Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher é iniciada em Santa Cruz do Capibaribe

 


A coordenadora da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Clarissa Carvalho, convocou à população para participar da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

 

Lançada a nível mundial desde 1991, a campanha visa alertar sobre os diversos tipos de violência contra a mulher e contará com uma programação especial em Santa Cruz do Capibaribe, que será iniciada na terça-feira (25) e se estenderá até o dia 9 de dezembro.

 

Realizada pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria da Mulher, a campanha contará com diversas atividades como palestras, oficinas e capacitações com alunos das escolas públicas e servidores municipais e se encerrará com o lançamento do Manual da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica de Santa Cruz do Capibaribe, que acontecerá no dia 9 de dezembro, no Fórum de Santa Cruz.

 

“No período da campanha vamos realizar várias atividades que visam chamar a atenção para as diversas formas de violência praticadas contra a mulher, dialogando com estudantes, mulheres e homens, e também, lançaremos o Manual da Rede de Atendimento a Mulher que é fruto de um trabalho que reuniu 20 instituições de Santa Cruz e do Governo do Estado e representa uma grande conquista na luta pela mulher”, ressaltou a coordenadora da Mulher, Clarissa Carvalho.

 

Segue a programação completa da Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher:

 

Dia 1º de dezembro, às 9h, palestra “Discutindo Direitos Sexuais e Reprodutivos de Meninas e Mulheres”, na Biblioteca Municipal;

 

Dias 2 e 3 de dezembro, a partir das 9h, oficina com o tema “As mulheres transexuais e o direito ao nome social”, no Auditório da Secretaria de Educação;

 

Dia 4 de dezembro, realização de uma atividade de capacitação da equipe técnica do Centro de Referência da Mulher;

 

Dia 8 de dezembro, palestra “Onde eu escondo o meu machismo?”, na Escola Malaquias Cardoso;

 

Dia 9 de dezembro, a partir das 9h, no Fórum de Santa Cruz, palestra “Mecanismos para redução da violência contra a mulher”, com o promotor Dr. João Maria Rodrigues Filho, coordenador do Núcleo de Apoio a Mulher no Ministério Público de Pernambuco e lançamento do Manual da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Informações da Assessoria.

Segurança particular é assassinado no bairro da Cohab em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Thonny Hill.

 

Aconteceu na noite desta terça-feira (25) mais um homicídio  em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu nas proximidades da Academia das Cidades no bairro da Cohab.

 

 

A vítima foi identificada por Joatas Romero Silva (22 anos) e trabalhava como segurança particular.

 

Segundo informações de testemunhas, Joatas estava em frente a uma padaria e uma pessoa ainda não identificada chegou a pé no local e efetuou três disparos de arma de fogo, possivelmente de uma pistola que o atingiu o rosto, a boca e a nunca.

 

De acordo com informações de populares, a vítima há pouco tempo teria trocado o seu emprego de serralheiro para ser segurança particular, porém ninguém soube informar se ele estaria sendo ameaçado.

 

 

 

No local, foram identificadas algumas câmeras de segurança, mas as informações repassadas é que elas estariam desligadas. Até o momento a Polícia Civil não tem uma linha de investigação do assassino.

.

 

O corpo foi conduzido até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida será encaminhado para o IML em Caruaru

 

Moto em que a vítima estava no momento do homicídio.


Policiais realizam abordagens em bairros de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Os efetivos do GATI, ROCAM, Serviço Reservado e Polícia Militar que fazem parte da 1ª CPM da região estão diariamente fazendo operações no município santa-cruzense.

 

 

Na manhã desta quarta-feira (25), os policiais realizaram blitz e abordagens no Bairro Santo Agostinho, onde um condutor foi preso por direção perigosa.

 

 

Outro ponto em que os policiais fizeram abordagens foi ao lado do Mercado Público de farinha no Centro da cidade, lugar conhecido como ponto de drogas.

 


IHENE realiza mais uma campanha para doação de sangue em Santa Cruz do Capibaribe

Em média, 150 bolsas de sangue são arrecadadas a cada visita e que ajudam a salvar muitas vidas. Foto: Thonny Hill (arquivo).

No próximo sábado (29), o Instituto de Hematologia do Nordeste (IHENE) estará, mais uma vez, em Santa Cruz do Capibaribe para mais uma campanha de coleta a partir de doações de sangue.

 

De acordo com o órgão, o objetivo da campanha é reforçar os estoques para o período de final de ano, onde cresce a demanda por sangue graças ao aumento na quantidade de acidentes no período por conta do aumento de pessoas que viajam.

 

A unidade móvel para a captação das doações estará localizada, durante todo o dia, próximo a nova Praça de Alimentação (ao lado do Mercadão) e os interessados em participar deste ato de solidariedade devem atender os seguintes requisitos:

.

  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Não ter histórico de doenças contagiosas (como hepatite e AIDS);
  • Apresentar documento de identificação com foto no ato da coleta.

 

Leitor mostra sua indignação em mais um flagrante de superlotação na empresa Caruaruense

 

 

Nesta segunda-feira (24) recebemos mais uma imagem que flagra a situação de descaso que a empresa Caruaruense tem com seus passageiros.

 

A imagem foi enviada pelo leitor José Henrique de Lima, que deu seu desabafo:

 

“A maior falta de respeito com o ser humano. Isso fere os princípios de dignidade da pessoa humana, já que várias pessoas são tratadas como animais”, frisou.

 

O leitor ainda destacou que, além da superlotação, a porta de embarque e desembarque estaria com problemas, aumentando as chances da mesma abrir e provocar um acidente.

 

Flagrante de mais um caso de desrespeito ao pedestre no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

Um de nossos leitores nos enviou um flagrante de desrespeito ao pedestre, dessa vez na Rua Cabo Otávio Aragão, no Centro.

 

A imagem mostra uma grande quantidade de carros de passeio estacionados em uma calçada que pertence a uma famosa loja de bolsas e acessórios do município, fato que obriga o pedestre a sair para a rua movimentada para continuar seu trajeto.

 

“A cidade já é campeã de acidentes de trânsito e ainda obriga o pedestre a transitar pela rua”, desabafou.

 

.

Descaso em terrenos particulares o fazem se tornar esconderijos para assaltantes e usuário de drogas

.

 

Recebemos a denuncia de um de nossos leitores, que mostra imagens de um terreno baldio localizado no final da conhecida “Rua 5”, esquina com a Rua Severino Ramos, no bairro São Cristóvão, próximo a entrada de acesso a principal avenida do Bairro Rio Verde.

 

De acordo com ele, o terreno pertence a um famoso empresário do ramo de tecidos mas que, segundo o mesmo, não recebe a devida atenção e já começa a causar transtornos.

 

“Nesse pedacinho restante, que não foi derrubado, é onde os meliantes se escondem para praticar assaltos. Já esse terreno do lado também serve como ponto para assaltos e uso de entorpecentes. Nós moradores pedimos providências por parte do dono do terreno para a derrubada do restante do muro e instalação de iluminação”, frisou o leitor.

 

 

 


ONG “Pão é Vida” realiza Chá musical beneficente em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Foi realizado neste final de semana, um chá musical beneficente no Rota do Mar Complex em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Toda a renda adquirida no evento será revertida para a realização da “Ceia de Natal” que será realizada no dia 13 de dezembro no sertão do estado de Pernambuco. A 1ª edição da ceia de Natal gratuita para as famílias do Sertão aconteceu ano passado e teve 374 pessoas beneficiadas, e  a tendência é que este ano a quantidade deve aumentar.

 


Parte da renda também será para finalizar um reservatório de 90.000 litros d´água construído para o projeto de irrigação por gotejamento.

 

 

Uma das idealizadoras Joana D`arc agradeceu à todos que contribuíram para a realização de mais um evento.

 

“Agradecemos á Deus em primeiro lugar e a todas as pessoas que direta ou indiretamente cooperaram para a realização deste evento. Agradecemos sem citar nomes, contudo, sabemos todos que contribuíram e a estes o nosso abraço afetuoso. Agradecemos também aos que não puderam estar no chá beneficente, mas, compraram as senhas para ajudar, o fizeram porque não duvidam da importância do trabalho que a ONG Pão e Vida têm realizado. Agradecemos aos empresários parceiros, músicos, bem como as emissoras de rádio e blogs que ajudaram divulgar o evento gratuitamente”, concluiu.

 

Confira outras ações que acontecerão em breve:

;

UM CORTE DE CABELO POR 1K DE ALIMENTO: Dia 29 de novembro iremos realizar uma ação solidária no bairro Santo Agostinho para arrecadar alimentos para montar as cestas de natal. Será das 8h30 ás 12h próximo ao PSF.

;
CEIA DE NATAL NO SERTÃO: Dia 13 de dezembro uma equipe de parceiros e voluntários irá preparar a ceia para as famílias no Sertão. Se você desejar ir conosco faça contato para combinar já que a saída será de santa Cruz será dia 12 ao meio dia.


Ex-presidiário é recapturado com arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Fernando Lagosta.

 

O efetivo do GATI apreendeu mais uma arma de fogo em Santa cruz do Capibaribe, após realizações de rondas os policiais abordaram Fabiano Ferreira de Lima (39 anos) e Carlos André da Silva (23 anos), ambos residentes em Santa Maria do Cambucá.

 

Com eles foi encontrado um revolver calibre 38 e seis munições intactas. No momento da abordagem, Fabiano tentou se livrar da arma, mas foi preso e e apresentado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

Fabiano relatou que estaria no local à procura de alguém que no passado havia lhe desferido um golpe de faca. Fabiano já teve passagens pela polícia e ficou na Depol a disposição do delegado de plantão.


Moto é encontrada abandonada no Centro de Pão de Açúcar

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

Um veículo foi encontrado abandonado no Centro de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte. Segundo informações do efetivo da Polícia Militar, a guarnição foi solicitada por populares que em uma praça em frente a igreja matriz encontrava-se uma moto sem placa abandonada.

 

Chegando ao local, ninguém soube informar quem seria o proprietário do veículo, sendo assim a mesma foi conduzida para Delegacia de Taquaritinga do Norte.

 

Após verificar no sistema do inforseg foi constatado que se tratava de uma moto Fan 125cc, de cor preta e placa CVG-7871 da cidade de Caruaru. O veículo ficou na delegacia de Taquaritinga a disposição do proprietário.


Após denúncia do blog, Prefeitura começa a realizar mudanças em local onde estão animais apreendidos

Primeiras mudanças, a exemplo da construção de uma cobertura, já foram executadas. Fotos: Fernando Lagosta.

No fim da manhã desta segunda-feira (24) nossa equipe voltou para verificar como estava a situação dos animais que foram apreendidos pela Prefeitura. O local fica no sítio Curral Picado, local onde também é realizada a tradicional feira de gado.

 

O blog mostrou, na última quinta-feira (20), que o local onde os animais ficam acondicionados após as apreensões não oferecia estrutura adequada, além de que eles estavam com evidentes sinais de maus tratos, causados especialmente pela alimentação suficiente, pouca água disponível e exposição as altas temperaturas (relembre o caso clicando AQUI).

 

Em uma das imagens, a situação de fragilidade para com eles vem a tona, onde um cavalo é flagrado quase morto e exposto ao sol, em meio aos demais.

.

Imagem registrada na última quinta-feira (20). Logo abaixo, a diferença do local com a cobertura.

Além de mais alimentação, cocho de água, que ficava exposto ao sol, se mostra protegido pela nova cobertura..

Em entrevista concedida no programa Rádio Debate da última sexta-feira (21) o Gestor de Agricultura do município, Lenildo Araújo, juntamente com uma veterinária, admitiram falhas no cuidado aos animais, mas foi prometido que as condições melhorariam já a partir de hoje.

 

Na nossa volta ao local, constatamos que uma cobertura com telhas, para fornecer sombras aos animais, já foi construída.

;

;

Informações fornecidas a nossa equipe por funcionários que estiveram no local garantiram que agora os animais apreendidos terão melhores condições de manejo, inclusive o acompanhamento veterinário a realização da triagem desses animais para evitar contaminação e novas mortes.


Estradas de terra abertas para obras de duplicação da PE-160 se tornam “pistas de rally” e colocam em risco a segurança e a vida de motoristas

Carros somem em meio a poeira e visibilidade comprometida eleva os riscos de acidentes. Fotos: Thonny Hill.

Com a proximidade das últimas feiras de final de ano no Moda Center, o fluxo de veículos que se dirigem para Santa Cruz do Capibaribe se intensifica a cada semana.

 

Isso é um ótimo sinal de uma economia que mostra que a crise passa bem distante, mas também evidencia o descaso pelo qual o Governo do Estado tem mostrado em relação a mais importante (e única) via de escoamento dos produtos lá comercializados: a PE-160.

 

Com suas obras de duplicação paralisadas após o período eleitoral, sob a alegação de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal com a transição de um governo para outro, a via, que teve suas obras de reestruturação iniciadas em 26 de agosto, agora se tornou uma verdadeira pista de Rally, onde os veículos somem em meio a poeira levantada.

 

Motoristas imprudentes enxergam nas estradas de terra que foram abertas, onde deveria haver máquinas trabalhando, uma oportunidade de “ganhar tempo” em meio ao trânsito caótico, mas, ao mesmo tempo, colocam em risco suas vidas e também de outros motoristas.

.

.

Casos de imprudência são registrados em frente as câmeras.

.

Sem se importar que estão sendo fotografados, motoristas imprudentes seguem adiante nas vias da impunidade.

.

Com a falta de fiscalização, a PE-160, que possui um grande histórico de acidentes registrados (muitos deles graves) se tornou ainda mais perigosa graças à mistura de “Falta de Fiscalização + Imprudência + Descaso”.

.

,

De acordo com políticos que representam o município em âmbito local e estadual que já se pronunciaram sobre a paralisação das obras, elas deverão somente ser reiniciadas a partir de janeiro de 2015, mas até lá o resultado dessa mistura perigosa, todos sabem o que pode resultar.

.

Enquanto os flagrantes eram registrados, vários motoristas expressavam para nossas lentes seu sentimento de insatisfação frente as condições deploráveis da via.


Homem sofre tentativa de homicídio pela própria esposa em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Fernando Lagosta.

 

Aconteceu na manhã deste domingo (23) uma tentativa de homicídio na PE-160 próximo ao Moda Center Santa Cruz no loteamento Curral Picado em Santa Cruz do Capibaribe. O Efetivo da ROCAM estava realizando rondas pelo bairro citado, quando percebeu duas crianças chorando e uma mulher nas proximidades.

 

Segundo informações do efetivo, a mulher identificada por Rosilda Maria da Silva (28 anos) afirmou que esfaqueou o seu esposo na perna esquerda para proteger seus filhos que estavam sendo maltratados pelo companheiro Edmilson José dos Santos Silva (31 anos).

 

Arma apreendida no banco traseiro.

 

O efetivo se dirigiu até a residência do casal, onde não conseguiu localizar Edmilson que já tinha fugido do local. Os policiais seguiram em busca do mesmo e conseguiram encontrá-lo na PE-160 em seu automóvel, uma Parati, de cor bege e placa MUH-9700.

 

Ao visualizar a presença do efetivo, o mesmo tentou esconder uma espingarda tipo soca-soca no banco traseiro do veículo.

 

 

Na ocasião, Edmilson foi socorrido pela unidade móvel do SAMU e conduzido até o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Em seguida, o mesmo foi encaminhado sob escolta policial até o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.


PE-160 registra mais um acidente na noite deste sábado

 

Fotos: Fernando Lagosta.

 

Aconteceu na noite deste sábado (22), um acidente na PE-160 nas proximidades da ponte do Arapuá, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, a colisão envolveu uma moto FAN 125cc, de cor preta e placa KFY-4469 e um veículo S10, de cor prata e placa KJZ-1615. A moto estava no sentido Santa Cruz/Poço Fundo, quando o condutor da mesma tentou realizar uma ultrapassagem que colidiu frontalmente com a S10.

 

O condutor da moto foi identificado por Jeová Gerônimo Araújo Bezerra (33 anos) que reside na Vila de Poço Fundo.

 

A unidade móvel do Samu socorreu o condutor que foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi constatado que o mesmo teve algumas fraturas e escoriações pelo corpo, sendo encaminhado em seguida para Hospital Regional do Agreste em Caruaru.


Homem com arma de fogo em vaquejada é encaminhado até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

,

Imagem meramente ilustrativa.

 

Na madrugada deste sábado (22), o efetivo do GATI estava realizando rondas no Parque de Vaquejada em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, quando recebeu informações de populares que uma pessoa estava de posse de uma arma de fogo.

 

De imediato, o efetivo intensificou as abordagens e localizou José Adriano da Silva, conhecido por “Jamanta” (30 anos) com um revolver calibre 38 com a numeração suprimida e que segundo informações, ele estaria cobrando estacionamento dos motoristas que seguiam para o evento.

 

José Adriano foi conduzido para delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Homem é preso com arma de fogo no bairro Oscarzão

 

Foto: Polícia Militar / Divulgação.

 

A Polícia Militar prendeu um homem com porte ilegal de arma de fogo. Segundo informações, Cleiton Leite Ezequiel, conhecido por “Chupeta” (24 anos) estava no Bairro Oscarzão e que ao avistar o policiamento tentou esconder um objeto, onde foi percebido pelos policiais.

 

O efetivo abordou Cleiton e foi constatado que se tratava de um revólver calibre 38 de marca não identificada e mais cinco munições.

 

Cleiton foi conduzido à delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para serem tomadas as medidas legais cabíveis.


Carro capota do alto do bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Fernando Lagosta.

 

Aconteceu um capotamento na manhã deste domingo (23) um capotamento de um veículo no Alto do bairro da Palestina.

 

O condutor estava em um veículo Hillux de placa JSQ-8731, que veio de Caruaru com uma equipe para realizar um treinamento para a prova do DownHill.

 

Segundo informações, o condutor perdeu o controle do veículo no momento em que os pneus que chocaram em uma pedra da ribanceira e veio a capotar.

 

Não houve feridos e o condutor foi conduzido para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.


Estabelecimento comercial é arrombado em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na madrugada deste sábado (22) aconteceu um furto contra um estabelecimento comercial em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu na Travessa Cantuária no Loteamento Acauã.

 

O efetivo seguiu ate o endereço citado para verificar um possível arrombamento em um bar, onde foi realizada vistoria no local, mas os suspeitos não foram localizados.

 

A vítima prestou queixa na delegacia e informou aos policiais os produtos que foram furtados no local.


Criança morre após espingarda explodir pela culatra no município de Toritama

 

Na tarde deste sábado (22) um fato trágico aconteceu no município de Toritama. Na ocasião, uma criança de 12 anos morreu após uma espingarda soca-soca explodir pela culatra no loteamento El Shaday.

 

Segundo informações repassadas, um menor de 17 anos estava efetuando a limpeza da arma que estava carregada, quando acidentalmente ocorreu um disparo que estourou o cano da mesma, vinda a atingir a vítima identificada por José Wanderson Souza dos Santos no peito esquerdo e o infrator de 17 anos na mão esquerda.

 

A vítima foi encaminhada até o Hospital Municipal de Toritama, porem já chegou sem vida. O corpo em seguida foi encaminhado para o IML de Caruaru.

 

A arma foi entregue ao policiamento, onde foi levada para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe juntamente com os responsáveis da arma.

 

Foto: Toritama Informa.

Moto completamente carbonizada é encontrada na zona rural do Brejo da Madre de Deus

 

 

A Guarda Civil Municipal encontrou próximo à estação da Compesa na manhã deste sábado (22) uma moto Titan, de cor vermelha completamente carbonizada.

 

Ao ser consultado no sistema, foi verificado que o veículo havia sido furtado na madrugada do dia anterior no Sítio barrinha, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

 

A moto foi conduzida até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram tomadas as medidas cabíveis.


Casal de adolescente com drogas é encaminhado à delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Thonny Hill (arquivo).

 

Na noite desta sexta-feira (22), a Polícia Militar e o efetivo do GATI estavam fazendo rondas no bairro Rio Verde, quando perceberam algumas pessoas em atitudes suspeitas em uma determinada residência próximo a uma passagem molhada situada na localidade.

 

Os policiais se dirigiram até o local e realizaram as abordagens, onde encontraram com um casal de adolescentes, 15 gramas de crack e R$ 167,15 em espécie proveniente do tráfico.

 

O casal de adolescente, um de 16 e outro de 14 anos foi apreendido e encaminhado até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Quadra da Academia das Cidades da COHAB é entregue à população totalmente reformada

 

 

Com direito a torneio de futsal feminino e jogo dos veteranos, a quadra poliesportiva da Academia das Cidades, Bairro da COHAB, foi entregue à população na noite desta quinta-feira (20).

>
A ação é uma realização da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Gerência de Esportes. A quadra recebeu melhorias no piso, pintura, troca da tela de cobertura e novas redes para as traves.

;
“É gratificante conquistar melhorias para essa área, o esporte. Tenho certeza que demos mais um grande passo para o fortalecimento do esporte amador de Santa Cruz”, disse Rubens Monteiro, Gestor de Esportes.

;
A costureira, Janielly Vilarim (28) falou que após a reforma, a quadra está ideal para a prática esportiva. “A quadra ficou muito boa, ficou com condições de jogo que antes não havia, agora a gente pode brincar com mais facilidade”.

.
A quadra poliesportiva está aberta a população que desejar praticar esportes como futsal, vôlei, basquete e handebol.

 

Informações da Assessoria.

Efetivo do GATI encontra carro abandonado no Bairro Cruz Alta

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

Nesta sexta-feira (21) o efetivo do GATI encontrou um Cross Fox de cor branca abandonado na Rua Belo Horizonte no bairro Cruz Alta.

 

Segundo informações do efetivo, o veículo foi localizado após denuncias anônimas de populares. O Cross Fox foi conduzido ate a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.


nov
21.

Situações de animais apreendidos em Santa Cruz do Capibaribe são esclarecidas no programa Rádio Debate

 

Foto: Thonny Hill.

 

Participaram na manhã desta sexta-feira (21) do programa Rádio Debate, o diretor de agricultora Lenildo Araújo e a veterinária Carol, onde comentaram sobre a matéria publicada neste blog sobre maus tratos a animais apreendidos pela prefeitura municipal, na área onde eles ficam acondicionados, no Sítio Curral Picado.

 

Lenildo afirmou que os animais não estariam morrendo de fome, e que os cochos não poderiam ficar o dia todo com alimentos, o mesmo ainda ressaltou que a maioria dos animais chegam quase mortos ao departamento de apreensão municipal.

 

A veterinária Carol reafirmou que a maioria dos animais são cavalos, porém o capim tem que ser fornecido em uma determinada hora para que os animais alimentem o mais rápido possível para que não possa provocar doença. A mesma destacou que a alimentação é colocada sempre das 5h às 7h da manhã ou no fim da tarde da tarde.

 

Em relação a cobertura, Drª Carol respondeu que a mesma foi providenciada pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (21).


Dupla com porte de arma de fogo é conduzida até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

Iago (a direita) e Jackson (a esquerda).

 

Na manhã desta sexta-feira (21) foram presos no bairro Santa Tereza em Santa Cruz do Capibaribe, Jackson Severino da Silva conhecido por “Jaquinho” (26 anos), que reside no bairro São José e Iago Gonçalo Barbosa (20 anos), que reside na Rua Amaro Manoel das Chagas no bairro São Miguel.

 

A dupla estava em um veículo Montana de cor branca e placa PEX-8321. O efetivo foi informado que dentro do veículo um dos envolvidos estaria armado. O efetivo da guarnição composta pelo Cabo Júnior e o Soldado Vieira localizaram o veículo e realizaram a abordagem.

 

 

Dentro do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 oxidado de marca Taurus, contendo seis munições intactas do mesmo calibre, após a abordagem a dupla foi conduzida para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

Um dos envolvidos, “Jaquinho” estaria com um mandado de prisão temporário em desfavor do mesmo e foi recolhido ao Presídio, enquanto Iago ficou a disposição da justiça.


Representantes da polícia, Guarda Municipal e  moto-taxistas realizam debate sobre a segurança no trânsito da Capital da Moda

 

Fotos: Romilton Lima.

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) no Teatro Municipal em Santa Cruz do Capibaribe, um encontro sobre a segurança no trânsito do município. Participaram o Coronel Donizete, representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e alguns moto-taxistas

 

 

Na ocasião, foram entregues os novos fardamentos dos moto-taxistas. Outro ponto abordado no encontro foi em relação à alguns esclarecimentos sobre a regularização perante o departamento de trânsito da profissão, moto-taxistas clandestinos, infrações cometidas por condutores, além da postura dos profissionais no trânsito.


Menores são apreendidos com armas de brinquedo e celulares roubados em Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Fernando Lagosta.

 

Na noite desta quinta-feira (20) dois menores são apreendidos na Avenida Teônilo Silvestre no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com o efetivo da polícia, os menores (sendo um de 15 e outro de 16 anos) são acusados de praticarem diversos assaltos na região. Os policiais receberam a denúncia de uma das vítimas que no momento estava seguindo os acusados.

 

A polícia realizou uma mega operação em parceria com a Polícia Militar, Malhas da Lei, Força tarefa e Oficiais de Operações que se deslocaram até o endereço informado e identificaram os infratores em uma moto Fan, de cor preta e placa KKE-2784. No momento em que avistaram os policiais, os infratores perderam o controle da moto e terminaram caindo do veículo, sendo em seguida capturados pelos policiais.

 

 

Ao serem abordados, foram encontrados sete aparelhos celulares, duas armas de brinquedo e R$ 170,00 em espécie. Ao ser consultado, a moto em que eles estavam de posse era roubada de Pão de Açúcar, distrito de São Domingos.

 

Os jovens foram conduzidos até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram reconhecidos pelas vítimas.


Carro roubado em Toritama é encontrado na Dália da Serra

 

 

A Polícia Militar encontrou um carro abandonado na noite desta quinta-feira (20) no município de Taquaritinga do Norte.

 

De acordo com o efetivo da polícia, o veículo Space Fox de cor preta foi tomado de assalto no início da semana em Toritama.

 

O veículo foi conduzido até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe e ficou a disposição do proprietário.


Operação de trânsito é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Fernando Lagosta.

 

Nesta quinta-feira (20), a Polícia Militar, Agentes de Trânsito e Guarda Municipal realizaram uma blitz na Rua Padre Arruda no Bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, a operação foi feita para verificar possíveis irregularidades em documentações de veículos (motos e carros), além de abordagens voltadas apara a segurança da população.


Bairro da Cohab recebe reforma de quadra na noite desta quinta-feira

 

Fotos: Elivaldo Araújo.

 

Acontecerá na noite desta quinta-feira (20), a inauguração da reforma da quadra de Futebol de Salão (Futsal) localizado na Academia das Cidades no Bairro da Cohab.

 

De acordo com o diretor de esporte Rubens Monteiro, em parceria com a prefeitura municipal muitas melhorias foram realizadas no local e destacou a importância da quadra para a população.

“Eu acredito que é muito importante essa reforma para essa comunidade e aqui foram colocadas novas redes, restauramos o piso que estava danificado. Essa parceira junto com a prefeitura municipal foi fundamental para que possamos terminar e implantar tudo que era necessário”, relatou.

Durante a programação de inauguração, acontecerá um torneio feminino com equipes do município.


Exclusivo

Animais apreendidos pela Prefeitura Municipal estão morrendo de fome em local destinado as apreensões

Um dos animais apreendidos agoniza no local devido a falta de comida e tratamento adequado. Fotos: Fernando Lagosta.

No fim da manhã desta quinta-feira (20) nossa redação recebeu a denúncia de que animais, que antes estavam soltos pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe e que foram apreendidos pela equipe da Prefeitura Municipal, estão sendo vítimas de maus tratos.

 

O local em que eles são acondicionados, após as apreensões, fica localizado no Sítio Curral Picado, onde funciona a tradicional Feira de Gado, no município.

 

De acordo com as informações, os animais não estariam recebendo a alimentação em quantidade suficiente, assim como faltaria a disponibilidade de um abrigo que os proteja das altas temperaturas e das esperadas chuvas.

.

Água usada para saciar a sede dos animais passa, a maioria do tempo, exposta ao sol.

.

Ao chegar ao local, nossa equipe comprovou a veracidade das denúncias, onde 13 animais (entre burros, éguas e cavalos) estão em completa situação de abandono. Falta comida nos cochos destinados a alimentação e também foi registrada uma quantidade de água insuficiente para saciar a sede de todos.

.

Por falta de alimentação nos cochos, as animais procuram no chão quente, sem sucesso, algo para comer.

.

Um fato ainda mais grave ainda chamou a atenção: um dos animais estava caído, já falecendo, possivelmente em virtude da falta de alimentação já que, se o mesmo estivesse doente, não deveria estar em contato com os demais para não haver contaminação.

 

Imagem mostra evidentes maus tratos aos animais, muitos já visivelmente magros.

.

Os únicos pontos de sombra no local só se formam próximo às paredes e apenas com o deslocar do sol durante o dia.

 

Os animais passam, a maioria do tempo, expostos as altas temperaturas.

.

Único ponto de sombra, que fornece um pouco de alívio, se forma próximo as paredes.


nov
20.

Fiscalização da padronização da frota de táxis de Santa Cruz do Capibaribe será intensificada

;


Com o objetivo de facilitar a identificação dos táxis do município de Santa Cruz do Capibaribe pela população e promover a regularização dos taxistas, a Prefeitura Municipal irá intensificar a fiscalização da padronização da frota.

 

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (19), os secretários de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, executivo de Mobilidade Urbana, Denilson Souza e executiva de Articulação Política, Jéssyca Cavalcante se reuniram com os presidentes da Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe, Edmundo Torres e Associação Santa-cruzense de Taxistas, Flávio Antônio para anunciar os prazos para adequação e discutir questões da categoria.

 

O secretário Fábio Aragão informou que a partir do dia 15 de dezembro, a Guarda Municipal e os agentes de trânsito irão intensificar a fiscalização com relação à questão da padronização dos táxis e dar continuidade a inspeção dos taxímetros, grande conquista para categoria e população.

 

“Com a regulamentação, o taxista vai ganhar mais clientes tanto pela diferenciação promovida pela padronização, quanto pela instalação do taxímetro no qual o consumidor pagará um preço justo pela corrida”, disse o presidente da Associação da União dos Taxistas de Santa Cruz do Capibaribe, Edmundo Torres.

 

Atualmente Santa Cruz do Capibaribe conta com um total de 88 táxis cadastrados junto à prefeitura.


Moto é encontrada abandonada no distrito de São Domingos

 

 

A Polícia Militar encontrou mais uma moto abandonada na região. Desta a vez, o veículo foi localizado na Travessa Colômbia em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

Os policiais avistaram a moto Biz, de cor vermelha e placa PGO-3432 no endereço citado e ao se aproximar do veículo foi também encontrada a chave na ignição.

 

O efetivo foi conduzido até a delegacia de polícia de São Domingos.


Polícia Militar prende jovem com drogas em Brejo da Madre de Deus

 

 

Nesta quarta-feira (19), a Polícia Militar estava realizando rondas na Travessa Colômbia na cidade de Brejo da Madre de Deus.

 

O efetivo percebeu uma pessoa identificada por Bruno Alves Galvão (20 anos) com atitudes suspeitas, ao ser abordado foi encontrado um papelote de maconha e uma cédula de R$ 5,00.

 

Diante dos fatos, Bruno foi conduzido até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.


Polícia Civil de Pernambuco realiza a “Operação Noite Feliz”

 

 

A Polícia Civil de Pernambuco deu início nesta quinta-feira (20) da campanha solidária “Operação Noite Feliz”. Este será o segundo ano que acontece a campanha.

 

De acordo com o comando da Polícia, o objetivo é arrecadar alimentos, brinquedos e roupas para serem doados a instituições de caridade das cidades da região e pessoas que necessitam.

 

Em Santa Cruz do Capibaribe as doações poderão ser feitas na delegacia até o dia 09 de dezembro. Que fica situada na Rua Anatilde Hermínio Muniz, nº 70, bairro Nova Santa Cruz.

 

Além da Capital da Moda, outras cidades também participam da campanha, são elas: Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Limoeiro, Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares e Garanhuns.


Esgoto estourado no Bairro da Palestina causa transtorno a moradores

Problema é frequente, afirmam moradores.

Na manhã desta quinta-feira (20), recebemos imagens de leitores do blog que residem no Bairro da Palestina, para falar sobre um grande problema na rede de saneamento.

 

O problema acontece na Rua do Chafariz, que recentemente recebeu ações de pavimentação por parte da Prefeitura Municipal.

 

De acordo com eles, é frequente o saneamento no local apresentar problemas, fato que causa transtornos aos moradores que por ali passam, que tem que conviver com o mau cheiro e os dejetos a céu aberto.

“Antes dessa, a última vez que o esgoto estourou foi há cerca de 90 dias, antes da conclusão do calçamento”, frisou uma das moradoras.

 

Ainda de acordo com eles, o esgoto na rua estourou há aproximadamente oito dias, sendo que funcionários da prefeitura estiveram no local nas últimas segunda e terça-feira.

.

.

Tentativas de solucionar o problema foram feitas, mas de acordo com os funcionários, em relato a moradores próximos, apenas uma máquina para desentupir a rede resolveria o problema, mas não foi dado um prazo para que a máquina fosse até o local.

 

Moradores alegam também que somente a máquina não resolve visto que, de acordo com os mesmos, a quantidade de dejetos que passa pela rede é muito maior do que ela pode suportar, sendo necessária a substituição de toda a tubulação.

.

Rua do Chafariz, esquina com a Rua Manoel Teodoro Aragão, principal via de acesso ao bairro.


Alunos da Escola Senador José Ronaldo Aragão visitam Lar do Idoso Irmã Dulce

 

 

Com o intuito de promover carinho e doações, 40 alunos do 6º ao 8º ano da Escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão, visitaram na tarde desta terça-feira (18), o Lar do Idoso Irmã Dulce, a entidade filantrópica presta serviço de assistência a Idosos de Santa Cruz do Capibaribe e funciona como abrigo.

 

“A iniciativa partiu em setembro quando viemos aqui pela primeira vez, neste momento os alunos se emocionaram e quiseram voltar para retribuir o carinho recebido. Já a finalidade do encontro é muito boa, porque promove valores nos alunos através do contato com idosos”, frisou a professora Geórgia Araújo.

 

 

Márcia Mikaelly, 13 anos, estudante do 8º ano, falou que estar próximo a idosos é olhar para o futuro. “A visita ao lar do Idoso Irmã Dulce foi muito importante, pois no futuro nós vamos precisar de pessoas que possam fazer o mesmo ato que estamos fazendo aqui, sem falar que eles só querem um pouco de atenção e carinho”.

 

“A nossa perspectiva e objetivo é sensibilizar o estudante para a importância de ter um olhar com foco cooperativo, compreensivo e de respeito para o próximo”, disse a Gestora da Escola Senador José Ronaldo Aragão, Márcia Aparecida.

 

Com iniciativa dos estudantes, eles se organizaram, arrecadaram alimentos, produtos de higiene e fraudas descartáveis com moradores do Bairro Dona Lica, promoveram uma rifa e com o dinheiro conquistado, compraram presentes e distribuíram com os idosos.

 

Informações da Assessoria.

Dia do Rio contará com ações comemorativas em Santa Cruz do Capibaribe

 


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, através da Gerência de Meio Ambiente, realizará entre os dias 19 e 25 de novembro, uma série de ações alusivas ao Dia do Rio que é comemorado em 24 de novembro.

 

Ações de soltura de pássaros silvestres nas margens do Rio Capibaribe e plantio de mudas em um importante trecho, localizado na foz do rio com o seu encontro com o Riacho Tapera, junto a alunos das escolas santa-cruzenses na quarta-feira (19), quinta-feira (20) e sexta-feira (21), serão realizadas com o objetivo de alertar sobre a escassez da água e a importância da preservação e proteção dos recursos hídricos.

 

De acordo com o Gestor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, o mês de novembro foi marcado pelo debate inédito entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus e órgãos que tratam da preservação dos recursos hídricos que resultou em um projeto de lei que cria a zona de exclusão de extração da areia de um trecho do Rio Capibaribe de 16 km que será recuperado, e em breve, será votado pela Câmara Municipal de Santa Cruz e transformado em lei.

 

“A ação inédita que junta dois municípios em prol do Rio Capibaribe, terá novas conversas nos dias 24 e 25 para iniciar as ações de proteção e preservação do Rio Capibaribe, destravar e institucionalizar a promoção da retirada de areia de forma legal nos trechos permitidos mediante estudos”, disse Pablo Ricardo.

 

Agentes como o presidente do Comitê da Bacia do Rio Capibaribe, Paulo André, o presidente da Associação Águas do Nordeste, Dr. Ricardo Braga, o presidente da CPRH (Agência do Meio Ambiente de Pernambuco), Paulo Teixeira e presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Marcelo Asfora também participaram da montagem de uma série de estratégias para recuperação e proteção que visam o bem do Rio Capibaribe.

 

“A areia é uma proteção natural da água que encontra-se subterrânea no rio e sua retirada ilegal, sem um estudo adequado, faz essa água evaporar, deixando a população ribeirinha sem o recurso natural”, alertou o gestor de Meio Ambiente.  

 

Informações da Assessoria. 

nov
19.
Comentários desativados
Categoria: Cotidiano

Moto roubada é encontrada abandonada na zona rural de Toritama

 

 

A Polícia Militar encontrou uma moto Honda 150 Bros, de cor preta e placa PEX2022, que havia sido tomada de assalto em frente ao Parque das Feiras de Toritama.

 

O veículo foi encontrado abandonado na localidade do Parque das Pedras, zona rural de Toritama. A referida moto foi encaminhada para a delegacia da Capital do Jeans, onde foram tomadas as providencias cabíveis e me seguida entregue ao proprietário.


Mototaxistas realizam protesto cobrando da Prefeitura a fiscalização contra irregulares

Fotos: Evandro Bala.

Na manhã dessa quarta-feira (19), 70 mototaxistas se dirigiram até a prefeitura de Toritama para protestar contra a falta de fiscalização de mototaxistas irregulares, os chamados “Sem Terra”.

 

Os mototaxistas chegaram a bloquear a rua montando uma barreira com as motos. Foi aí então que a polícia militar foi acionada para desobstruir a passagem.

.

.

Segundo a categoria, eles estão sendo prejudicados, mesmo cumprindo todos os requisitos que a nova Lei de Trânsito exige.

 

“Esses ‘Sem Terra’ estão nos prejudicando. Eles não têm ponto e ficam rodando por todo lugar. Enquanto nós fazemos uma viagem, eles fazem três. A prefeitura prometeu regularizar e fiscalizar para que isso não aconteça. Se querem trabalhar, então que faça como nós que fizemos o curso, adotamos todas as regulamentações e trabalhamos como manda a lei.” Frisou Franklin Bezerra, um dos mototaxistas.

 

A promessa da STTU

 

A diretora Andréia, Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) de Toritama, conversou com os manifestantes e explicou que a prefeitura trabalha para a municipalização  do trânsito e que hoje, apenas a Polícia Militar contribui para a fiscalização.

.

.

Andréia prometeu aos mototaxistas que, a partir de 01 de Dezembro, a Prefeitura, junto com a STTU, vão intensificar as fiscalizações e tirar de circulação os mototaxistas que não estiverem regularizados.

 

Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Bolsa Família convoca beneficiários para recadastramento

 

 

A coordenação do programa Bolsa Família está convocando as famílias beneficiadas para atualizarem seus cadastros anuais até o dia 12 de dezembro. A medida é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome visando garantir a continuidade do benefício para 2015.

 

A coordenação do Programa também convida aos mais de 6.000 consumidores da Celpe, classificados como baixa renda, para revisão cadastral da tarifa social que concede descontos na fatura de energia. No recadastramento os beneficiários do Bolsa Familiar também precisam fazer a atualização do CEP, visto que as ruas de Santa Cruz estão com novos códigos.

 

“Essas atualizações cadastrais são de suma importância para quem quer continuar sendo beneficiado tanto no Bolsa Família como na tarifa social da energia elétrica, todos têm que fazer essa atualização”, falou Gabriela Rocha, Gestora do Bolsa Família em Santa Cruz.

 

Os beneficiários que não fizerem a sua atualização cadastral até o dia 12 de dezembro podem ter o beneficio bloqueado a partir de 2015.

 

Em Santa Cruz do Capibaribe o posto de atendimento do programa fica situado à Rua Maria Francisca da Silva, n° 132, bairro Santo Antônio, próximo ao campo do Ypiranga. O funcionamento de segunda a quinta-feira é das 8 às 16 horas e às sextas-feiras vai das 8 às 12 horas. Dúvidas pelo telefone 3731-3963.

 

Informações da Assessoria.

Adolescente com revólver tenta enganar policiais acaba aprendido na Capital do Jeans

 

 

A Polícia Militar estava realizando rondas nesta terça-feira (18) na favela da Cohab em Toritama, quando percebeu um menor entrando em um posto de gasolina e se desfazendo de uma arma de fogo deixando a mesma dentro de um freezer.

 

Após localizar a arma, o menor foi revistado e encontrado com ele uma munição.

 

A arma foi identificada, sendo um revólver oxidado calibre 38 com numeração raspada, encontrava-se também com seis munições intactas.

 

Posteriormente foi conduzido até a delegacia de polícia de Toritama para serem tomadas as medidas julgadas cabíveis.


Grave acidente entre veículos deixa três feridos na BR-104

.

A colisão provocou um grande congestionamento na via. Fotos: Fernando Lagosta.

 

No início da tarde desta terça-feira (18), mais um acidente foi registrado na BR-104. O fato aconteceu na curva que fica nas proximidades entre a Vila do Socorro e a entrada do distrito de Pão de Açúcar, que pertence a Taquaritinga do Norte.

 

Testemunhas relataram a nossa equipe de reportagem que o veículo caminhonete (modelo S10, de cor branca e placas PEF 6816, que pertence à empresa Celpe) atravessava para pegar o atalho que dá acesso ao distrito quando foi atingida na lateral, em cheio, por um carro de passeio (modelo Fiat Uno, de cor verde e placas KFJ-2323).

 

 

Três pessoas ficaram feridas. Os dois passageiros do carro de passeio, cujo motorista foi identificado apenas como Geraldo, que reside no distrito, além de uma criança, foram socorridos em um carro particular e levados para o Hospital Municipal de Toritama.

 

Já o motorista da caminhonete, que não quis ser identificado, teve apenas ferimentos leves. Nesse momento, o Samu está no local e presta os primeiros socorros, além de estar orientando o trânsito até a chegada dos policiais rodoviários federais, já que os dois veículos envolvidos ainda estão em meio a rodovia.


Grave acidente na PE-160 deixa mais dois feridos em Santa Cruz do Capibaribe

Veículos ficaram completamente destruídos

Na tarde desta segunda-feira (17), mais um grave acidente foi registrado na PE-160, dessa vez na comunidade de Poço da Lama, próximo ao distrito de Poço Fundo.

 

De acordo com informações de testemunhas que estiveram no local, uma caminhonete S10 (de cor preta e placas KJH-4182) tentou atravessar a pista quando foi atingida fortemente por uma outra caminhonete (uma Pajero, de cor preta e placa não informada).

 

Duas pessoas ficaram feridas e o Samu chegou a ser acionado, prestando os primeiros socorros ainda no local. Uma das vítimas, chegou a ficar presa nas ferragens, sendo retirada com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

 

As duas foram conduzidas para o Hospital Municipal e o estado de saúde de ambos, até o momento, é desconhecido.

 

 


Jovem é assassinado no Loteamento Pedra Branca

 

 

 

Aconteceu no final da tarde deste domingo (16) mais um homicídio em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo informações, o crime aconteceu no interior de uma construção no Loteamento Pedra Branca.

 

A vítima foi identificada por  Edson da Silva Chagas (23 anos) e de acordo com a Polícia Militar, o mesmo estaria usando drogas no momento em que foi assassinado.

 

O jovem foi morto com quatro tiros de arma de fogo, que atingiram o peito, tórax, rosto e braço.

 

O efetivo da PM realizou o isolamento da área e aguardou a presença da Polícia Civil que encaminhou o corpo até o IML de Caruaru.


nov
16.

Operação “Lei Seca” é realizada neste final de semana em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Aconteceu neste sábado (15) em Santa Cruz do Capibaribe a operação da “Lei Seca”. As abordagens foram realizadas com o apoio dos Agentes de Trânsito do município, Polícia Militar e Agentes do Detran do Recife.

 

A operação foi realizada na Avenida Prefeito Braz de Lira, onde na ocasião foram apreendidos alguns veículos, aplicações de multas e identificações de alcoolemia.

 

A blitz encerrou às 3h da madrugada deste domingo (16).


Corpo em estado de decomposição é encontrado no interior de residência em São Domingos

 

Foto: Blog São Domingos Pode Mais.

 

Na noite da última sexta-feira (14), um corpo de uma mulher sem vida foi encontrado dentro de uma residência na Rua Evaldo Braga em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

Os policiais foram solicitados por populares, os quais informaram que no endereço citado havia uma mulher falecida, que foi constatado com a chegada do efetivo. A vítima foi identificada por Cícera de Lurdes Miguel (46 anos).

 

Em seguida foi acionada a presença da Polícia Civil, que tomou conhecimento que a mulher era alcoólatra e sofria de epilepsia.  No Local foram encontradas diversas latas de cachaças e refrigerantes. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Homem agride policiais no Centro de Taquaritinga do Norte

 

 

O efetivo policial estava realizando abordagens na Rua José Bezerra de Andrade no Centro de Taquaritinga do Norte e ao abordar Thiago Lopes de Souza (28 anos), o mesmo não reagiu a abordagem do policiamento e inesperadamente desferiu um soco no policial e chutes, sendo necessário três policiais para conter e deter o agressor.

 

Os policiais tiveram que utilizar a força necessária para imobilizá-lo, e o mesmo passou a ameaçar o policiamento, afirmando que “isso não iria ficar assim”.

 

Diante da agressão, da resistência e ameaça, Thiago foi conduzido a delegacia de polícia da Terra das Dálias, onde foi realizado o exame traumatológico do mesmo.


Jovem agride o próprio irmão e o caso termina na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na madrugada desta sexta-feira (14), aconteceu uma agressão no Bairro Nova Morada em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo informações do efetivo da Rocam, o efetivo foi solicitado para se dirigir até um posto de combustível para averiguar uma possível agressão.

 

Chegando ao local, foi localizado Andresso Julião da Silva (21 anos) e que de acordo com o efetivo, o mesmo havia agredido o seu irmão de 18 anos com uma pedra ocasionando um ferimento na testa, sendo então conduzido até o hospital local  recebendo atendimento médico e liberado em seguida com alguns pontos na testa.

 

Diante das informações apuradas no local, os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para providências cabíveis.


Homem não identificado é assassinado na zona rural de Jataúba

 

Foto: Jataúba News.

 

Um corpo de um homem foi localizado por disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (14) no sítio Gravatá dos Homens próximo ao município de Jataúba.

 

Até o momento, o corpo segue sem identificação e o mesmo foi alvejado com um tiro na cabeça e no tórax como também na altura da costela direita.

 

O corpo foi encaminhado até o IML de Caruaru, a Polícia Civil está investigando o caso.


Milho da CONAB chega a Santa Cruz do Capibaribe

 

 

No último mês de outubro, os agricultores de Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, receberam mais de 45 toneladas de milho a preço abaixo do mercado, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e transportados gratuitamente pela Prefeitura Municipal.

 

Os municípios que decretaram estado de emergência por conta da seca, têm o milho subsidiado pela CONAB, programa do Governo Federal que vende o produto ao preço de R$0,385 o quilo, para os criadores de animais, com a saca de 60kg no valor de R$ 23,10, em vez de R$ 45,00 no preço de mercado.

 

Através de uma ação de enfrentamento a seca e a estiagem, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente preparou uma estrutura para transportar o milho comprado pelos produtores rurais do município, na capital pernambucana Recife, até a Zona Rural santa-cruzense de forma gratuita.

 

As pessoas que se cadastraram no escritório municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, deverão se dirigir à Associação dos Produtores Rurais do Sítio Magana, realizadora da distribuição do milho aos seus proprietários, conforme ficou determinado em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

“O polo de distribuição da CONAB para o município de Santa Cruz deveria ser Caruaru, porém como ele encontra-se fechado, a Secretaria Executiva de Agricultura atuou através de um convênio com as associações de produtores rurais do município para comprar o milho em Recife, onde o Poder Público disponibiliza o transporte gratuito do produto que poderia ter seu preço muito elevado caso os compradores tivessem que pagar o frete”, disse Lenildo Araújo, secretário executivo de Agricultura.

 

Informações da Assessoria.

Polícia Militar retira de circulação mais uma arma de fogo na zona rural de Jataúba

 

 

O efetivo da polícia foi acionado através de denúncia anônima de que Dário Carlos de Oliveira (29 anos) estaria portando uma arma de fogo no Sítio Jundiá, na zona rural de Jataúba.

 

Chegando ao local foi identificado o suspeito e realizada a abordagem pessoal, porém nada foi encontrado. Com autorização, os policiais entraram na residência e também nada foi encontrado. Populares informaram que Dário estava próximo a casa da sua tia.

 

 

Com autorização de sua tia, foi feita a busca na residência da mesma e foi localizado no quintal um revólver Rossi com 06 munições.

 

Dário confessou que teria jogado a arma de fogo no momento em que visualizou a viatura. Diante dos fatos todos os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para providências cabíveis.


Grave acidente entre Toyota e carreta deixa duas pessoas gravemente feridas na BR-104 próximo a Toritama

Fotos: Ney Lima.


.Há poucos instantes, um grave acidente foi registrado na BR-104, no trecho próximo a reta que compreende até a chegada a Capital do Jeans.

 

As primeiras informações colhidas dão conta que um veículo Toyota, de carroceria, bateu de frente com uma carreta quando ia sentido distrito de Pão de Açúcar / Toritama.

 

Duas pessoas ficaram feridas em estado grave. O Samu foi acionado, junto com a equipe de bombeiros, estes últimos que fizeram a retirada das vítimas das ferragens para que os primeiros socorros fossem prestados.

 

 

As duas vítimas, que ainda não foram identificadas, foram socorridas para unidades hospitalares da região.

 

Nesse momento, os bombeiros tentam organizar o trânsito e uma das vias esta interditada e a recomendação que se dá é que, quem queira se dirigir a Caruaru ou a outras cidades no momento, não o faça, já que a PRF ainda não chegou até o local do acidente para fazer a liberação da via.


Adolescente é assassinado com dois tiros no município de Vertentes 

 

Foto: Vertentes Notícias.

 

Na noite desta quinta-feira (13), o município de Vertentes registrou um homicídio na Rua Maria Alexadrina, próximo as Casas da Caixa.

 

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era o menor Natanael Tavares de Oliveira, conhecido por “Natan de Doideira” (16 anos), o mesmo teria sido alvejado com dois disparos de arma de fogo, sendo: um na região da cabeça e 01 nas costas.

 

O menor foi socorrido até o hospital local, mas faleceu ao dar entrada na unidade de saúde. O pai do adolescente informou que ele não tinha passagem pela polícia.


Moto é encontrada abandonada na zona rural de Brejo da Madre de Deus

Imagem meramente ilustrativa.

 

Nesta quinta-feira (13) o efetivo do GATI recebeu informações de que havia uma moto abandonada na estrada que dá acesso ao Sítio Miguel Velho, em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

 

O efetivo se deslocou até o local informado e foi verificado que se tratava de uma moto Honda POP 100, de cor vermelha e sem placa.

 

A moto foi conduzida até a delegacia de polícia de São Domingos para as medidas cabíveis.

 

Acionaram o agente da PC que os acompanhou e em seguida encontraram o veículo, o qual foi conduzido a DEPOL de São Domingos para as medidas cabíveis.


Celpe alerta clientes baixa renda a revalidar o NIS para manter a Tarifa Social de Energia Elétrica

 

 

Por determinação legal, os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica de todo o País deverão revalidar sua situação no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, para manter o desconto de até 65% na conta de energia.

 

Em Pernambuco, a Celpe iniciou uma campanha para alertar os clientes baixa renda sobre a necessidade de renovação dos dados. A validação das informações é obrigatória para a manutenção do benefício, conforme a Resolução Normativa 572/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

A depender de cada caso, os clientes classificados como baixa renda estão sendo orientados a se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), postos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ou a uma Agência de Atendimento da Celpe.

 

Ao procurar o órgão responsável para efetuar a revalidação cadastral, o titular do NIS (Número de Identificação Social) ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve apresentar documentação com foto, CPF e, ao menos, um documento de todas as pessoas da família. É importante levar ainda comprovantes de residência, matrícula escolar das crianças e número de telefone para contato. No caso de clientes indígenas, será possível apresentar também o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

 

Com a finalidade de difundir e reforçar a importância da validação do cadastro, além do envio de correspondências aos clientes, a Celpe está divulgando mensagens na conta de energia, nas agências de atendimento e nas principais emissoras de rádio do Estado.

Informações da Assessoria.

Imprudências de motociclistas seguem ocorrendo em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A leitora Amélia Cintra enviou mais uma vez uma imagem que flagra a imprudência cometida em um dos canteiros da PE-160, no perímetro urbano do município.

 

De acordo com a leitora a imprudência acontece apenas nos dias de feiras e que o fato impede que populares transitem pela banqueta da ponte.

 

“Os motociclistas continuam passando por cima da banqueta lateral da ponte, onde ocorre a passagem dos pedestres, gostaria de pedir que as autoridades resolvam esse problema”, desabafou.

 

 

Leitora agradece limpeza em terreno no bairro Santa Tereza

 

 

Em denúncia noticiada na última segunda-feira (10) em relação a um acúmulo de lixo, a leitora Ângela Maria afirmou que a limpeza ocorreu na manhã desta quarta-feira (12).

 

“Queria agradecer ao poder público por solucionar o problema que estava ocorrendo há muito tempo, pois na manhã desta quarta-feira foi realizada a limpeza no terreno da Rua Josefa Maria de Jesus”, completou.

 

 

Leitor se mostra preocupado com obra paralisada na Rua Bahia

 

 

O leitor Rayner do bairro Cruz Alta entrou em contato com a redação do Blog para reclamar da paralisação das obras do pontilhão na ponte que fica situada na Rua Bahia no bairro Cruz Alta, ainda de acordo com o mesmo, outra situação preocupante é a presença de crianças brincando nas areias que ficaram no local.

 

“Esta obra está paralisada e a rua continua interditada, além da presença de crianças brincando na areia e isso causa perigo, pois algumas pessoas utilizam animais para fazer suas necessidades fisiológicas neste local”, citou.

 

Guarda Civil Municipal toma providências com veículos estacionados em local proibido

 

 

Um leitor denunciou na última segunda-feira (10) de um problema que acontece frequentemente, que é sobre o estacionamento de diversos carros em local proibido ao lado do Banco do Brasil.

 

Em resposta, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) afirmou que algumas fiscalizações ocorreram durante esta semana e que as providências estão sendo tomadas.

 

“Estamos tomando as providências sobre essas irregularidades. De Acordo com o Código de Transito Brasileiro (CTB), esse tipo de infração é grave com cinco pontos na CNH e mais R$ 127,00 de multa. Somente esta semana foram notificados mais de 30 veículos”, destacou o Agente Romilton.

 


Detran-PE implanta equipamento eletrônico nas aplicações de multas

Foto: Divulgação.

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) começou a usar a partir desta semana, uma nova ferramenta eletrônica para aplicar multas aos motoristas infratores. O Departamento afirma que a inovação irá reduzir a impunidade no trânsito e terá uma maior eficiência e transparência no processo de notificação de condutores e veículos.

 

O Auto de Infração Eletrônico (ATI) funciona conectado ao banco de dados do Detran e tem acesso ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislações. Os agentes usam login e senha para acessar as informações do equipamento e colocar a identificação do veículo, do condutor e da infração.

 

O sistema não permite que o agente passe de uma etapa para outra tendo informado dados errados. Segundo o Detran, isso irá evitar a impunidade, pois impede rasuras e erros que responderiam pela invalidação do auto de infração.

 

O aparelho também está preparado para incorporar, nos próximos meses, o termo de recusa do bafômetro, e os autos de recolhimento de veículos e de documentação (CNH e CRLV). Assim, em breve, todos os trâmites relativos à notificação do condutor migrarão para plataforma eletrônica, aposentando o papel.

Com informações do G1.

Idoso morre em mais um grave acidente registrado na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta quarta-feira (12), mais um grave acidente ocorrido na PE-160, sentido distrito de Poço Fundo, resultou em mais uma pessoa morta.

 

De acordo com as informações, o acidente aconteceu nas proximidades de onde está sendo construída a Cadeia Pública.

 

Um veículo (modelo Paraty, de cor prata e placas JFP 5190, de Santa Cruz), conduzido por Edna dos Santos Batista, bateu de frente em uma moto, conduzida por José Severino de Souza (70 anos).

 

Testemunhas relataram que Edna teria invadido a contramão, provocando o acidente. A vítima seguia de Santa Cruz do Capibaribe para o Sítio Pintor e, devido a violência do impacto, morreu na hora.

.

.

.

A moto em que ele estava foi arrastada por cerca de 50 metros do ponto do impacto. Testemunhas também relataram que a motorista do carro de passeio estava com os faróis apagados e algumas pessoas chegaram a dizer que ela teria sido socorrida por outro carro particular e conduzida para o Hospital Municipal.

 

Outro fato que que causou estranheza é que, dentro do veículo, haviam diversas peças intimas, um roupão de banho e um vestido.

 

Algumas pessoas afirmaram que, logo após o acidente, Edna teria saído do veículo apenas com roupas íntimas, sendo socorrida.

 

.

Familiares das duas pessoas envolvidas estiveram no local do acidente. O corpo foi periciado e deve seguir para o IML ainda hoje.


Empresa de Santa Cruz do Capibaribe realiza campanha solidária em prol de famílias e instituições carentes

 

Edição realizada em 2013 arrecadou mais de uma tonelada em doações. Fotos: arquivo.

Na busca por repetir o sucesso de 2013, a empresa Camboriú Fitness e Moda Praia, de Santa Cruz do Capibaribe, está realizando a segunda edição da Campanha “Natal sem Fome”.

 

A campanha, que será realizada durante os meses de novembro e dezembro tem, como objetivos, promover a arrecadação de alimentos que serão destinados a famílias carentes e instituições filantrópicas do município e região.

 

Na edição anterior, realizada em 2013, foram arrecadados 1178 quilos de alimentos e a meta, de acordo com os organizadores da campanha, é superar as expectativas.

 

“A primeira campanha foi um sucesso, ajudamos muitas pessoas a terem um Natal melhor. É com alegria e motivação que começamos a nossa Campanha Natal Sem Fome 2014! Faça a sua doação, as nossas lojas são pontos de coleta”, frisou Anderson Arruda, gerente de marketing da empresa.

 

Confira os locais dos pontos de coleta:

 

Moda Center Santa Cruz

.

ROD.PE-160, Km 12, S/N – SETOR LARANJA

BL.03, LJ. 04/05/06/07/08/09 e 15

Nova Morada – Santa Cruz do Capibaribe

(81) 3759-1364.

.

Rota do Mar Complex

;

Rua Bela Vista, Nº 1310. Loja F.

Bela Vista – Santa Cruz do Capibaribe

(81) 3731-6351.

;

Polo Comercial de Caruaru

.

ROD. BR-104, Km 62 – ALAMEDA TORITAMA

LJ.10/12 – SETOR LARANJA

Divinópolis – Caruaru

(81) 3723-3034.

,


Polícia Militar apreende dois menores com arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas de que na Avenida Antônio Francisca Ramos no bairro Bela Vista em Santa Cruz do Capibaribe dois menores estariam circulando no local portando uma arma de fogo.

 

O efetivo se deslocou até o local e se deparou com os envolvidos, ao serem abordados foi encontrado um revólver calibre 32 na cintura de um deles, a arma estava com cinco munições do mesmo calibre, sendo três delas pinadas e uma quantia de R$ 600,00 em espécie.

 

Os adolescentes e a arma foram conduzidos ate a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Homem sofre tentativa de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Na madrugada desta terça-feira (11) aconteceu uma tentativa de homicídio no bairro da Palestina em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, a vítima identificada por Inácio de Souza (49 anos) estava trabalhando no bairro citado, quando duas pessoas chegaram em uma moto e efetuaram alguns disparos.

 

Um dos disparos atingiu a vítima no braço que foi socorrida por populares ate o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.


Motorista provoca acidente, foge e um homem acaba morto na BR-104

Imagem cedida pela PRF.

Na noite de terça-feira (11), mais um grave acidente com vítima fatal foi registrado na BR-104.

 

O fato aconteceu nas proximidades do Sítio Lajes, zona rural de Caruaru. Testemunhas informaram que José Francisco Agostinho (de 50 anos) atravessava a pista, próximo a lombada eletrônica (que está desativada), quando foi atingido em cheio por um caminhão baú.

 

O motorista fugiu com o veículo, sem prestar socorro a vítima, que morreu na hora.

 

A Polícia Rodoviária Federal foi até o local e fez o Isolamento da área e o controle do trânsito. Após a chegada da perícia e realizada a coleta de evidências, o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

 

Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Suspeita de paciente com vírus ebola em Caruaru é descartada, afirma Secretaria de Saúde

Policlínica deve voltar com suas atividades ainda hoje. Foto: Portal Saúde Pernambuco.

Uma boa notícia foi divulgada na coletiva de imprensa convocada pela Secretaria de Saúde de Caruaru: que o caso de suspeita de uma pessoa estar infectada com o vírus ebola está plenamente descartada.

 

A possibilidade ganhou destaque na imprensa pernambucana após um paciente do sexo masculino dar entrada na policlínica que fica no bairro Vassoural, se queixando de febre e dores. No histórico do paciente, datava que ele tinha realizado uma viagem ao exterior para a Guiné Equatorial, país africano que está de fora dos que registraram casos da doença mortal.

 

Paciente segue internado no Recife. Foto: NE10 (divulgação).

De acordo com Wedneide Ameida, a secretária executiva de Saúde de Caruaru, o paciente foi levado para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na Capital Pernambucana, e protocolos de exames clínicos realizados de acordo com o Ministério da Saúde descartaram a doença e confirmaram que o homem possuía apenas malária.

 

Ainda de acordo com a secretária, o paciente havia contraído malária outras seis vezes seis vezes durante os quatro meses em que esteve na Guiné Equatorial. O homem teria chegado ao país em 04 de novembro, onde desembarcou no Rio de Janeiro. Em seguida, teria tomado um voo com destino a Recife e depois seguiu de carro para Caruaru.

 

Até o momento, apenas um caso da doença foi registrado em território brasileiro, no estado do Paraná, no começo do mês de outubro. A Policlínica do bairro foi desinfetada e deverá voltar com seus procedimentos normais ainda hoje. O paciente segue internado em Recife.


Jovem é preso após assaltar estabelecimento comercial em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem meramente ilustrativa.

 

Um jovem foi preso após realizar um assalto em uma farmácia na Avenida Cezário Aragão no Bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, Rodrigo do Nascimento Silva (20 anos) residente em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus foi detido por populares que o acusava de ter entrado no estabelecimento comercial com as mãos por baixo da camisa anunciando que seria um assalto.

 

Em seguida foi solicitada a presença da Polícia Militar, onde Rodrigo ao ser indagado sobre o assalto confessou a autoria, com ele foi encontrado uma quantia equivalente a R$220,00 em espécie.

 

Todos os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.


Tentativa de homicídio contra irmão é registrada no distrito de Pão de Açúcar

 

Aconteceu uma tentativa de homicídio na BR-104 em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte. Por determinação do Serviço Reservado foi feito o deslocamento do efetivo policial até o hospital do município citado para averiguar uma vítima que foi esfaqueada.

 

No hospital, foi confirmado que Erivonaldo José da Silva (20 anos) deu entrada com quatro perfurações, sendo: uma nas costas, duas no abdômen e uma no braço esquerdo.

 

Em contato com a vítima, foi informado que o agressor seria seu irmão e que o mesmo no momento tentou impedi-lo de entrar em sua residência. A vítima encontrava-se consciente, porém os enfermeiros informaram que alguns órgãos internos do corpo estavam expostos, sendo transferido para Hospital da Restauração em Recife.


Carro roubado em Toritama é encontrado abandonado em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem meramente ilustrativa.

 

O efetivo da Rocam estava realizando rondas às margens da PE-160 nas proximidades do bairro Arcoverde, quando foi localizado um veículo Saveiro de cor Branca e placa PGP-2351 abandonado no local.

 

Ao ser consultado no sistema, foi verificado que o mesmo tinha restrição de roubo/furto, e que havia sido tomado de assalto na cidade de Toritama no ultimo domingo (09) por dois elementos em uma moto na Rua do Comércio na Capital do Jeans.

 

O veículo foi entregue á delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para serem tomadas as medidas cabíveis. O capacete de um dois elementos encontrava-se dentro do veículo roubado.


Mulher é agredida pelo companheiro na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

 

Aconteceu uma agressão contra uma mulher no sítio Varzinha, zona rural de Taquaritinga do Norte , segundo informações da Polícia Militar, o efetivo foi solicitado através de denúncia anônima.

 

Chegando ao local, foi constatado que Erivaldo José da Silva (26 anos) havia cortado sua esposa com uma faca, que causou dois ferimentos no pé esquerdo, e o irmão da vítima ao tentar impedir a agressão foi esfaqueado com um corte no abdômen e foi socorrido para o hospital de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Erivaldo fugiu do local e a vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia de polícia, ficando no hospital em companhia de seus pais.


Notícia de paciente internado com suspeita de Ebola coloca Pernambuco em estado de alerta

Policlínica segue isolada em Caruaru. Foto: Portal Saúde Pernambuco.

Na manhã desta terça-feira (11) a divulgação de que um paciente em Caruaru, internado sob a suspeita de estar infectado com o vírus Ebola, colocou o estado em alerta.

 

A notícia ganhou repercussão entre os principais meios de imprensa do estado após a confirmação de que um homem, ainda não identificado, deu entrada na policlínica do bairro Vassoural com dores no corpo e febre, sendo que ele teria vindo, recentemente, da Guiné Equatorial.

 

Embora o país africano esteja de fora do mapa de casos da doença, a divulgação do fato fez com que a policlínica fosse isolada e os pacientes que lá estavam foram transferidos para outras unidades de saúde do município.

 

Uma equipe de infectologistas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi mobilizada para acompanhar o caso e a prefeitura de Caruaru já emitiu nota, negando que o paciente esteja com o vírus, que causa a morte de 90% das pessoas que infectadas.

 

Uma coletiva de imprensa deve ser realizada ainda hoje, onde a Secretaria de Saúde de Caruaru deve falar mais informações precisas sobre o caso, sendo a principal hipótese apontada por eles é que o paciente esteja com malária.

 

O paciente será encaminhado para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, para realização de testes específicos que descartem a possibilidade de infecção pelo Ebolavirus, que já matou mais de cinco mil pessoas em todo o mundo.

 

Entenda a doença:

O ebola é uma doença causada pelo Ebolavirus, cujos sintomas incluem febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta.

 

À medida que a doença evolui, surgem vômito, diarreia, erupções cutâneas (caroços com pus), deficiência nos rins e fígado, além de hemorragias graves em várias partes do corpo.

 

Não há cura ou medicamentos que combatam o agente causador, mas apenas amenizam os sintomas.


Leitor solicita providências em relação a carros estacionados em local proibido no Centro

 

 

O leitor Thiago Lima residente no Centro de Santa Cruz do Capibaribe reclama de algumas situações que estão ocorrendo em relação a um estacionamento proibido ao lado do Banco do Brasil.

 

De acordo com o leitor, diariamente o local proibido está sendo estacionado por diversos carros.

 

“A falta de educação é muito grande por parte de alguns motoristas de Santa Cruz, gostaria que os agentes de trânsito da cidade tomassem alguma providência”, ressaltou.

 

 

Leitora reclama de acúmulo de lixo no bairro Santa Tereza ao poder público

 

 

A leitora Ângela Maria do bairro Santa Tereza entrou em contato com a nossa redação para reclamar de uma situação que já aconteceu há quase dois anos. Um principal problema é um acumulo de lixo que está situado em um terreno particular na Rua Josefa Maria de Jesus, no bairro Santa Tereza.

 

Segundo a leitora, a denúncia já foi repassada para o órgão responsável, porém nada foi resolvido.

 

“Faz quase dois anos que convivemos com esse lixo e cada dia aumentam mais, já liguei diversas vezes para a Secretaria responsável e nada é resolvido e gostaríamos que fossem tomadas as providências”, frisou.

 

 

Animais soltos e lixo na rua são denunciados por leitora do Loteamento Polis Pacas

 

 

A leitora Alice do bairro da COHAB entrou em contato para denunciar o descaso que está acontecendo na Rua Damiana Félix Bezerra no Loteamento Polis Pacas. Alice relatou que a limpeza não é realizada e outro fator preocupante é a presença de vários animais soltos no local.

“Nesse bairro é visível o descaso do pode público com o lixo na rua, além de metralhas e o perigo que corremos com alguns animais soltos, espero que sejam tomadas algumas providências”, relatou.

 

 


Comoção marca velório e sepultamento da mãe do pastor Mauro Simões

Fotos: Thonny Hill.

Na tarde deste sábado (08) foram realizadas as cerimônias de velório e sepultamento da mãe do pastor Mauro Simões, a senhora Maria do Carmo de Almeida.

 

A idosa, de 90 anos, faleceu por volta do meio dia de sexta-feira (07), após passar uma semana em coma induzido devido a um grave acidente de carro em que sofrera com familiares na PE-160, quando se dirigiam para o município paraibano de São João do Tigre.

 

A primeira parte do velório foi realizada na casa da vítima após a chegada do corpo e, as 15h, a segunda parte na Igreja Vale da Benção II, sendo lá realizado um culto ecumênico com a presença de vários pastores, diáconos e religiosos e fieis, tanto da Vale II e de outras igrejas.

.

;

O cortejo saiu as 17h com direção ao cemitério São Judas Tadeu. Visivelmente abatido, tanto o Pastor Mauro como seus familiares foram amparados e receberam demonstrações de carinho em vários momentos.

.

;

;

;

;

;

Já a criança, Helen Gabriela Leandro de Lima, segunda vítima com mais gravidade do acidente, segue internada na UTI do Hospital da Restauração em Recife.

 

De acordo com familiares, ela se recupera bem e, inclusive, já saiu do coma induzido. Helen deverá permanecer por mais oito dias na UTI, sendo depois transferida para uma enfermaria comum.


Mulher fratura a perna após acidente em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Thonny Hill.

 

Aconteceu nesta sexta-feira (07) um acidente na Avenida Souza Aragão. Segundo informações, a mulher identificada por Dona Aparecida (40 anos) estava em uma moto com outra pessoa na garupa e ao entrar em um dos cruzamentos que dá acesso ao bairro Dona Dom recebeu uma pancada de um veículo Estrada de cor Branca.

 

Na queda, Dona Aparecida recebeu atendimentos médicos pelo Samu e foi encaminhada até o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe fraturou a perna esquerda, enquanto a pessoa da garupa teve leves arranhões.

 

A condutora do veículo Estrada permaneceu no local para prestar socorro à vítima.


Mãe do pastor Mauro Simões falece na Capital Pernambucana

 

Veículo em que se econtrava a mãe do pastor capotou após motorista perder o controle. Foto: Blog Mural do Leno.

 

Faleceu no início da tarde desta sexta-feira (07) no Hospital da Restauração no Recife, a mãe do pastor Mauro, Maria do Carmo de Almeida (90 anos). Segundo informações de familiares, o falecimento foi confirmado por volta das 12h30.

 

Ainda de acordo com informações, o corpo de Dona Maria ainda permanece no Instituto Medicina Legal (IML) na Capital Pernambucana, onde os médicos aguardam a presença de um dos filhos para a liberação. O velório deverá ocorrer neste sábado (08) em um local ainda indefinido.

 

Uma das vítimas, uma criança de três anos (que é filha do sobrinho do pastor, este que dirigia o veículo no momento do acidente) segue em estado grave.


Mulher é assassinada com golpe de foice pelo marido em Brejo da Madre de Deus

 

 

Uma idosa foi assassinada nesta quinta-feira (06) em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi Iracema Maria dos Santos (69 anos) que estava em sua residência e teria discutido com o seu esposo José dos Santos Silva (66 anos). Em seguida, o mesmo teria desferido um golpe de foice no pescoço da esposa, que acabou morrendo no local.

 

Após o ocorrido, o idoso se apresentou na delegacia do Brejo, onde confessou o crime e afirmou que a motivação teria sido por ciúmes. Os policiais também informaram que ele já tinha várias passagens pela Polícia por agressão a vítima.

 

Ele foi conduzido até a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

 

Foto: Estação Notícias.

.

Os pais ou responsáveis de crianças com idade entre seis meses e quatro anos, deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para imunizar seus filhos contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil.

 

Desde a última segunda-feira (03), a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe está integrando a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e segue vacinando às crianças que chegam às 18 UBS’s do município, incluindo as da Zona Rural.

 

O “Dia D” da campanha acontecerá no próximo sábado (08), e contará com vacinação em todas as UBS’s e na Policlínica Dr. Valter Aragão, com horário das 8h às 17h.

 

A Coordenação da Atenção Básica alerta que os pais ou responsáveis procurem os locais de vacinação o quanto antes para garantir a proteção e imunização das crianças.


Agendamento de vistorias

.

Para melhorar o atendimento a população do estado, com fins de evitar filas e agilidade no atendimento ao usuário que procuram o DETRAN para realizarem serviços referente a veículos, a partir desta segunda-feira, dia 10 de novembro, todas as vistorias realizadas na Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe e subordinadas, bem como em todo estado de Pernambuco só será realizada por agendamento prévio pelo site: www.detran.pe.gov.br , com data e hora marcados.

.

Portanto, informamos que o usuário a fim de realizar quaisquer serviços em veículos (como transferência de propriedade, 2ª via de CRV, autorização de placas e resselagem, 1º emplacamento) entre outros, tem que fazer o agendamento via internet para a vistoria.

.

A não realização do agendamento via internet impossibilitará o atendimento presencial.

 

ATENCIOSAMENTE,

.

Nilton José da Silva

Coordenador – Mat: 4002-9

27ª Ciretran Especial de Santa Cruz do Capibaribe

F: (81) 3759-8211 / 9488-2954

Email: nilton@detran.pe.gov.br


Imprudência de motociclista causa mais um acidente e deixa uma criança ferida em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Fernando Lagosta.

Na manhã desta quinta-feira (06), mais um acidente de trânsito foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu na Avenida Cezário Aragão, próximo a “Rua da Assembleia”, no bairro São Cristóvão.

 

De acordo com as informações, testemunhas disseram aos agentes de trânsito da Guarda Municipal que duas pessoas estavam em uma moto na referida avenida, sendo que o motociclista Joselmo Timóteo de Santana (24 anos) estaria empinando a motocicleta quando a garupa, sua enteada, caiu no chão e se feriu.

 

Joselmo demente a versão das testemunhas, alegando para nossa equipe de reportagem que vinha trafegando rapidamente levando a menina na moto, alegando a pressa porque estava atrasado para levá-la a escola.

 

Ao passar por um quebra-molas, a sua enteada acabou tendo o corpo projetado para cima, fazendo com que ela caísse do veículo, ocasionado o acidente. Joselmo não possui carteira de habilitação.

 

O Samu foi acionado, chegou ao local do acidente e fez os primeiros socorros, levando a criança para o Hospital Municipal.

.

.

Joselmo foi conduzido, juntamente com a moto apreendida, para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

.


Lixo que é produzido em Toritama será destinado a aterro de um dos municípios que integram o CONIAPE

Lixão é um grave problema que acabará sendo assumido por outros prefeitos da região. Foto: Junior Albuquerque (arquivo).

Na quarta-feira (05) o prefeito de Toritama, Odon Ferreira (PSB) assinou um termo de compromisso ambiental, de modo a iniciar o processo de desativação do lixão do município, que fica as margens da BR-104.

 

No documento, que também será assinado por todos os prefeitos no estado, prevê que todos os municípios devem seguir uma Lei Federal que obriga que os lixões sejam extintos e que aterros sanitários sejam construídos para armazenar todos os resíduos, prazo esse que acabou em 02 de agosto desse ano.

 

Toritama, que integra o CONIAPE (consórcio de 11 municípios do Polo de Confecções, entre eles Taquaritinga e Santa Cruz do Capibaribe), é considerado um dos menores cidades pernambucanas em tamanho territorial, com pouco mais de 25 km², fator que este que inviabiliza a Capital do Jeans a ter seu próprio aterro.

 

Possibilidade de Santa Cruz do Capibaribe receber os resíduos não está descartada

 

Com isso, o lixo que lá é produzido terá que ser destinado a um dos aterros de municípios que integram o consórcio, ou seja: Santa Cruz do Capibaribe não está descartada em receber tais rejeitos.

 

Entramos em contato com o gestor de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Pablo Ricardo, para saber se o aterro aqui existente teria condições de receber tais rejeitos, caso o município fosse o “escolhido” para essa destinação.

 

De acordo com o gestor, um estudo está sendo coordenado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o próprio CONIAPE e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado para determinar onde esse lixo será destinado, mas esse estudo está em fase de início, segundo ele.

 

Pablo adiantou que não sabe se Santa Cruz do Capibaribe será selecionada, mas adiantou que o aterro tem condições de destinar, de forma correta com seu maquinário, até 200 toneladas de lixo e resíduos por dia, sendo que, atualmente, processa 80 e falou sobre a situação de Santa Cruz do Capibaribe frente a essa possibilidade.

“Nada foi conversado com a gente quanto a isso, mas o que se foi visto foi a viabilidade econômica para que Toritama destine tais resíduos. O mais provável é que Taquaritinga acabe por receber os resíduos sólidos que são produzidos em Toritama, mas uma coisa é certa: um dos municípios do Coniape ficará destinado a receber esse rejeito”, frisou.

 

Pablo também destacou que Santa Cruz do Capibaribe também assinará esse termo e que 50% das condições exigidas já estariam cumpridas, tendo ainda que implantar outras ações como a coleta seletiva e combater o despejo de lixo as margens da PE-160.

 

Punições para Toritama

 

Já em entrevista concedida ao portal G1 Caruaru e Região, a promotora do Ministério Público Dra. Gilka Miranda, falou sobre prazos para estipulação de medidas, entre elas a implantação da coleta seletiva, reciclagem e um plano municipal, assim como punições caso cada uma das etapas seja descumprida por Toritama.

 

“São vários prazos diferentes. Por exemplo: 30 dias para o plano municipal, 120 dias para a coleta seletiva, 120 dias para criar o Conselho – para os municípios que não têm. Se não houver justificativa para o descumprimento dos prazos que foram estabelecidos no termo, vai haver aplicação de multa e incorrer também em outras implicações”, frisou.

 

O estudo de viabilidade deve ser concluído em até 90 dias e, inicialmente, 20% de tudo o que é produzido de lixo em Toritama deve ser destinado a um desses aterros, quantidade que aumentaria de forma gradual.

 


 

Vereador Galego de Mourinha sofre acidente na BR-232

Parlamentar não corre risco de morte

 

 

O vereador Galego de Mourinha sofreu um acidente na noite desta quarta-feira (05) na BR-232, nas proximidades da cidade de Gravatá-PE.

 

De acordo com as primeiras informações, o carro que era conduzido pelo vereador derrapou na BR-232.

 

Galego foi socorrido para um hospital de Gravatá e será transferido a qualquer momento para a Capital Pernambucana.

 

O vereador Calinhos da Cohab acompanha Galego no hospital, junto com familiares. Em contato com o editor deste Blog, Carlinhos afirmou que não há precisão sobre o estado de saúde de Galego, mas que ele estaria consciente, embora estivesse chorado muito.

 

Carlinhos afirmou que os médicos não detalharam se o vereador teve fraturas, mas é possível concluir que o quandro não é grave e que o vereador não corre risco de morte.

 

Galego de Mourinha retornava de uma viagem da cidade de São Paulo-SP. Na última segunda-feira (03), o vereador encontrou com o editor deste Blog, Ney Lima, nas proximidades da Praça da República, onde comentou sobre a viagem.

 


Zona Azul e outras mudanças no trânsito de Santa Cruz do Capibaribe devem ser implantadas já em 2015, afirma Fábio Aragão

 

Em entrevista concedida a rádio Polo FM, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, falou sobre a possibilidade de se implantar a zona azul no município.

 

Para quem não conhece, a zona azul são estacionamentos rotativos pagos, que tem como com objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de vagas no estacionamento.

 

De acordo com Fábio, o Projeto de Lei do Poder Executivo para implantação do sistema já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores para apreciação por parte das comissões.

“A princípio poderia ser a Rua 13 de Maio, Avenida Jatobá, uma parte da Avenida Padre Zuzinha, ruas Raymundo Francelino Aragão e José Francelino Aragão, Rua Nova, Rua Siqueira, Boa Ventura Galdino, José Pereira Neto… Vemos muitos veículos em nossa cidade e não temos condição de estacionar todos esses veículos. As pessoas começam a estacionar de forma irregular, geram muitas infrações de trânsito e, com isso, queremos melhorar esse fluxo (de veículos) e o espaço público para que mais pessoas possam utilizar também”, frisou.

 

A expectativa é que ele deva ser levado em votação ainda este ano para que, já até o começo de 2015, o sistema seja implantado.

 

Já sobre ações voltadas para as feiras de final de ano, o secretário citou que rotas alternativas para desafogar o trânsito devem ser criadas.

 

Quanto a chegada das obras de duplicação da PE-160, previstas para 2015, Fábio citou que a área urbana de Santa Cruz do Capibaribe passará por mudanças de acordo com alterações sugeridas pelo DER, com a realocação de semáforos e mudanças nos binários existentes.

 

A entrevista completa será disponibilizada no áudio de hoje (04) do programa Rádio Debate.


 Quatro pessoas ficam feridas em mais um grave acidente na BR-104

Veículo Gol, um dos envolvidos no acidente, chegou a ser arremessado ponte abaixo. Fotos: Blog Pão de Açúcar News.

Na manhã desta segunda-feira (03), mais um grave acidente foi registrado na BR-104, dessa vez próximo ao distrito de Pão de Açúcar, pertencente a Taquaritinga do Norte.

 

O acidente envolveu dois automóveis, sendo um veículo Saveiro (de cor vermelha e placas PEO-0150, de Santa Cruz do Capibaribe) e um Gol (de cor bege e placas MNA-0970, de Boqueirão – PB).

 

De acordo com as informações, o motorista do Gol seguia pela via quando as rodas travaram, fazendo com que a Saveiro, que vinha logo atrás, não conseguisse frear a tempo, causando o acidente.

Frente completamente destruída mostra a violência do impacto.

Com o impacto, o gol foi arremessado ponte abaixo. Apesar da gravidade do acidente, os quatro ocupantes dos dois veículos tiveram apenas ferimentos leves.

 

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e organizou o trânsito, que ficou lento até a retirada dos veículos.


Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe estão entre as cidades com média de IPTU mais alta por habitante no estado, revela estudo

Gráfico mostra o ranking das 18 cidades com média mais alta do imposto recolhido por habitante. Arte: Folha de São Paulo / Reprodução.

Acabou de sair o ranking nacional do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) com os municípios que lideram a lista de cobrança média do imposto por habitante.

 

Os dados são do Tesouro Nacional e se referem aos números de 2013. Das 27 unidades da federação, Pernambuco ocupa a 12º posição (com uma média de R$ 47,03), ficando atrás de estados como São Paulo (que lidera a lista), Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Quando o assunto são municípios pernambucanos, duas cidades do Polo de Confecções aparecem entre os 20 municípios com média de IPTU mais alta recolhida por habitante: Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

 

A Capital do Forró segue em quarto lugar, com uma média de R$ 64,59 de imposto recolhido por habitante, tendo arrecadado pouco mais de R$ 21 milhões. Já a Capital da Moda aparece em 16º lugar, com média de R$ 23,87 de imposto recolhido, em um total de pouco mais de R$ 2,31 milhões.

 

Vale considerar que Caruaru apresenta uma população superior a 300 mil pessoas e Santa Cruz do Capibaribe tem quase 97 mil de acordo com o estudo. Ambas estão abaixo da média nacional, que é de R$ 118,00 de imposto recolhido por habitante.

 

O IPTU é um dos principais impostos que, quando utilizados de forma correta, são revertidos para obras no município, especialmente em infraestrutura como calçamentos, construção de reformas de praças, ações de mobilidade urbana entre outras.

 

O estudo também aponta uma triste realidade para que a média dos municípios, especialmente os mais pobres, seja bem abaixo da média nacional: a grande dependência de repasses vindos da União e dos estados e um grande desafio para seus prefeitos, que é de evitar desgaste político ao impor alíquotas elevadas.

 

Santa Cruz do Capibaribe se encontra nessa lista, já que mesmo entre os 20 municípios com média alta, os números totais de recolhimento são baixos, mesmo com relevante potencial frente ao Polo. Toritama aparece em 23º lugar R$ 14,77 por habitante. Surubim aparece em 42º lugar R$ 7,49 por habitante. Jataúba aparece em 96º lugar R$ 1,72 por habitante. Vertentes aparece em 95º lugar R$ 1,83 por habitante.

 

Cerca de 500 municípios do país não aparecem no ranking.

 

Para acessar o estudo completo, basta clicar AQUI.



Imagem de Contato - Blog do Ney Lima