das 8h às 16h, em todos os locais de vacinação da campanha (PSF’s e Policlínica Valter Aragão).

 

Nesta edição, além de indivíduos a partir dos 60 anos (principais alvos da imunização), serão vacinados os trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 40 dias pós-parto), e haverá um acréscimo de faixa etária, crianças serão vacinadas a partir dos 6 meses e abaixo de 5 anos.

 

A Coordenadora Municipal de Imunização, Fabrícia Neves, pede que as mães procurem vacinar seus filhos o mais rápido possível. “É muito importante que as mamães iniciem a vacinação das suas crianças o mais rápido possível, pois irão deixá-las imunes contra a gripe em uma campanha que se expandiu e além de imunizar os idosos, também deixará as crianças protegidas”, enfatizou.

 

Informações da Assessoria.

Morre o radialista Jota Jota

 

 

Foto: Jairo Gomes (arquivo)

 

Santa Cruz do Capibaribe perdeu mais um comunicador. Na madrugada deste sábado (19), morreu o radialista Jota Jota.

 

Nos últimos meses, o radialista vinha tendo complicações de saúde, sendo hospitalizado diversas vezes com infecções.

 

Nos últimos dias, Jota teve seu quadro agravado, vindo a falecer devido a um quadro de hemorragia interna e infecção generalizada.

 

José Inaldo da Silva era solteiro e passou a residir em Santa Cruz do Capibaribe a partir do convite de Jason Lagos para integrar o quadro de locutores da Rádio Polo FM, onde apresentou os programas Mistura Nordestina e Clube da insônia. Em 2013, passou a fazer parte da Rádio Comunidade FM, mantendo ouvintes fieis durante as madrugadas.

 

 

 

.

 

 

“Esse amigo de vocês, Jota Jota.”

 

.

 

.

 


Mais um acidente é registrado em Santa Cruz do Capibaribe e motoristas envolvidos fogem do local da ocorrência

 Depois do acidente, motoristas fugiram abandonando seus veículos. Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 15h30, mais um acidente de trânsito foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe, envolvendo dois veículos.

 

O fato aconteceu na Avenida Padre Zuzinha (Centro), próximo à ponte que dá acesso ao distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus.

 

De acordo com as informações de algumas testemunhas, o carro de passeio (modelo Gol “bola”, de cor branca e placas KGG-7202, de São bento do Una/PE) colidiu com uma moto (modelo Honda CG Fan, de cor preta e placa KKS 4418, de Recife/PE).

 

.

.

O fato que chamou a atenção foi que os dois motoristas envolvidos na ocorrência, que não foram identificados, se evadiram do local do acidente e o mais espantoso: o motorista da moto ainda tentou esconder o veículo em um terreno próximo, onde ficam acondicionadas bancas de madeira usadas na feira livre.

 

A Guarda Municipal se dirigiu até o local da ocorrência e foi a busca de colher mais informações sobre o fato.

 

Testemunhas ainda relataram que o motorista da moto seguiu em direção ao distrito de São Domingos, com um ferimento no rosto e com sinais de embriaguez.

 

Já o motorista do gol teria fugido por não ter carteira de habilitação e estar com o veículo atrasado.

 

Até o fechamento desta matéria, por volta das 16h30, a moto foi conduzida para a sede da Sispol e o carro ainda estava no local, para ser guinchado.

 

Com o impacto, possivelmente o condutor da moto foi arremessado contra o vidro do gol.

A expectativa é que a ocorrência seja, de fato, esclarecida e os motoristas identificados após serem obtidas as imagens de uma câmera do sistema de monitoramento da prefeitura, que está posicionada a poucos metros antes da colisão.

 

A Policlínica de São Domingos e o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe chegaram a ser contatados pelos CGMs, mas ninguém havia dado entrada por esse acidente.

 

Vários curiosos tentavam entender o que havia acontecido no local.

Acidente na Avenida Padre Zuzinha resulta em dois feridos na noite de quarta-feira

Casal foi socorrido por duas unidades do Samu local.

Na noite desta quarta-feira (16), mais um acidente foi registrado no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com as informações, um casal que estava em uma moto (modelo Honda Pop, de cor vermelha e placa PFP 8660) quando colidiu em um dos toneis de sinalização utilizados pela Prefeitura Municipal para indicar ruas que estão isoladas devido a reparos e outras de calçamento/saneamento.

Tonel foi retirado do local do acidente por Guardas Municipais.

O Samu chegou a ser acionado e o casal foi encaminhado para o Hospital Municipal.


Com informações do blog da Andreza Lima.

Ação conjunta entre Câmara e Prefeitura realiza pavimentação na rua Mãezinha Félix

.

A rua Mãezinha Felix, no bairro São Jorge, recebeu na noite desta quarta-feira (16) o anúncio de pavimentação, uma obra que vai melhorar as condições de mobilidade dos moradores, e beneficia mais de 60 famílias diretamente. A obra é uma ação conjunta da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Serão mais de 600 metros quadrados de calçamento, e os trabalhos já iniciam na manhã desta quinta-feira (17) com a avaliação do solo e inserção do meio-fio, tem um prazo de 30 dias para conclusão com inauguração prevista para o início de junho. De acordo com o presidente da casa José Vieira de Araújo, Junior Gomes (PSB), a obra é um pleito antigo da comunidade.

 

“Mais uma ação de integração entre Câmara e Prefeitura, e o atendimento de uma solicitação da comunidade. Essa rua é emblemática, onde inúmeros prefeitos e presidentes de Câmara diziam que fariam, promessas foram feitas e nunca cumpridas. Hoje, podemos dizer que estamos contribuindo para a realização de um sonho dos moradores”, disse.

 

Já o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) a obra foi uma prioridade no programa de pavimentação que já contemplou diversas localidades do município. “Este calçamento não foi realizado antes por não ter sido prioridade em outras gestões. Esta rua é uma ação conjunta, que procuramos assim proporcionar dias melhores sem custo algum para os moradores. Estamos fazendo nossa parte e pedimos à população que colabore com a questão do tempo necessário para a cura do calçamento”, relatou o prefeito.

 

Já foram contempladas em ações conjuntas as ruas José Ronaldo Aragão e Boa Ventura Vieira (Dona Dom), além da José Francelino Aragão Filho, no Bela Vista, e parte da Maria Francisca Ramos no bairro São Miguel.

 

Informações da Assessoria.

abr
17.

Iniciado “tapa-buracos” na PE-160

.

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) concedeu entrevista ao programa “Nordeste em Foco” desta quarta-feira (16) e falou do início da operação “tapa-buracos” no trecho da PE-160 que liga o distrito norte-taquaritinguense de Pão de Açúcar a Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Há alguns dias vínhamos trabalhando nos bastidores para que esse serviço tivesse inicio o quanto antes. O piso estava em péssima condição e o serviço era necessário”, afirmou.

 

O deputado falou também sobre a obra da duplicação da PE-160, prevista para começar nas próximas semanas. “A previsão é de que a empresa vencedora da licitação monte o alojamento dos trabalhadores já no próximo mês e depois disso terão início as obras, que nós tanto esperamos e que o nosso povo merece”, falou o deputado.

 

Informações da Assessoria.

Pernambuco tem sua primeira Usina Asfáltica municipal, mas na cidade de Arcoverde

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Arcoverde.

Sempre quando se fala no termo “Usina Asfáltica”, o caso ganha proporções grandiosas em Santa Cruz do Capibaribe, com troca de farpas pelos principais membros dos dois grupos políticos predominantes no município.

 

Mas para alegria de alguns e frustração da maioria dos que residem em Santa Cruz do Capibaribe, ela existe e estará em funcionamento na cidade sertaneja de Arcoverde.

 

Na tarde da última quarta-feira (09), a prefeitura local fez um desfile em carro aberto com as novas máquinas (a usina, a vibroacabadora e o rolo compactador), adquiridas com recursos próprios na bagatela de R$ 1,53 milhão, que servirá para produzir o asfalto que será utilizado em ruas e avenidas daquele município.

 

De acordo com a assessoria da prefeitura local, as máquinas já começaram a ser instaladas e, a previsão é que a operação das mesmas já comece no fim do mês de maio, já com trecho definido para pavimentação com Concreto Betuminoso Usinada à Quente – CBUQ; este tipo de material tem maior durabilidade em relação ao asfalto frio.

 

O fato que chama a atenção e que uma cidade como Arcoverde, que tem um potencial econômico muito menor que Santa Cruz do Capibaribe, consiga ter tal equipamento sem precisar “mendigar” por emendas ou outros recursos estaduais ou federais para esta finalidade.


Acidente envolvendo três veículos acontece na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

Apesar da gravidade do fato e do alto fluxo de veículos, ninguém ficou ferido.

No fim da manhã desta terça-feira (15), por volta de 12h, um acidente envolvendo três veículos (um ônibus escolar e dois carros de passeio) aconteceu na chegada/saída de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O local do fato, mais precisamente, após a curva conhecida como a Volta do Serrote, próximo ao Motel Villas.

 

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, o ônibus (com faixas de transporte escolar, mas sem confirmação de que presta serviços ao município) estava sendo rebocado por outro veículo quando se soltou, fazendo com que outros dois veículos que vinham atrás, colidissem.

 

Apesar da aparente gravidade da situação, ninguém ficou ferido. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local para tentar organizar o trânsito, cujo congestionamento se deu até as proximidades do Moda Center Santa Cruz.


Sem socorro, cavalo agoniza por quase três dias as margens da BR-104


     Cavalo ainda estava vivo, mesmo após  quase três dias de sofrimento. Vídeo: Neilson França / Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta terça-feira (15), nossa equipe acompanhou o trabalho desempenhado por duas pessoas, um comerciante e um veterinário, para, em um gesto de solidariedade, pudessem por fim ao sofrimento de um cavalo que fora atropelado na BR-104 no último sábado (12), próximo ao município de Toritama.

 

Acidentes envolvendo veículos e animais soltos em rodovias são cada vez mais comuns que, na maioria das vezes, são causados por influência direta da falta de responsabilidade de seus donos que abandonam os animais ou os criam soltos nas proximidades de locais com grande movimentação de veículos.

 

A vítima, nesse caso, não foi o ser humano, mas o animal, que passou os últimos dois dias e meio em situação de sofrimento, com lesões múltiplas pelo corpo, sem água ou comida, sem poder se levantar, agonizando perante a omissão das autoridades.

. Momento em que o cavalo foi sedado, para ser sacrificado sem dor.

Entenda o caso:

 

De acordo com o comerciante Neilton França, o acidente envolvendo uma Van não identificada e o animal aconteceu por volta das 19h do sábado. O motorista da van (também não identificado) se evadiu do local e Neilton, que ajudou a sinalizar a pista e a retirar o cavalo, ligou para a Polícia Rodoviária Federal para que a mesma assumisse a ocorrência, perante a situação de risco para outros motoristas.

 

Com a chegada dos policiais, o comerciante decidiu ir embora para Santa Cruz, vendo seu dever cumprido. Já na segunda-feira (14), já no fim da tarde, ao regressar da feira de Caruaru, Neilton decidiu parar o carro exatamente no local do acidente, quando se deparou com o animal ainda vivo.

 

“Quando eu olhei, vi o animal lá sofrendo, se debatendo, com fome, com sede… Eu fiquei chocado com aquela cena. Não pude fazer nada de imediato, regressei a Santa Cruz, procurei algum recurso, enfim… Quando cheguei aqui na terça-feira, por volta de 5h, o animal estava vivo… Coloquei algum capim para ele comer aqui, mas fica aqui a pergunta: a quem compete quando algo assim acontece, seja levar o animal… Só sei que eu fiquei muito triste, uma cena muito dolorosa”, frisou.

 

Após ver a cena mais uma vez, Neilton foi a busca de veterinários para que pudessem fazer algo pelo cavalo, mas depois de receber a negativa de vários profissionais, um deles se sensibilizou com a situação e foi ao local para realizar a eutanásia do animal, que estava sem qualquer chance de se recuperar, de acordo com Dr. Cleber Moreira.

 

Para veterinário, houve omissão por parte da PRF

 

O veterinário afirmou que o cavalo, além de feridas por todo o corpo, estava com uma grave hemorragia auricular (no ouvido) e com uma lesão no sistema nervoso central (responsável pelos movimentos e manutenção das funções vitais), causada pelo acidente. O veterinário chegou a afirmar que caberia a PRF ter notificado a prefeitura de Caruaru para que o mesmo fosse removido pelo departamento responsável ou ser sacrificado ali mesmo, para não prolongar ainda mais o sofrimento.

 

“Ele ficou o final de semana exposto à insolação, a chuva, a fome, a sede e causou uma tremenda tristeza por parte das pessoas que passavam e viam a cena aqui na margem da BR, vendo ele em pleno sofrimento e sem ninguém da autoridade pública para dar providência. Graças a Deus, uma pessoa da sociedade se comoveu, nos solicitou e viemos fazer aqui a eutanásia”, frisou.

 

De acordo com o veterinário, a PRF é a responsável por recolher animais que estão soltos nessas vias e notificar as autoridades no município para destinarem um local para os mesmos, fato que não foi realizado pelos policiais.

 

Já Neilson chegou a ligar hoje para a central de atendimento da PRF, que negou ser de sua responsabilidade avisar aos órgãos municipais competentes.

 

O que diz a Lei nesses casos

 

Em artigo publicado pelo advogado piauiense  Alexandre Herculano Viçosa, a discussão sobre responsabilidades nesse tipo de ocorrência é muito ampla, mas que o fato merece destaque, inclusive por omissão por parte do Estado.

 

“É indiscutível o dever do Estado em propiciar segurança nas vias públicas. Tanto é assim que o Poder Público dos municípios geralmente mantém órgãos que efetuam trabalho de “carrocinha” (órgãos de controle de zoonoses, relativos à saúde pública), recolhendo cães e gatos das ruas. A Polícia Rodoviária Federal, além de veículos possantes para a fiscalização das rodovias, também possui em sua frota caminhões do tipo “boiadeiro”, para coleta de animais livres, como jegues e burros. Caprinos e suínos, outros bastante comuns nas estradas, geralmente pertencem a particulares, mas também são passíveis de recolhimento. São vários os julgados do STJ sobre acidentes causados por animais sem dono, todos pela responsabilidade subjetiva por omissão”, conclui o texto.

 

Um caso para se levantar a discussão. E você leitor, o que pensa sobre o assunto? Dê sua opinião nos comentários.


Torneio beneficente em prol do Lar dos Idosos será realizado em Santa Cruz do Capibaribe

 

No dia 27 de abril, será realizado o Primeiro Torneio Poliesportivo na Capital da Moda.

 

O evento será beneficente e toda a renda arrecadada será revertida para o Lar do Idosos Irmã Dulce, instituição filantrópica que atende 40 idosos (entre homens e mulheres) do município.

 

Serão realizadas competições entre equipes, que envolverão duas modalidades esportivas: o vôlei de areia e o futebol society.

 

De acordo com Ricardo Gomes, um dos organizadores do torneio, o local das competições será no Centro Esportivo Pele Bronzeada, em Santa Cruz do Capibaribe, com início às 8h.

 

As inscrições, que podem ser feitas tanto pelas equipes de Santa Cruz do Capibaribe como da região, terão preços diferenciados, de acordo com a modalidade escolhida.

 

Para as equipes de futebol, o preço cobrado será R$ 70,00. Já para as duplas de vôlei de areia, o preço será de R$ 30,00.

 

A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos que serão investidos na ampliação do espaço e para os vencedores, haverá premiação seguida de troféus e medalhas.

 

Não fique de fora. Monte sua equipe e participe desse gesto de solidariedade. Para mais informações, é só ligar para os números que estão na publicidade.


Aderindo aos exemplos de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, Vertentes terá pedalada noturna às quintas-feiras

Seguindo o exemplo de ciclistas de Santa Cruz do Capibaribe (foto) e Toritama, Iniciativa saudável já começa a contagiar praticantes em Vertentes. Foto: Arquivo.

Seguindo os benefícios que as “magrelas” podem causar ao ser humano, o município de Vertentes também terá o seu projeto de pedalada noturna, semelhante ao que já acontece com Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

 

A iniciativa será promovida pelo Blog Vertentes Hoje e será voltado para pessoas de todas as idades.

 

Com um percurso de 15 quilômetros, a ideia será executada todas as quintas-feiras e tem, como pano de fundo, o incentivo a atividade física e ao uso de meios de transportes alternativos e não poluentes.

 

De acordo com os organizadores, o projeto “Pedala Vertentes” tem pretensões ambiciosas como firmar parcerias com comerciantes locais para sorteio de brindes, acompanhamento feito por médico e ambulância, além de automóvel de apoio para realização de pequenos reparos e transporte para os ciclistas que, por algum motivo, não conseguirem completar o percurso.

 

A estreia do projeto deve acontecer já nesta quinta-feira (17), às 20h, com saída do pátio de eventos local.


Acidente na PE-90 deixa dois feridos na cidade de Toritama

Vítimas, que não correm risco de morte, foram socorridas pelo Samu e levadas para hospital. Fotos: Blog Vertentes Notícia.

Mais um acidente na PE-90 deixou um saldo de duas pessoas feridas em Toritama.

 

De acordo com as informações, um caminhão (de cor vermelha e placas PFQ-1181, de Limoeiro) vinha em alta velocidade na via quando se chocou com a traseira de uma moto (modelo Honda Bros, de cor preta e placa PGO 7981).

 

Com o impacto, o motoqueiro perdeu o controle e caiu no asfalto, ficando ferido. O acidente é foi mais grave porque o caminhão saiu da pista após perder o controle e acabou se chocando com uma arvore poucos metros adiante.

 

Caminhão só parou porque se chocou com uma árvore. Motorista também ficou ferido.

As duas vítimas, motoqueiro e motorista do caminhão, foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital de Toritama. O fato aconteceu na última sexta-feira (11).

 

Moto ficou completamente retorcida com a violência do impacto.

Homem morre afogado após tentar atravessar barragem em Jataúba

 

Na tarde do último domingo (13), um homem morreu vítima de afogamento na cidade de Jataúba.

 

De acordo com as informações, Egilson Alves da Silva (36 anos) estava bebendo com amigos quando decidiu tomar banho em uma barragem, localizada no Sítio Açucena, zona rural daquele município.

 

Testemunhas relataram que viram a vítima nadando até a parte mais funda e, em seguida, notaram que ele estava se afogando. Uma dessas pessoas, identificada por Daniel, mergulhou e conseguiu retirar a vítima de dentro da água.

 

O Samu chegou a ser acionado, mas ao chegar, constaram que Egilson já estava morto.

 

Policiais civis realizaram o levantamento cadavérico e conduziram o corpo para o IML da cidade de Caruaru.

Foto: Blog Agreste Notícia.

abr
13.

Operação tapa buracos é realizada no perímetro urbano da PE-160

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da secretária de Serviços Públicos está realizando a operação tapa buracos no perímetro urbano da PE-160, os trabalhos iniciaram na noite da última sexta-feira (11). O trabalho tem a finalidade de melhorar o tráfego de veículos no local, como também diminuir os incidentes no trecho urbano da PE-160.

 

“Estamos usando o mesmo material que utilizamos para fazer os briquetes e os tubos de esgotos, um material barato, fácil de trabalhar que nos ajudará neste problema com os buracos da PE-160”, pontuou Francisco Ricardo, Secretário de Serviços Públicos.

 

Informações da Assessoria.

 


Caminhão pipa tomba e por pouco não provoca tragédia em Pão de Açúcar

Caso tivesse descido ladeira abaixo, caminhão poderia atingir casas ou atropelar pessoas que estavam na rua. Fotos: André Barbosa / Blog Pão de Açúcar Net.

Na manhã deste sábado (12), um caminhão pipa tombou na localidade da Serrinha, distrito de Pão de Açúcar) e, por muito pouco, não provocou uma tragédia.

 

De acordo com as informações, o caminhão pipa (modelo conhecido como Mercedinha, de cor amarela), carregado com vários depósitos de água, estava subindo uma rua bastante acentuada quando o motorista, que não foi identificado, perdeu o controle do veículo, que tombou.

.

Mesmo com a aparente gravidade do acidente, ninguém ficou ferido com gravidade.

Por muito pouco, o caminhão não desceu ladeira abaixo, onde atingiria, pelo menos, uma das várias casas do local ou poderia atropelar pessoas que estavam na rua.

 

O motorista teve apenas ferimentos leves e os ajudantes conseguiram sair a tempo antes do caminhão tombar.

 

Com informações do blog Pão de Açúcar Net

abr
11.

Acidente grave envolve três veículos na BR-104

Fotos: Toritama Informa.

Na noite desta quinta-feira (10) foi registrado um grave acidente na BR-104, em que um ônibus da Empresa Caruaruense colidiu na traseira de um veículo Peugeot e na lateral de uma caminhonete.

 

O acidente deixou uma pessoa ferida, além de um enorme estrago em um dos veículos.

 

 

A colisão ocorreu nas proximidades de um posto de gasolina. A equipe do SAMU foi solicitada para prestar os primeiros socorros a vítima e em seguida encaminhada para o Hospital Municipal de Toritama.


Mulheres brejenses se unem em corte de cabelo solidário para amenizar sofrimento de crianças e mulheres com câncer na Paraíba

 Manuela Tavares, Elaine Tavares, Cinthia e Roberta, Élida Tavares, Fernanda Paiva e Renata Costa foram as primeiras a cortar seus cabelos em prol da campanha. Fotos: Blog Estação Notícias BMD.

Motivadas pela solidariedade, um grupo formado por mulheres do município de Brejo da Madre de Deus está contribuindo com uma campanha realizada pela ONG paraibana Fios de Alegria, que atua com um trabalho em conjunto no Hospital Napoleão Laureano (Clique AQUI para visitar o site), na cidade de João Pessoa.

 

O Hospital, que se mantém com doações, é um dos centros de referência no tratamento de câncer naquele estado e a ONG realiza um trabalho de confecção de perucas, que são doadas para crianças e mulheres que perdem os cabelos por conta das sessões de quimioterapia.

 

A autora da iniciativa é a cabeleireira Renata Costa, que viu sua amiga Élida Tavares (também de Brejo, mas residente na capital paraibana) doar seus cabelos e, vendo o exemplo, também aderiu a ideia e convidou mais algumas amigas através do Facebook, que se prontificaram em realizar as doações.

 

De acordo com Renata, mulheres e homens que estiverem interessados em contribuir com a arrecadação de cabelos para a ONG, devem se dirigir ao salão da mesma, que fica localizado na Rua Manoel Borba (em Brejo da Madre de Deus), com corte gratuito.

 

Ainda segundo Renata, Elida virá ao município durante o feriadão de semana santa e ficará encarregada de levar as doações para a ONG ao retornar para João Pessoa.

 

Os cabelos que serão aceitos devem ter, no mínimo, 10 centímetros de comprimento.

 

Com informações do blog Estação Notícias BMD.

Motorista da prefeitura de Jataúba perde controle de veículo e capota na PE-160

 Apesar da gravidade do acidente, motorista não ficou ferido gravemente. Fotos: Blog Jataúba News.

Na noite desta quarta-feira (09), por volta das 21h, mais um acidente aconteceu na PE-160.

 

De acordo com as informações, Roseildo Nascimento (funcionário da prefeitura de Jataúba) seguia pela via de volta ao município quando o motorista de um caminhão, não identificado, vinha no sentido oposto com os faróis altos, atrapalhando sua visão.

 

Roseildo alertou ao caminhoneiro para que baixasse os faróis e, nesse momento, o seu veículo (um Fiat Uno branco, de placas PFA 7818) entrou em uma poça de água na via e perdeu o controle, indo para fora da pista e capotando.

. Motorista mostra o local onde perdeu o controle do veículo.

O motorista sofreu apenas ferimentos leves e, ao sair do carro, conseguiu ligar para amigos e familiares pedindo ajuda, que logo chegou.

 

 


A bela imagem

 

Na foto feita por Tina Lima foi registrado o entardecer em Santa Cruz do Capibaribe em período chuvoso. O sol aparece entre nuvens provocando um belíssimo espetáculo da natureza.

 

 


Problema em saneamento causa transtornos a moradores no Bairro São Cristóvão

 Foto: Fernando Lagosta.

Na manhã desta quinta-feira (10), nossa equipe recebeu a denúncia de que um problema de saneamento, presente na Rua Rogaciano Assis Aragão, no Bairro São Cristóvão, está causando transtorno a moradores.

 

De acordo com as informações, o problema no saneamento existe há meses sem que fosse tomada uma solução para o problema.

 

“Já vi diversos ratos e baratas saindo desse buraco por diversas vezes. Não moro aqui, mas penso que isso pode representar risco a saúde das pessoas”, frisou Maria Josefa, que transita pelo local quase todos os dias.

 .

Nossa equipe voltará ao local em até 15 dias para verificar se providências foram tomadas.


Situação da barragem de Jucazinho é crítica, apontam números da APAC/PE

Fotos: Blog I Surubim.

É crítica à situação enfrentada pela Barragem de Jucazinho, um dos principais reservatórios fornecedores de água para diversas cidades do estado, entre elas Santa Cruz do Capibaribe, através da reversão de suas águas.

 

De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC/PE), o último boletim divulgado nesta terça-feira (08) revela que a barragem está com 26% de sua capacidade de armazenamento.

 

Mesmo com as recentes chuvas, o nível da barragem não subiu significativamente, fator preocupante especialmente para Santa Cruz do Capibaribe, visto que a situação dos principais reservatórios de água para o município ainda não estão em condições plenas de abastecer a demanda necessária ao município.

.

.

A população de Santa Cruz do Capibaribe deve permanecer em estado de alerta e evitar desperdícios em suas residências e procurar a Compesa em caso de vazamentos ou canos estourados nas ruas.


Comissão discute projeto de previdência própria  

 

 

Aconteceu durante esta semana na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe mais uma reunião organizada pela comissão de finanças e orçamentos. A discussão busca um acordo em torno do projeto de lei, enviada pelo poder executivo, que cria a previdência própria. As reuniões vêm marcando o aperfeiçoamento do projeto, com alterações de acordo com o entendimento da comissão e os servidores.

 

O presidente da comissão, o vereador Afrânio Marques informou que nesta quinta-feira (10), Dr. Osório, elaborador do projeto, retornará a Santa Cruz para rever essas questões das distorções, para encontrar, dentro da lei, uma compensação para os servidores e apresentar o estudo do cálculo atuarial.


Vereadora Jéssyca sinaliza que professores estão felizes com saída de Dimas

 

 

A vereadora Jéssyca Cavalvanti (PTC) sinalizou em uma postagem no Facebook que os professores da rede municipal estão felizes com a saída de Dimas Dantas da Secretaria de Educação do Município.

 

Respondendo ao comentário de uma internauta, Jéssica disse que “não encontrou um só professor lamentando o ocorrido, ao contrário”.

 

A internauta respondeu o comentário afirmando que Jéssyca está se igualando ao estilo brigão do vereador Ernesto Maia e se desculpou por não poder nem ao menos expressar sua opinião.

 

 


SAMU de Santa Cruz do Capibaribe recebe capacitação para uso da motolância

 

 

A equipe composta por sete condutores do SAMU regional de Santa Cruz do Capibaribe participou de capacitação para utilizar o sistema de motolância (serviço de atendimento de emergência com motocicleta) que em breve será implantado no município.

 

A capacitação ministrada pelo Primeiro Sargento do Corpo de Bombeiros, Alberto Arruda, que já formou turmas de motolância em cidades da região como Caruaru e Gravatá e socorrista em Belo Jardim, Tacaimbó, Pesqueira, Garanhuns e Jurema. O trabalho consiste em repassar aos alunos conhecimento da parte teórica do serviço de socorro pré-hospitalar e aulas práticas no uso da motocicleta com eficiência e agilidade, dentro do Código Nacional de Trânsito.

 

Segundo Alberto Arruda, além de socorrista, o condutor da motolância precisa ser bom condutor e técnico em enfermagem, pois vai realizar o primeiro contato com a vítima em situação de acidente fazendo a abordagem, as avaliações primária e secundária, a estabilização e preparo para o transporte na viatura, caso seja necessário.

 

 

“A motolância é um serviço profissional e especializado que visa agilizar o socorro, uma vez que a condução vai ser mais rápida, o trajeto vai ser feito em menor tempo e com o atendimento desse profissional, a vítima vai ganhar um tempo resposta bem mais ágil em seu socorro”, frisou o palestrante.

 

O secretário de Saúde Breno Feitoza enfatizou o destravamento de mais um serviço para a população. “Estamos prestando conta de mais um dever cumprido, desde 2009 o município tinha uma moto que nunca tinha sido utilizada nem habilitada junto ao Ministério da Saúde e que, caso não tomássemos as providências, perderíamos a motolância que tem uma função primordial no tempo resposta do atendimento”, ressaltou Breno.

 

“Encontramos uma série de dificuldades, porém conseguimos a liberação para emplacar a moto e hoje com a capacitação, estamos finalizamos esse processo e em breve, além das duas viaturas, teremos mais um equipamento que atenderá a população”, finalizou.


Informações da Assessoria.

A ausência do poder público

Idoso tapa buracos com cimento na PE-160

 

Fotos: Victor Daniel

 

Uma cena absurda foi registrada na manhã desta terça-feira (08), no perímetro urbano da PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Um idoso foi fotografado pelo leitor Victor Daniel tapando os buracos da rodovia com cimento. De acordo com o leitor, o idoso não pediu nada em troca aos motoristas, mas arriscou a vida em meio ao trânsito com grande fluxo de veículos.

 

Por onde anda o poder público?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Chuvas causam alegria e também diversos transtornos em Vertentes

Diversos pontos em Vertentes ficaram alagados.

Um misto de alegria e tristeza pairou durante a cidade de vertentes durante o início da tarde do último domingo (06).

 

Uma grande chuva, com duração de 30 minutos, serviu para encher um pouco mais os mananciais locais, mas também causou diversos transtornos, especialmente na área urbana daquela localidade.

 

Ruas ficaram alagadas em vários pontos da cidade, fato que, de acordo com a imprensa local, não acontecia há anos.

 

Parte do muro de uma residência também chegou a desabar por causa das chuvas, mas ninguém ficou ferido.

;

.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), só em vertentes choveu 52 mm, quantidade maior a que foi registrada em Santa Cruz do Capibaribe (43 mm em menos de uma hora) e que também causou diversos problemas.

 

Moradores da Rua Bahia (no Bairro Cruz Alta) e proximidades foram os mais atingidos em 17 de fevereiro, com cobertura feita por esse blog (relembre o drama vivenciado pelos moradores, clicando AQUI).

 

Com informações do blog Vertentes Hoje / Fotos: Fernando Barbosa.

Sem previsão de término, obras dos canteiros centrais da PE-160 seguem em marcha lenta após um ano de início

Com pouco mais de 60% de andamento, obras de revitalização dos canteiros para embelezar a via e facilitar o dia a dia de pedestres parece estar longe de um final. Fotos: Fernando Lagosta e Thonny Hill.

Completou na última sexta-feira (04) um ano de início das obras de revitalização dos canteiros centrais da PE-160.

 

Tida uma das primeiras ações prometidas no início do governo pela atual gestão, as obras de revitalização tem cerca de 4km de percurso e deveriam ter sido concluída em apenas 90 dias a partir da data de início dos trabalhos, mas o que se viu ao longo de um ano foram as constantes paralisações e retomadas.

 

De acordo com o projeto original, além da revitalização dos canteiros centrais, os canteiros laterais deveriam passar pelo mesmo processo, assim como estava previsto o plantio de 100 mudas de árvores durante o trajeto.

.

Trecho da matéria publicada em 04 de abril de 2013, em que o prefeito assinou a ordem de serviço para execução e o prazo estipulado para término, que não foi cumprido.

Durante esse período, o blog do Ney Lima contabilizou, pelo menos, quatro paralisações e retomadas, assim como flagrou duas grandes falhas de execução, que obrigaram a obra atrasar ainda mais.

 

A primeira delas foi diagnosticada ainda durante o mês de novembro de 2013, onde a obra sofreu algumas alterações a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e que ainda não foram concluidas.

 

O projeto inicial tinha um espaço entre o canteiro e o asfalto que seria arborizado, porém os técnicos do DNIT informaram que o canteiro deverá ser totalmente preenchido com pedras, evitando assim futuras infiltrações, obrigando assim a Prefeitura a ter que quebrar aquilo que já tinha sido realizado.

 

O assunto foi tema de matéria publicada neste blog (confira a postagem completa clicando AQUI).

. Trecho da matéria publicada em 19 de novembro de 2013.

A falha mais recente se deve as bases de concreto onde eram afixadas as diversas placas publicitárias que ali existiram. Em muitos pontos, os briquetes foram colocados sem a retirada das mesmas, fato que somente após um ano de execução, essas bases começam a ser retiradas.

 Bases onde haviam placas publicitárias só começaram a ser retiradas um ano após o início das obras e obrigou, mais uma vez, o desmanche dos briquetes já colocados em boa parte dos locais.

.

Desníveis na colocação dos briquetes são visíveis, obrigando a retirada dos mesmos mais uma vez.

Para complicar ainda mais o andamento dos trabalhos, as chuvas ocorridas em 17 de fevereiro fizeram com que as máquinas que fabricassem os briquetes para a obra fossem avariadas (confira a matéria completa clicando AQUI) e somente agora novos briquetes começam a chegar às obras .

 Trecho da matéria publicada em 21 de fevereiro de 2014.

Enquanto isso, os trabalhos seguem sem previsão de conclusão e a população, que deveria ser a principal beneficiária, fica a mercê dos transtornos causados.


Caminhonete atropela ciclista na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

 Foto: Fernando Lagosta.

Na tarde desta segunda-feira, mais um acidente foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com as informações, o fato aconteceu nas imediações da entrada para a via de acesso ao loteamento São Miguel. Testemunhas relataram que o ciclista trafegava na parte lateral da avenida quando foi atropelado por uma caminhonete modelo popularmente conhecido “mercedinha” (de cor e placa não anotados).

 

Após o atropelamento, o motorista fugiu sem prestar socorra a vítima. A unidade do Samu esteve no local realizando os primeiros atendimentos e depois conduziu o ciclista até o hospital municipal da cidade.

 

A vítima foi identificada como Jailson (26 anos) e reside no loteamento Arcoverde.


Promotora assume investigações dos casos KMC e Comprove Motos

 

Dra. Bianca Stella Barroso atuou no pedido de afastamento da ex-prefeita da cidade de Bezerros (2012) e no pedido de cassação de dez vereadores em Caruaru (2013)

 

 

 

O Ministério Público em Santa Cruz do Capibaribe tem uma nova representante.

 

A promotora Bianca Stella Barroso assumiu a segunda promotoria da cidade após a saída do promotor Hodir Guerra, que foi transferido no final de 2013 para a cidade de Olinda.

 

Bianca Stella Barroso tornou-se conhecida no estado de Pernambuco por atuar em casos famosos como o afastamento do cargo da ex-prefeita de Bezerros, Christiana Caribé, em 2012, e o pedido de cassação de dez vereadores em Caruaru, em 2013.

 

Em Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Bianca vai assumir as investigações que envolvem o contrato da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe com a empresa KMC, empresa locadora de veículos com endereço supostamente fantasma que teria ligação com o gabinete do deputado Diogo Moraes.

 

Outra ação que será acompanhada pela promotora é o caso da empresa “Comprove Motos”, que foi fechada pela justiça sob acusação de suposta prática de pirâmide financeira. A empresa causou prejuízo a centenas de pessoas.

 

A promotora Bianca Stella Barroso já iniciou suas atividades na cidade, assumindo também o Ministério Público Eleitoral com foco nesta eleição de 2014.


Vereadores de Taquaritinga ameaçam entrar com ação no MP por causa de lixão as margens da BR-104 em Toritama

 Além de crime ambiental, queima no lixão já começa a prejudicar distritos e comunidades próximas. Foto: Junior Albuquerque.

Um problema de saúde pública está, mais uma vez, acirrando os ânimos entre as cidades de Taquaritinga do Norte e Toritama.

 

Trata-se do lixão que fica as margens da BR-104, que há anos tem causado transtornos aos motoristas que se dirigem ou deixam a Capital do Jeans, como também ao meio ambiente e a saúde da população das duas cidades devido a fumaça tóxica provocada pela queima do lixo.

 

De acordo com informações, os vereadores oposicionistas Demar (PSDB) e Jânio Arruda (PSD) estiveram novamente no local para realizar inspeções e, de acordo com os mesmos, as comunidades de Vila Alta, Mangas, Tatus, Vila do Socorro, Arroz e Pão de Açúcar estão sendo prejudicadas com a queima do lixo.

 

Os dois vereadores estão articulando a formação de uma comissão para que todos os vereadores de Taquaritinga entrem com uma ação o quanto antes no Ministério Público, para que o lixão seja interditado até a resolução dos problemas.

 

Ainda não foi informada a data em que os vereadores deverão entrar com a ação no MP.

 

Com informações do Blog de Junior Albuquerque.

Agricultor é conduzido à delegacia por furtar porcos no município de Jataúba

Imagem meramente ilustrativa.

No último sábado (05) a Policia Militar de Jataúba foi solicitada pelo agricultor José Ivan (38 anos) para comparecer na 2ª travessa Padre Cícero no Bairro Matadouro, para averiguar um possível furto a porcos.

 

Ao chegar ao local, foi confirmado pela polícia que Jucivânio José (44 anos) havia furtado os suínos e em seguida encontrados pelo efetivo.

 

O imputado, os animais e a vítima foram encaminhados para a  delegacia de polícia da Terra da Beterraba para que as medidas fossem tomadas.


abr
07.

Conselheiro Tutelar denuncia péssimo estado de conservação de veículo mantido pela Prefeitura Municipal

Pneus carecas e outros problemas podem não só prejudicar os trabalhos, mas colocar vidas em risco. Fotos: Eliel Antônio.

Em postagem publicada em sua rede social, o Conselheiro Tutelar, Eliel Antônio, expôs uma denúncia de que o veículo utilizado por eles para diligencias, que é mantido pela Prefeitura Municipal, está com sérios problemas mecânicos.

 

De acordo com ele, a solicitação para reparos no veículo (modelo Fiat Uno, ano 2010) foi feita há 90 dias, mas que, até o momento nada foi realizado pela Prefeitura.

 

“Esse é o veículo que estamos trabalhando no CONSELHO TUTELAR: 02 pneus carecas, chave de seta (sustentado com um papelzinho), vazando óleo no motor, radiador vazando e assim vamos cumprindo com nossos compromissos”, frisou.

 

Nossa equipe voltará ao Conselho Tutelar em 10 dias para verificar se alguma providência foi tomada.


Igreja Adventista de Santa Cruz do Capibaribe promove o Projeto “Sofá de Descanso” 

Fotos: Marcos Antônio.

Neste sábado (05), desbravadores e Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Santa Cruz do Capibaribe, realizaram o Projeto “Sofá de descanso”, a programação aconteceu na Avenida 29 de Dezembro.

 

 

Na ocasião, os mesmos conscientizaram da importância de viver um dia sem stress, além de colocar um sofá em plena avenida, onde distribuíram livros, ofereceram água e mostraram á população a importância de pararem um pouco do corre-corre da vida e buscarem um pouco de descanso.

 

Todos os desbravadores e jovens enfatizaram também a questão do Sábado como o dia do descanso.


Associação de Moradores da Palestina recebe Tatame para a prática do esporte

 

Fotos: Alisson Oliveira.

Neste sábado (05) aconteceu na sede da Associação de Moradores da Palestina, a inauguração de um tatame, fruto de uma parceria com o poder público de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Estiveram presentes autoridades politicas, sociedade civil organizada entre outros.

 

A jovem Valéria Souza integrante da Associação e professora de teatro, falou da importância desse presente para a comunidade:

 

“Com a chegada desse tatame os trabalhos com artes cênicas que há um bom tempo estamos desenvolvendo, irão acontecer com mais facilidade e agilidade”.

 

O presidente da câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Junior Gomes, falou de seu engajamento como presidente e vereador para que esse projeto pudesse ser concretizado.

 

 

Representando o poder executivo municipal Clarissa Carvalho, em sua fala deixou claro que a prefeitura esta aberta para parcerias como estas, e que atitudes dessa maneira fortalecem toda uma comunidade.

 

O então presidente da Associação de Moradores da Palestina Allisson Oliveira, em seu discurso fez questão de citar partes da história da Associação, em seguida finalizou:

 

“A chegada desse tatame é essencial para que nossas crianças, adolescentes e jovens tenham a oportunidade de praticar esportes como capoeira, taekwondo, Jiu-jitsu entre outros, esse foi apenas mais um passo, pois luta continua no dia-a-dia”, finalizou.


Internauta cearense posta foto inusitada em apoio a protesto feminino contra o estupro e vira sucesso de compartilhamentos na web

 

Está circulando pelo Facebook e sendo compartilhada diversas vezes a imagem de Braulio Bessa Uchoa, criador da Fan Page Nação Nordestina, que aderiu, de maneira inusitada, em apoio ao protesto feminino desencadeado por uma recente pesquisa do IPEA, que apontava que mulheres que mostravam o corpo mereciam serem vítimas de estupro.

 

Inicialmente, a pesquisa apontava que 65% das mulheres que estavam nesse grupo, mereciam ser “punidas” pelo crime hediondo, mas que, mesmo tendo dados corrigidos após erros, ainda é alarmante os 25% que aceitam que violência sexual seja cometida contra essas mulheres.

 

O cearense fez alusão a uma das figuras mais emblemáticas do universo nordestino e usou de vocabulário comum a nossa região, fazendo com que sua foto fosse compartilhada mais de 82000 vezes e ter mais de 5000 curtidas. Além disso, a imagem levanta a questão sobre a atual punição dada a quem pratica esse tipo de crime.

 

E você leitor, o que pensa sobre as atuais punições contra o crime de violência sexual contra as mulheres? Diga sua opinião nos comentários.


Governo do Estado prioriza restauração da BR-104 para aparecer bem para turistas na Semana Santa

 

 

Fotos: Ana Lúcia Bezerra

 

 

O asfalto foi construído a menos de cinco anos

 

 

 

 

 

 

 

O Governo do Estado de Pernambuco tem priorizado a restauração do trecho da BR-104 entre Caruaru e o Trevão do Lampião, que dá acesso à Fazenda Nova, distrito onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo.

 

A intenção do governo é aparecer bem para os turistas que frequentam o teatro.

 

Os trechos duplicados da BR-104 que estão sendo restaurados foram construídos a menos de cinco anos e já apresentam problemas.

 

Enquanto isso…

 

Enquanto isso a rodovia PE-160 que dá acesso ao Moda Center Santa Cruz segue de forma precária. A estrada é utilizada semanalmente por comerciantes do ramo da confecção. Centenas de ônibus vindos de várias partes do país passam pela via.

 

A promessa é que a PE-160 comece a ser duplicada nas próximas semanas, mas até o momento nenhuma obra, nem mesmo uma operação “tapa-buracos” foi realizada no local.

 

 

 

Realidade da PE-160 (Foto: Fernando Lagosta)

Santa Cruz FM comemora seis anos com muito reconhecimento e alegria

 

 

 

 

A Rádio Santa Cruz FM, que opera na frequência de 98,5 Mhz, reunião parceiros e colaboradores para comemorar seus seis anos de existência.

 

A festa aconteceu durante esta sexta-feira (04).

 

Radialistas de diversas emissoras, personalidades públicas e músicos estiveram passando pelo local da festa.

 

Confira as imagens (Fotos: Rony):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Caminhão perde o controle por muito pouco não provoca grave acidente em Toritama

.Caminhão ficou há poucos centímetros de uma das residências.

Na noite desta sexta-feira (04), por muito pouco não acontece um grave acidente na cidade de Toritama.

 

De acordo com as informações, um caminhão pipa trafegava na PE-90 quando perdeu o controle, desceu um barranco de aproximadamente 15 metros de altura e só parou quando entrou em um terreno baldio que fica entre duas residências.

 

No acidente, ninguém ficou ferido, ficando apenas o susto para os moradores que estavam dentro das casas e os prejuízos materiais.

 

Foto e informações: Blog Toritama Informa.

Da Série: Para nossa alegria

 

 

Mulher conta que passou álcool por toda a casa por conta de vírus no pen drive

 

 

 


Fúria Jovem dá exemplo e realiza ação solidária

 

 

 

 

A torcida organizada do Ypiranga, Fúria Jovem, realizou na noite desta quinta-feira (03), uma ação social em áreas carentes de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O sopão foi distribuído a famílias do antigo “Beco da Cracrolândia” e na rua Beira Rio.

 

De acordo com o presidente do torcida Igor Henrique a medida deverá ser realizada outras vezes, inclusive com atos como a doação de sangue.

 

Os alimentos foram adquiridos com recursos da própria torcida.

 

 

 

 


Convenção Rota do Mar

 

 

Foi realizada a 1ª Convenção Rota do Mar para os Faccionistas, evento realizado no Hotel Fazenda Taquaritinga do Norte, contando com a participação do Presidente Arnaldo Xavier, todos os faccionistas, gerentes de produção, setor de PPCP, Comercial, Gestão de Pessoas e com Paula Carvalho (Agente de Mercado do SENAI Santa Cruz), apresentando uma proposta de consultoria na área de gestão de produção para as facções.

 
O Presidente Arnaldo Xavier, iniciou o evento destacando a visão, missão e a cultura da empresa, em seguida, participaram de dinâmicas e palestras que priorizaram a importancia de parceria dos faccionistas com a ROTA DO MAR, para garantir a satisfação de seus clientes. Finalizando as atividades, cada faccionista recebeu um certificado e troféu personalizado, que destacaram os pontos fortes de cada um, como QUALIDADE, PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, INOVAÇÃO e COMPROMETIMENTO.

 

Informações da Assessoria.

Após reforma e ampliação, UBS da Vila de Poço terá sua área triplicada

 

 

A Vila de Poço, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, receberá a Unidade Básica de Saúde reformada com maior ampliação de área, passando de 96,32 m² de tamanho para mais de 260 m².

 

O distrito conta com aproximadamente 4,5 mil habitantes e necessitava de um local adequado para possibilitar uma melhor qualidade no atendimento das pessoas que diariamente procuram a unidade de saúde.

 

A UBS receberá mais de 90 mil reais em investimentos do convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal e em breve, estará totalmente reformada e ampliada para atender as famílias da vila e das localidades vizinhas.

 

 

No período da reforma, a unidade de saúde que conta com a Clínica Geral do Programa Mais Médicos, Drª. Lais dos Reis Souza, uma enfermeira, dentista e auxiliar de enfermagem, estará funcionando na Rua Santo Antônio nº9, na entrada da Vila de Poço Fundo.

 

Para o prefeito Edson Vieira (PSDB), as melhorias na saúde da localidade integram os compromissos assumidos na sua gestão que estão em fase de implantação.

 

“Em pouco mais de um ano de governo, já entregamos uma ambulância 0km para servir a comunidade,  pavimentamos três ruas levando uma melhor qualidade de vida para os moradores daqueles logradouros e em breve, vamos entregar uma UBS totalmente reformada e ampliada para a população”, enfatizou Vieira.

 

Informações da Assessoria.

Em dia de renúncia de Dimas Dantas, prefeitura realiza série de inaugurações

Fotos: Fernando Lagosta.

Nesta quinta-feira (03), dia que marcou a saída do ex-secretário de Educação, Dimas Dantas (PP), a cidade Santa Cruz do Capibaribe recebeu as inaugurações de programas sociais: o Telecentro e a Casa da Cidadania, onde funcionará também o “Projeto Transformar” e os programas “Vida Nova” e “Pernambuco no Batente”.

 

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Edson Vieira (PSDB), além de vereadores e secretários do município.

 

 

Um dos Programas destacados foi o Pernambuco no Batente, onde os jovens dependentes químicos terão a chance de voltarem ao convívio social e serem inseridos no mercado de trabalho. Já o “”Programa Vida Nova” irá trabalhar a prevenção voltada para crianças e jovens.

 

Outro programa destacado foi a Casa da Cidadania, que servirá para que os usuários de drogas tenham atendimento diário com diversos serviços, entre eles o encaminhamento a instituições, banho e alimentação, além de apoio psicológico.

 

 

Foi informado também na ocasião, que o envio do projeto do Programa Bolsa Família Municipal para a Câmara de Vereadores será a próxima ação da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social.

 


Falta de limpeza de área provisória do Calçadão vira alvo de críticas de sulanqueiros

Fotos: Tina Lima.

Na manhã desta quinta-feira (03), nossa equipe recebeu a denúncia de que a área onde fica o terreno provisório do calçadão está repleta de sujeira e lixo.

 

De acordo com informações de sulanqueiros, há duas feiras que o local não é limpo por parte de agentes da prefeitura municipal.

 

Pelas imagens, podemos observar que, em vários pontos, o lixo se acumula em meio às bancas que estão naquela localidade.

.

.

.

Mesmo com a falta de limpeza, vale ressaltar que boa parte dos frequentadores do local, tanto comerciantes quanto clientes, não contribuem para que a quantidade de lixo presente seja menor.

 .

Nossa equipe estará no local na próxima segunda-feira (07) para verificar se providências foram tomadas.


Rua Maurício Lopes da Silva recebe pavimentação e saneamento

 

 

O programa de pavimentação em Santa Cruz do Capibaribe está em andamento calçando e saneando a Rua Maurício Lopes da Silva, Bairro Acauã.

 

“Eu mesmo nem esperava algo ser feito aqui no Acauã, antes tudo quanto era de inseto entrava em nossa casa, era esgoto escorrendo na porta e muita lama. O calçamento e o saneamento são melhorias pra cá, andar pela rua será mais fácil, vai diminuir a lama e melhorar a vida dos moradores de nossa rua”, falou a Dona de casa Maria Helena da Silva.

 

 

Luciano Bezerra, Secretário de Planejamento e Gestão, ressaltou os investimentos em pavimentação na localidade.  “A Rua Maurício Lopes é uma via muito importante, sua pavimentação facilitará o acesso a creche que está sendo construída que vai também atender as demandas da região”, disse.

 

A pavimentação da via é um convênio da prefeitura com o Governo Federal, com o valor orçado em 80 mil reais. A rua Pastor Júlio Leitão, lateral a Maurício Lopes da Silva esta passando pelo mesmo processo, implantação do saneamento e em seguida também receberá o calçamento.


Informações da Assessoria.

Motolância que estava parada no Samu desde 2010 pode operar nos próximos dias

Motolância como essa pode reduzir pela metade o tempo gasto para prestação de primeiros socorros em ocorrências. Foto: Ministério da Saúde.

Na tarde desta quarta-feira (02), nossa equipe obteve informações de que a motolância que estava abandonada na garagem da unidade do Samu de Santa Cruz do Capibaribe, poderá, finalmente, ser disponibilizada para a população.

 

Em conversa com um dos socorristas do Samu, foi dito que o treinamento do socorrista que utilizará do veículo foi concluído ontem (21).

 

Com a conclusão do treinamento, a expectativa é que o veículo, que estava sem utilização desde o ano de 2010, comece a operar nos próximos dias.

 

Motolância promete dar agilidade nos primeiros atendimentos e aumentar chances de sobrevivência de vítimas

 

Uma das vantagens da motolância é a velocidade com que a mesma se desloca entre o trânsito.

 

Um motoqueiro experiente pode chegar a ocorrência, dependendo do local, em três a cinco minutos, prestando assim os primeiros atendimentos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, as motolância devem ter os seguintes equipamentos mínimos:

  • Cilindro de oxigênio de alumínio compatível com o volume do baú de carga ou da mochila própria para transporte (existem vários formatos de tamanhos de cilindros que pode se adaptar ao baú ou mochila de transporte).

  • Colar cervical (P, M, G);

  • Desfibrilador externo automático (DEA);

  • Luvas de procedimento e estéreis;

  • Ataduras, compressas, gazes;

  • Talas de imobilização de diversos tamanhos;

  • Material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos);

  • Material de via aérea básica (cânula de Guedel, máscara de oxigênio com reservatório, cateteres de O2, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório);

  • Estetoscópio e esfigmomanômetro;

  • Oxímetro portátil;

  • Equipamento de proteção individual completo (tanto os itens previstos para a área da saúde quanto os necessários para a segurança na condução de motocicletas).


Depois de perder o controle ao tentar desviar de buracos, mais um acidente ocorre na PE das promessas

Com suspeita de fratura e escoriações, vítima foi conduzida até o hospital local. Foto: Thonny Hill.

Na tarde desta quarta-feira (02), por volta das 14h, mais um acidente foi registrado na PE-160.

 

De acordo com informações de socorristas do Samu e de familiares, Luiz Johnson Alexandre da Silva (idade não informada) trafegava pela via, sentido distrito Pão de Açúcar / Santa Cruz quando, ao chegar em frente a uma loja de máquinas de bordar, tentou desviar de buracos na pista e perdeu o controle de sua moto, caindo no asfalto.

 

O jovem foi conduzido ao Hospital Municipal com suspeita de fratura na perna direita, além de algumas escoriações.

 

Até o fechamento dessa matérias (16h30) a vítima aguardava transferência para outra unidade hospitalar da região.


Leitor denuncia obstrução de calçada por policiais do grupamento da Rocam

.

Na manhã desta quarta-feira (02) nossa equipe recebeu de um leitor, duas fotos que mostram que motos do grupamento da Rocam, pertencentes a Polícia Militar, aparecem obstruindo uma calçada na Rua Bom Jesus, no Centro.

.

.

Confira o desabafo do leitor, perante o flagrante:

 

“Estou enviando 2 fotos de um mal costume rotineiro do pessoal da ROCAM aqui na Rua Bom Jesus, no centro de Santa Cruz do Capibaribe,  que é parar para comer salada de frutas, que até então não tem nenhum problema, desde que eles não parassem suas motos onde costumam parar (Fotos). Aproveito para reclamar também de alguns agentes da guarda municipal que ao invés de dar bom exemplo, andam na contra mão, como vi ontem na praça de alimentação”, concluiu.


ONG Desafio Jovem alerta população sobre pessoas realizando golpes em nome da instituição

Imagem meramente ilustrativa.

O responsável pela casa de recuperação ONG Desafio Jovem, Benildo Alexandre, informa a população em geral que dois rapazes, ainda não identificados, estão utilizando o nome da instituição, para pedir doações das mais diversas, principalmente colaborações em dinheiro.

 

A direção do Desafio Jovem, informa que nenhuma pessoa está autorizada a pedir quaisquer valores ou contribuição em residências em nome da instituição. Caso algum popular seja abordado por uma dessas duas pessoas, o fato deverá ser denunciado pelos seguintes telefones: (81) 9921-1447 ou (81) 8863-0773, informando o local onde os mesmos estão, para que possam ser denunciados à polícia.

 

De acordo com Benildo, as principais pessoas responsáveis que fazem a campanha para a ONG Desafio Jovem nunca vão individualmente e sim, com uma grande quantidade de pessoas, além de panfletos, coletes e sistema sonoro (carro de som).


Depois de atropelar cachorro, mulheres sofrem acidente de moto no Bairro São Miguel

Vítimas foram levadas para o Hospital Municipal.

Na manhã desta terça-feira (01), por volta da s8h30, mais um acidente foi registrado no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu na Avenida Pedro e Paulo da Rocha, no Bairro São Miguel. De acordo com as informações, duas irmãs estavam em uma moto (modelo Honda Biz, de cor preta) subindo a via quando, ao atropelar um cachorro, a moto perdeu o controle e as duas caíram no calçamento.

 

As duas foram atendidas pelo Samu e a vítima mais grave, Alexandra Ramos de Oliveira (que reside no Bairro Dona Dom) foi diagnosticada com a suspeita de fratura no antebraço direito. Já a outra mulher sofreu apenas escoriações.

 

As duas foram conduzidas para o Hospital Municipal, onde passam por exames.


Inscrições para o programa CNH Popular tem prazo prorrogado até 21 de abril

.

Já estão abertas desde o dia 24 de fevereiro as inscrições para o Programa CNH Popular, iniciativa do Governo do Estado que oferece carteiras de habilitação gratuitas para diversos segmentos sociais, incluindo-se aqui todas as etapas para adquirir o documento como aulas práticas e teóricas.

 

Podem ser beneficiados pessoas que estejam em programas como o Bolsa Família e Chapéu de Palha, os egressos do sistema penitenciário, desempregados, alunos da rede pública e os trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários mínimos, além dos alunos da rede pública estadual de ensino com boas colocações no ENEM.

 

Os inscritos para primeira habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e CPF, comprovar domicílio em Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

A boa notícia é que o prazo para as inscrições foi prorrogado até o dia 21 de abril, ou seja: uma ótima oportunidade para se inscrever e não deixar para última hora.

 

Só em Santa Cruz do Capibaribe, no ano de 2013, cerca de 80 pessoas foram contempladas com o programa.

 

Para acessar a página de inscrições, basta clicar AQUI.

 

Imagem meramente ilustrativa.

Vila do Pará tem agenda movimentada no final de semana

Bidinga do Acordeom e Forró Pegado colocaram a vila para dançar no fim de semana.

No último sábado (29), os moradores da Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, estiveram em festa com um dia de ações sociais, rodada do Campeonato dos Sítios e fechamento da noite com os shows de Bidinga do Acordeom e Forró Pegado.

 

“Desde os festejos religiosos estivemos trabalhando para receber as pessoas de todo o município com toda infraestrutura e segurança necessária para proporcionar uma festa para os turistas e moradores da vila”, disse Zé Boi, subprefeito do Pará.

 

Pela manhã, as Secretarias de Cidadania e Inclusão Social e Saúde, estiveram a frente de ações com realização de exames de HIV, sífilis e teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra tétano e hepatite b, atividades com as crianças, divulgação dos serviços da SCIS, limpeza de pele e massagem facial, manicure, emissão de cartão do SUS, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família.

.

.

.

Os jogos do Campeonato dos Sítios aconteceram na tarde de sábado e à noite o público de todas as idades lotou as ruas do distrito para conferir os shows de Bidinga do Acordeom e Forró Pegado que fechou as comemorações da Tradicional Festa da Vila do Pará.

 

“Pela primeira vez estou participando da festa do Pará e ano que vem com certeza voltarei a essa ótima festa”, disse a estudante de fisioterapia Karolliny Araújo.

 

O prefeito Edson Vieira (PSDB) participou do festejo em conjunto com a primeira-dama Alessandra Vieira, o deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), o presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB), os vereadores Dida de Nan (PSDB), Pipoca (PMN), Jéssyca Cavalcante (PTC), e o vereador licenciado e secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra.

 

“É com muita satisfação que realizamos e resgatamos essa bonita festa para os moradores da Vila do Pará, que com certeza merecem todo o esforço para uma festa tradicional cada dia melhor”, frisou o prefeito.

 .
Informações da Assessoria.

Escola Maria Lúcia é alvo de vândalos pela quarta vez em menos de quatro meses

Vestígios de onde um ou mais vândalos tiveram acesso ao interior da escola. Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta segunda-feira (31), gestores, professores e alunos da escola estadual Prof.ª Maria Lúcia Alves foram surpreendidos por mais ações de vandalismo cometidas por criminosos.

 

De acordo com o gestor adjunto da instituição, Marcos Rogério, a falta de segurança nas proximidades e a maior presença em rondas por parte do policiamento faz com que a escola se torne um alvo constante desse tipo de ocorrência.

.

Salas tiveram o teto destelhado.

.

Parede foi quebrada e fios, inclusive das câmeras de segurança, foram alvos da ação criminosa.

Em entrevista concedida ao blog, Marcos nos mostrou três boletins de ocorrência que foram confeccionados na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, todos pelo mesmo motivo e relatou sobre o drama que a instituição tem vivenciado nos últimos meses.

 

“O que eu acho estranho é que eles entram aqui unicamente para depredar. Não houve nenhum objeto roubado até então. Só este ano, é a quarta vez que a escola é alvo de vandalismo”, frisou o Marcos.

 

Ainda de acordo com o gestor adjunto, ainda não é certo se imagens de quem depredou a escola foram captadas pelas câmeras de segurança, já que a energia do local também foi cortada.

.

Câmera de segurança foi virada para cima para dificultar identificação de um ou de mais vândalos.

No fim da entrevista, Marcos relatou que irá pedir para que a Celpe faça religue a energia para que as aulas, durante os turnos da tarde e da noite, possam acontecer, já que as aulas no turno da manhã de hoje estão suspensas.

 

A principal cobrança do gestor é que as rondas e o policiamento sejam intensificados na localidade, especialmente nos fins de semana.

.

B.O registrado em 21 de março mostra detalhes da ação criminosa anterior.

Caso o religamento não seja feito ainda hoje, cerca de 1000 estudantes (total nos três turnos) poderão ficar sem aulas.

 

Escola apresenta vários pontos que foram reformados após outras três ações de vandalismo anteriores.

.


mar
30.

Previdência municipal em debate na Câmara de Vereadores

 

 

Aconteceu nessa sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, audiência pública para debater o projeto de lei que cria a previdência própria no município. A audiência se faz necessária, para retirar possíveis dúvidas dos servidores, e discutir efetivamente, pontos primordiais do projeto, que se encontra na comissão de finanças e orçamento da câmara.
.
Participaram da audiência, Fábio Aragão (representando os servidores) Ronaldo Melo (contador da Câmara de Vereadores de Santa Cruz), Agostinho Batista (especialista na área e assessor do deputado federal Paulo Rubem Santiago), Dr. Osório (advogado, pós-graduado na área jurídica de previdência social e, autor do projeto), Gilson Julião (secretário de articulação política do governo), além dos vereadores Afrânio Marques, Fernando Aragão, Helinho Aragão (componentes da comissão responsável), Júnior Gomes, Jéssyca Cavalcanti, Ernesto Maia, Carlinhos da Cohab e Deomedes Brito.
.
.
Agostinho Batista explicou porque o projeto aprovado seria vantajoso, segundo ele, para município e servidores. “É vantajoso pela questão financeira que o governo municipal contribui, além de ajudar na riqueza da cidade, onde o dinheiro será aplicado. E isso com a fiscalização do próprio contribuinte”, falou, explicando que o conselho fiscal, integrado pelos próprios servidores, seriam os responsáveis pela fiscalização das contribuições.
.
Para o contador, Ronaldo Melo, que se considera vítima do INSS, Santa Cruz do Capibaribe pode está dando um passo para a história com a aprovação do projeto.
.
.
.
O principal ponto de crítica, dos que se opõem ao projeto, encontra-se na insegurança com futuros possíveis maus gestores. Além de um histórico de cidades que já faliram com sistema similar. Indagado, por parte dos servidores, sobre às garantias do sistema, para que Santa Cruz não entre futuramente no rol de cidades problemáticas, nesse quesito, Dr. Ozório, autor do projeto foi enfático.
.
“Eu não posso prever futuros gestores mal intencionados, mas a fiscalização dá as garantias. Não existe sistema público mais fiscalizado que a previdência” disse. Ele reconhece, no entanto, que existem casos de municípios que foram de fato mal geridas, e explica os motivos, “Nós sabemos de prefeitos que passaram a mão no dinheiro, mas isso por que os conselhos não tomaram conta da fiscalização. Pelo que conheço de Santa Cruz, acho muito difícil que um instituto de previdência, vá fazer o que quer sem nenhuma fiscalização”, concluiu.
.
A audiência pública foi extremamente participativa, onde os servidores, de diversos setores, expressaram seus diferentes pontos de vista sobre a lei. Com a Casa José Vieira de Araújo lotada, a sessão ultrapassou às 22h, mais discussões devem ocorrer em relação a previdência própia.

Informações da Assessoria.

Em visita, secretário Estadual da Fazenda anuncia melhorias para região do Polo de Confecções e início da duplicação da PE-160

 

 

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe recebeu na manhã da última sexta-feira (28), uma comitiva de secretários estaduais que cumpriram uma agenda administrativa do Governo do Estado, anunciando um conjunto de medidas para a área produtora e o início das obras da duplicação da PE-160, importante via que interliga os municípios que integram a rota do desenvolvimento econômico da região.

 

O prefeito Edson Vieira (PSDB) esteve ao lado do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), vereadores, lideranças regionais e entidades representativas para receber os secretários estaduais da Fazenda Paulo Câmara, do Desenvolvimento Econômico, Márcio Estefâno, Infraestrutura, João Bosco e Executivo da Fazenda, José Neto Cavalcante e o presidente do DER-PE Antônio João Dourado que falaram sobre as melhorias das suas respectivas áreas de atuação trazidas para o polo.

 

 

“É muito satisfatório para o município receber pessoas importantes na administração pública do estado de Pernambuco, ainda mais, quando um secretário da Fazenda como Paulo Câmara vem a Santa Cruz mostrando o seu respeito por nossa cidade com ações tributarias que vão impulsionar o crescimento do Polo de Confecções, sem contar, os benefícios que a duplicação da PE-160 vai trazer para o povo”, frisou o prefeito Edson Vieira.

 

Isenção do ICMS de fronteira para os confeccionistas do polo inseridos no MEI (Micro Empreendedor Individual), implantação de um expresso cidadão da moda em Santa Cruz e anúncio do início da duplicação da PE-160, via com extensão de 12 quilômetros compreendidos entre o distrito de Pão de Açúcar e o Moda Center, foram elencados pela comitiva.

 

 

A apresentação do projeto da obra que contará com três passarelas (uma em Pão de Açúcar e duas no perímetro urbano santa-cruzense), sete metros de largura em cada uma das duas faixas e espaço para ciclovia foi realizada pelos engenheiros responsáveis pela construção.

 

“Ao longo de sete anos temos trabalhando muito para diminuição da carga tributária do nosso estado, nesse período não mandamos nenhum projeto de lei aumentando impostos, pelo contrário mandamos vários que beneficiaram diversos setores da economia”, relatou Paulo Câmara.

 

Informações da Assessoria.


Problema em saneamento é consertado no Bairro da Palestina

 

 

Na tarde desta sexta-feira (28), nossa equipe retornou a Avenida Teófanes Ferraz, no Bairro da Palestina, para verificar um problema de esgoto estourado que estava tirando o sono dos moradores que já duravam três anos.

 

O problema foi tema de uma postagem no dia 25 de fevereiro, (clique AQUI para visualizar a postagem anterior).

 

Ao chegar ao local, um dos moradores relatou que o problema foi solucionado há cerca de 20 dias, onde funcionários da prefeitura foram até o local para realizar o conserto do problema, onde os mesmos tiveram que trocar parte da tubulação do esgoto.

 

Parte da matéria publicada em 25 de fevereiro.


Reconstrução do PSF da Cohab reforça atenção básica em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Os moradores do bairro da Cohab, município de Santa Cruz do Capibaribe, que necessitarem de atendimento na Atenção Básica de saúde, terão um local totalmente reformado e ampliado para realizarem suas consultas.

 

As melhorias no PSF do bairro da Cohab que está recebendo mais de 140 mil reais em investimentos dos governos municipal e federal. As unidades da Vila de Poço Fundo e do bairro Santo Agostinho também estão com as reformas e ampliações,  já o bairro Santa Tereza está recebendo a construção de uma nova unidade.

 

O secretário de saúde, Breno Feitoza, relatou que a Atenção Básica deve ser o grande foco das gestões de saúde em todo o país, pois é através dela que se consegue prevenir e evitar complicações que são levadas aos hospitais de emergência.

 

“Atualmente, a grande maioria dos hospitais do país convive com a superlotação e sabemos que muitos problemas levados a essas unidades poderiam ser resolvidos na atenção básica”, disse o secretário.

 

“A saúde de Santa Cruz do Capibaribe tem 18 PSF’s reativados e em pleno funcionamento, porém sabemos que temos muito a avançar. Iniciamos a construção de um PSF no bairro Santa Tereza e a reforma e ampliação de três PSF’s no Santo Agostinho, Cohab e Vila de Poço Fundo, os quais aproveitamos todo os espaços existentes para ofertar um serviço melhor e através de uma emenda do Senador Jarbas Vasconcelos vamos entregá-los novos e mobiliados”, afirmou o prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

No período das obras o PSF da Cohab estará em funcionamento normal na Rua Olavo Bilac nº261,  das 8h às 12h e das 13h às 15h.

 

Informações da Assessoria.

Blog do Ney Lima adere ao sistema Leia Já e passará a fazer parte do conteúdo IG

 

 

 

O Blog do Ney Lima será o primeiro site do agreste pernambucano a integrar o sistema Leia Já, um dos maiores portais de notícias do Nordeste, com redação na cidade do Recife.

 

O convite foi feito pelo cientista político Adriano Oliveira e pelo presidente- Instituto Pesquisa Maurício de Nassau, Jânyo Diniz.

 

As definições para a migração foram confirmadas na tarde desta quinta-feira (27), durante reunião entre o editor deste Blog, Ney Lima, e o diretor-geral do Leia Já, Eduardo Cavalcanti.

 

O portal Leia Já reúne blogs e sites de notícias conceituados, entre os quais estão: Blog do Magno Martins, Acerto de Contas e Maurício Romão.

 

Com a mudança, o Blog do Ney Lima fará parte do conteúdo do conteúdo IG, um dos mais completos do Brasil. Além disso, o conteúdo desenvolvido pela redação da Avant Comunicação e Mídia, empresa detentora de blog, poderá ser utilizado em jornais, revistas e sites de várias partes do país.


Debatedores do Rádio Debate esquentam a discussão sobre protesto realizado na PE-160

Foto: Thonny Hill.

Durante suas participações no programa Rádio Debate, os advogados Tallys Maia e Euzébio Pereira, convidados semanais para debater os bastidores da política local, falaram sobre o protesto realizado nesta quinta-feira (27), na PE-160.

 

De acordo com Tallys, que já foi diretor da Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe, o município dispõe de uma frota de mais de 40 mil veículos cadastrados (onde a maioria pagam seus tributos) e indagado se o protesto seria uma resposta a vinda de Paulo Câmara (PSB) ao município, Tallys respondeu:

 

“Imagine o tanto de IPVA que esses veículos repercutem para o estado de Pernambuco e para Santa Cruz do Capibaribe, por que é 50% e 50% (referindo-se a divisão do que é arrecadado). Esse dinheiro não é capaz de vir para tapar alguns buracos da PE-160 (…). Essas imagens são, sim, uma forma de protesto para a vinda de Paulo Câmara a Santa Cruz”.

 

Já Euzébio Pereira destacou a importância do protesto como forma de reivindicar soluções, mas enfatizou que esse aparenta ter conotação política, antecedendo a visita do pré-candidato indicado por Eduardo Campos (PSB).

 

“Se o estado arrecada dinheiro, muito dinheiro com essa questão de impostos, nada mais justo do que ter um tratamento similar para os consertos. Concordo com o protesto, tem que ter protesto mesmo porque a situação é ruim e tem que ter, agora eu fico triste por conta que, às vezes, o protesto só vem por questão eleitoral ou politiqueira. Esse protesto deveria acontecer sempre que tem um problema. Se tem um problema, tem que ter uma movimentação, pedidos para que isso seja resolvido e não meramente político, como está parecendo esse daí”, frisou.

 

E você leitor, o que pensa sobre o protesto? Expresse sua opinião sobre o assunto nos comentários desta matéria.


Protesto na PE-160 é realizado um dia antes da visita de Paulo Câmara e cobra melhorias para via e mais segurança para Santa Cruz do Capibaribe

Cerca de 300 buracos foram sinalizados no protesto. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta quinta-feira (27), quem trafegou pelo trecho da PE-160 que corta o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe foi surpreendido com um protesto inusitado.

 

Cerca de 300 buracos foram sinalizados com tinta na madrugada, onde foram colocadas mensagens cobrando a aplicação dos recursos do IPVA e também mais segurança para o município.

 

O protesto começou próximo a uma das entradas que dá acesso ao Bairro do Oscarzão (próximo aos motéis) e finalizou em frente ao Moda Center Santa Cruz.

.

;

Uma das mensagens foi colocada próximo ao giradouro da Avenida 29 de Dezembro, local onde um jovem foi morto na última sexta-feira (21).

Até o momento, não se sabe quem ou quantas pessoas estavam envolvidas na organização do protesto, que é realizado um dia antes da vinda ao município do pré-candidato ao governo estadual, o socialista Paulo Câmara (PSB), nome indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Apelido alusivo ao governador Eduardo Campos também foi pintado no protesto.

 

Confira algumas imagens:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

,

.

.

.

,


Prefeitura restabelece iluminação pública no Sítio Magana

Foto: Israel Moura.

Representantes do setor de iluminação pública da prefeitura de Santa Cruz estiveram durante esta semana restabelecendo a iluminação do Sítio Magana, zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na ocasião, foram colocadas novas luminárias, já que o local estava sem iluminação e dificultando o tráfego a noite pelos moradores, cabendo aos mesmos, a utilização de lanternas ou celulares.

 

A falta de iluminação no local, foi alvo de diversas reclamações de moradores e representantes da associação da localidade no programa Cidade Notícia, que vai ao ar diariamente pela Rádio Polo FM.

 


Presidente da Associação dos Toyoteiros denuncia cobrança de taxas pela Prefeitura por serviços que não existem em Santa Cruz do Capibaribe

 

Nesta quarta-feira (26), o blog recebeu a denúncia feita pelo presidente da Associação dos Toyoteiros de Santa Cruz do Capibaribe (CCATA), José Roberto, sobre o aumento no valor a ser pago pelo alvará anual de funcionamento e o acréscimo de mais algumas taxas, segundo ele, indevidas, cobradas por serviços que não existem no município.

 

De acordo com Roberto, a taxa de alvará de funcionamento, que até o ano passado era de R$ 115,00, passou para R$ 190,00 e foi acrescido mais R$ 153,25 de taxas relativas  a serviços de fiscalização da categoria que, segundo ele, não são realizadas desde 2002.

 

Somando os novos valores, cada toyoteiro deverá desembolsar o total de R$ 343,25, valor que representa um aumento de 188,44% de reajuste em relação ao valor anteriormente pago (ouça a entrevista completa, clicando no link a seguir: >>>José Roberto).

 

“A fiscalização não existe. Ela nunca existiu aqui dentro de Santa Cruz nem de “A”, nem de “B”, nem de quem quer que seja. Eu estou na cooperativa desde 2002 e, até hoje, nunca tivemos o direito de uma fiscalização ou, ao menos, passar meia hora (sendo fiscalizados). Então, teve esse aumento e eles (os toyoteiros) me procuraram. Se tivesse essa fiscalização, nós pagaríamos 100, 200 e até R$ 1000,00, desde que seja do retorno da gente”, frisou.

 

De acordo com Roberto, toyoteiros vindos de outras cidades trabalham tranquilamente e não sofrem qualquer tipo de fiscalização.

 

“Os invasores de fora rodam com tranquilidade, não tem fiscalização pra eles, levam o pão de cada dia daqui de Santa Cruz e a gente fica só a espera”, citou.

 

Roberto relatou também que o prazo de pagamento dos novos tributos vai até o dia 30 desse mês e quem não pagar, estará sujeito as punições por rodar de maneira irregular no município.

 

Nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para falar sobre o caso e estamos aguardando o posicionamento oficial pela atual gestão.

 

Foto: Thonny Hill.

Bandidos trocam tiros com a polícia na Rua Luíza Mendes

Fotos: Fernando Lagosta.

Um tiroteio entre policias militares e três bandidos que estavam em um Palio tomado de assalto no município de Ipojuca, surpreendeu os moradores da Rua Luiza Mendes, Bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, na noite desta terça-feira (25).

 

Ao avistar o efetivo da polícia os mesmos tentaram fugir e alta velocidade que perderam o controle do veículo e subiram na calçada, atingindo uma árvore.

 

Antônio Aldení Mariano (36 anos) foi baleado na perna direita e socorrido ao hospital Raymundo Francelino Aragão, em seguida encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas no Recife. Os outros dois, Ruan Vicente da Silva (20 anos) e Alessandro Ferreira Souza Leão dos Santos (25 anos) acabaram sendo presos e encaminhados para delegacia da cidade.

 

Com eles, foram encontrados um revólver calibre 38 oxidado da marca Taurus, uma espingarda de cartucho oxidado calibre 36 com cano e coronha serrada, uma espingarda oxidada calibre 16 com numeração raspada e várias munições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Moda Center Santa Cruz comemora Dia da Mulher com ações de saúde e cidadania nesta terça-feira

.

 

Evento gratuito oferecerá de vacinação, testes rápidos e exames preventivos à assessoria jurídica e emissão de documentos, entre outras ações

 

A força e a garra do sexo feminino serão comemoradas com um evento especial promovido pelo Moda Center Santa Cruz e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe na próxima terça-feira (25). Batizado como Viva Mulher, o projeto ocupará o Corredor Central do parque de confecções com diversas atividades culturais, de saúde e cidadania. A mobilização ocorrerá das 8h ao meio-dia. O acesso é gratuito.

 

Segundo o síndico do Moda Center Santa Cruz, Valmir Ribeiro, a ação é uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. “Recebemos com entusiasmo a ideia da gestão municipal para a realização de um evento do tipo. Então elaboramos um evento voltado para todas as mulheres que fazem parte do nosso cotidiano, das clientes e colaboradoras às confeccionistas, proprietárias e funcionárias das lojas e boxes. Elas são parte fundamental da consolidação e do crescimento do parque comercial e merecem uma iniciativa à altura de sua importância”, enfatizou.

 

No que se refere à saúde, as atividades oferecidas têm foco na prevenção. Por isso serão realizadas intervenções como oferta de exames citológicos, aferição de pressão arterial, testagem da taxa de açúcar no sangue, orientação nutricional, vacinação contra hepatite B e tétano e distribuição de preservativos, entre outras abordagens.

 

A cidadania também contará um espaço próprio no projeto. Na tenda exclusiva, o público terá acesso à oferta de assessoria jurídica, receberá esclarecimentos sobre programas sociais como o Programa de Erradicação do Programa Infantil (Peti) e o ProJovem e poderá fazer pré-matrícula em cursos do Pronatec. No local ainda haverá emissão de carteiras de Trabalho e de Identidade, bem como a divulgação das ações do Centro de Referência da Mulher e um Balcão Tira-Dúvidas com a presença de assistente social e psicóloga.

 

“De forma a ampliar o alcance das ações e aumentar a conscientização sobre os fatos contaremos com o reforço da Rádio Center. Durante o Viva Mulher, além de divulgar os serviços oferecidos ao longo do evento, transmitiremos mensagens a respeito de saúde, cidadania e combate à violência contra a mulher”, completou Valmir Ribeiro.

 
Programação Projeto Viva Mulher – 25 de março de 2014

 

8h

 

Apresentação de Mulheres do Centro de Convivência de Idosos (CCI)

Apresentação de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

 

9h e às 10h30

 

Ginástica laboral

 

8h ao meio dia

 

Tenda da Saúde: ofertas de exames citológicos; testagem rápida de HIV; aferição de pressão arterial; orientação nutricional; emissão do Cartão SUS; prevenção de câncer de boca; teste de glicemia; vacinação contra hepatite B e tétano; distribuição de preservativos; e entrega de material educativo.

 

Tenda da Cidadania: Balcão Tira-Dúvidas com assistente social e psicóloga; oferta de assessoria jurídica; esclarecimentos sobre programas sociais (Peti, ProJovem, CCI, Creas e Cras – centros de referência e especializado de Assistência Social); divulgação e pré-matrícula dos cursos do Pronatec; emissão de Carteira de Trabalho e de Identidade; e divulgação das ações do Centro de Referência da Mulher.

 

Informações da Assessoria.

 


Projeto “Pedale & Plante” visa propor a discussão sobre a preservação do meio ambiente e o apego à sustentabilidade

Fotos: Zenna Rocha.

Na última quinta-feira (20) foi realizada a quarta edição do projeto “Pedale & Plante”, iniciativa promovida por um grupo de ciclistas anônimos que se reúne todas as quintas-feiras em frente a Igreja São Cristóvão, na Avenida 29 de Dezembro.

 

De acordo com um dos organizadores, o empresário e ciclista Zenna Rocha, a iniciativa tem como intuito chamar a atenção da opinião pública sobre o uso de meios sustentáveis, não poluentes e de incentivo a saúde e preservação ambiental.

Diversas mudas foram plantadas em vários pontos percorridos durante o passeio ciclístico.

Durante a pedalada, vários ciclistas realizaram o plantio de mudas em vários pontos do trajeto, mudas estas que foram doadas a partir da sementeira, mantida pela diretoria de Maio Ambiente do Município.

 

Ainda segundo Zenna, a próxima edição do projeto já está em curso.

“Dessa vez, nós iremos realizar esse projeto em uma das escolas da rede pública do município para mostrar, para nossos jovens, a importância de se preservar a natureza e também garantir uma sociedade mais sustentável”, citou.


Moradores da Rua Padre Manoel da Nóbrega sofrem com transtornos causados pelos constantes buracos

Mulher simula como ficou após cair em um dos vários buracos presentes na rua. Foto: Diana Paula.

Na tarde desta segunda (24), nossa equipe recebeu a denúncia de uma leitora, identificada por Diana Paula, de que moradores da Rua Padre Manoel da Nóbrega, no Bairro São Cristóvão estão vivenciando transtornos diários por causa de buracos no local.

 

De acordo com a leitora, o piso de onde fica a rua (que é um beco estreito) cedeu e problema que já tem causado alguns acidentes, inclusive com uma senhora, que machucou a perna no momento em que o piso cedeu.

“Aqui já caiu uma pessoa dentro desse buraco e uma moto do morador casa, que fica bem na frente do problema, teve um pneu quase “engolido” quando tentava guardar a moto na casa, pois a porta é bem próxima e a rua é muito estreita”, frisou.

 

A leitora relatou também que o problema dos buracos acontece em vários pontos da rua e solicita para que representantes da prefeitura possam ir ao local para solucionar o problema.

 

Voltaremos ao local em 15 dias para verificar se providências foram tomadas.


Moradores reclamam de obra inacabada em uma das laterais do Parque Florestal

 

 

Uma leitora entrou com contato com a redação do Blog para denunciar um descaso por parte do poder público em uma das laterais do Parque Florestal.

 

De acordo com a leitora, o problema já está prestes a completar cinco meses que os moradores aguardam funcionários da prefeitura para colocar as pedras do calçamento.

 

Além da fedentina e descaso, outro problema apontado foi a presença de baratas e escorpiões no local, além do mato que cresce a cada dia.

 

Nossa equipe cmparecerá ao local em 10 dias para verificar se alguma providência foi tomada.


Depois de cair em buraco, motoqueiro perde o controle e sofre acidente na PE-160

Fotos: Fernando Lagosta.

Na manhã desta segunda-feira (24), os buracos presentes na PE-160 foram o estopim para mais um acidente na via.

 

De acordo com as informações, um homem identificado apenas como Henrique (de idade e endereço de residência não informado) transitava, na companhia de um garupa, em sua moto (uma Honda Titan 150cc, de placa PGO 6771) quando, ao chegar a um dos trechos críticos da via, próximo ao parque “Haras Xô Boi”, caiu em um buraco, perdeu o controle e caiu.

 

O SAMU foi acionado para prestar socorro às vítimas e o motoqueiro, além das escoriações, estava com suspeita de ter fraturado um dos braços.

.

.

O garupa, que não foi identificado, também sofreu escoriações mas apenas Henrique foi levado para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A polícia militar esteve no local controlando o trânsito, que ficou congestionado durante o atendimentos as vítimas.

.

Trânsito ficou lento especialmente no sentido distrito de Pão de Açúcar / Santa Cruz do Capibaribe.

Área de acesso para máquinas que realizam obras no Calçadão é alvo de invasões por comerciantes irregulares

Área que deveria estar livre para o fluxo de veículos pesados utilizados na construção do novo Calçadão, vai sendo tomada, aos poucos, por comerciantes irregulares. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta segunda-feira (24), nossa equipe recebeu denúncias de membros da comissão do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, que também acompanham as obras que estão sendo realizadas no empreendimento.

 

Com as obras, o antigo Calçadão foi transferido para um terreno ao lado, para que as obras dessem andamento e minimizassem os impactos aos feirantes.

 

As denúncias apontam que diversas invasões de comerciantes irregulares (inclusive de dentro do próprio Calçadão) e a colocação de veículos de maneira incorreta estão ocorrendo na área que serve como rota de acesso para máquinas e caminhões pesados que realizam obras no local.

Parte restrita do acesso, que  só deveria somente ser usado somente pelos compradores para ir ao Calçadão provisório, começa a ser ocupada por comerciantes que não respeitam as orientações para não permanecerem no local.

De acordo com Inácio Felizardo, que preside a comissão, os problemas estariam prejudicando as vendas dos comerciantes regulares e também pondo em risco a vida dos irregulares. No momento em que nossa equipe observava o local, houve um pequeno bate-boca entre o presidente da Comissão e um comerciante, que se recusou a tirar suas mercadorias do trecho citado.

 

Outro fator da denúncia envolve membros da Guarda Municipal. Para Inácio, os GCMs que foram designados para o local deveriam auxiliar em coibir as invasões e impedir conflitos com os que não desocupassem o local, mas estariam “de braços cruzados” para os problemas.

Motos são colocadas de maneira irregular.

Segundo ele, uma ordem teria sido dada para que os mesmos permanecessem apenas no trailer cedido pela Prefeitura.

 

“A preocupação da Comissão é: se houver algum atropelamento aqui, a responsabilidade vai ser da Prefeitura. O gabinete do prefeito está sabendo e o prefeito está sabendo (dos problemas) e queremos saber uma posição desse elo que está faltando porque, o que a Comissão pede, está sendo atendida, mas na hora de executar, não está sendo executado. É culpa de quem?!”, enfatizou.

 

Em conversa com um dos funcionários da obra, foi confirmado que o grande fluxo de pessoas e as invasões atrapalham a entrada e saída de caminhões e máquinas pesadas, oferecendo riscos.

 

Levamos a denúncia a Fábio Aragão, Secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana do município. De acordo com ele, providências serão tomadas para que os problemas sejam solucionados.

Moto-taxistas também foram flagrados na área que deveria estar isolada.

Para Fábio Aragão, o Secretário Executivo de Defesa Social, Coronel Donizete, já foi enviado para o local para analisar o que está acontecendo e a estimativa, de acordo com Fábio, é que os problemas sejam solucionados até esta terça-feira (25). Sobre a polêmica com os guardas municipais, Fábio relatou:

 

“Estamos verificando essa situação e, por isso, o Secretário Executivo está lá no local para tentar entender o que está acontecendo e tome as providências para que esses problemas sejam solucionados rápido. Esperamos que amanhã estejamos com a situação solucionada”, frisou.


Grave acidente deixa uma pessoa morta na BR-104

 

RR.Roniedson tinha 23 anos
Matéria atualizada às 11 horas e 55 minutos do dia 24/03

 

Na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 7h20, mais um acidente grave aconteceu na BR-104, deixando uma pessoa morta.

 

O acidente envolveu um motoqueiro e uma caminhonete que presta serviços para a Celpe e o fato aconteceu próximo à cidade de Toritama, mais precisamente na reta após o lixão que fica às margens da via.

 

De acordo com as informações repassadas por nossa equipe, Roniedson João da Silva (23 anos) estava conduzindo sua moto (uma Honda Pop 100cc de cor preta e placa KGB 9146) vindo do distrito de Pão de Açúcar (pertencente ao município de Taquaritinga do Norte) em direção a Toritama.

 

 

Ao chegar ao local, o veículo da Celpe, uma caminhonete (modelo S10 Branca, de placas PEH 1416) conduzida por Abimael Ferreira dos Santos de 45 anos, fazia uma ultrapassagem e colidiu frontalmente com o motoqueiro. Roniedson sofreu inúmeras fraturas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

 

 

A polícia Rodoviária Federal esteve no local controlando o trânsito que ficou lento nos dois sentidos até a chegada da polícia civil que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML da cidade de Caruaru.

 

Abimael permaneceu no local até a chegada do socorro e dos policiais, ele foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento e poderá ser autuado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

 

Fotos: Fernando Lagosta

 


Secretaria de Saúde disponibiliza raio-x portátil para Hospital Materno Infantil

 

 

Ao longo de 2013, os procedimentos com raio-x realizados nos pacientes de todas as idades atendidos no Hospital Materno Infantil Silvio Romero Gonçalves, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, teve seus números duplicados.

 

De acordo com a direção do Materno Infantil, a unidade de saúde atende tanto as demandas de situações de emergência quanto as solicitações das consultas ambulatoriais da rede pública de saúde santa-cruzense, funcionando 24 horas por dia.

 

“Nossa equipe dobrou a quantidade de atendimentos com raio-x passando de cerca de 600 procedimentos ao mês para um número de 1,2 mil”, informou a diretora do Materno Infantil, Fernanda Gomes.

 

O aumento na demanda fez com que a máquina da unidade necessitasse passar por manutenções constantes, por isso, a Secretaria de Saúde adquiriu um raio-x portátil que é ligado nos momentos de reparos. Dessa forma, os atendimentos aos pacientes que sofreram algum trauma nunca deixaram de ser realizados.

 

Informações da Assessoria.

 


Palestra “Como Vender na Copa” orienta confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe e região

 

 

Com o intuito de orientar empresários e confeccionistas sobre novos conceitos, tendências, regras de uso da marca e nomenclaturas patenteadas de uso restrito da Fifa, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com SEBRAE, realizou na noite desta quinta-feira (20), no teatro Municipal Emídio Eduardo Bernardino Martins a palestra “Como vender na Copa”.

 

“A ideia foi trazer informações de alto nível para o micro e pequeno empresário que não tem condições de arcar com uma consultoria desse porte, sobre o que pode e não podem produzir no período da Copa do Mundo, as pessoas saíram daqui com uma carga poderosa de informações”, pontuou Bruno Bezerra.

 

 

Já o palestrante e consultor do SEBRAE, Stevem Albuquerque, falou sobre a finalidade do evento. “A nossa palestra tem como objetivo explicar o desenvolvimento de imagem, figuras e temas aplicados em qualquer tipo de confecções ligadas a Copa do Mundo, orientando o empresário como ele poderá de forma alternativa usar figuras que lembrem a copa e não usar as marcas da Fifa ”.

 

Gilson Gonçalves, Gestor de Projetos de Confecções falou da importância da união do SEBRAE com a Prefeitura em busca de orientar o confeccionista. “A prefeitura é uma forte companheira do SEBRAE, está conosco buscando propostas para os empresários da cidade poderem trabalhar sem incorrer nenhum tipo de risco dos órgãos governamentais ou infligir alguma legalização da Fifa”.

 

A confeccionista Carla Rafaela Monteiro falou sobre o que ela conseguiu absorver da palestra. “Uma iniciativa muito importante por parte da prefeitura por ser esse o papel dela, orientar. A palestra foi bastante clara e proveitosa, teve espaço para tirarmos as dúvidas, no geral foi ótima”.

 

Informações da Assessoria.

Moda Center Santa Cruz comemora Dia da Mulher com ações de saúde e cidadania na próxima terça-feira

Evento gratuito oferecerá de vacinação, testes rápidos e exames preventivos à assessoria jurídica e emissão de documentos, entre outras ações.

A força e a garra do sexo feminino serão comemoradas com um evento especial promovido pelo Moda Center Santa Cruz e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe na próxima terça-feira (25). Batizado como Viva Mulher, o projeto ocupará o Corredor Central do parque de confecções com atividades culturais, de lazer, saúde e cidadania. A mobilização ocorrerá das 8h ao meio-dia. O acesso é gratuito.

 

Segundo o síndico do Moda Center Santa Cruz, Valmir Ribeiro, a ação é uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. “Recebemos com entusiasmo a ideia da Coordenadoria da Mulher para a realização desse evento voltado para todas as mulheres que fazem parte do nosso cotidiano, das clientes e colaboradoras às confeccionistas, proprietárias e funcionárias das lojas e boxes. Elas são parte fundamental da consolidação e do crescimento do parque comercial e merecem uma iniciativa à altura de sua importância”, enfatizou o gestor.

 

No que se refere à saúde, as atividades oferecidas têm foco na prevenção. Por isso serão realizadas intervenções como oferta de exames citológicos, aferição de pressão arterial, testagem da taxa de açúcar no sangue, orientação nutricional, vacinação contra hepatite B e tétano e distribuição de preservativos, entre outras abordagens.

 

A cidadania também contará com um espaço próprio no projeto. Na tenda exclusiva, o público terá acesso à oferta de assessoria jurídica, receberá esclarecimentos sobre programas sociais como o Programa de Erradicação do Programa Infantil (Peti) e o ProJovem e poderá fazer pré-matrícula em cursos do Pronatec. No local ainda haverá emissão de carteiras de Trabalho e de Identidade, bem como a divulgação das ações do Centro de Referência da Mulher e um Balcão Tira-Dúvidas com a presença de assistente social e psicóloga.

 

“De forma a ampliar o alcance das ações e aumentar a conscientização sobre os fatos, contaremos com o reforço da Rádio Center. Durante o Viva Mulher, além de divulgar os serviços oferecidos ao longo do evento, transmitiremos mensagens a respeito de saúde, cidadania e combate à violência contra a mulher”, completou Valmir Ribeiro.
Programação Projeto Viva Mulher – 25 de março de 2014

 

8h – Apresentação de Mulheres do Centro de Convivência de Idosos (CCI)

Apresentação de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

 

9h e às 10h30Ginástica laboral

 

8h ao meio dia 

 

Tenda da Saúde: ofertas de exames citológicos; testagem rápida de HIV; aferição de pressão arterial; orientação nutricional; emissão do Cartão SUS; prevenção de câncer de boca; teste de glicemia; vacinação contra hepatite B e tétano; distribuição de preservativos; e entrega de material educativo.

 

Tenda da Cidadania: Balcão Tira-Dúvidas com assistente social e psicóloga; oferta de assessoria jurídica; esclarecimentos sobre programas sociais (Peti, ProJovem, CCI, Creas e Cras – centros de referência e especializado de Assistência Social); divulgação e pré-matrícula dos cursos do Pronatec; emissão de Carteira de Trabalho e de Identidade; e divulgação das ações do Centro de Referência da Mulher.

 

Informações da Assessoria.

Problema no calçamento em frente ao Teatro Municipal causa transtorno aos moradores

Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta quarta-feira (19), nossa equipe de reportagem recebeu a denúncia de que um problema no saneamento, presente no calçamento em frente ao Teatro Público Municipal, está causando transtorno aos moradores e pedestres.

 

De acordo com as informações, o buraco está aberto no local há mais de uma semana, onde foram iniciados reparos no saneamento.

 

Voltaremos ao local em 10 dias para verificar se alguma providência foi tomada.


Prefeitura inicia recuperação de iluminação pública na Rua Raimundo Francelino Aragão

Foto: Fernando Lagosta.

Eletricistas da Prefeitura Municipal iniciaram, na tarde de ontem (19), a recuperação do sistema de iluminação na Rua Raimundo Francelino Aragão, no Centro.

 

A rua, que passou a ser utilizada como área de lazer para ciclistas e pedestres, também passa por um processo de revitalização em suas praças.

 

A falta de iluminação pública mais eficaz naquela localidade era alvo de críticas por parte dos usuários da via e moradores.

 

Os trabalhos de recuperação da iluminação devem ser concluídos ainda esta semana.


Iniciada revitalização das praças do centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Uma área de mil metros quadrados que compreende dois trechos da Praça Teonilo Silvestre, localizada na rua Raimundo Francelino Aragão (rua da Caixa Econômica), no centro de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco, será revitalizada e as obras já foram iniciadas.

 

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra, a construção da praça será uma peça fundamental do projeto de revitalização do centro santa-cruzense.

 

 

“Além de revitalizar o centro, entregaremos mais um equipamento de lazer para as famílias, totalmente iluminado e arborizado o que proporcionará uma melhor qualidade de vida para a população”, informou o secretário.

 

Para execução da obra serão utilizados cerca de 130 mil reais em recursos conveniados dos governos municipal e federal.

 

 

“Desde a mudança da feira da sulanca para o Moda Center Santa Cruz, a população e entidades como Ascap e CDL pediam pela revitalização de um importante local para o comércio que agora também ficará mais seguro para as pessoas que residem na área”, ressaltou o prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

A terceira etapa da Praça Teonilo Silvestre que fica situada nas proximidades do Açougue Público será construída, após a conclusão do projeto da Central de Abastecimento para onde será levado o açougue e a feira livre realizada no local.

 

Informações da Assessoria.

Contrato com empresa encarregada pelas obras da Praça do PEC pode ser reincidido, afirma secretário Luciano Bezerra

 Em meio a insatisfação e problemas diários, moradores buscam chamar a atenção para resolução dos problemas. Foto: Elivaldo Araújo (arquivo).

Em entrevista concedida no programa Nordeste em Foco, da Rádio Vale AM, o secretário de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra falou sobre o posicionamento da prefeitura quanto ao descaso que está acontecendo com as obras da Praça de Educação e Cultura (mais conhecida como “Praça do PEC”).

 

Localizada no loteamento Santa Filomena II, a obra que usa de recursos federais e municipais, foi iniciada em 21 de fevereiro de 2013 e já deveria ter sido concluída no fim de agosto do mesmo ano, mas enfrenta sucessivas paralisações na atual gestão.

 

Os motivos alegados pelo poder público estão atribuídos, principalmente, a falhas no projeto de execução e de licitação que, segundo o secretário, são de responsabilidade da gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS).

 

O projeto tem sido alvo de muitas críticas por parte dos moradores próximos, onde alegam que o local é utilizado como esconderijo para prática de assaltos e como ponto de venda e uso de drogas, fato já comprovado por diversas matérias publicadas por este blog (clique AQUI para visualizar a última matéria postada sobre o assunto).

 

Segundo Luciano, a empresa encarregada pela obra já foi notificada e tem um prazo de 15 dias para reiniciar os trabalhos.

 

“Ela tem que cumprir seus prazos e a administração já chegou ao limite de tolerância com essa empresa. Nós vamos executar o contrato, multando a empresa responsável, bem como reincidindo o contrato caso não sejam reiniciados os trabalhos no prazo da notificação”, afirmou.

 

O secretário citou que a empresa já recebeu o dinheiro por aquilo que ela já executou e que o prazo limite dado é até o fim da próxima semana, caso contrario, o contrato será reincidido e uma nova licitação será aberta.


Diogo Moraes anuncia nome da empresa vencedora da licitação para duplicação da PE-160

Principal via que gera riquezas para Santa Cruz do Capibaribe, PE-160 padece frente a renovação de promessas e falta de ações concretas por parte do poder estadual. Foto: Ney Lima (arquivo).

 

Em participação no programa Opinião, da rádio Comunidade FM, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) falou, pela primeira vez, o nome da empresa que foi vencedora para realizar os trabalhos de duplicação da via.

 

De acordo com Diogo, a empresa vencedora da licitação é a SVC Construções Ltda., empresa do estado da Bahia que, segundo o político, realizou obras de duplicação da BR-408 que fica no entorno do estádio da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

 

O político citou que a abertura do envelope habilitado para realizar a obra será feito amanhã e que a SVC foi a única de cinco empresas que se mostrou qualificada para executar o projeto. Os contratos deverão ser  fechados  até o dia 31 desse mês, para que seja dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos.

“A SVC já foi contatada. Na verdade, o que iremos fazer, num primeiro momento, é ajustar aquele entorno da entrada do trevo, que está péssimo,  em Pão de Açúcar,  conjunto que dá entrada do acesso a PE-160 com a BR-104 que tem que ser ajeitada, que está um negócio horroroso”, frisou.

 

Diogo citou que uma obra de requalificação da via, nos trechos mais críticos, será iniciada, com prazo de até 20 dias. O deputado citou que, em breve, será realizada uma audiência pública com a população e a imprensa, para que o projeto seja apresentado oficialmente.


Duas tentativas de homicídio são registradas em Santa Cruz do Capibaribe

 

Uma noite de muitas ocorrências para os policiais militares e civis de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram registradas duas tentativas de homicídio.

 

A primeira delas aconteceu, por volta das 22h, na Rua Serafim Gonçalves da Silva, no Bairro Santo Agostinho. De acordo com as informações, um adolescente de 16 anos foi atingido com três facadas dadas por outro adolescente, que o atingiu na região do abdominal.

 

A motivação para o crime não foi revelada. O mesmo chegou a ser socorrido e conduzido pelo Samu para o Hospital Municipal, sendo depois transferido para o município de Caruaru.

 

Já a segunda aconteceu no loteamento jaçanã II. A vítima, identificada por André Carvalho Rodrigues (29 anos) foi esfaqueado por dois adolescentes, que não foram identificados.

 

A arma usada teria sido um punhal. A vítima foi socorrida e conduzida para o Hospital Municipal, sendo depois encaminhada para o HRA, em Caruaru.

 

Imagem meramente ilustrativa.

Motoqueiro morre em mais um acidente na PE-160

Fotos: Fernando Lagosta.

No fim da noite deste sábado (15), por volta das 23h, mais um acidente na PE-160 resulta em um jovem morto.

 

O fato aconteceu nas proximidades do distrito de Poço Fundo, pertencente ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com as informações, dois jovens que estavam em uma moto (modelo Honda Tornado, placa KGL-7117, Santa Cruz do Capibaribe) estavam trafegando sentido Santa Cruz/Poço Fundo quando perderam o controle em uma curva, caindo em uma ribanceira de aproximadamente 7 metros de altura.

 

.

O motociclista, identificado por Luiz Carlos Junior (26 anos), morreu no local após quebrar o pescoço e ter parte da perna direita decepada.

 

A segunda vítima, José Messias Gomes Yolanda (20 anos), que mora no Loteamento Dona Lica I do município citado, sofreu vários ferimentos e foi socorrido pelo Samu até o Hospital Municipal.

 

A vítima fatal residia na Rua Carlos Alberto de Santana no Bairro São Jorge. Policiais civis realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o IML, da cidade de Caruaru.

 



Imagem de Contato - Blog do Ney Lima