Recadastramento Biométrico para as Eleições 2016 será discutido em Audiência Pública na noite desta terça-feira

 

Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (01) será realizada, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, uma audiência pública para discutir o recadastramento biométrico para o título de eleitor.

 

Juntamente com mais 27 município pernambucanos, Santa Cruz do Capibaribe está entre as cidades que usarão do sistema de impressão digital no ato da votação.

 

Diversas dúvidas da população serão esclarecidas pelo Juiz Eleitoral Dr. Tito Lívio (foto ao lado), assim como a discussão de medidas que aumentem o comparecimento do eleitor para a atualização do documento.

 

Vale ressaltar que o prazo para o recadastramento biométrico termina em março de 2016 e não será prorrogado segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Até o presente momento, pouco mais de 20% dos quase 55 mil eleitores fizeram o recadastramento.

 

A audiência está marcada para as 19h.


Direto do WhatsApp!

.

 

Pacientes que diariamente aguardam na fila a espera de atendimento na Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, entraram em contato com a nossa redação para pedir providências em relação à intensa quantidade de poeira que surge de um espaço em frente a unidade de atendimento.

 

 

A leitora Maria Paula entrou em contato com a redação para pedir providências sobre uma obra inacabada na Rua José Barbosa da Silva, antiga “Rua do Cabaré”, bairro São Cristóvão. Trata-se de um calçamento e que há 15 dias, funcionários públicos não solucionaram o problema.

 

 

O leitor Ítalo Cirleno pede providências em relação a presença de diversos carros coletores do lixo, que ficam estacionados na Rua Severino da Silva, próximo a Escola Professora Orlandina Arruda Aragão, bairro Dona Dom na Capital da Moda.

 

Segundo o leitor, existe um galpão no local para guardar os carros coletores, porém os veículos ficam estacionados na rua e espalham o mau cheiro aos moradores e alunos da referida escola.

 


 

Dona de casa comete suicídio na Capital do Jeans

 

Na manhã desta terça-feira (01), uma dona de casa cometeu suicídio na Rua Frei Caneca, bairro Cohab em Toritama.

 

Segundo informações, a mulher identificada como sendo Regilda Gonçalo de Souza Silva (43 anos) teria cometido o suicídio tomando veneno, vindo a óbito minutos depois no local.

 

Alguns vizinhos relataram que Regilda já teria por diversas vezes tentado tirar a própria vida em outros momentos.


Grupo fortemente armado aterroriza Taquaritinga do Norte durante explosões em banco

 

 

Por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (01) uma quadrilha fortemente armada aterrorizou a população de Taquaritinga do Norte. Na oportunidade, vários disparos de arma grosso calibre foram ouvidos por populares.

 

Os bandidos tinham como os alvos principais, alguns caixas eletrônicos e um cofre da Agência do Banco do Brasil. Em seguida, a quadrilha efetuou diversos disparos contra a Cadeia Pública do município. A ação durou cerca de 20 minutos com a utilização possivelmente de fuzil, além de granadas.

 

 

Segundo informações, durante a ação um funcionário da Secretaria da Saúde que estaria em um ponto aguardando o ônibus, foi mantido refém.

 

 

Após a ação criminosa, os bandidos em bloquearam com grampos e galhos de árvores um trecho da PE-130, uma das vias que liga Taquaritinga do Norte ao município de Vertentes, com o intuito de impedir uma possível perseguição.


Prazo para circular com CRLV 2014 termina nesta segunda-feira

 

Foto: Thonny Hill.

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para que motoristas que tenham seus veículos com placas terminadas nos números 5, 6 e 7 possam circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) do ano de 2014.

 

O fim do prazo vale para aqueles motoristas e motociclistas que colocaram em dia as taxas de seus veículos, mas não receberam o novo documento pelos correios.

 

Quem for flagrado pela polícia ou por agentes de trânsito com o documento desatualizado, além de ter que pagar multa no valor de R$ 191,54, é punido com sete pontos na carteira e terá o veículo apreendido até a apresentação do novo documento.

 

Veículos com placas com números terminados em 8, 9 e 0 ainda podem rodar com o documento antigo até o dia 30 de setembro.

 

Para quem não recebeu o documento atualizado, deve se dirigir ao posto mais próximo de atendimento do Detran e fazer a solicitação ou a retirada do novo documento. O prazo médio de espera, em caso de solicitação de um novo CRLV é de 3 a 8 dias úteis.

 

Os documentos exigidos em ambas situações são: documento original e cópia de RG, CPF, além de comprovante de endereço atualizado. Caso o motorista não possua o RG ou o CPF, deve levar a original e a cópia de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Homem é detido com pé de maconha e várias drogas na Capital do Jeans

 

O efetivo do Malhas da Lei recebeu informações anônimas de um ponto de trafico de drogas na Rua Ipojuca, bairro El Shaday em Toritama.

 

Os policiais se dirigiram ao local citado, onde encontraram em sua residência, Rivaldo Vicente da Silva, conhecido por “Rio” (36 anos), após autorização, o policiamento efetuou a busca no imóvel.

 

No interior, foram encontrados vários cigarros de maconha, duas trouxinhas da mesma droga, além de uma quantidade de pólvora e um pé de maconha plantado no quintal.

 

A ocorrência e os materiais apreendidos foram conduzidos para a delegacia de polícia de Toritama para as providências cabíveis.


Homem é executado a tiros em Brejo da Madre de Deus

 

Fotos: Blog São Domingos Informa.

 

Na tarde deste domingo (30) foi registrado mais um crime de morte no município do Brejo da Madre de Deus, desta vez, o fato ocorreu no Loteamento Morada da Prata.  A vítima desta vez foi identificada como José Amaro da Silva, (27 anos), que vivia segundo populares, mendigando pelas ruas do município.

 

 

Segundo informações, a vítima foi atingida por dois disparos na cabeça, que faleceu no local. O corpo de José Amaro foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

 

Até o momento a polícia não tem informações da autoria do homicídio.


Segunda edição de trilha em homenagem ao piloto Júlio Cesar Xavier atrai milhares em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos e vídeo - Thonny Hill.

Na tarde deste domingo (30), em Santa Cruz do Capibaribe, foi realizada a segunda edição da Trilha Júlio César Xavier.

 

Milhares de motociclistas, amadores e profissionais, saíram por volta da 12h do ponto de concentração do evento, no Rota do Mar Complex.

 

Antes de seguirem pelos vários quilômetros do trajeto, que mistura trechos no perímetro urbano e na zona rural, este último passando por diversas serras, uma homenagem ao piloto santa-cruzense e multicampeão Júlio Cesar foi realizada.

 

Animados pelos gritos de um narrador, o som do ronco dos motores dos pilotos começou a ecoar e podia ser ouvido a centenas de metros de distância.

.

Milhares de pilotos e motociclistas participavam no momento do trecho urbano do evento.

Um resumo de fatos marcantes da história do piloto

 

Júlio César, (44 anos) foi 13 vezes campeão pernambucano nas categorias Mx1, Mx3 e Mx4, além de ser vice-campeão brasileiro na categoria Mx4, em 2011.

 

O piloto era conhecido e respeitado no cenário esportivo nacional graças a grande habilidade que tinha em corridas de motocross.

 

Como forma de contribuir mais com o esporte fora das pistas, que julgava ser a melhor alternativa para tirar jovens das ruas e das drogas, chegou a se candidatar duas vezes ao posto de vereador, mas não obteve sucesso.

 

Júlio César Xavier, também chamado por amigos e rivais de “Diabo Loiro” e “Casco de Navio” faleceu no dia 27 de agosto de 2013 em uma área de serras que fica na zona rural de Brejo da Madre de Deus, mais precisamente no sítio Olho D´água do Púcaro.

 

O piloto operava uma retroescavadeira, que capotou ao perder a estabilidade durante o reboque de uma caminhonete atolada numa estrada de barro. Preso nas ferragens, o piloto não resistiu e morreu no local.

 

O velório e sepultamento do piloto causaram grande comoção no município, onde milhares de pessoas prestaram diversas homenagens e acompanharam todo o desfecho fúnebre.

.

Confira o vídeo gravado no momento de largada da trilha:

.


Moto roubada é recuperada na zona rural de Brejo da Madre de Deus

.

 

O efetivo do GATI recebeu informações de que uma moto estaria abandonada no Sítio Bandeira, na zona rural de Brejo da Madre de Deus. De imediato, os policiais se dirigiram até o local, onde constataram que se tratava de uma CG 150, cor preta e placa KKA-5469.

 

Segundo informações do efetivo, o veículo foi tomado de assalto na noite da última quarta-feira (26) na Avenida Biu de Deda, bairro São Jorge em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A moto foi conduzida para a delegacia de polícia da Capital da Moda, onde a mesma ficou a disposição do proprietário.


Poderes públicos e população atenderam ao chamado das entidades para discutir a crise no abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A audiência pública, promovida pelas entidades da sociedade civil de Santa Cruz do Capibaribe, realizada na noite desta sexta-feira (28), no Centro Esportivo Capibaribe, foi marcada especialmente pelo poder de arregimentação dos organizadores.

 

Além do público, estimado em mais de 2 mil pessoas, também estiveram presentes ou se fizeram representadas as três esferas do poder executivo. O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado; o deputado estadual Diogo Moraes (PSB); e o prefeito do município, Edson Vieira (PSDB), compareceram ao evento e ouviram o clamor da população.

 

 

O síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, falou em nome das entidades representativas da indústria e do comércio de Santa Cruz do Capibaribe. Ele expôs as dificuldades enfrentadas pelos dois setores e apresentou fotos e vídeos com depoimentos de moradores que sofrem com a falta de um planejamento mais eficiente na gestão dos recursos hídricos.

 

“A ideia de realizar essa audiência pública não é para jogar um poder contra o outro ou procurar um culpado por essa situação crítica. Estamos aqui para buscar soluções urgentes. É disso que o povo precisa”, disse o síndico.

 

 

O diretor regional da Compesa no Agreste e Zona da Mata, Leonardo Collier Selva, mostrou a situação das barragens que abastecem Santa Cruz do Capibaribe e apresentou algumas soluções em curto, médio e longo prazo para minimizar os efeitos da estiagem no município.

 

“Foi muito positiva a audiência. Informamos à população que a cidade de Santa Cruz não sofrerá um colapso total como estava preanunciado, visto que a ação de curto prazo que a Compesa estava fazendo para evitar isso já foi concluída esta semana”, disse Selva. A ação trata-se de uma inversão do fluxo de água que chega à ETA (Estação de Tratamento de Água) do bairro Petrópolis, em Caruaru, para a ETA do bairro Salgado. Com essa incursão, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe passa a receber água do Açude do Prata.

 

 

Leonardo Selva disse ainda que a Compesa atenderá o compromisso assumido com as entidades realizadoras da audiência pública em sustentar pelo menos a mesma oferta atual, que é de 28 dias sem e dois dias com água, assim como trabalhará para aumentar a vazão que chega a Santa Cruz.

 

Já a médio prazo, ele disse que a Compesa construirá a Adutora do Pirangi, avaliada em mais de R$ 60 milhões, que mandará água do referido rio para o Açude do Prata. O início dessa obra está previsto para o próximo mês de novembro e será finalizada em meados de 2016.

 

 

“Foi uma audiência bastante proveitosa, fruto de várias reuniões e encontros, inclusive com a própria estatal, para discutir esse problema sério. Conseguimos nossos objetivos, que era trazer os representantes para debater e apresentar soluções à população, e também deixar tudo documentado. Ouvimos nessa noite algumas boas notícias por parte da Compesa, mas a luta das entidades não para por aqui. Vamos acompanhar os trabalhos para que tenhamos o mínimo de segurança possível nessa área”, disse Allan Carneiro, que considerou um marco para a cidade a realização de uma audiência pública promovida pela sociedade civil organizada.

 

 

Além dos moradores que usaram a palavra para fazer colocações e cobranças aos representantes do poder público, participaram da audiência o presidente da ANE – Associação Águas do Nordeste, Ricardo Braga; a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Edneida Cavalcanti; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, Paulo Fieza; a promotora Natália Campelo; o Pr. Bruno César e o Pe. Carlos Augusto, os vereadores Afrânio Marques, Fernando Aragão e Klemerson Pipoca; e a professora Luciene Cordeiro, representando o SINDUPROM-PE – Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco.

 

Ao final do encontro, uma carta de compromisso foi entregue aos representantes da Compesa e dos poderes Municipal, Estadual e Federal.

 

A audiência pública “A crise no abastecimento de água de Santa Cruz do Capibaribe” foi promovida pelas seguintes entidades: Moda Center Santa Cruz, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Santa Cruz), SINDILOJAS, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), Cooperativa de Condutores Autônomos em Transportes Alternativos de Passageiros (CCATA), Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe (AUTSCC), Associação dos Mototaxistas de Santa Cruz do Capibaribe (AMTPSCC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Santa Cruz do Capibaribe), Roraty Club de Santa Cruz do Capibaribe, Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM-PE), Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, 1ª Igreja Congregacional Vale da Bênção, Assembleia de Deus Canaã e Igreja Congregacional Monte Sião.

 

Texto: Assessoria


Pai de presidiário é assassinado em São Domingos do Brejo da Madre de Deus

.

A região Agreste de Pernambuco registrou mais um homicídio na noite desta sexta-feira (28). O crime aconteceu dentro de um marcadinho na Rua Francisco Alves, em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

Segundo informações, a vítima identificada por Jeová Trajano de Barros, que estava dentro de seu estabelecimento comercial, foi surpreendido por duas pessoas que chegaram em uma moto, onde o garupa desceu e entrou no estabelecimento.

 

Ainda de acordo com informações, Na oportunidade, o meliante realizou o primeiro disparo na nuca da vítima, que veio ao cair no chão, o meliante se aproximou e efetuou mais dois disparos de arma de fogo, possivelmente de um revólver calibre 38.

 

Jeová Trajano era o pai de Jeová Trajano de Barros Filho, conhecido por “Jeovázinho” (26 anos), que se encontra preso no Presídio Juiz Plácido de Souza em Caruaru por porte ilegal de arma de fogo e drogas. Na semana passada, foi cumprido contra “Jeovázinho” um mandado de prisão, onde o mesmo é acusado de homicídio ocorrido em novembro de 2014.

 

 


Buracos provocam mais um acidente na PE-130

 

Fotos: Fernando Lagosta

No início da manhã desta sexta-feira (28), foi registrado mais um acidente entre veículos.

 

O fato aconteceu na PE-130, nas proximidades de Vertentes. De acordo com as informações, o motorista de um carro de passeio, identificado apenas “Mané da Loca” se dirigia para seu trabalho em Taquaritinga do Norte quando, em uma curva, bateu lateralmente com outro veículo (dirigido por uma mulher), que vinha no sentido oposto.

 

De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu porque um dos veículos envolvidos teria invadido a contramão na tentativa de desviar de um dos vários buracos presentes no trecho.

 

O motorista do veículo fraturou o pé. Já a mulher teve apenas ferimentos leves.


Trecho de Obra de duplicação é embargado após acidente de trabalho

 

Falta de escoramento em pontos críticos coloca vida dos operários em risco, afirma MTE - Foto: Fernando Lagosta.

Na tarde de quinta-feira (27) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu embargar a obra de alargamento da conhecida “Ponte Nova”, que fica no perímetro urbano da PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com os auditores do MTE, foi visto que o local não fornece a segurança devida aos trabalhadores, já que não havia, no local da escavação, escoramentos que impedissem com que a areia nas laterais desabasse.

 

Vale destacar que um dos operários ficou parcialmente soterrado com o deslizamento de terra de uma dessas barreiras, o que motivou uma verdadeira operação de resgate, já que havia o risco dele morrer afogado na água que minava do solo.

 

Em entrevista conhecida ao telejornal ABTV 2ª edição, o auditor fiscal do MTE, Francisco Reginaldo, citou que a empresa SVC Construções LTDA, responsável pelas obras, pode ser multada em até R$ 20 mil.

 

Não há previsão para que as obras sejam retomadas no local do incidente. Por sorte, o operário teve apenas ferimentos leves e já se recupera em casa.

 

Confira também o vídeo que mostra momentos do resgate:


Moradores de Santa Cruz do Capibaribe padecem com a falta de água no município

 

 

A capital da moda caminha para o colapso total no abastecimento de água. Uma audiência pública está marcada para esta sexta-feira (28), às 17h30, na quadra da Casa da Criança Dona Arlinda Monteiro.

 

Organizada pelas entidades da sociedade civil organizada, a audiência contará com a presença de representantes da Compesa, dos governos municipal, estadual e federal, e dos órgãos e instituições ligadas ao clima e aos recursos hídricos.

 

Veja abaixo depoimentos de alguns moradores que padecem com o precário abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe:

.

.

.

.

 

Informações da Assessoria.

Motociclista fica gravemente ferido em mais um acidente na PE-160

 

 

Na noite de quarta-feira (26), mais um grave acidente aconteceu na PE-160, desta vez no trecho que corta o perímetro urbano da cidade de Jataúba.

 

De acordo com as informações, o motociclista identificado por David Santana de Oliveira (de idade não informada) transitava pela via quando bateu na traseira de um caminhão.

 

No acidente, ele teve vários ferimentos, inclusive uma fratura exposta em uma das pernas. O Samu foi acionado e os primeiros socorros foram prestados, sendo a vítima removida para o hospital e depois transferida para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.


Operário fica ferido em grave acidente nas obras de duplicação da PE-160

 

Foto mostra momento de desespero dos operários para manter cabeça de colega soterrado fora da água. Fotos: Fernando Lagosta.

No fim da manhã desta quinta-feira (27) um grave acidente de trabalho aconteceu na área das obras de duplicação da PE-160, mais precisamente no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com as informações, um dos operários que participava das obras de ampliação da conhecida “Ponte Nova”, que fica sob o Riacho Tapera, ficou ferido após um deslizamento de uma barreira.

.

Máquina afasta a terra que caiu para facilitar o resgate e, ao mesmo tempo, impedir que mais água desça para o local do acidente.

Um dos trabalhadores relatou que viu a barreira se partindo e quando a mesma começou a desabar, os três tentaram correr, mas um deles foi atingido.

 

O operário, identificado como Aluísio da Silva Cardozo (46 anos, residente no bairro palestina), chegou a ficar com mais da metade do corpo soterrado. No momento do incidente, mais dois operários trabalhavam com ele e chegaram a ser atingidos pela terra que caiu, mas não tiveram ferimentos.

 

Em um dos pontos mais críticos do resgate, devido a posição que o operário ficou, de barriga para baixo, colegas de trabalho faziam de tudo para que ele não se afogasse com a água que minava no local das obras.

 

Após mais de uma hora de intervenção conjunta entre socorristas do Samu, bombeiros civis, Defesa Civil e operários, Aluísio foi resgatado com suspeitas de ter fraturado uma das pernas e o quadril. Ele foi levado ao Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e segue em observação.

.

Momento em que operário foi retirado após mais de uma hora de tensão..

..

.

.

Até o fechamento desta matéria (as 13h30), ainda não tínhamos informações concretas se o operário será transferido para outra unidade hospitalar, mas exames de raios-X já estão sendo realizados.

 

Um dos funcionários chegou a relatar que a demora para retirada de dois postes, sendo um pertencente a iluminação pela prefeitura e outro pela Celpe, podem ter contribuído com o acidente.

 

Segundo ele, se os postes já tivessem sido retirados, sendo que a empresa que realiza as obras já teria feito essa solicitação de retirada há cerca de dois meses, a barreira já poderia ter sido totalmente retirada.

.

.

Local onde a barreira desabou.

Barreira de proteção foi montada após o acidente - Imagem cedida pela Defesa Civil.


Veículo roubado é encontrado na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na noite desta quarta-feira (26) a equipe da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, localizou um veículo abandonado na avenida principal da Vila de Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Foi constatado que se tratava de um Saveiro, cor vermelha e placa MOU-5143 de Campina Grande (PB), que se encontrava com restrição de roubo/furto.

 

O veículo foi conduzido para a delegacia de polícia da Capital da Moda para que fossem tomadas as providências cabíveis.


Cidatec também conta com turma especial da Melhor Idade

 

 

Uma ideia transformada em oportunidade que tem beneficiado diretamente a população de Santa Cruz do Capibaribe. De modo a abranger todos os públicos, o Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania – Cidatec, Emanoel Glicério, é um projeto que já se consolidou na Capital das Confecções.

 

Um dos públicos que tem sido mais beneficiado é o público da melhor idade. São senhores e senhoras que visam no mundo virtual uma possibilidade de atualizar-se e interagir com amigos ou familiares que estão distantes, mas, sobretudo, se inserir no mundo digital.

 

Para o presidente da Câmara, Professor Afrânio, o Projeto é muito mais do que ensinar informática, mas insere cidadãos, jovens e adultos, além do público da terceira idade. “Nós temos muito prazer em mantermos esse projeto, pois o mesmo é de grande relevância, sobretudo, para a questão da formação tecnológica e, consequentemente, agregar valor ao currículo profissional dessas pessoas, principalmente aquelas que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, pois o projeto abrange todos os públicos”, explicou o presidente.

 

Informações da Assessoria.

Direto do WhatsApp!

 

 

A leitora Sandra Silva informou que há mais de uma semana o carro do coletor do lixo não passa na Rua José Gerson da Silva, Loteamento Pedras Branca em Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 

O leitor Heleno Santana pede providências da fiscalização de trânsito sobre alguns caminhões que estão transitando na PE-160, sem os seguintes itens obrigatórios: farol, pisca, placa e para-brisa.

 

 

A leitora Izabel Gomes relata que na Rua João Olegário do Nascimento, Loteamento Armando Aleixo na Capital da Moda. Funcionários públicos há dois meses colocaram uma metralha no endereço, porém não teriam espalhado.

 

 


Governo de Pernambuco publica decreto que reduz expediente para economizar custos

 

Foto: Divulgação.

 

Através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (26), o secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho, resolveu fixar das 8h da manhã às 17h, o período de trabalho dos servidores do Poder Executivo Estadual.

 

A medida inclui os órgãos da administração direta, os fundos, as fundações, as autarquias, bem como as empresas públicas e sociedades de economia mista. A intenção do governo é economizar na energia de luz dessas repartições.

 

De acordo com a portaria, os servidores terão, ainda, o direito de intervalo de uma hora de almoço, ressalvados os casos de extrema necessidade. A nova rotina de trabalho entra em vigor a partir do dia 1º de setembro até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

No entanto, os expedientes de escolas, hospitais, postos policiais, centrais de atendimento, como o Programa Expresso Cidadão, agências do trabalho e postos do Detran não terão seu expediente alterado com a portaria. O governo não divulgou o quanto espera economizar com a medida de retenção de custos.

 

Com informações do Diário de Pernambuco.

Casal que transportava criança em mala de viagem é detido na BR-104

 

Casal que cometeu o ato irresponsável não teve nome divulgado - Foto: Ascom PRF Caruaru

Na manhã desta quarta-feira (26) um casal que transportava uma criança, de maneira inusitada, foi flagrado na BR-104, em Caruaru.

 

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal, um casal, que não teve seu nome divulgado, seguia de moto pela referida via quando foram abordados.

 

Dentro de uma mala de viagem, estava uma criança recém-nascida. O casal, que reside na Vila do Rafael (zona rural daquele município) teria alegado aos policiais que seguiam para o trabalho e, na falta de dinheiro para pagar um transporte mais seguro para a criança (e possivelmente para não serem flagrados), decidiram colocá-la dentro da mala.

 

O casal foi conduzido pelos policiais para a I Delegacia de Polícia Civil e a criança foi entregue ao Conselho Tutelar local.


Homem tem veículo tomado de assalto no Centro da Capital do Jeans

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Na tarde desta terça-feira (25), um veículo foi tomado de assalto nas proximidades de uma Lavanderia na Avenida João Manoel Silva, Centro, em Toritama.

 

Segundo informações da vítima, os meliantes se aproximaram do mesmo e subtraíram o seu veículo Corsa, cor prata e placa KKC-6790.

 

Após a ação, os elementos tomaram destino ignorado.


Saúde de Santa Cruz do Capibaribe é referência no Agreste

 

 

O setor de saúde de Santa Cruz do Capibaribe já é referência na Região do polo confecções. Com a saúde pública do país atravessando problemas, vários cidadãos de outros municípios tem procurado atendimento nas unidades de saúde no município.

 

Além dos grandes benefícios como a aquisição e ampliação de novas ambulâncias, reativação dos 18 PSF´s com médicos todos os dias, ampliação e reforma da estrutura no hospital Raimundo Aragão, construção do AME infantil, abertura do AME com mais de 20 especialidades, inauguração do CTA/SAE entre outros, o sistema de saúde da cidade terá mais dois grandes avanços nesse ano de 2015.

 

Até o final do ano, o prefeito Edson Vieira pretende entregar a população o laboratório 24hs e a UPA. A implantação dessas unidades vai ampliar ainda mais a oferta de especialidades de urgência.

 

 

Segundo o secretário de Saúde, Breno Feitoza, o setor está funcionando  devido a priorização no setor, determinado pela gestão, pois o município vem tendo vários cortes nos repasses repassados pelo Governo Federal.

 

“Desde 2013, a União vem diminuindo verbas da saúde, pra se ter uma ideia o município recebe cerca de 250 mil reais por mês pra manter os dois hospitais e as três policlínicas, onde só o hospital tem uma folha de pagamento de cerca de 900 mil reais. Esse empenho do prefeito, faz com que as unidades tenham plantonistas todos os dias, com isso nossa responsabilidade de manter essa estrutura com menos dinheiro fica ainda maior em oferecer melhor serviço de saúde a população, inclusive a população de outros municípios que migram naturalmente para o hospital de Santa Cruz, que se tornou referência na microrregião do polo de confecções”, comentou Breno Feitoza.

 

Informações da Assessoria.


Quarta edição do Prefeitura nos Bairros chega ao Jaçanã

 

Um dos serviços mais procurados em cada edição é a emissão de documentos. Foto: arquivo

Já foi divulgado o cronograma de ações de mais uma edição do programa “Prefeitura nos Bairros”.

 

Diversas secretarias e departamentos da atual gestão se engajam em diversas atividades e, para esta quarta edição, o bairro escolhido foi o do Jaçanã.

 

O cronograma de ações começou ontem (24) e se seguem até o próximo sábado (29). Entre as atividades estão a limpeza de vários pontos, aulas de zumba, palestra e também vários serviços nas áreas de saúde e cidadania.

 

Entre eles estão programas de saúde bucal, atendimento odontológico com uma unidade móvel, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia e AIDS e também emissão de documentos.

 

Confira o cronograma desta edição, que já contemplou bairros como Palestina, Cruz Alta e Oscarzão:

.

Arte: Gercom Prefeitura Municipal


 

 

Irmãos são alvejados a bala após tentativa de assalto na BR-104

 

Nesta segunda-feira (24) aconteceu uma tentativa de assalto na BR-104, nas proximidades do Trevo de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, que resultou em duas pessoas baleadas.

 

Policiais do 24° BPM foram solicitados para comparecerem até o Hospital de Taquaritinga, onde foi constatado que os irmãos, Marivaldo Ronaldo Nogueira (28 anos) e Mário Roberto Nogueira (34 anos) estavam em uma moto, quando dois elementos exigiram a parada, as vítimas não obedeceram a ordem dos meliantes e foram alvejadas por disparos de arma de fogo.

 

As vítimas foram encaminhadas para a unidade hospitalar, onde receberam os cuidados médicos, passam bem e não correm risco de morte.


Moradores de Taquaritinga do Norte realizam protesto cobrando mais segurança

 

Indignados com a insegurança, representantes de vários segmentos mandaram seu recado nas ruas - Fotos: Blog PE Mais

No último sábado (22) o município de Taquaritinga do Norte foi palco de um protesto pacífico, que cobrou das autoridades mais segurança e mais policiamento naquele município.

 

Intitulado “Taquaritinga do Norte quer Paz”, o movimento conseguiu reunir cerca de 500 pessoas, que saíram as ruas, vestindo camisas brancas, portando faixas com o nome do movimento e ecoando um só pedido:

“O governador Paulo Câmara precisa nos respeitar, precisa olhar por nós e fazer alguma coisa pela segurança. Precisamos de mais policiais! Não podemos sair de casa, caminhar nas ruas, conversar com amigos na praça, respeite o povo de Taquaritinga!” – diziam.

 

Durante a caminhada, que teve com ponto final a praça Otto Sailer (principal cartão postal do município), os organizadores falaram da importância do movimento, o pedido por mais segurança e também fizeram a coleta de assinaturas, que resultarão em um documento a ser enviado ao governador do estado, Paulo Câmara (PSB).

.

Protesto percorreu várias ruas e terminou no principal cartão postal do município.

Vale destacar que o aumento da violência, em especial aos assaltos, fez com que muitos moradores modificassem costumes típicos de pacatas cidades do interior como conversar até mais tarde na porta de casa e as caminhadas no final de tarde e à noite.


Fábrica de baterias Moura é alvo de grande incêndio

 

Trabalhadores observam um dos galpões ser destruído - Imagens via WhatsApp - Grupo Blog Santa Cruz Mais

Na manhã desta segunda-feira (24) um incêndio de grandes proporções aconteceu na fábrica de baterias Moura, que fica no município de Belo Jardim.

 

O fogo começou logo cedo, onde um dos galpões da fábrica, que armazena plástico triturado em reciclagem, pegou fogo. Uma grande coluna de fumaça preta pôde ser vista há vários quilômetros de distância.

.

.

.

Fumaça preta podia ser vista há vários quilômetros

.

.

De acordo com informações colhidas em rádios locais, uma equipe do corpo de bombeiros foi acionada e as chamas já foram controladas.

 

Por sorte, ninguém se feriu. Ainda não se sabe as causas para o incêndio.


Segunda-feira começa com duplo acidente na PE-160

 

No primeiro acidente, quatro pessoas ficaram feridas - Fotos: Fernando Lagosta

Na manhã desta segunda-feira (24) mais dois acidentes de trânsito foram registrados na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O primeiro deles aconteceu em uma curva no quilômetro três da rodovia (próximo ao haras Xô Boi).

 

De acordo com as informações, uma moto (CG 125cc, de cor preta e placa KKN-2518, de Caruaru) bateu de frente em um carro de passeio (modelo Chevrolet Cruze, de cor branca e placas OIJ-3738, de Morada Nova-CE).

.

Imagem enviada via WhatsApp - Grupo Toritama em Foco

,

Na moto, estavam mãe e filho, identificados apenas por Edielson (condutor da moto) e Maria Edileuza (garupa). Os dois, que residem no bairro Oscarzão, seguiam para o trabalho da mulher, que fica em uma pedreira nas proximidades onde o acidente aconteceu.

 .

No impacto, uma das vítimas da moto chegou a ser projetada com violência contra o vidro do carro.

Os dois ficaram feridos, foram socorridos pela equipe do Samu e conduzidos para o Hospital Municipal. Edielson, que deve ser transferido para outra unidade hospitalar, teve um grave ferimento em uma das pernas e Edileuza teve várias escoriações.

 

As duas mulheres que estavam no carro de passeio tiveram apenas ferimentos leves. Ambas residem na cidade de Toritama segundo testemunhas.

 

Já o segundo acidente aconteceu poucos minutos depois, desta vez em uma reta no quilômetro seis.

 

De acordo com as informações, uma mulher, identificada por Maria Helena da Silva (44 anos e que reside na Rua Amaro Monteiro de Araújo – distrito de Pão de Açúcar – em Taquaritinga do Norte) seguia pela via de moto quando, ao tentar desviar de um cachorro, perdeu o controle do veículo e caiu.

.

..

,

Ela ficou ferida, foi socorrida por outra equipe do Samu e encaminhada a mesma unidade hospitalar, com várias escoriações pelo corpo.

 

Nenhuma das vítimas dos dois acidentes correm risco de morte.


Homem é assassinado às margens da PE-90 em Vertentes

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Aconteceu na noite deste domingo (23) um homicídio nas proximidades de um bar, às margens da PE-90 no município de Vertentes.

 

Segundo informações de populares, um elemento não identificado se aproximou de Carlos Eduardo da Silva Ramos (27 anos) e efetuou vários disparos de arma de fogo, que o atingiu na cabeça, costas e perna direita. Em seguida, o autor dos disparos fugiu do local e tomou destino ignorado.

 

A vítima que organizava encontros de som em Vertentes, veio a óbito no local.


Moto tomada de assalto é encontrada no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Uma moto que foi tomada de assalto na tarde deste domingo (23) foi localizada durante a noite pela Guarda Civil Municipal (GCM) nas proximidades do Mercado Público, Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, populares relataram que a moto Biz, cor preta e placa PEL-8563, estava no local abandonada e que a placa da mesma se encontrava jogada no chão.

 

A moto foi recuperada pela equipe da guarda municipal (ROMUT e equipe do trânsito) e conduzida para  a delegacia de polícia da Capital da Moda, onde foi devolvida a proprietária.


 

Família é mantida refém por assaltantes em Santa Cruz do Capibaribe

 

Por volta das 19h20 deste domingo (23) uma família passou por momentos de terror por assaltantes na Rua Manoel Monteiro da Paixão, bairro Malaquias Cardoso em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, o fato ocorreu próximo ao Batalhão do 24º BPM. Na oportunidade, dois elementos em uma moto e de armas em punho, seguiram e renderam um homem que estaria chegando a sua residência, em seguida, os meliantes entraram na residência e também fizeram de refém a esposa e a filha.

 

Durante a ação, os elementos afirmaram que teriam informações de que no local havia uma boa quantia em dinheiro, o proprietário respondeu que a tal quantia não existiria no local. Neste momento, um dos assaltantes, colocou o revólver na cabeça da filha exigindo o dinheiro, porém nada foi localizado.

 

Os elementos acabaram roubando alguns pertences como carteira, celulares entre outros produtos, além de um veículo Saveiro, de cor vermelha e ano 2013.


Veículo tomado de assalto é recuperado após perseguição na Dália da Serra

 

 

Neste sábado (22) um veículo que teria sido tomado de assalto em Surubim foi recuperado após perseguição policial no município de Taquaritinga do Norte.

 

Dois elementos estavam em um veículo Gol, de placa KKW-4051, quando perceberam a presença de uma viatura e então tentaram fugir em alta velocidade.

 

A viatura realizou a perseguição, onde no caminho um dos meliantes que guiava o veículo, perdeu o controle do mesmo após o pneu estourar. Em seguida, os elementos abandonaram o veículo e fugiram por dentro de um matagal.

 

O veículo foi conduzido para a delegacia de polícia de Toritama.


Projeto de Narah Leandro leva aula de Zumba aos bairros

 

 

A vereadora Narah Leandro (PSB), autora da Lei Municipal 2.379/2014, comemorou a execução por parte da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe do Projeto Feliz Viver nos Bairros.

 

O ‘Feliz Viver’ surgiu por iniciativa da vereadora na Associação Cleóstenes Pacas e devido ao sucesso do projeto, Narah decidiu torna-lo lei e expandir para o restante do município.

 

 

O projeto leva aulas de Zumba (atividade física aeróbica) aos bairros da cidade através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, acompanhado de perto pela secretária Alessandra Viera.

 

Para Narah, ações como esta tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Quando tornamos o ‘Feliz Viver’ Lei Municipal, pensamos em trabalhar ele de forma intersetorial e dessa forma fazer com que várias secretarias possam se integrar nesse fornecimento de qualidade de vida para as pessoas. A prefeitura atendeu a Lei e tem executado o projeto de maneira extremamente satisfatória”, pontuou.

 

Informações da Assessoria.

Homem tem moto tomada de assalto na Capital da Moda

 

Na noite desta quinta-feira (20) uma moto foi tomada de assalto em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações da vítima de 65 anos, o mesmo estava em sua moto quando um elemento lhe abordou e acabou roubando a sua moto, uma Bros, cor preta e placa KFZ-5477.

 

A vítima compareceu na delegacia de polícia para a confecção de um boletim de ocorrência.


Trânsito no Centro de Santa Cruz do Capibaribe receberá mudanças

 

 

Nos próximos dias, o Centro de Santa Cruz do Capibaribe receberá a implantação de um binário, sistema que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, envolvendo as ruas Cabo Otávio Aragão e Dr. Silvio Romero Monteiro.

 

As novas medidas têm como objetivo, agilizar o tráfego das vias modificadas, ordenar o estacionamento, melhorar a visibilidade do pedestre e evitar cruzamentos perigosos, a exemplo do trevo por trás do Banco do Brasil.

 

 

A partir do próximo dia 30 de agosto, iniciarão as ações de caráter educativo, onde agentes e guardas de trânsito orientarão os condutores a adotarem as novas vias em seus percursos.


Santa Cruz do Capibaribe vivencia a tradicional Festa do bairro Santo Agostinho

 

 

Segue até o próximo domingo (23) em Santa Cruz do Capibaribe, a tradicional Festa do bairro Santo Agostinho com festividades religiosas, celebrações eucarísticas, quermesse, apresentações e shows católicos.

 

Na parte secular, as apresentações musicais terão início nesta sexta-feira (21) a partir das 21h. A área destinada aos shows será fechada e seguranças revistarão o público nas entradas.

 

Confira a programação musical:

 

Sexta-feira (21) – Galego Show e Forró Classe A;

Sábado (22) – Forró no Kilo e Capim com Mel;

Domingo (23) – Bruno Santos e “Seu Talento é um show” (Show de Calouros).


Direto do WhatsApp!

 

 

O leitor Ricardo Souza flagrou um animal solto passeando em plena Avenida 29 de dezembro, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 

Em contato com a nossa redação, o leitor Jailson Silva, se mostra preocupado em relação a uma obra inacabada na Rua José Fernandes, bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 

O leitor Clóvis Fernandes relata que diversos lixos ficam acumulados na Avenida Teofanes Ferraz, bairro Palestina na Capital da Moda. Segundo o leitor, alguns garis relataram que o lixo permanece no local, devido a ausência de equipamentos para juntar o restante do lixo.

 

 


Após protesto, carroceiros e prefeitura definem primeiras medidas para legalização da categoria

 

Chegada dos carroceiros a prefeitura causou a curiosidade de várias pessoas - Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta quinta-feira (20) um grupo formado por cerca de 60 carroceiros realizou um pequeno protesto em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com os organizadores, o protesto foi realizado em virtude de uma concorrência desigual, segundo eles, existente na disputa pela freguesia com os pipeiros que vem de outros municípios como Caruaru e Bonito.

 

Os carroceiros alegam que desde que foi intensificada a comercialização de água por parte desses pipeiros (muitos afirmando que tem seu produto originado em fontes de água mineral da região como o Sítio Murici), a queda nas vendas caiu entre 60 e 80% em muitos casos.

 

Isso, segundo Moisés José da Silva, um dos líderes do movimento, faz com que os carroceiros não consigam garantir o sustento de suas famílias já que, a maioria deles, tem nessa atividade a sua principal fonte de renda.

 

A concentração do protesto aconteceu na Praça de Alimentação e seguiu por várias ruas até a prefeitura do município.

.

Chegando lá, uma comissão formada por cinco carroceiros foi recebida pela Secretária de Governo Priscilla Ferreira. Após quase uma hora de reunião, os dois lados chegaram a um acordo.

.

Comissão foi formada com cinco carroceiros.

Resultado da reunião

 

Na reunião, foram definidas as responsabilidades de cada um dos lados. Para os carroceiros, ficará a responsabilidade de ser formada uma associação e o cadastro desses profissionais, de modo a legalizá-los junto a Vigilância Sanitária e a Defesa Civil.

“Fazendo a associação, isso vai colocar aqueles carroceiros que estão irregulares em situação de regular. São mais de mil carroceiros aqui. Os caminhões que vendem água aqui se dizem do Murici, da Fonte Cristalina e até de Barra de Guabiraba e outros de fora que estão nos prejudicando. Carroceiro que tirava seis tambores de água, estão tirando apenas um.” – disse.

 

Priscilla destacou que o papel da prefeitura será, além do auxílio na formação da associação, a intensificação da fiscalização aos pipeiros junto a Vigilância Sanitária.

 

A ideia é tentar coibir o comercio da água, não só para a população mas também para os próprios carroceiros, em condições de armazenamento inadequadas e de locais também inadequados como a barragem da manhosa.

 

“Vamos primeiro fiscalizar os pipeiros para depois fiscalizar os carroceiros.” – disse, completando que a prefeitura já adquiriu o aparelho para fazer a fiscalização da qualidade da água ofertada por esses profissionais.

 

A secretária frisou também que a prefeitura já teria intensificado essa fiscalização, inclusive realizando apreensões de água comercializada de forma irregular.


Adolescente é detido após invadir residência na Capital do Jeans

 

 

Nesta quarta-feira (19), um adolescente foi detido após invadir uma residência na Rua Projetada, bairro Novo Alvorecer em Toritama.

 

Segundo informações, a Central do 24º BPM solicitou que uma viatura se deslocasse até o local acima citado, pois um adolescente teria invadido uma residência, chegando ao local, o infrator estava detido pelo proprietário do imóvel.

 

O proprietário relatou que o infrator teria entrado pelo muro e que ao perceber a chegada do dono da casa, o infrator tentou voltar, porém foi seguro e detido.

 

O adolescente foi conduzido para a delegacia de polícia de Toritama, onde foi ouvido e liberado com a presença dos pais.


Vendedores de água protestam por melhores condições de trabalho em Santa Cruz

 

Fotos: Thonny Hill.

 

Neste momento, cerca de 60 vendedores de água estão se reunidos ao lado da Praça de Alimentação, às margens da PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, o ato está sendo realizado em virtude de que, os carroceiros estão competindo de forma desigual com os vendedores de caminhões pipas, que trazem água do Sítio Murici, zona rural de Caruaru para a Capital da Moda.

 

 

De acordo com um dos vendedores, a queda nas vendas caiu em torno de 80% e ressaltou que a concorrência tem atrapalhado a renda familiar.

 

No local, está sendo realizado um abaixo assinado com a participação de todos os carroceiros. Eles seguirão pela Avenida 29 de dezembro com destino a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Matéria em atualização...


Imagem de Contato - Blog do Ney Lima