Policiais do GATI localizam três homens armados em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na manhã deste sábado (25), efetivo do GATI recebeu informações de que em uma Saveiro de cor prata estariam dois elementos armados indo pela PE-160 após o Moda Center pela PE-160.

 

O efetivo policial seguiu para o local, onde após perseguição aos elementos os policiais conseguiram alcançar o veículo e ao abordá-los apreenderam em poder de José Damião Gomes da Silva (26 anos) residente na Rua José Pereira de Santana em São domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, um Revólver calibre 38, oxidado com três munições intactas, com ele se encontrava também um comparsa identificado por Heleno Fernandes da Silva Filho, que já cumpriu pena por tráfico de entorpecentes, que também residente em São domingos.

 

 

O efetivo através de informações repassadas  pelos próprios detidos, é que um outro elemento conhecido por “Dri” estaria também com uma arma revólver calibre 38 oxidado, o efetivo de imediato seguiu para o endereço e conseguiram deter Adriano de Lima Ferreira, que reside no Centro da Capital da Moda.

 

Todos foram encaminhados até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para as medidas necessárias.


Secretaria de Saúde realiza capacitação da febre Chikungunya

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz, com a  Vigilância Epidemiológica realizou nesta semana uma capacitação voltada exclusivamente para os agentes de endemias, com o objetivo de promover a atualização epidemiológica aos profissionais sobre a Febre CHIKUNGUNYA que vem crescendo em todo país.

 

A capacitação foi ministrada por Carol Caraciolo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Durante a capacitação foram abordados itens como o fluxo da doença, notificação, áreas de risco, controle da doença no município entre outros cuidados e observações importantes.

 

FEBRE   CHIKUNGUNYA

 

A febre Chikungunya  é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti o mesmo que transmite a dengue.

 

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


Informações da Assessoria.

Os benefícios de se adotar a bicicleta como transporte diário

.

Há tempos que sabemos da tradição e potencial do ciclismo em todas as suas formas aqui em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Base para o que ocorre hoje em dia, a cidade em um bom momento na questão bicicleta, vem tendo varias opções para quem quer entrar no mundo bike.

 

Pedaladas noturnas em grupo as quintas feiras e agora também nas terças (onde se pode ir em qualquer tipo de bicicleta), a “Avenida do Lazer”, pedaladas performáticas  (que requer bicicleta e equipamentos especiais), trilhas com destino a zona rural de nossa cidade as quartas sábados e domingos e claro: centenas de pessoas que usam bicicleta para irem ao trabalho e se locomover no dia-a-dia.

 

Bicicleta: mais que um esporte é um meio de locomoção, que só traz benefícios a quem resolve pedalar. Entre eles estão à interação com pessoas de todas as idades, com a cidade em que moramos e melhor ainda: se faz novas amizades e praticam-se exercícios físicos.

.

.

Uma escolha que faz bem a corpo mente e espírito. Ao pedalar, se percebe com mais leveza as nuances e simplicidade da vida, do cotidiano de nossa cidade; se tem melhor noção de trânsito, nos tornamos melhores motoristas, melhoramos nossas relações interpessoais e aliviamos o estresse do corre-corre diário.

 

É isso! Pratique sustentabilidade, saúde, mobilidade menos letal e danosa em caso de acidentes. Encontre a melhor forma ou jeito para você pedalar bicicleta é muito simples. Vamos de bicicleta, a vida, sua saúde e o ambiente em que vivemos agradecem!

.

Por Zenna Rocha, praticante de ciclismo, integrante do movimento B-Bike 40.
.
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação

Assaltantes são presos pela Polícia Militar em Santa Maria do Cambucá

 

 

A Polícia Militar recebeu informações de que um assalto estaria acontecendo no Centro de Santa Maria do Cambucá, onde populares informaram que um dos dois homens estaria praticando o ato dentro de uma residência, enquanto o outro permaneceu em uma moto fora da casa aguardando a ação do comparsa.

 

Depois de praticar o assalto, os acusados pela tentaram fugir pela saída do município, porém foram seguidos pelo efetivo da polícia. Em um local, os policiais localizaram a moto Bros, de cor branca e placa OYL-9374 utilizada na ação.

 

 

Em seguida, os policiais permaneceram no local até que os dois retornaram para buscar o veiculo utilizado no assalto, onde foram presos pela polícia. Com eles, foi encontrada outra moto uma Fan150cc, de cor vermelha e placa PEJ-1831.

 

Os envolvidos, José Alexandre Mamede, conhecido por “Duda” (26 anos) e Rangel Roberto Ferreira da Silva (18 anos), todos residentes em Santa Cruz do Capibaribe,  foram conduzidos até a delegacia da Capital da Moda, onde foram reconhecidos pelas vitimas, com eles foram encaminhados ao Presídio Juiz Plácido de Souza em Caruaru.


Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe realiza ações de combate à Dengue

.

Após o período das chuvas e início do verão, inicia-se um ambiente ideal para proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. Para evitar que o mosquito se reproduza e transmita a doença, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe realiza constantes ações de combate à dengue em todo o município.

 

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Kaio Magno, o município conta com 45 agentes de endemias constantemente capacitados (um profissional para cada mil imóveis, assim como recomenda o Ministério da Saúde), atuando diariamente nas residências com a aplicação de larvicidas e peixes nos reservatórios de água, além de efetuar a conscientização da população, que é peça fundamental na prevenção e combate à dengue, no lacre correto dos depósitos e eliminação da água dos vasos de plantas.

.

“Frequentemente, os agentes de endemias passam na minha rua, já colocaram peixes na minha cisterna e nos orientam a não deixar água parada em nenhum recipiente ou vasos de planta”, contou Lúcia Costa (54), moradora da Rua Manoel Rodrigues Sobrinho, bairro Santo Agostinho.

.

Toda a rede de saúde do município, também está interligada na busca de casos suspeitos de dengue, enviando a coleta de sangue dos pacientes para análise, e também realizando uma ação bloqueadora com inseticida no endereço notificado e nas áreas vizinhas.

.

“Recebemos um relatório da existência de 235 casos de virose suspeitos de dengue, destes, apenas 16 foram confirmados, 26 estão sob análise e 193 foram descartados”, informou o secretário de Saúde, Breno Feitoza, “Isso nos leva a concluir que nosso trabalho está surtindo o efeito esperado, as ações de vigilância estão sendo eficazes no município e a população também tem atuado como agente no combate à dengue”, finalizou.

 ..

A Secretaria de Saúde também realiza ações conjuntas com as secretarias de Serviços Públicos, através da limpeza de córregos, rios e terrenos baldios, e Educação, divulgando a orientação e prevenção nas escolas.

 

Informações da Assessoria.

Adolescente sofre tentativa de homicídio no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Fernando Lagosta.

 

Na noite desta quinta-feira (23), aconteceu uma tentativa de homicídio na Rua Padre Arruda, Centro de Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi um menor de 16 anos de idade.

 

A Polícia Militar recebeu as informações da tentativa e se deslocou até o local, onde populares informaram que a vítima havia sido socorrida pelo Samu para o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão na Capital da Moda.

 

O menor foi atingido com um disparo de arma de fogo na região do tórax e ficou na unidade hospitalar sob os cuidados médicos, em seguida foi transferido para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru com a escolta da Polícia.


Problema em serviço de entrega dos Correios causa revolta a moradores de São Domingos

 

 

Moradores das Casas da Caixa de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus entraram em contato com a redação do Blog para relatar um problema que tem ocorrido por parte dos Correios local.

 

De acordo com um dos moradores, há mais de dois meses eles não recebem as correspondências em suas residências. O mesmo relatou que os moradores têm que se deslocar até os Correios, porém não são atendidos.

“Bom seria se ao chegar lá fosse tudo organizado e as correspondências estivessem, é uma falta de organização muito grande, cartas pelo chão, pessoas em experiências. Faz mais de dois meses que espero uma carta registrada e ainda não a recebi”, afirmou.

 

 

Condôminos do Moda Center Santa Cruz reclamam de interdição de lixeira

 

 

Alguns condôminos do Moda Center informaram que a proprietária de uma loja localizada no setor azul (loja interna) está semanalmente interditando uma das lixeiras que fica próxima ao seu estabelecimento.

 

Com isso, a proprietária impede que os clientes e a população em geral coloquem lixos no local.

 

“Isso é uma irresponsabilidade dessa pessoa, que imagem ela tá passando do Moda Center para os clientes e visitantes? Gostaria também que a administração do Parque tomasse as providências”, desabafou.

 

Leitor relata problemas em calçamento no Bairro Santa Tereza

 

 

O leitor e morador Cristiano do Bairro Santa Tereza relata um problema do calçamento da Rua Josefa Maria de Jesus no bairro citado.

 

Segundo ele, o problema ocorre há cerca de dois meses. No local, as pedras do calçamento estão totalmente destruídas, chegando a causar perigo devido aos desvios que alguns condutores realizam.

 

“Aqui tá muito complicado, não podemos ficar na calçada, pois o perigo é enorme e sempre ficamos preocupados com a situação. Eu espero que o poder público verifique esse problema”, relatou.

 


Estudantes e professores de Santa Cruz do Capibaribe realizam campanha em prol do ICIA

 

Estudantes, professora Elieudes e representantes do ICIA.

 

Estudantes e professores da Escola Malaquias Cardoso Aragão estão realizando um projeto em prol do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) que é sediado em Caruaru.

 

O ICIA é instituição filantrópica, sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes com câncer ou suspeita da doença, a mesma sobrevive apenas da generosidade da população de várias cidades do agreste e não conta com recursos dos governos municipal, estadual e federal.

 

Salas do Instituto do Câncer Infantil do Agreste.

 

Pensando em ajudar, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da referida escola decidiram iniciar uma campanha de solidariedade de brinquedos, alimentos e doações de dinheiro com objetivo de ajudar a instituição.

 

A ideia surgiu através do aluno Fábio Júnior, que com a sua iniciativa acabou envolvendo toda a comunidade escolar. De acordo com o mesmo o próximo objetivo será a busca de apoio da população santa-cruzense.

 

Assinatura do termo de compromisso.

“O nosso próximo passo será mover a cidade em busca de ajuda, iremos passar nos bairros em busca de arrecadações de alimentos e também quem sabe encontrar mais colaboradores. Nós iremos também entregar cofrinhos em alguns locais para quem quiser colaborar”, destacou.

 

Os voluntários estarão passando nos bairros identificados com crachás e camisas com o logotipo da Instituição e sempre em grupos (não isolados).

 

Os estudantes já realizaram um Sarau, onde na ocasião eles arrecadaram e doaram vários produtos de limpeza  em prol da Casa do Idoso de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Primeiras doações relizadas a semana passada.

 

Maiores informações falar com Fábio Júnior através do telefone (81) 9130-9738.


Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inicia trabalho de requalificação dos cemitérios da cidade

.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Serviços Públicos está realizando reformas e melhorias nos cemitérios da cidade.

 

O Cemitério Pedro Paulo de Souza (cemitério novo) já está recebendo a pintura interna e externa e a limpeza completa do local, trabalho que posteriormente será executado no São Judas Tadeu (cemitério velho).

 

Uma iluminação especial para o próximo dia 2 de novembro, data dedicada ao Dia de Finados, com a instalação de refletores nos dois cemitérios, também será utilizada para acolher as famílias que homenagearão a memória de seus entes queridos.

.

.

“O objetivo desta ação, será deixar essas áreas mais aconchegantes para receber milhares de famílias santa-cruzenses que irão visitar seus parentes e amigos”, disse o responsável pela fiscalização de obras públicas, Felipe Miranda.

 

Informações da Assessoria.

Toyota que transporta professores capota em Brejo

Foto: Blog Estação Notícias.

No início da tarde de quarta-feira (22) um acidente foi registrado na zona rural de Brejo da Madre de Deus.

 

De acordo com as informações divulgadas pelo blog Estação Notícias, veículo Toyota, que realiza o transporte de professores para escolas da zona rural do município, capotou após fazer uma curva no sítio São Francisco.

 

Quatro pessoas que estavam no veículo ficaram feridas, mas sem gravidade e foram socorridas por moradores das proximidades do local do acidente.

 

O motorista do veículo, Antonildo, não soube passar informações precisas sobre o que causou o acidente.


Policiais Militares encontram moto roubada na zona rural de Brejo da Madre de Deus

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

Nesta quarta-feira (22) após determinação do Serviço de Operações, policiais militares encontraram uma moto abandonada na estrada do Miguel Velho, zona rural de Brejo da Madre de Deus .

 

Chegando ao local, foi localizado o veículo identificado como sendo uma moto XRE-300, de cor vermelha e placa NXU-4915. Após consulta no sistema foi confirmado que se tratava de um veículo roubado.

 

A referida moto foi conduzida até a delegacia de polícia de São Domingos, distrito do Brejo.


Leitor reclama de profundidade em calçamento no Bairro Malaquias Cardoso

 

 

Na tarde desta terça-feira (21) recebemos uma denúncia do leitor Everton Ribeiro, referente a um problema localizado na Rua Manoel Monteiro da Paixão no Bairro Malaquias Cardoso em Santa cruz do Capibaribe.

 

Segundo o leitor, uma espécie de profundidade no calçamento na rua citada tem causado problemas em alguns veículos que passam pelo local. Everton afirmou que o problema persiste há cerca de cinco meses

 

“Tivemos que colocar essa faixa para alertar os condutores, devido ao problema que temos nesse local e para que não ocorra um prejuízo maior”, destacou.

 

 

Leitor pede providências em relação às imprudências de condutores na PE-160

 

 

Nesta terça-feira (21), o leitor Sandro Queiroz enviou uma imagem onde mostra a imprudência de um condutor em dos semáforos da PE-160.

 

De acordo com o leitor, a cena se repete diariamente em um semáforo que fica localizado no sentido Avenida Teonilo Silvestre/PE-160. O leitor ainda destacou que os veículos que vêm no sentido Moda Center Santa Cruz entram em uma via paralela próximo a um Posto de Gasolina e seguem até o semáforo citado e no momento em que abre o sinal, tais veículos atravessam na frente dos carros que tem a preferência.

 

“É um absurdo o que acontece nesse local, esses veículos entram e nem se quer sinalizam que vão atravessar, colocando a vida de quem trafega corretamente em risco. Gostaria que as autoridades tomassem providências sinalizando aquela via, pois algo pior pode acontecer”, desabafou.

 


Detran-PE abre novas inscrições para o programa CNH Popular

 

Foto: Divulgação.

 

Teve início nesta terça-feira (21), as inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular).

 

De acordo com o Detran-PE, até o final do ano, serão convocados 10 mil selecionados, que terão oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas para a Renovação da CNH, Adição das categorias A ou B ou Mudança de categoria da CNH.

 

O período de inscrição segue até o dia 23 de novembro deste ano. A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do site, clicando AQUI.

 

As inscrições são para as pessoas com renda inferior a dois salários mínimos, desempregados, alunos do Ensino Público e beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Chapéu de Palha, egressos e liberados do sistema penitenciário estão entre os segmentos contemplados.

 

A novidade é a inclusão dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) entre os beneficiários do Programa.


Homem agride ex-companheira por não aceitar a separação

 

Foto: Ilustração.

 

Na tarde desta segunda-feira (20), um homem identificado por Jonas Teodósio Alves (34 anos) agrediu a sua ex-esposa no Sítio Serra da Onça, zona rural de Frei Miguelinho.

 

De acordo com informações da Polícia Militar, o efetivo recebeu denúncias de que na localidade citada estaria acontecendo uma agressão no interior de uma residência.

 

Os policiais se dirigiram até o local e contataram a veracidade do fato. Onde foi confirmado que Jonas havia agredido fisicamente a sua ex-companheira, por não aceitar a separação.

 

Com isso, os envolvidos foram encaminhados até a delegacia de polícia de Frei Miguelinho, onde foi constatado que o acusado havia descumprindo a medida da Lei Maria da Penha.


Homem é detido com arma de brinquedo e moto adulterada em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Fernando Lagosta.

 

O efetivo do GATI foi solicitado para comparecer até a Rua Analício Antônio de Moura no bairro Bela Vista, que segundo informações havia em uma residência duas armas de fogo.

 

O policiamento se dirigiu até o endereço citado, onde foi autorizado pela proprietária a entrada do efetivo, após realizar buscas no interior da residência foi encontrado uma arma de brinquedo.

 

O proprietário da arma que trabalha como gerente de produção se encontrava no local, o mesmo foi conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe juntamente com a arma e uma moto que estava com o número do motor adulterado .


Projeto Colaborador Solidário promove tarde de alegria e diversão para moradores do Loteamento Jaçanã

Brinquedos temáticos, distribuição de brindes e outras ações trouxeram alegria para centenas de pessoas. Fotos: Jogoffi.

No último sábado (18) a Joggofi, em parceria com mais 12 empresas de Santa Cruz do Capibaribe, realizaram o projeto Colaborador Solidário.

 

Com tema “Mãos que trabalham, acolhem e fazem o bem!”, o projeto mobilizou mais de 40 pessoas e promoveu uma tarde especial para os moradores do Loteamento Jaçanã, com uma atenção especial para as crianças.

 

Diversos brinquedos temáticos foram instalados e trouxeram alegria e sorrisos para a criançada. Além disso, outras atividades paralelas também foram desenvolvidas como a distribuição de roupas, doces e outras guloseimas e também o corte de cabelo.

.

.

.

.

.

De acordo com Aline Barros, analista de Recursos Humanos da Joggofi, o projeto teve origem dentro do ambiente de trabalho, cujos colaboradores resolveram abdicar da festa comemorativa do Dia das Crianças, realizada anualmente, e expandir a ideia para que ainda mais pessoas, especialmente aquelas mais carentes, pudessem ser beneficiadas.

“Cada setor da empresa escolheu um bairro e, depois de um sorteio, o Jaçanã foi o contemplado para esta primeira edição do projeto. Então, procuramos diversas empresas parceiras voltadas para o público infantil e nove delas se engajaram, além de três proprietários de salões de beleza. Sem eles, não teríamos conseguido levar adiante essa ideia”, frisou.

.

.

Ainda de acordo com Aline, cerca de 300 pessoas do Loteamento Jaçanã, e de outros bairros, foram beneficiadas com o projeto Colaborador Solidário e, de acordo com ela, a iniciativa irá continuar nos próximos anos.

“Ficamos surpresos como tudo aconteceu e isso nos incentiva a dar continuidade a esse projeto, que foi um sucesso. Quero destacar a participação das empresas AB&C Moda Infantil, Mundo Muleque, MGRM, Trakinage, Zuzinha Kids, Dan-Rossi Moda Infantil, Pepéu e Beach Surfer, além dos Salões Ophicina do Cabelo, Beleza & Estilo e Branquinho Cabelereiro, que nos deram toda a força. Ano que vem, garantimos que vamos tornar esse projeto ainda maior!”, frisou.

Confira mais fotos do projeto:


Moto roubada é localizada na zona rural de Brejo da Madre de Deus

Foto: Arquivo.

 

Policiais realizavam rondas no Sítio Olho D´água do Púcaro, zona rural de Brejo da Madre de Deus, quando recebeu a informação de uma mulher que teve sua moto roubada por duas pessoas.

 

O efetivo seguiu em diligências e localizou os dois indivíduos na moto que, ao perceberem a presença do policiamento abandonaram o veículo e entraram em um matagal tomando destino ignorado.

 

Após consulta no sistema, foi verificado que a moto estava com restrição de roubo/furto. A moto, uma Honda Biz de cor vermelha e placa PGU-2579 foi entregue na delegacia de Brejo da Madre de Deus para medidas legais.


Homem é ameaçado por cunhado e a ocorrência termina na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

O efetivo do GATI recebeu através de ligação anônima a informação que no Bar do Mala Velha no Sítio Jerimum, zona de Taquaritinga do Norte havia dois homens armados, sendo um deles com um facão e outro com revólver.

 

Em contato com o proprietário do estabelecimento, José Nilton da Silva (36 anos), o mesmo informou que seu ex-cunhado identificado por Misael Pereira dos Santos (33 anos) juntamente com outra pessoa não identificada, que possivelmente estava armado com uma arma de fogo, lhe fez várias ameaças.

 

Foi feito o deslocamento até o sítio Capoeiras da Roça, onde Misael foi localizado e conduzido até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para as providências cabíveis.


Galpão de reciclagem é parcialmente destruído no distrito de São Domingos

Fotos: Blog São Domingos Informa.

Mais um incêndio de grandes proporções foi registrado na região. O fato aconteceu no distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus, onde um galpão de reciclagem foi parcialmente destruído pelas chamas.

 

De acordo com as informações, o incêndio do galpão aconteceu no Loteamento Boa Esperança e, devido a grande quantidade de materiais inflamáveis, o fogo se espalhou em questão de minutos.

.

.

Os bombeiros foram acionados e tiveram dificuldades no combate as chamas, mas foram auxiliados por caminhões pipa de motoristas particulares.

 

Ninguém ficou ferido no incidente, restando prejuízos materiais. Dois jumentos que estavam no interior do local morreram carbonizados.

 

O local pertence a uma pessoa conhecida como “Zezin da Bucha”. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o que ocasionou o incêndio deve ser divulgado nos próximos dias, através da conclusão da perícia no local do incidente.

.

.

.

Com informações do blog São Domingos Informa.

Policiais militares prendem indivíduos com arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na madrugada deste sábado (18), Policiais militares do 24ºBPM prenderam dois homens no Bairro da Palestina na Capital da Moda. Um dos identificados foi Romário Roberto de Lima Silva (22 anos), além de uma segunda pessoa envolvida, com este foi encontrada uma arma de fogo no da abordagem.

 

Os envolvidos estavam em uma motocicleta e ao perceberem o efetivo, eles tentaram fugir, porém foram perseguidos e alcançados. Romário, que pilotava a moto, não possuía CNH e o passageiro portava na cintura um revólver calibre 38, da marca Taurus, com seis munições intactas.

 

Romário admitiu que seria o proprietário da arma e diante das circunstâncias, ambos foram encaminhados e entregues na delegacia de polícia de Santa Cruz para adoção das providências legais.


Guardas Municipais encontram três motos roubadas em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na tarde desta sexta-feira (17), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) encontraram três motos abandonadas por trás da construção da nova cadeia de Santa Cruz do Capibaribe às margens da PE-160.

 

Na ocasião, foram localizadas duas motos Honda CG e uma Bros de cor preta. Os veículos foram encaminhados até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi constatado que se tratava de produtos de roubo.

 

Participaram da ocorrência, os agentes Gomes e Ronaldo da Guarda Civil Municipal da Romut, o comandante Martins e o supervisor Prado.


Moto roubada é encontrada pela Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe encontraram no bairro Nova Morada na Capital da Moda uma moto que havia sido roubada há alguns dias. O veículo estava abandonado e foi localizado após denúncias da populares.

 

O veículo se tratava de uma moto Honda Biz de cor vermelha e placa não informada, com isso a GCM conduziu a moto para o depósito do SISPOL e em seguida encaminhou para a delegacia de polícia do município, onde ficou a disposição do proprietário.


Santa Cruz do Capibaribe está entre os municípios com mais notificações de casos de dengue clássica no estado

Foto: Arquivo.

Uma notícia ruim acaba de ser divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que afirmou que o município de Santa Cruz do Capibaribe está entre os que mais possuem casos de dengue clássica.

 

De acordo com matéria publicada pelo NE10, o município ocupa a sexta colocação no ranking de cidades que mais notificaram casos de dengue clássica no estado.

 

A lista que compreende os 10 municípios com maiores percentuais de notificações são: Lagoa do Ouro, Passira, Afrânio, Cabo de Santo Agostinho, Granito, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, São José do Egito, Carnaíba e Itapetim.

 

Até o dia 27 de setembro, data em que o relatório foi finalizado, foram notificados 15.277 casos da doença ao longo de 176 municípios, sendo 4.160 deles já confirmados.

 

A SES também registrou 52 óbitos suspeitos, sendo que 32 deles já foram confirmados até então. Em 2013 houve a notificação de 71 óbitos suspeitos, sendo 47 confirmados no mesmo período.

 

Como se prevenir da dengue

 

A única maneira mais eficaz de se prevenir da doença é tomar algumas medidas básicas no combate ao mosquito Aedes Aegypti (foto ao lado), que é o vetor para transmissão das quatro variedades do vírus da dengue que estão em circulação no país.

 

Entre elas estão a eliminação de focos de água parada em garrafas, pneus, latas e copos descartáveis, colocar terra nos pratinhos dos vasos de plantas, fechar os recipientes que ficam ao ar livre com tampa e, em caso de pneus acondicionados, cobrir com uma lona plástica, além de desobstruir calhas e bicas próximos ao telhado.

 

No caso de terrenos baldios ou residências abandonadas, a solução é ligar para os agentes de saúde ou se dirigir a própria secretaria para alertar sobre o problema. Em casos mais sérios, a Justiça pode intervir, obrigando a abertura dos imóveis fechados para combater os focos das larvas do mosquito.


Incêndio atinge pequena fábrica de confecções em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta quinta-feira (16) mais um incêndio foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu na Rua São Paulo no Bairro Cruz Alta.

 

Segundo informações colhidas no local, as chamas atingiram uma pequena fábrica de confecções, localizado por trás da residência de número 83. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém antes da chegada da equipe, os vizinhos se uniram e começaram a conter as chamas utilizando alguns extintores.

 

 

Os bombeiros finalizaram a operação realizando o rescaldo no imóvel. Os produtos que estavam no local foram totalmente destruídos como seis máquinas de costura, bicicleta, aparelho de som e televisor.

 

Ainda de acordo com algumas testemunhas, não havia ninguém no momento em que as chamas começaram. O motivo do incêndio, poderia ter sido ocasionado por um curto-circuito nas instalações do ambiente, porém os bombeiros afirmaram que só iriam especificar os detalhes oficialmente, após os resultados dos laudos periciais.

 

 

Após ser comunicado sobre o ocorrido, o proprietário do imóvel esteve no local. Este foi o terceiro incêndio registrado no mês de outubro na Capital da Moda.


Homem é preso portando drogas dentro de uma moto Biz em Santa Cruz do Capibaribe

 

A Polícia Militar estava realizando rondas no Bairro Bela Vista em Santa Cruz do Capibaribe, quando percebeu um homem em atitude suspeita.  Ao ser feita a abordagem, foi encontrada uma quantidade de aproximadamente 40 gramas de maconha no interior do bagageiro da moto Honda Biz que o mesmo estava pilotando.

 

Diante dos fatos, o condutor Wallison Bruno da Silva (24 anos) residente no Bairro Dona Lica II foi encaminhado junto com a droga até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do delegado de plantão.


Diocese de Caruaru e Pastoral da Juventude realizam o Dia Nacional da Juventude em Santa Cruz do Capibaribe

 


Há 29 anos a Igreja Católica no Brasil, por meio da Pastoral da Juventude, celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é marcado pela mobilização de milhares de jovens em todo o país, para celebrar juntos a vida da juventude, seus desafios e conquistas.

 

Este ano, a Diocese de Caruaru realizará o evento no próximo domingo (19), no Clube Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe. A programação conta com louvor, adoração, pregação do missionário Alexandre Oliveira (Canção Nova), exposição vocacional, celebração da Santa Missa e caminhada de encerramento.

 

Com o tema “Feito para sermos livres, não escravos”, o DNJ retoma a reflexão da realidade do tráfico humano, trabalhado anteriormente na Campanha da Fraternidade. Este é o quarto ano que o evento é realizado fora de Caruaru, uma proposta de levar os jovens a conhecerem a realidade da juventude em toda a Diocese.

 

 

“O Dia Nacional da Juventude é um momento celebrativo, onde a juventude é convidada a refletir sobre sua postura diante da sociedade, e especificamente neste ano, sobre a temática do tráfico humano. Além também de ser a oportunidade de comemorar suas alegrias e conquistas, junto com os demais jovens das mais variadas pastorais, movimentos e comunidades”, conta o Pe. Augusto Fagnê, coordenador do Setor Juventude em Caruaru.

Para a edição 2014 são esperados cerca de 6.000 jovens das 19 cidades que compõem a Diocese de Caruaru. A programação terá início a partir das 08h da manhã e término previsto para as 17h.


Bombeiros são acionados para conter um princípio de incêndio em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Fernando Lagosta.

Na manhã desta quinta-feira (16), populares do Bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe acionaram a presença do Corpo de Bombeiros (CB) para verificar um suposto princípio de incêndio com uma enorme fumaça preta.

 

A equipe do CB se deslocou até o local citado e percebeu que se tratava de um fogo colocado em um lixo, localizado em um terreno baldio por trás de algumas oficinas e que a fumaça preta foi proveniente de um pneu que estava no meio do lixo.

 

Os bombeiros verificaram a situação e não foi necessário a utilização de água para conter as chamas.


Arma de fogo é apreendida na zona rural de Jataúba

Imagem meramente ilustrativa.

A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo no Sítio Jundiá, zona rural de Jataúba. Após denúncias anônimas, populares afirmavam que no local uma pessoa guardava uma arma em sua residência. O efetivo se dirigiu até o local e encontrou a esposa do acusado identificado por Ivo Manoel da Silva, que não se encontrava em casa.

 

Os policiais foram autorizados para realizar a busca no interior do recinto, onde o efetivo encontrou uma espingarda calibre 36, cano duplo de marca e numeração raspada, também foram encontrados vinte cartuchos do mesmo calibre da arma.

 

A esposa de Ivo informou que a espingarda pertencia ao seu esposo. A arma foi conduzida até a delegacia de polícia de Jataúba.


II Outubro Rosa será realizado em Santa Cruz do Capibaribe

.

O projeto de autoria da vereadora Narah Leandro, criado em 2013, será realizado pela segunda vez no município.

 

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que foi instituída em Santa Cruz do Capibaribe através da Lei Municipal 2.228/2013 de autoria da vereadora Narah Leandro (PSB).

 

O projeto visa intensificar  as ações informativas e preventivas de combate ao câncer de mama e colo do útero.

 

A parceria entre a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde garante que exames clínicos gratuitos da mama sejam realizados em todas as unidades dos Postos de Saúde da Família do município, de 20 a 24 de outubro.

 

Caso necessário, as pacientes poderão ser encaminhadas para a realização do exame de mamografia.

 

O programa também inclui exames citológicos, o exame de lâmina, como maneira preventiva e de diagnóstico do câncer do colo do útero. Para Narah, a qualidade do mandato do vereador é medida pela capacidade do trabalho refletir na melhoria de vida das pessoas.

“Temos tido um comprometimento com cada projeto, cada requerimento que colocamos na Câmara de Vereadores. Graças a uma prefeitura atuante, as nossas solicitações têm sido atendidas, com isto, o povo é o principal beneficiado com essa parceria” falou.

.


Jovem sem CNH é encaminhado á delegacia de polícia de Santa Cruz após bater em outro veículo

 

 

Policiais militares realizavam rondas na Avenida Tomás Cantuaria no Loteamento Acauã, bairro Santo Agostinho. O efetivo percebeu um jovem guiando uma moto Honda de cor vermelha com o farol desligado, ao perceber a presença do policiamento, o mesmo tentou fugir.

 

Ao entrar em uma rua, o jovem identificado por Paulo Henrique da Silva (18 anos), bateu em um veiculo. Ao ser abordado o mesmo não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Sendo assim, o jovem e a vítima do outro veiculo foram encaminhados à delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


AME Infantil só deve ser inaugurada em novembro, afirma Secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta quarta-feira (15) nossa equipe visitou as instalações do Ambulatório Médico Especializado Infantil ou, simplesmente, AME Infantil, localizado no bairro Nova Santa Cruz.

 

A obra deveria ter sido inaugurada no último domingo (12), data esta prometida, em diversas ocasiões, pelo prefeito do município Edson Vieira (PSDB), seja mediante entrevistas a emissoras de rádios e blogs ou em comícios da campanha do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) no município.

 

Em consultas a alguns moradores das proximidades, foi relatado que sempre há a presença de funcionários trabalhando no local, mas que o piso frontal foi feito, desmanchado e refeito nos últimos dias.

.

Imagem mostra como estava o piso frontal no último domingo (12).

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para saber do porque a obra, que deve abrigar diversos serviços médicos voltados ao público infantil, não foi entregue a população na data prevista.

 

A justificativa veio através do secretário de saúde do município, Breno Feitoza, mas não foi dada uma data precisa sobre quando o AME deve estar em plena operação.

 

“Houve um pequeno atraso com a entrega de alguns equipamentos e para realizar a instalação de um aparelho de ar condicionado na recepção, foi preciso realizar ajustes na rede elétrica. Estamos agilizando para divulgarmos a nova data de entrega do Ame Infantil, que será, possivelmente, no início do próximo mês”, concluiu.


Vereador solicita implantação de ciclofaixas em avenidas importantes de Santa Cruz do Capibaribe

Avenida Cesário Aragão está entre as que foram solicitadas para implantação de ciclofaixas. Foto: Thonny Hill (arquivo).

Em matéria divulgada no Blog Sulanca News nesta quarta-feira (15) foi trazida a notícia de um requerimento protocolado pelo vereador de Situação Luciano Bezerra (PR).

 

De acordo com o texto, o requerimento solicita, a prefeitura municipal, a implantação de ciclofaixas nas avenidas Cesário Aragão, Teonilo Silvestre e na Rua Cabo Otávio Aragão.

 

A iniciativa é vista com muita expectativa pela maioria dos ciclistas no município e, se implantadas, representam mais um avanço na área de mobilidade urbana, que começou desde a retirada das barracas das calçadas da Avenida 29 de Dezembro e de várias outras ruas do município, além das mudanças já realizadas no trânsito, especialmente nas ruas do Centro.

 

O requerimento já foi aprovado por unanimidade na última reunião ordinária, realizada em 09 de outubro.

 

Entenda como funciona:

 

A ciclofaixa é uma rota que aproveita a estrutura viária já existente. Consiste em uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes).

 

Pode haver os chamados “olhos de gato” ou, no máximo, os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.

 

A ciclofaixa é indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz e é muito mais barata que a ciclovia, que necessita de muito mais estrutura e gastos.


Ação Global oferecerá serviços gratuitos à população de Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Divulgação/g1.

Santa Cruz do Capibaribe receberá nesta quinta-feira (16), mais uma edição do projeto Ação Global, uma parceria entre a TV Asa Branca (filiada a Rede Globo) e a Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). A Ação acontecerá na Escola Padre Zuzinha no Centro da cidade.

 

Na ocasião, serão oferecidos atendimentos gratuitos à população na área de saúde, lazer, educação e cidadania.

 

De acordo com os organizadores, é esperado um bom público para que possa receber os benefícios oferecidos pelo projeto.

 

O evento terá início a partir das 9h30 e terá flashes ao vivo durante o programa ABTV 1ª edição.


Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe divulga a 3ª relação dos contemplados da CNH Popular

 

 

O Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe divulgou na tarde desta quarta-feira (15) a 3ª relação dos convocados para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular.

 

De acordo com o órgão, os convocados deverão agendar o atendimento do site do Dentra-PE clicando AQUI e comparecer na Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe até 28 de novembro deste ano e procurar Helder, responsável pelo setor de Habilitação.

 

Confira a lista: 

 

ADNALDO GOMES DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Primeira Habilitação “B” (Carro) 1391950 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 21/07/2014 a 29/08/2014

 

ALAN MONTEIRO VIEIRA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “E” (Carreta) 1329911 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

ALEKSANDRO GOMES DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1430612 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

BRUNO RICARDO DA ROCHA MESTRE – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1307008 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

CARLOS EDUARDO MOTA DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “E” (Carreta) 1315402 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

EDILSON NUNES DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1289114 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

EMERSON KAYQUE LOPES DOS SANTOS – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1368857 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

EZEQUIEL NASCIMENTO DE MELO – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “E” (Carreta) 1335714 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

FABIANO FAUSTINO DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “E” (Carreta) 1358298 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

FABIO ARRUDA DE FRANÇA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1477388 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

FABIO LEMOS DE FIGUEIROA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1492748 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

GABRIEL FERREIRA CALADO – Desempregado com renda familiar até 3 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1431610 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JALYSON RENER MEDEIROS – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1360176 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOAO APAULO GOMES BEZERRA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1473458 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JONATHAN ROVANIO DA SILVA ANDRADE – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1373353 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE ALAN ALISON GODOY CABRAL – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1420387 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE ARINALDO RAMOS – Desempregado com renda familiar até 3 salários mínimos Primeira Habilitação “A” (Moto) 1257860 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSÉ ARIONI CAVALCANTI FILHO – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “E” (Carreta) 1358315 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE AUGUSTO DE OLIVEIRA JUNIOR – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1468336 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE CARLOS AIRES DE OLIVEIRA – Desempregado com renda familiar até 3 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1455349 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE CHISMAR DO NASCIMENTO – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1343924 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSE LUCIANO DOS SANTOS – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1423972 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSÉ RODRIGO JULIÃO DE ARAÚJO – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1445620 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSÉ ROMERO FARIAS DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Primeira Habilitação “B” (Carro) 1344086 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA – Desempregado com renda familiar até 3 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1406691 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

KAED LUIZ PEREIRA DE LIMA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1316546 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

LUCIANO SANTOS DE LIMA – Desempregado com renda familiar até 3 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1477093 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

MAC GREGORY RODRIGYES DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Primeira Habilitação “A” (Moto) 1447927 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 21/07/2014 a 29/08/2014

 

MANOEL ANTONIO DA SILVA BEZERRA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1459031 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

MARCELO FERREIRA GOMES – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1350580 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

MARCIO PIRES DA SILVA VIARO – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1427857 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

MOSANIEL CARDONA DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1441025 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

TITO SOUZA DA SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1464511 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014

 

VINICIO RAMOS SILVA – Trabalhador com remuneração até 2 salários mínimos Mudança de Categoria “D” (Ônibus) 1307746 CIRETRAN SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 08/10/2014 a 28/11/2014


MultMalhas promove dia das crianças mais feliz

 

 

A MultMalhas tecidos, loja especializada em tecidos de moda feminina, por mais um ano atingiu seu objetivo com sucesso, arrecadando inúmeros brinquedos para doação em comemoração ao dia das crianças.

 

A campanha para recolhimento dos brinquedos durou cerca de um mês, com total apoio dos clientes e amigos, através de doações e interação nas redes sociais.

 

 

A entrega dos brinquedos aconteceu na vila Roçadinho, localidade pertencente a cidade de Catende, a ação foi repleta de brincadeiras e diversão, um grande sucesso.

 

A empresa gostaria de agradecer a todos os envolvidos nessa ação, desde os membros da família MultMalhas até aos os curtidores nas redes, passando pelos clientes que de forma muito significativa colaboraram para  concretização desse acontecimento.

 

 

Compromisso e responsabilidade social são valores que sustentam e norteiam a MultMalhas.

 

MultMalhas Tecidos

Rua Cabo Otávio Aragão, 103 – Centro

Santa Cruz do Capibaribe – PE

Fone: (81) 3731-2564 / (81) 9974.5501

 

Informações da Assessoria.

Democratas consegue estender prazo para municípios adequarem aterros sanitários

Imagem meramente ilustrativa.
A bancada do Democratas na Câmara dos Deputados conseguiu estender por mais quatro anos o prazo para que os municípios se adequem à Política Nacional de Resíduos Sólidos na questão dos aterros sanitários. A ação movida através de recurso à Medida Provisória 651/14 foi aprovada em plenário nesta terça-feira (14/10), junto ao texto base da MP.
;
“A grande maioria dos municípios não conseguiu atingir a meta de disponibilização de aterros sanitários adequados de acordo com o último prazo e estavam todos na ilegalidade. Sabemos da importância dessa reforma do ponto de vista ambiental, mas o governo federal não pode repassar encargos aos municípios sem que promova meios de ampliar investimentos na área”, defendeu o líder da legenda, Mendonça Filho (PE).
;
O democrata ressaltou que a política econômica do governo federal é sempre lesiva aos municípios, o elo mais fraco da Federação. Como não houve ações concretas no incentivo a políticas ambientais, o ônus da aplicação da lei ficou somente com as prefeituras.
;
“A maioria dos municípios está na ilegalidade, inclusive com os prefeitos passíveis de ações processuais. É necessário essa extensão e que nos próximos quatros anos a União possa apoiá-los na consolidação dos aterros sanitários”, concluiu Mendonça Filho.

Guarda Civil Municipal localiza desmanche de moto em matagal no Bairro Santo Agostinho

Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta terça-feira (14), alguns agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiram localizar um local de desmanche de motos próximo ao Açude da Manhosa no Bairro Santo Agostinho.

 

De acordo com informações da GCM, o lugar é de difícil acesso, sendo dentro de um matagal. Foram encontrados três quadros de motos possivelmente de CG, sendo dois com placas, um quadro de uma Bros serrado ao meio, além de carenagens de uma moto cinquentinha.

 

As peças foram recolhidas e conduzidas até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Moradores em rua do bairro São Jorge sofrem com esgoto estourado há 15 dias

Dejetos do esgoto estourado passa em frente a cinco imóveis. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta quarta-feira (15), nossa equipe visitou a Rua Severina Moura de Oliveira, no Bairro São Jorge, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Moradores denunciaram que estão passando por vários transtornos devido a um esgoto estourado, que despeja os dejetos ao ar livre em um trajeto de quase 30 metros.

 

Entre esse trajeto, estão cinco imóveis e o odor exalado no local é quase insuportável. De acordo com uma moradora, o problema começou há 15 dias, onde os dejetos estavam retornando para o interior dos imóveis.

.

.

Para diminuírem os problemas, eles decidiram abrir o cano, para que os dejetos tivessem por onde escoar e não fossem para dentro das casas.

 

Uma das moradoras, Dona Vânia, relatou que já procurou a Secretaria de Serviços públicos do município por várias vezes, mas que não obteve a solução para o problema, mostrando sua indignação em programas matinais de emissoras de rádio.

.

.

Voltaremos ao local em 10 dias para verificar se alguma providência foi tomada.


Peças de moto são encontradas abandonadas no bairro da Palestina

Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta terça-feira (14), policiais da ROCAM encontraram abandonadas algumas peças e um quadro de uma moto Bros de cor vermelha e sem placa.

 

O material foi localizado no alto do bairro da Palestina após denuncias anônimas. As peças foram encaminhadas para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do delegado de plantão.


Secretaria de Serviços Públicos realiza ações na zona rural

 

 

As estradas das comunidades de Cacimba de Baixo e Magana, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, receberam um trabalho intenso de cobertura, recuperação e patrolamento.

 

Segundo o secretário executivo de Serviços Públicos, Pedro Ramos, em atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores dessas áreas, o poder público realizou obras de recuperação, em diversos trechos em estado deteriorado, que dificultavam o deslocamento da população.

 

 

“Estamos fazendo toda a recuperação das estradas da zona rural, já finalizamos nosso trabalho nos trechos que passam pelas comunidades de Cacimba de Baixo e Magana, e vamos seguir pelas Porteiras, Carrapicho Novo e Carrapicho Velho. O prefeito Edson Vieira quer que o homem do campo tenha estradas dignas e toda Zona Rural seja contemplada com este benefício”, relatou Pedro Ramos.

 

Construção de passagem molhada

 

 

A Secretaria de Serviços Públicos construiu também uma passagem molhada, no trecho localizado entre a Vila do Oscarzão e as Camarinhas, que dá acesso a diversas localidades como Tabocas, Garrote e Mandaçaia.

 

A obra recebeu aterro e tubulação de um metro, beneficiando os moradores do Loteamento Antônio Burgos, da Vila do Oscarzão e da Vila São José que sofriam muitas dificuldades para atravessar a passagem do rio Capibaribe, que corta a área.

 


Torcida Fúria Jovem realiza doação de brinquedos à crianças carentes em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

No último domingo (12), a Torcida Fúria Jovem do Ypiranga realizou uma doação de brinquedos e doces e salgadinhos para as crianças de várias localidades do município.

 

A ação Social favoreceu cerca de 450 crianças carentes da cidade, algumas residentes na Travessa Vera Cruz (antiga Cracolândia), outras na favela por trás da Rua Padre Arruda, a conhecida “Rua dos doidos”, e também no distrito de São Domingos, na Rua da Roseira, além do Loteamento Buraco de Gerson.

 

 

Igor Henrique, Presidente da Fúria Jovem, afirmou que esta foi a terceira atuação beneficente da torcida.

“Foi sucesso total pra nós que fazemos parte da Torcida ver todas aquelas crianças alegres e sorrindo recebendo nossos brinquedos, doces, salgadinhos e várias outras coisas que distribuirmos pra elas, foi muito gratificante para todos nós, queria agradecer aos membros de nossa torcida que ajudaram direto ou indiretamente, valeu mesmo galera, é assim que se faz, ajudar a quem precisa sempre, lembrando que não iremos parar por aqui, em breve teremos mais ações sociais de nossa torcida”, concluiu.

 

 

A Fúria Jovem do Ypiranga possui atualmente aproximadamente 400 componentes, que sempre defende as cores e a bandeira da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, a Máquina de Costura do agreste.


Biblioteca Indústria do Conhecimento realiza Ação para o Dia das Crianças

 

 

Gincanas, concursos de desenhos, dança e capoeira marcaram o Dia das Crianças promovido pela Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a CDL local e a Rota do Mar.

 

A ação foi realizada na própria Biblioteca, onde as crianças dos Bairros da Palestina e do Malaquias Cardoso puderam vivenciar um dia diferente. Foi distribuído lanche e muitos brinquedos, além de presentes para a garotada que compareceu.

 

 

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Eronilda Paiva, o evento foi bastante positivo.

 

“Nós tivemos apresentação de grupo de danças e capoeira, sorteio de brindes, premiação do concurso de desenho, distribuição de sacolinhas de guloseimas e muitas brincadeiras. Nossos agradecimentos aos nossos parceiros, em especial a Rota do Mar, CDL e amigos da comunidade que doaram os brindes para as crianças. É gratificante para nós realizarmos esse trabalho para as crianças e jovens oportunizando o desenvolvimento de seus talentos, pois é isso que as nossas crianças e jovens desejam, uma chance para mostrar que são capazes e que merecem respeito”, explicou Eronilda.


Agricultor sofre tentativa de homicídio na zona rural de Santa Maria do Cambucá

 

 

Um agricultor identificado por Eduardo Reginaldo Pereira (20 anos) foi vítima de um disparo de espingarda soca-soca no sítio Caiaí, zona rural de Santa Maria do Cambucá.

 

Segundo informações, o agricultor e o toyoteiro José Urbano Irmão são vizinhos e por motivação desconhecida, José Urbano disparou contra a vítima, que foi atingida no lado esquerdo do peito, sendo socorrida para o Hospital Municipal de Santa Maria do Cambucá e em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.

 

O policiamento foi solicitado no Hospital e encontrou a vítima consciente e aparentemente estável. O acusado fugiu do local e durante as buscas o policiamento encontrou sua residência fechada, indicando assim que o mesmo já havia foragido.


Acidente entre motociclistas deixa três feridos em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta terça-feira (14), por volta das 7h, mais um acidente envolvendo motociclistas foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu na PE-160, em frente ao Moda Center Santa Cruz. De acordo com testemunhas, o segurança particular José Soares da Silva (39 anos) estava em sua moto quando tentou cruzar a pista em local inadequado para se dirigir a estrada de acesso ao Calçadão.

Moto conduzida pelo segurança particular.
Moto em que estavam as outras duas vítimas.

Nesse instante, o outro motociclista, José Adailton Bezerra da Silva (31 anos), que vinha sentido Distrito de Poço Fundo / Moda Center, não conseguiu frear a tempo e chegou a tentar desviar, mas bateu lateralmente com a outra moto, causando o acidente.

José Soares (esq.) e José Adailton (dir.) foram as principais vítimas do acidente.

O Samu foi acionado e prestou socorro as vítimas. José Soares teve várias escoriações e chegou a desmaiar na ambulância. José Adailton, além de escoriações, teve um corte profundo na perna direita. Uma terceira vítima, que estava de carona com José Adailton, teve escoriações e uma luxação no ombro direito.

.

.

.

.

Os três foram encaminhados para o Hospital Municipal para e não correm risco de morte.

 

Agentes de trânsito estiveram no local e constataram que o segurança particular não possuía habilitação e, devido a isso, teve sua moto recolhida para a sede do Sispol. Já a outra moto foi levada por um irmão de José Adailton, que possui CNH.


Festa das Crianças movimenta o bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

No último sábado (11), aconteceu no Bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe, a quarta edição do evento “Turma do Bem – Fazendo uma criança sorrir”.

 

A festa é dedicada às “Dia das Crianças”, onde na ocasião teve sorteio de brindes e prêmios para as crianças carentes da localidade. O evento também contou com distribuição de lanches como algodão doce, mungunzá, pipoca e cachorro quente, entre outras diversas brincadeiras como a corrida do saco, cama elástica, pula-pula, entre outras.

 

 

A festa das crianças contou também com apresentações de palhaços e do artista Eddye Beat Box.

 

Segundo o líder comunitário Capilé, um dos organizadores, mais de 1.500 crianças foram beneficiadas e ressaltou que se senti feliz em saber que outras localidades estão realizando um evento voltado para o publico infantil.

 

“Tivemos uma grande participação da população que esteve prestigiando o evento e, isso me deixa feliz em saber que a festa está sendo aprovada a cada ano, porém me sinto mais feliz ainda em saber que em outras localidades pessoas estão realizando um evento igual ao nosso”, concluiu.

 


Ações de prevenção acontecem em Santa Cruz durante Outubro Rosa

 

 

A secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com o departamento de Atenção Básica vai realizar a partir do dia (20), várias ações em comemoração ao Outubro Rosa que é um movimento popular internacional, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a luta contra o câncer de mama. Iniciado nos Estados Unidos no final da década de 90. No Brasil as primeiras ações foram realizadas em outubro de 2000.

 

A programação em Santa Cruz vai de 20 à 24 de Outubro , com realização de exames citológico que previne o câncer uterino e exame clínico das mamas com a emissão de pedidos de mamografia em casos necessários. As ações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 15h.

 

Segundo a coordenadora de Atenção Básica de Santa Cruz do Capibaribe, Fabrícia Neves, “o objetivo de toda essa campanha é de conscientizar mulheres da importância do diagnóstico precoce, principalmente as mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade”, disse.

 

Informações da Assessoria.

Motos roubadas são localizadas pelos GCMs de Santa Cruz do Capibaribe

.

Nesta segunda-feira (13), mais duas motos roubadas foram localizadas pelos guardas municipais de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A primeira delas foi uma Honda Bros (de cor vermelha e placa KIL-6635), que foi localizada na manhã de hoje em um matagal, no Bairro da Palestina.

.

.

Denúncias de testemunhas relataram que a moto estava em posse de três pessoas, que a abandonaram e fugiram em seguida.

 

Já a segunda moto localizada é uma Honda Biz (de cor vermelha e placa KIK-6645), que estava no Bairro Santo Agostinho, na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h.

.

.

Os dois veículos foram conduzidos até a Sispol e depois a Depol de Santa Cruz do Capibaribe para que os procedimentos de entrega aos seus proprietários sejam realizados.

.


Hospital Materno Infantil ganha brinquedoteca


A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe entregou na última sexta-feira (10/10) a Brinquedoteca no Hospital Materno Infantil.

 

O objetivo do espaço é proporcionar lazer às crianças atendidas na unidade, contribuindo para melhorar a receptividade aos tratamentos e ajudando a diminuir a ansiedade.

 

.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de saúde, Breno Feitoza,  da diretora do Hospital Materno Infantil, Manoela Gomes, do conselho tutelar de Santa Cruz, do presidente da Câmara de Vereadores Junior Gomes, e dos vereadores Zezim Buxim, Dida de Nan.

 

Informações da Assessoria.

II Caminhada pela Paz será realizada no fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe

Como na edição anterior, a cantora Márcia Porto dará animação no percurso do evento. Fotos: Thonny Hill.

Neste próximo sábado (18), Santa Cruz do Capibaribe realizará a segunda grande Caminhada pela Paz.

 

Promovida pelo diretório municipal do MovPaz e com o apoio de várias entidades,a caminhada terá a animação da Banda da Paz, liderada pela cantora Márcia Porto. O evento também marca as comemorações do Dia Municipal da Paz.

 

De acordo com os organizadores, a Caminhada Pela Paz congrega as diferenças ideológicas, religiosas e culturais em favor da paz. A concentração para a caminhada será às 16h, na Avenida Prefeito Braz de Lira, próximo à base do Samu, com saída prevista às 17h.

 

O trajeto do evento será de dois quilômetros, seguindo pela avenida citada até a Praça dos Estudantes, na Avenida 29 de Dezembro. No encerramento será realizado o “Show Pela Paz”, com a presença de vários artistas locais que terão, em seus repertórios, músicas alusivas à proposta do evento.

 

Na página do movimento no Facebook, os organizadores incentivam os participantes a promoverem manifestações em prol da paz como vestir o branco e também mensagens escritas em cartazes e bandeiras.

 

Confira algumas imagens da primeira edição do evento, que reuniu milhares de pessoas:

.

.

.

.


Criança percebe incêndio e evita tragédia em Santa Cruz do Capibaribe

Fogo são atingiu outros imóveis graças a intervenção dos bombeiros. Fotos: Fernando Lagosta.

Na madrugada desta segunda-feira (13), mais um incêndio foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu no Loteamento Acauã, na Rua Pedro Ferreira da Silva – 131.

 

De acordo com as informações fornecidas por uma das moradoras da casa, identificada por Zeilda, o incêndio começou devido a um curto circuito que aconteceu no interior da residência, que não possuía instalação elétrica legalizada.

Nos imóveis é comum a presença de instalações irregulares, os conhecidos “gatos”.

Além, disso, ela alegou ao Sargento Damasceno, do Corpo de Bombeiros que, dentro da casa, haviam vários aparelhos elétricos ligados em uma única tomada, fator que pode ter desencadeado as chamas.

 

Ela alegou a nossa equipe de reportagem que estava dormindo com sua companheira quando a sua filha, uma criança de seis anos, percebeu as chamas se alastrando na sala. Ao serem acordadas pela criança, elas tentaram conter as chamas jogando água, mas o fogo continuou a se alastrar.

.

Zeilda relata para os bombeiros o que pode ter acontecido. Ao lado, a criança que percebeu as chamas.

A criança chegou a ser colocada no telhado vizinho para gritar por ajuda e, nesse momento, foi percebida a gravidade da situação. As três conseguiram sair de dentro da casa, com a ajuda desses vizinhos, pelo muro na parte de trás.

 

Os bombeiros foram acionados, mas não conseguiram evitar com que o fogo consumisse o imóvel, mas evitaram que as chamas se espalhassem pelas casas vizinhas, que estavam fechadas a cadeados postos do lado de fora.

 

As duas mulheres sofreram ferimentos leves e a criança saiu ilesa.

.

.

Moto cinquentinha foi um dos vários pertences que foram destruídos..

.


Grave acidente em Toritama deixa uma pessoa morta na BR-104

Vítima fatal de mais um acidente – Indícios revelam que motorista poderia estar alcoolizado.

Matéria atualizada às 8h

 

Na noite de domingo (12), mais um grave acidente foi registrado no município de Toritama, onde dois veículos acabaram se chocando de frente, resultando em uma pessoa morta na BR-104.

 

O acidente aconteceu próximo a uma casa de recepções, que fica as margens da BR citada.

 

O motorista que dirigia um veículo Monza, identificado por Arinaldo Caetano da Silva (43 anos), invadiu a pista contrária e acabou batendo de frente com outro veículo, modelo Chevrolet Cobalt, de cor verde.

 

Novas imagens refletem a violência do acidente
Monza completamente destruído. Corpo ainda estava no veículo.
Veículo Cobalt, com os airbags acionados – motorista se feriu levemente.

.

O motorista do Monza morreu no local, já o outro motorista teve ferimentos leves graças ao sistema de airbags.

 

Outras duas pessoas que estavam no Monza, Alexandre Paito da Silva e Edimilson Ramos dos Santos (filho do motorista), ficaram feridos.

 

 

Já no veiculo Cobalt estavam o motorista, Lindelson Plantino (29 anos); a esposa, Tatiane Cordeiro de Lima (30 anos) e um bebê, filho do casal.

 

 

Todos os feridos foram socorridos e levados para o hospital municipal local. Já Tatiane foi transferida para o Hospital Regional de Caruaru depois de constatada que fraturou ossos do quadril. Ela não corre risco de morte.

;

 


Homem é conduzido à delegacia empinando moto em frente à viatura da polícia em Pão de Açúcar

 

 

Neste sábado (11), policiais militares estavam realizando rondas em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, quando perceberam que um homem estaria realizando manobras radicais em via publica, empinando a moto em frente à viatura.

 

Ao ser abordado, o homem identificado por Osmar Manoel Baltazar (32 anos) não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo não se encontrava devidamente matriculado.

 

Diante dos fatos o mesmo foi conduzido à delegacia de polícia da Terra das Dálias, juntamente com a moto para serem tomadas as providências julgadas cabíveis.


Menor é encaminhado à delegacia da Capital da Moda realizando manobras perigosas em moto

 

Foto: Fernando Lagosta (Arquivo).

Nesta sexta-feira (10), policiais estavam realizando rondas na Avenida 22 de abril no bairro Bela Vista em Santa Cruz do Capibaribe, quando perceberam um menor de 17 anos realizando manobras perigosas em uma moto XRE 300cc, colocando em risco a vida das pessoas que passavam pelo local.

 

O efetivo seguiu o adolescente e abordou o mesmo nas proximidades da Praça da Academia das Cidades, na rua principal do bairro da Cohab. Ao realizar a abordagem, o menor não portava nenhum documento de porte obrigatório do veículo e também não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por ser menor de idade.

 

Sendo assim, o adolescente foi conduzido à delegacia de polícia da Capital da Moda para as providências julgadas cabíveis.


Moradores reclamam de transtornos em período de chuvas na rua Maria Lira de Moraes

Foto: Elivany Silva.

Moradores da Rua Maria Lira de Moraes no Bairro Bela Vista em Santa cruz do Capibaribe reclamam de um problema na rua citada que já fazem 14 anos que ocorre.

 

Segundo a moradora Elivany Silva, o asfalto foi colocado na rua durante a gestão do ex-prefeito Ernando Silvestre, mas que nas primeiras chuvas o asfalto se desmanchou. Atualmente em período de chuvas, o local se transforma em uma lagoa.

 

“Faz 14 anos que sofremos com esse problema, entra e sai prefeito e nada é resolvido, inclusive o atual prefeito (Edson Vieira) durante a campanha fez reportagem aqui na rua, e foi destaque até em telões nos comícios. Aguardamos alguma providência”, destacou.

 

Homem perde o controle da moto e sofre acidente na PE-145

Foto: Sérgio Ferraz.

Um grave acidente aconteceu na PE-145 que liga a cidade de Jataúba ao do Congo (PB). Segundo informações, um homem identificado apenas por Heleno aparentemente embriagado, perdeu o controle da moto e caiu da ribanceira.

 

A unidade móvel do Samu foi solicitada e realizou os primeiros atendimentos e em seguida ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jataúba.

 


Novo AME vai reunir especialidades para o atendimento infantil em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

O AME Infantil, Ambulatório Médico Especializado voltado para o atendimento exclusivo às crianças, localizado no bairro Nova Santa Cruz, está com obras em fase de conclusão, e em breve será entregue à população de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Com estrutura física completamente adequada, climatizada e humanizada para o acolhimento e atendimento das especificidades da criança, o novo equipamento de saúde, será a segunda policlínica entregue pela Prefeitura Municipal à população santa-cruzense.

 

O AME Infantil contará com neurologia, pediatria, fonoaudiologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, nutrição, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e psicopedagogia, além de centro de vacinação e realização dos testes do pezinho, da orelhinha, do olhinho e da linguinha.

 

 

A unidade de saúde também concentrará a marcação de consultas e exames para o público infantil, inovação que visa diminuir as filas na Central de Marcação e proporcionar mais conforto às mães e os filhos. Os únicos serviços realizados fora do AME Infantil serão os atendimentos de urgência e emergência, que ainda continuarão no Hospital Materno Infantil.

 

“Entregar essa nova unidade de saúde com o ambiente todo acolhedor e adaptado às necessidades do público infantil, será uma grande conquista não só para as mães e filhos, mas para todas as famílias santa-cruzenses que serão muito bem atendidas”, frisou o secretário de Saúde Breno Feitoza.

 

O AME Infantil foi totalmente construído pela gestão municipal, atuando em convênio com o governo do estado, e contou com cerca de 500 mil reais em recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio aos Municípios) e 100 mil reais de investimentos do município.

 

Informações da Assessoria.

Homem é detido com moto adulterada em São Domingos

 

 

Policiais militares realizavam rondas na Rua da Subestação em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, quando perceberam um homem guiando uma moto em atitude suspeita e com a mesma totalmente adulterada.

 

Ao ser abordado, José Edson da Silva afirmou que tinha comprado a moto pelo valor de R$ 1.500,00. Os policiais perceberam que o cano de escape estava totalmente adulterado e fazendo um imenso barulho.

 

José Edson declarou que não tinha nenhum documento do veiculo e ainda não portava documento que o identificasse como cidadão.

 

Ele foi encaminhado até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe juntamente com o veiculo Honda CG 125cc, de cor vermelha. Foi constatado que o mesmo já cumpriu pena por trafico de drogas, porém estava em dias com a justiça.


Jovem é executado a tiros em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Fernando Lagosta..

No fim da manhã desta quinta-feira (09) mais um homicídio foi registrado na Capital da Moda. O crime aconteceu na Rua Nicolau Teodoro Aragão, no Bairro da Palestina.

 

De acordo com as primeiras informações colhidas por nossa equipe de reportagem, a vítima, Jordan Luiz da Silva (23 anos) foi executada com vários tiros na cabeça. O Samu chegou a ser acionado, mas o jovem já havia falecido.

 

 

Policiais militares isolaram o local e peritos do Instituto de Criminalística realizaram a coleta de evidências para dar início as investigações.

.

Policiais informaram que a vítima era ex-presidiária e residia próximo ao local do crime.

.


Espingarda soca-soca é localizada em terreno baldio no município de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Nesta quarta-feira (08), policiais militares encontraram uma arma de fogo em um terreno baldio no Bairro Bela Vista.

 

A arma estava abandonada no terreno localizado na Rua São Raimundo de Souza, a arma se tratava de uma espingarda soca-soca.

 

A espingarda foi entregue na delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Primeiros minutos de abertura de votação registra boa quantidade de condôminos

Candidatos Allan Carneiro, Diomedes Filho e Cleiton Barbosa já fazem movimentações e aguardam sua hora de votar. Fotos: Thonny Hill.

Começou, há poucos instantes, as eleições internas do Moda Center Santa Cruz.

 

De acordo com a assessoria do parque, mais de 7 mil condôminos estão aptos a votar na escolha de quem ocupará, pelos próximos dois anos, os cargos de síndico e demais diretores.

 

A movimentação segue tranquila e todo o processo de votação está sendo realizado no estacionamento próximo ao setor administrativo.

;

Diversas cabines de votação e uma grande estrutura foi montada para o processo.

Cerca de 50 pessoas foram mobilizadas na realização dos trabalhos, entre atendentes, seguranças, comissão eleitoral entre outros.

.

.

A votação irá se encerrar as 17h e a equipe do Blog do Ney Lima irá acompanhar o desenrolar dos fatos em mais esse processo eleitoral, dessa vez para o maior parque de confecções da América Latina.

. Comissão eleitoral fiscaliza e homologa as cédulas de votação que serão utilizadas pelos condôminos.

Homem acusado de assassinar adolescente em Brejo da Madre de Deus é preso em São Domingos

 

 

Na manhã desta quarta-feira (08), a Polícia Civil conseguiu prender Fernando da Silva Santos (26 anos), o mesmo é acusado de ter assassinando o jovem Alisson Kênio dos Santos (19 anos), fato ocorrido em 06 de julho deste ano, no Sítio Oitis, zona rural de Brejo da Madre de Deus. Relembre o caso clicando AQUI.

 

De acordo com informações, a polícia chegou ao criminoso após investigações de uma jovem que já havia namorado com Alisson e por motivo dele não querer mais continuar o relacionamento, terminou sendo assassinado pelo acusado a pedido da jovem. Atualmente, a jovem de 16 anos se encontra na Funase cumprindo um mandado de internação.

 

O acusado pelo homicídio, Fernando da Silva foi localizado em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.


Homem é encaminhado á delegacia acusado de roubo e porte ilegal de entorpecente em Toritama

 

 

 

Na noite de ontem (07), aconteceu uma tentativa de assalto a um estabelecimento no bairro Independente no município de Toritama.

 

A equipe da Polícia Militar foi solicitada para comparecer no bairro citado e ao chegar no local constatou a veracidade do fato. O estabelecimento se encontrava com a porta arrombada e o acusado Elípio Elias da Silva (24 anos) estava no interior, o mesmo foi abordado e encontrado uma pedra de crack.

 

O efetivo encaminhou o acusado e a droga para a delegacia de polícia da Capital do Jeans.


Polícia Militar apreende arma de fogo e munições na zona rural de Jataúba 

 

Na manhã desta terça-feira (07) foi detido no sítio Travessia, zona rural de Jataúba, José Léoberto Tavares (54 anos), após informações de uma denúncia.

 

O efetivo da Polícia Militar seguiu até o local denunciado e lá foi encontrada em uma residência uma arma Garrucha calibre 22 com duas munições do mesmo calibre, além de um carregador de rifle calibre 22 e também uma quantidade de 25 cartuchos calibre 36.

 

 

As armas e o imputado foram conduzidos para a delegacia de polícia de Jataúba para as medidas necessárias.

 

Participaram da ocorrência, o sargento Ismael, o Cabo Pereira e o soldado Aquilino.


Moto roubada é encontrada na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

 

Na segunda-feira (06), os efetivos do Serviço Reservado, Malhas da Lei e GATI localizaram uma moto roubada e que estava abandonada em uma matagal no sítio Algodão, zona rural de Taquaritinga do Norte.

 

O veiculo foi localizado após denuncias anônimas, os policiais se dirigiram até a localidade citada e encontraram uma moto Honda Biz, de cor preta e sem placa.

 

Os policiais realizaram a consulta da mesma pelo sistema e foi constatado que o referido veículo possuía restrição de roubo/furto.

 

A moto foi entregue na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e ficou a disposição do proprietário.


Homem sofre tentativa de homicídio no distrito de São Domingos

Foto: Fernando Lagosta.

Na madrugada desta segunda-feira (06), aconteceu uma tentativa de homicídio em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. Segundo informações, um homem identificado por Rivelino Santos Tenório, conhecido por “Coquinha” (25 anos) recebeu um disparo de arma de fogo na cabeça, sendo atingindo na parte da nuca.

 

A vítima foi socorrida por três rapazes até a policlínica de São Domingos, em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA), pois seu estado de saúde ainda inspira cuidados.

 

Os policiais foram acionados, porém ainda não conseguiram identificar o autor dos disparos e nem a motivação do ato criminoso.


Grandes filas são registradas neste momento nos bancos em Santa Cruz do Capibaribe

Correntistas e usuários aguardavam na fila a abertura desta agência. Fotos: Thonny Hill.

Na noite de segunda-feira (06), os bancários em Pernambuco decidiram por fim a greve  que já durava uma semana.

 

A assembleia que decretou o fim da greve foi realizada na sede do sindicato da categoria em Recife, onde foi aprovada a nova proposta de reajuste salarial de 8,5%, além dos reajustes de 9% do piso e 12% de reajuste no vale refeição.

 

A única rede bancária que não aceitou a proposta foi o Bando do Nordeste (BNB), que permanece com suas portas fechadas.

.

.

Nossa equipe percorreu as principais agencias e foram registradas grandes filas antes e durante o momento de abertura, especialmente em caixas eletrônicos e no atendimento interno.

 

De acordo com especialistas, a média para que os serviços se normalizem em situações como esta é de três dias e o que se recomenda a correntistas e usuários que, em operações simples como extratos, saldos e transferências possam ser realizados via internet ou via aplicativos.

 

Já pagamentos de contas antes do vencimento devem ser feitos em caixas eletrônicos em conveniências ou postos credenciados. Confira mais imagens:

.

.

.

.

,

 


Primeiras chuvas de outubro já superam média histórica para todo o mês em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Arnaldo Vitorino.

A esperança em dias melhores e com mais água, especialmente para o agricultor de Santa Cruz do Capibaribe começou a se renovar com a chegada das chuvas.

 

A boa notícia veio repassada pelo diretor da Gerência de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Pablo Ricardo.

 

De acordo com ele, as chuvas registradas nos dias 06 e 07 de outubro fizeram com que a média histórica registrada para todo o mês de outubro.

 

Ao todo, já choveu 20,7mm, bem acima da média dos 11 mm que é comum para o período.

 

Para se ter uma ideia do volume de água, 1 mm equivale a 10.000 litros de água por hectare de área ou seja: 10 mil litros para cada 10 mil metros quadrados de solo.

 

Ainda de acordo com Pablo, a última vez que a média história do mês foi superada aconteceu no ano de 2001, com 37,9 mm.


Homem atira contra jovem que colocava panfletos em residências de Toritama

 

 

No domingo (05) um fato chamou atenção da população de Toritama, enquanto se dirigia para votar. Por volta de 6h40 da manhã, um jovem jogava panfletos de candidatos pelas ruas do bairro Independente, quando foi surpreendido por um morador que se queixou da sujeira em sua varanda.

 

Em seguida o mesmo pegou uma arma de fogo e disparou duas vezes contra o jovem, após os disparos o acusado pelos tiros fugiu do local. A vítima foi levada por populares para o Hospital Nossa Senhora de Fátima na Capital do Jeans, os tiros atingiram o braço esquerdo de raspão.

 

O jovem foi atendido e em seguida liberado, já o autor dos disparos ainda não foi localizado.

 

Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Grave acidente é registrado na estrada que liga os municípios de Vertentes e Toritama

 

 

Aconteceu um grave acidente nesta sexta-feira (03) no PE-90, que liga os municípios de Toritama e Vertentes. De acordo com a Polícia Militar, a colisão envolveu dois veículos, um caminhão e um Fiat Uno se chocaram frontalmente.

 

O motorista do Fiat Uno, Josenildo de Moura teve ferimentos leves, foi socorrido pela unidade móvel do Samu e encaminhado para o Hospital Municipal da Capital do Jeans, porém não corre risco de morte. Enquanto o condutor do Caminhão, Paulo Henrique Santos (60 anos) não se feriu.

 

 

A PM controlou o trânsito no local. Os motoristas foram conduzidos até a delegacia de polícia de Vertentes onde prestaram esclarecimentos.

 

Fotos e informações: Toritama Informa.

Exclusivo

Máquinas da usina asfáltica voltam para João Alfredo na noite desta sexta-feira

Fotos: Thonny Hill.

Depois de várias polêmicas, está marcada para a noite desta sexta-feira (03) a volta das máquinas que integram a usina asfáltica que pertence ao consórcio de municípios CONINDER-PE.

 

As máquinas haviam sido apreendidas por determinação do Juiz Eleitoral Dr. Luiz Célio de Sá Leite, sob orientação do Ministério Público. As máquinas ficaram sob vigilância da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

 

Nossa equipe esteve em algumas das etapas para a liberação, onde um advogado da prefeita do município de João Alfredo, Maria Sebastiana (PTB), esteve no fórum de Santa Cruz do Capibaribe para acompanhar o processo de liberação das máquinas.

 

Um oficial de Justiça trouxe os documentos para que o Comandante Martins (foto abaixo), da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, liberasse os equipamentos para que o advogado da prefeita, que preside o consórcio, ficasse com a responsabilidade dos mesmos.

 .

Máquinas continuarão a disposição do TRE-PE

 

Ao chegarem ao município de João Alfredo, as máquinas serão conduzidas ao pátio do município e lá ficarão a disposição da Justiça.


Incêndio atinge cinco currais de animais em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta quinta-feira (03) aconteceu um incêndio no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, o incêndio teve início por volta das 20h e atingiu cinco currais de animais que existem no bairro citado. Durante as chamas, populares conseguiram retirar os animais que estavam dentro dos currais, porém não houve feridos.

 

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas. De acordo com um dos proprietários dos currais, o fogo deve ter sido proposital, pois não existe eletrificação no local.

 

Dentro dos currais foram localizados produtos recicláveis, além da presença de várias buchas (tecidos).


Taquaritinga do Norte terá atividades voltadas à campanha “Outubro Rosa”

.

A Dália das Serras divulgou sua programação de atividades voltadas para a campanha “Outubro Rosa”.

 

A iniciativa visa estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de câncer de mama e colo de útero, de modo a favorecer a cura mais rápida de algumas dessas doenças em caso de diagnóstico precoce.

 

No município, exames de lâmina e testes clínicos de mama serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o mês e, em caso de necessidade de mamografias, as pacientes serão encaminhadas para o Instituto Pernambuco.

 

Palestras voltadas para a campanha também estão previstas para serem realizadas em 16 de outubro. A prefeitura, através de sua assessoria, divulgou um cronograma com datas e horários específicos para realização de exames nas Unidades de Saúde da Família (USF).

.

20/10 – USF CAIC (8h às 14hs)

21/10 – USF Vila do Socorro (8h às 14hs)

23/10 – USF Ana Luiza (8h às 14hs)

27/10 – USF Jerimum (8h às 14h)

28/10 – USF Gravatá do Ibiapina (18h às 21hs)

29/10 – USF Pão de Açúcar (18h às 21hs)


Mãe e filho são conduzidos à delegacia de São Domingos com moto adulterada

Foto: TCO Policial.

Na quinta-feira (02), policiais militares realizavam rondas na Rua José Pereira de Santana em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. Quando perceberam uma moto sendo conduzida por um menor de 10 anos de idade.

 

Ao ser realizada a abordagem foi verificado que o veiculo estava com o cano de escape adulterado e chamando atenção pelo barulho intenso que fazia. O menor afirmou que seu pai havia dado a moto para ele ir todos os dias até o colégio.

 

O menor juntamente com a sua mãe foram encaminhados até a delegacia de São Domingos para os procedimentos julgados necessários.

 

De acordo com a polícia, a moto não tinha placa, sendo identificada apenas pelo chassi e que a mesma aparentava ter sido construída a partir de peças de outras motos.


Quadra poliesportiva no bairro Dona Dom, em parceria do Governo Federal e Prefeitura, está com obras paralisadas

Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta sexta-feira (03), nossa equipe visitou as instalações de uma quadra poliesportiva, que fica em um terreno por trás da escola municipal Professora Orlandina Arruda Aragão.

 

A quadra está orçada em mais de R$ 848 mil, tem parceria com o Governo Federal e a Prefeitura Municipal e está localizada no bairro Dona Dom.

 

De acordo com a placa afixada no local, as obras tiveram início em abril deste ano e deveriam ter sido concluídas em setembro, mas o que se viu é que, no local, o terreno está nivelado e algumas colunas foram levantadas.

.

.

Tijolos recentes e uma betoneira também foram avistados, porém nenhum funcionário estava no local.

 

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber do porque as obras estarem paradas e obtivemos uma resposta vinda do secretário de Educação do município, Joselito Pedro.

 

“A prefeitura está ciente de que a obra está parada, tanto é que já estão sendo tomadas as providências jurídicas para o destrave do contrato e, assim, abrir um novo processo licitatório para que as obras sejam reiniciadas”, frisou.

 

Obras não tem data para recomeçar

.

Ainda questionamos sobre o porquê das obras terem paralisado e, de acordo com a prefeitura, a empresa responsável pela obra não cumpriu o cronograma de execução.

 

O argumento, de acordo com a assessoria, que fez com que a Prefeitura acionasse a empresa na Justiça para que o contrato vigente fosse quebrado e uma nova licitação será feita para que os trabalhos sejam continuados, porém sem data definida.

.

Clique para ampliar.

Envolvidas em mais uma polêmica, máquinas da Usina Asfáltica ainda continuam no mesmo local na manhã desta sexta-feira

Foto:Thonny Hill.

Na manhã desta sexta-feira (03) voltamos ao local para verificar se as máquinas da Usina Asfáltica, que foram envolvidas em mais uma polêmica relacionada ao deputado federal José Augusto Maia (PROS), já haviam sido retiradas.

 

As máquinas foram apreendidas, a pedido do Ministério Público, pelo Juiz Eleitoral do município Dr. Luiz Célio de Sá Leite na tarde de ontem (02), sob a alegação de que as mesmas foram utilizadas pelo deputado federal como fator de autopromoção pessoal e política, além de beneficiar, indiretamente segundo o mesmo juiz, os candidatos por ele apoiados nestas eleições.

 

Faixas e cartazes que continham mensagens de agradecimento ao deputado, assim como sua foto, foram retirados.

 

As máquinas permanecem isoladas, sendo vigiadas por dois guardas municipais. Um deles foi questionado sobre quando havia a previsão para que elas fossem levadas para o pátio da futura Central de Abastecimento, sendo alegado que há uma grande dificuldade para se localizar as chaves dos caminhões que as trouxeram.

 

“Só depende disso para que elas sejam retiradas”, frisou um deles.


Revitalização dos canais da Rua 13 de Maio possibilitarão melhorias para mobilidade da população

.

Um trabalho de desobstrução e revitalização dos canais situados na Rua 13 de Maio, Centro de Santa Cruz do Capibaribe, está sendo realizado pela Prefeitura Municipal.

 

A ação executada através de uma ação conjunta das Secretarias de Serviços Públicos e Defesa Social e Mobilidade Urbana, que retirou um gerador que impedia a passagem dos pedestres, recuperou a calçada da via que estava quebrada e realizou a limpeza do local.

.

..

A pintura, colocação de tubos de proteção para segurança dos pedestres e arborização do local também estão sendo executados.

 

“Melhorias na mobilidade urbana e revitalização do Centro de Santa Cruz são compromissos que vem sendo assumidos e cumpridos durante toda nossa gestão”, enfatizou o prefeito Edson Vieira.

 

Informações da Assessoria.

Adolescente morre eletrocutado em Jataúba após ir tomar banho de chuva

Fotos: Blog Jataúba News.

Na noite de ontem (02) um adolescente de 15 anos morreu devido a um choque elétrico.

 

O fato aconteceu na Rua José Lopes Siqueira, no Centro daquele município. De acordo dom as informações de testemunhas, Severino Higino Barbosa Neto (15 anos, conhecido por “Betinho”) saiu para tomar banho de chuva nas proximidades da “Academia das Cidades” quando pisou em uma poça de água e tomou uma forte descarga elétrica.

 

A vítima chegou a ser socorrida por pessoas que estavam no local e conduzida até o hospital, mas morreu pouco tempo depois.

 

O corpo deve ser sepultado ainda hoje naquele município.

.

Na área da Academia das Cidades, onde aconteceu a fatalidade, vários fios elétricos expostos foram localizados próximo a postes metálicos.

Homem é esfaqueado após discussão na zona rural de Brejo da Madre de Deus

 

Foto: Fernando Lagosta.

No início da noite de quarta-feira (01), policiais militares foram solicitados para comparecerem até a Policlínica de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, para verificar um homem que foi vítima de esfaqueamento.

 

Chegando ao local foi constatado que havia dado entrada na unidade hospitalar um popular identificado por Damião Gomes de Farias (25 anos), que revelou ao policiamento que entrou em atrito verbal com um homem conhecido por “Câindo” nas proximidades de sua residência no Sítio Bandeira, zona rural do município citado. Durante a luta corporal, o acusado “Câindo” atingiu a vítima com uma faca peixeira acima do peito do lado esquerdo.

 

Damião recebeu os primeiros socorros na Policlínica e em seguida liberado. Os policiais realizaram buscas no local, porém sem êxito.


Menor é apreendido após desacatar policiais em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Nesta quarta-feira (12), o efetivo da ROCAM recebeu denúncias de que na Rua José Bonifácio Ferreira no bairro São Jorge, existiria um tráfico de drogas e roubo a motos praticados por duas pessoas nas proximidades de um colégio situado no bairro citado.

 

Ao perceberem a presença do policiamento, um dos envolvidos fugiu do local, sendo apreendido apenas um menor de 16 anos de idade.

 

Segundo o efetivo, o infrator desacatou os policias, além de deferir vários palavrões e ameaças, em seguida o mesmo foi entregue na Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe. Nada foi encontrado com o menor.


Veiculo roubado é encontrado na zona rural de Taquaritinga do Norte

Imagem meramente ilustrativa.

Na manhã desta quarta-feira (01), populares do sitio Baraúnas, zona rural de Taquaritinga do Norte acionaram o policiamento informando que, um veiculo Fiat/Strada Adventure, de cor vermelho e placa KHV-9217 estaria abandonado no local desde a madrugada do dia anterior.

 

Chegando ao local, o policiamento encontrou o veiculo sem pneus e ao consultar no sistema constatou que se tratava de um veiculo que foi tomado de assalto no estado de Alagoas na cidade de Iati no último dia 21 de setembro.

 

O proprietário do veiculo foi localizado que providenciou os pneus e em seguida realizada a condução do carro para a delegacia de Taquaritinga, onde foi entregue ao proprietário.


Leitor indignado mostra mais um descaso com usuários de ônibus da Caruaruense

.

Nesta quarta-feira (01) recebemos uma imagem do leitor Ianilson Gomes (“Billu”), que mostra o descaso como são tratados os passageiros que utilizam do transporte prestado pela empresa Caruaruense.

 

“Até quando vamos ficar sendo tratados como animais que são carregados em pau de arara por esta empresa, onde um ônibus com capacidade para 50 passageiros levam 70 ou até 80 por vez?! Enquanto as autoridades não tomarem medidas enérgicas, eles continuarão maltratando os passageiros. Viajei e pude sentir na pele o descaso dessa empresa com seus passageiros”.

 

De acordo com Billu, o flagrante foi registrado por ele na última segunda-feira (29).

 

Leitora sente na pele o descaso causado pela falta de manutenção de estrada que dá acesso a Brejo da Madre de Deus

“Isso é um absurdo!”, desabafa.

Na tarde desta quarta-feira (01), recebemos imagens da leitora Clécia Galindo, que mostram a má conservação da estrada que serve de acesso do município de Brejo da Madre de Deus até o distrito de Barra de Farias: a PE-145.

.

“Minha mãe estava internada em Brejo e foi transferida para Recife. Dava dó dela porque o motorista da ambulância livrava de um buraco e caia em 10. Moro em Santa Cruz do Capibaribe e só fui a Brejo porque minha mãe estava internada. Isso é um absurdo!”, desabafou a leitora.

 

Agentes de Trânsito encontram mais uma moto roubada em Santa Cruz do Capibaribe

.

Na terça-feira (30/09), agentes de transito da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe encontraram mais uma moto roubada.

 

O veículo, uma Honda CG de cor vermelha, foi localizada na conhecida Rua Cinco, no Bairro São Cristóvão.

 

De acordo com os agentes de transito Romilton, Vinícius e o supervisor Gonçalves, eles foram avisados de que o veículo estava abandonado no local e, após ter a placa consultada, constatou-se a restrição de roubo/furto.

 

A moto foi levada para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

.

Leitora denuncia transtornos causados com o lixo em terreno baldio no bairro Bela Vista

Lixo e metralhas se acumulam no local há meses, relata leitora.

Nesta quarta-feira (01) recebemos imagens da leitora Manoela Aragão, que mostram um problema na coleta de lixo em um terreno baldio localizado na Rua Severino Pinheiro.

 

De acordo com ela, há seis meses que o acumulo de lixo vem se repetindo em um terreno baldio, muito dele jogado por moradores das proximidades.

.

“O pessoal que trabalha com a Prefeitura juntou todo o lixo que estava nas proximidades e não retirou. Há mais ou menos seis meses, além do lixo que deixaram, as pessoas estão jogando entulhos de construção, restos de carro, lixo domestico e até vaso sanitário”, frisou.

.


Greve dos bancários provoca correria aos caixas eletrônicos em Santa Cruz do Capibaribe

Temendo falta de dinheiro, longas filas são registradas nos caixas eletrônicos. Fotos: Thonny Hill

Aderindo a paralisação nacional, os bancários de todo o país entraram em greve nesta terça-feira (30).

 

Os bancários reivindicam um reajuste salarial de 12,5%, além de melhorias na participação dos lucros. Já os bancos oferecem até 7,5%, fator que desagradou a categoria.

 

Nossa equipe verificou como está o movimento nas agencias de Santa Cruz do Capibaribe, onde todas estão fechadas.

 

A greve está provocando um verdadeiro corre-corre aos caixas eletrônicos, onde muitos correntistas sacam o que podem, temendo ficar sem dinheiro durante a greve, que não tem data para acabar.

 

Até o fechamento dessa matéria, as maiores movimentações entre os bancos da rede privada seguem no Itaú e Bradesco, onde correntistas e usuários enfrentam longas filas causadas pela falta de manutenção de algumas das máquinas ou, simplesmente, pelo aumento da demanda, comum em greves.

 

Já nos bancos públicos, a agência do Banco do Brasil registra o maior movimento. Confira algumas imagens da movimentação, tiradas agora há pouco.

 

.

.

.

,

.

Realização de depósitos é o serviço mais prejudicado até o momento

 

Além da não realização do atendimento ao público, serviços básicos para correntistas e usuários já estão prejudicados na única alternativa dentro das agencias: os caixas eletrônicos.

 

O principal deles é a realização de depósitos, já que os envelopes que são utilizados nos caixas eletrônicos não estão sendo repostos.

 

Filas além das habituais também foram registradas em lotéricas, que servem também como ponto de saques e depósitos da rede Caixa Aqui.

.


Policiais apreendem reboque em alto volume no Bairro Malaquias Cardoso

Imagem meramente ilustrativa.

Na noite deste domingo (28), populares entraram em contato com policiais para que fossem tomadas providências sobre um som de reboque que estava causando perturbação de sossego na Rua José Malaquias Cardoso Irmão no bairro Malaquias Cardoso.

 

Chegando ao local, o efetivo percebeu que o veículo GOLF de placa KFK-2384, de cor prata se encontrava como um reboque de som em volume altíssimo ao lado do 24º BPM no endereço citado, onde foram observadas pela central de rádio, várias ligações da vizinhança questionando a perturbação de sossego.

 

O veículo estava acoplado com um reboque e que o som também estava atrapalhando o serviço da central de rádio do Batalhão de Polícia.

 

Diante dos fatos, o proprietário do veículo Jair Gustavo Bezerra Barros (27 anos) e o reboque apreendido, foram conduzidos até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para as medidas julgadas cabíveis.


Casal discute na Capital do Jeans e o caso terminou na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na tarde deste domingo (28), policiais militares de Toritama foram solicitados por populares, sendo informados de que na Rua Amaro Cardozo Dias de Araújo, no bairro Areal na Capital do Jeans, estava ocorrendo uma possível agressão a uma mulher.

 

Chegando ao local, foi constatado que José Roberto da Silva (32 anos) estava quebrando tudo dentro da residência e a vítima estava no lado de fora da casa.

 

Em seguida todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe. Na Depol, a vítima informou na presença da autoridade policial, do escrivão e dos policiais militares que não iria representar contra seu companheiro e não realizaria o exame traumatológico.

 

José Roberto apresentou algumas escoriações provenientes de sua fúria dentro da residência onde quebrou diversos móveis.



Carro com dois ocupantes capota na PE-160 e deixa apenas um ferido

 Fotos: Fernando Lagosta.

Aconteceu na manhã deste domingo (28) na PE-160 em frente as construções da novo presídio de Santa Cruz do Capibaribe mais um acidente grave.

 

De acordo com as informações, o fato aconteceu por volta das 6h30, duas pessoas se encontravam no interior do veiculo. O acidente ocorreu no momento em que o celular do condutor Marcos Antônio (32 anos) tocou, ele observou o aparelho para verificar quem estaria na ligação, foi onde o mesmo perdeu o foco da pista e bateu no meio fio da via e em seguida capotou diversas vezes.

 

 

Marcos Antônio ainda ferido conseguiu sair de dentro do veículo e aguardou o socorro, ele fraturou o braço esquerdo, sendo socorrido pelo Samu e encaminhado até o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

 

 

Já o passageiro Abraão Vasconcelos Ferreira Sobrinho (20 anos) saiu ileso do acidente. De acordo com o mesmo, eles são evangélicos e estariam se dirigindo até o município em que residem em Tabira no sertão pernambucano.


Homem é vítima de assassinato no município de Toritama

 

Fotos: Toritama Informa.

Na manhã deste aconteceu mais um crime de morte no município de Toritama. O fato ocorreu no bairro Novo Coqueiral em uma residência próximo a uma serra. A vítima era José Carlos da Silva, conhecido por “Carlinhos” (25 anos).

 

Segundo informações, a vítima estava tomando banho, quando de repente chegaram dois homens e pediram informações sobre a venda de uma moto.

 

 

Ao se aproximar, Carlinhos recebeu dois disparos de arma de fogo, um deles atingiu o peito. Os suspeitos fugiram do local e tomaram destino ignorado. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

 

Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Acidente próximo a um motel deixa um ferido na PE-160

 

Foto: Fernando Lagosta.

Na noite desta sexta-feira (26), aconteceu um acidente na PE-160 nas proximidades de um Motel após a ponte do Arapuá, sentido Santa Cruz do Capibaribe e Vila de Poço Fundo.

 

Segundo informações, um carro colidiu contra uma moto que se encontrava um casal, o motorista do veículo afirmou que a condutora da moto não ligou a seta para identificar que iria entrar no Motel, foi no momento em que houve a colisão.

 

A mulher saiu ilesa, enquanto o homem que estava na garupa teve uma fratura exposta na perna esquerda.

 

O Samu foi acionado que demorou a chegar no local, pois estava em outra ocorrência, uma equipe de Bombeiro Civil realizou os primeiros atendimentos.


Família teve casa atingida pela água durante estouramento de cano da Compesa

 

 

Cristosvaldo, um dos moradores da casa invadida, mostra sua desolação ao verificar que muitas de suas coisas ainda estavam cheias pela água. Fotos: Thonny Hill e arquivo pessoal.

Na manhã desta sexta-feira (26), um cano de água da Compesa, que estourou na Avenida Bela Vista (bairro Cruz Alta), em frente a uma igreja evangélica, causou diversos prejuízos a uma família que reside quase em frente ao problema.

 

Trata-se do casal Fabiana Sousa e Cristosvaldo de Lira, que tiveram sua casa invadida pela água. De acordo com o casal, o problema começou por volta de 5h os mesmos só perceberam o que estava acontecendo quando foram acordados por vizinhos.

Móveis e eletrodomésticos e outros pertences da família foram danificados pela água.

.

.Muita sujeira e prejuízos sobraram para a família após o escoamento da água.

Fabiana foi a primeira a perceber que a casa estava sendo alagada e chamou o esposo logo em seguida.

 

“Eu pensei que estava sonhando na hora que vi a casa cheia de água. A primeira coisa que fiz foi saber como estava meu filho de 8 anos, que estava no quarto vizinho”, disse Cristosvaldo.

 

Fabiana relatou que a água só parou de entrar na sua residência três horas depois, quando o cano mestre da Compesa foi fechado.

 

“Não temos ideia de quanto prejuízo tivemos”, citou Fabiana, contabilizando prejuízos como móveis, aparelhos de celulares e câmeras digitais danificadas, um gabinete de computador e outros objetos.

 

Fabiana relatou ainda que passou próximo ao  grande buraco que ficou aberto e o chão cedeu, fazendo com o que ela fosse socorrida pelo seu esposo e por funcionários da empresa.

 

Durante nossa visita, Fabiana chegou a tentar ligar para a sede da empresa do município e apenas na última tentativa, foi atendida.

.

.

Uma reunião com o gerente da empresa de abastecimento em Santa Cruz do Capibaribe foi realizada as 10h, na tentativa de saber quem irá arcar com os prejuízos.

 

Cristosvaldo relatou que chegou a falar, na semana anterior, que um problema desse tipo poderia acontecer em breve, questionando a forma como a empresa fez a colocação dos canos.

 

Eles, ao invés de cercar esse cano com areia, colocam apenas o mesmo material que é encontrado na hora de cavar o local. Isso deixa, ao redor do cano, cheio de pedras que, com o tempo, quebra o encanamento”, frisou.

 

Os reparos no local iniciaram as 9h.

 .


Pernambuco terá venda e consumo de bebidas alcoólicas autorizadas no dia de eleição

Imagem meramente ilustrativa.

Uma nova polêmica já começa a ser instaurada há menos de 10 dias das eleições. Pernambuco terá a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas autorizado durante o dia de votações, em 05 de outubro.

 

A medida de não adotar a chamada “Lei Seca” foi do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE–PE), que realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Defesa Social do estado, para tratar sobre o assunto.

 

Após isso, ficou determinado que, este ano, o TRE não irá baixar a portaria que proibia a venda e o consumo, em todo o estado, de bebidas alcoólicas durante o dia de votação.

 

De acordo com o TRE não ha uma lei federal que proíba tal atitude e, se caso a as autoridades verifiquem que ocorreram problemas durante o dia de votações, uma portaria deve ser baixada, caso haja um segundo turno no estado.

 

Responsáveis pelas seções poderão proibir eleitores bêbados de votar

.

Em casos de embriaguez, os responsáveis por cada seção eleitoral poderão proibir o eleitor de votar, até constatarem que o mesmo esteja sóbrio.


Jucazinho só tem água até abril de 2015, revela Compesa

Foto: João Paulo.

Vimos de perto a situação preocupante em que se encontra o principal reservatório de água da região.

 

Com pouco mais de 17% de sua capacidade total, a barragem de Jucazinho nunca registrou uma queda tão considerável do seu nível.

 

A situação é critica, explica a Compesa. A estiagem na região se arrasta por meses e essa quantidade será suficiente apenas até o mês de abril de 2015.

 

O reservatório é responsável pelo abastecimento de 15 cidades do agreste (incluindo-se Santa Cruz do Capibaribe, através da reversão de suas águas) e , em muitas delas, o racionamento já é constante.

 

A Compesa pede a conscientização da população para o melhor aproveitamento e os cuidados com o desperdício.

 

A queda no nível de água é resultado de uma longa estiagem. Com essa situação, os preços de carro pipa, quase que duplicam, já que muitas pessoas estão sem água nas torneiras.

.

Quando cheia, barragem pode armazenar até 327 milhões de metros cúbicos de água. Foto: APAC.
Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Leitor denuncia transtornos no trânsito causados por entulhos em meio a rua

;

Na tarde desta quinta-feira (25) recebemos uma imagem do leitor Allisson Torres, informando sobre transtornos no trânsito, causados pela não retirada de entulhos após a conclusão de obras de calçamentos pela Prefeitura Municipal.

 

O problema ocorre na Avenida Francisco Glicério da Silva, no Bairro São Miguel.

 

“O problema ocorre em frente a minha casa e o trânsito aqui está muito ruim. Há quase um mês não tiraram essas pedras e o trânsito está assim”, disse.

 

Moradora do Bela Vista denuncia descaso da Compesa quanto a desperdício frequente de água

.

Na tarde desta quinta-feira (25) recebemos a denúncia de insatisfação da leitora Gorete Soares, que reside no bairro Bela Vista.

 

De acordo com ela, uma grande quantidade de vazamentos presentes na Rua Maria Raimunda Aragão desperdiça grande quantidade de água.

 

“Me parte o coração ver tanta água desperdiçada assim. O pior é que isso ocorre a cada vez que chega água. Já liguei para a Compesa informando o problema, mas até agora na foi feito. O detalhe é que esses vazamentos tem quase um ano e os vejo a cada vez que passo aqui”, desabafa.

Leitor flagra podas de forma irregular em rua do Bairro São Cristóvão

.

Na manhã desta quinta-feira, o leitor Jucélio Siqueira enviou uma imagem de uma poda feita de maneira irregular em uma das ruas paralelas ao Hospital Municipal.

“Isso é um absurdo! Essa cidade já não tem quase árvores e pessoas, de maneira irresponsável, fazem coisas como essa. Cadê a fiscalização da diretoria de meio ambiente?!”, concluiu.

.


Serviços jurídicos serão oferecidos à população carente em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A Creche e Associação Alcançando Crianças Carentes (ACC) de Santa Cruz do Capibaribe promoverá neste sábado (27), o projeto “Defensoria Amiga da Comunidade”.

 

Na ocasião, serão disponibilizados serviços e dúvidas sobre inscrição para casamento, certidão de nascimento, divórcio, pensão alimentícia, solicitação de teste de DNA, direito do consumidor e direito criminal.

 

De acordo com Dalva Araújo, coordenadora da ACC, o projeto tem como objetivo esclarecer maiores detalhes sobre assuntos jurídicos e direcionar a população ao melhor caminho em busca da solução de seus problemas relacionados à justiça.

 

Os serviços serão oferecidos de forma gratuita e serão realizados na sede da Associação na Rua Inaldo Moraes Nº 122, no bairro Bela Vista, das 8h às 11 horas da manhã.


Quinta edição da Festa das Crianças será realizada no bairro da Palestina

.

No dia 11 de outubro, será realizada a quinta edição do evento “Turma do Bem – Fazendo uma criança sorrir”, que acontecerá no Bairro da palestina, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A festa, que é dedicada ao “Dia das Crianças”, terá o sorteio de brindes e prêmios, apresentações com palhaços, doações de brinquedos para crianças carentes, além da distribuição de lanches, a realização de gincanas, entre outras atividades.

 

De acordo com o líder comunitário Capilé, um dos organizadores, a iniciativa já distribuiu cerca de 4 mil brinquedos e realizou dezenas de ações ao  longo das últimas quatro edições anteriores do evento.

 

Capilé ressalta que a festa é realizada a partir de doações voluntárias (brinquedos, dinheiro, lanches, pipocas e outros produtos voltados ao público infantil) e que elas podem ser realizadas na Rua Nicolau Teodoro Aragão – Nº 79; no Mercado de Amilton ou no Mercado 10 Graus, todos no bairro da Palestina.

.

Edições anteriores do evento.

Já no bairro Santa Tereza, as doações podem ser realizadas em Aluísio Bebidas, que fica localizado na Avenida Bela Vista (PE-160).

 

As doações também podem ser entregues na emissora de rádio Polo FM, localizada na Avenida 29 de Dezembro, em frente à Igreja São Cristóvão, segundo andar.

“Esperamos distribuir cerca de 1500 brinquedos nessa edição, além de sortear três bicicletas e, com isso, tentar atender não apenas a população que vive no bairro da Palestina, mas também a de bairros vizinhos”, frisou Capilé.

 

Para mais informações, é só ligar para o números (81) 9969-6898 / 9226-7704.


Secretaria de Educação comemora dia do Surdo apresentando ações Inclusivas

;
A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe está comemorando o dia Nacional do Surdo, celebrado nesta sexta-feira (26), apresentando algumas ações realizadas pelo departamento de Educação Especial e Inclusiva.

 

A Secretaria de Educação ofereceu a população durante esta gestão cursos de Libras gratuitos (língua brasileira de sinais). Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência os alunos surdos realizaram apresentações culturais como também foi realizada oficina direcionada, possibilitando aos professores maior clareza ao ter contato com alunos surdos. Durante todo o evento teve a presença de intérpretes de Libras.

 

“Incluir é o nosso dever, com este intuito temos um equipe preparada e apta a gerar de forma educativa a inclusão na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe”, disse Joselito Pedro, Secretário de Educação.

 

Além de acompanhados com Intérpretes de Libras os 38 alunos surdos da rede municipal de ensino são atendido com educação especializada nas salas de recursos multifuncionais. Nas celebrações do município todos têm acesso livre aos camarotes da Acessibilidade nas festas de São João e Setembro.

 

Clécia Lira, Coordenadora de Educação Especial e Inclusiva falou que a prefeitura de Santa Cruz através da Secretaria de Educação tem trabalhado para garantir o direito da pessoa com deficiência.

 

“Nosso trabalho tem sido pautado na busca por abrir caminhos e promover oportunidades para que pessoas surdas também se sintam incluídas”.

 

Informações da Assessoria.

Jovem sem habilitação atropela idosa em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Nesta quarta-feira (24), mais um acidente foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu na Avenida Teonilo Silvestre, por trás da Escola Municipal Ivone Gonçalves, no Bairro São Cristóvão.

 

De acordo com as informações, um adolescente que conduzia uma moto atropelou uma idosa de 70 anos.

 

Ilda Lopes Chagas, teve várias fraturas, incluindo um traumatismo craniano e foi conduzida para o hospital municipal, sendo depois transferida, em estado grave, para outra unidade hospitalar.

.

.

Até o momento, não foi informado o estado de saúde da idosa. O condutor da moto, Deyvisson Luiz da Silva (18 anos, residente no distrito de Pão de Açúcar, de Taquaritinga do Norte) foi levado até a delegacia local. A moto apreendida foi conduzida até a sede do Sispol.

 

Prestaram apoio no atendimento a ocorrência os guardas municipais Gonçalves (supervisor) e Magalhães, além dos agentes de trânsito Melquiades (coordenador) e Romilton.


Três jovens em uma moto sofrem acidente e um deles acaba morto na BR-104

.

Na noite desta terça-feira, por volta das 23h, um grave acidente foi registrado na BR-104, próximo a entrada de acesso ao município de Taquaritinga do Norte.

 

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, três pessoas estavam em uma moto quando o condutor perdeu o controle ao tentar ultrapassar um caminhão, fazendo com que todos caíssem na pista.

 

Um adolescente de 17 anos, identificado por José Edson da Silva Assunção (que reside no distrito de Pão de Açúcar) morreu no local do acidente. As outras duas vítimas, que não tiveram seus nomes e idades divulgados, foram socorridas por unidades do Samu, sendo uma delas levada para o Hospital Municipal de Toritama e a outra para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O adolescente morto teve seu corpo levado para o IML em Caruaru e deverá ser sepultado ainda na tarde desta quarta-feira (24).


Empresa de Santa Cruz do Capibaribe comemora Dia da Árvore com colaboradores e colabora com a Sementeira Pública do município

.

Em razão da chegada da primavera, foi institucionalizado o Dia da Árvore, que comemora-se no dia 21 de setembro, exatamente o dia em que a estação das flores começa a valer no calendário. Para comemorar esta data, a empresa Camboriú, de Santa Cruz do Capibaribe uniu os colaboradores e parte da gestão para festejar o Dia da Árvore.

 

Com uma visão de que é preciso reconstruir e preservar o meio ambiente, a Camboriú que, mensalmente, promove um evento com seus colaboradores, aproveitou a data para unir o útil ao agradável. De acordo com a analista de Gestão de Pessoas, Gabriela Pessoa, tudo aconteceu em parceria com os colaboradores da empresa.

 

“Primeiro entrei em contato com a sementeira pública pra saber como eu  faria pra adquirir as mudas, então depois das informações, vi com os  colaboradores quem gostaria de ganhar uma muda de árvore e quem  tivesse esse interesse traria uma garrafa peti e trocaria por uma muda,  25 pessoas aderiram a ideia das mudas”, explicou Pessoa.

.

.

Quanto ao evento que a empresa realiza, 32 colaboradores participaram, onde foi ministrada uma palestra pelo técnico de segurança do trabalho do SESI Caruaru, Davi Victor. Em meio ao evento, a empresa fez a distribuição das mudas aos colaboradores participantes da ação.

 

Sobre essa ação, Gabriela enfatizou que é de suma importância para integrar os colaboradores em prol da união da equipe.

 

“É essencial um evento desse tipo, pois serve principalmente para conscientizar os colaboradores de assuntos que não estão relacionados diretamente ao trabalho desenvolvido por cada um e sim, algo maior que afeta diretamente nossas vidas”, concluiu.

 

Informações da assessoria.

Leitor denuncia transtornos causados por obras paralisadas na Rua Bahia, em Santa Cruz do Capibaribe

.

Na tarde desta terça-feira (23), recebemos a denúncia feita pelo leitor Jorge Gleyme, que reside no bairro Cruz Alta.

“Quero parabenizar o blog pela iniciativa de facilitar a forma dos leitores interagirem com o blog através do whatsapp, nos proporcionando assim a oportunidade de mostrar  irregularidades e curiosidades que acontece em  nossa querida Santa Cruz do Capibaribe e, desde já, envio a situação em que se encontra a Rua Bahia, no bairro Cruz Alta que, há pelo menos oito meses, as obras do calçamento estão paradas, dificultando a circulação de automóveis e pedestres no local; além de já estar servindo para acumular lixo”, frisou.

.

.

.


Motorista provoca acidente e foge sem prestar socorro

Fotos: Fernando Lagosta.

Na tarde desta terça-feira (23), mais um acidente de trânsito foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu na Rua Wanderbilte Dias Bezerra, no bairro Bela Vista. De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, um veículo gol (de cor e placa não identificadas) bateu no motociclista identificado apenas como Cleiton “Pica-pau” e na sua esposa Janailza (fito acima), que estava na garupa da moto.

 

Janailza, que foi a vítima mais grave, foi socorrida pelo Samu e conduzida para o Hospital Municipal local, com ferimentos pelo corpo.

.

.

O motorista do gol fugiu sem prestar socorro. A até o fechamento desta matéria, a vítima estava internada na ala de observação da unidade hospitalar.


Dois veículos abandonados são encontrados pela Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Nesta segunda-feira (22), a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe localizaram dois veículos que estavam abandonados.

 

O primeiro foi uma moto Honda CG 150cc, de cor preta e placa PEP-4425. Segundo a equipe da GCM, a moto foi encontrada nas proximidades do Moda Center Santa Cruz.

 

 

O segundo veículo foi encontrado na PE-160, próximo a ponte do Arapuá, que se tratava de um Corsa Classic completamente depenado.

 

Os veículos foram conduzidos para a sede da Sispol e, em seguida encaminhados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.



Imagem de Contato - Blog do Ney Lima