Ex-diretor de trânsito encabeça movimento para garantir benefícios com a placa vermelha a moto-taxistas

Foto: Thonny Hill.

Foi iniciada em Santa Cruz do Capibaribe na última segunda-feira (23) a coleta de assinaturas de moto-fretistas e moto-taxistas para que uma audiência pública seja realizada com o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

 

O idealizador do abaixo-assinado é o ex-diretor de transportes de Santa Cruz do Capibaribe, durante a gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PSL), Valdeni Aragão.

 

De acordo com ele, o objetivo da coleta de assinaturas é a criação de uma Lei ou Decreto para que, com a implantação da placa vermelha para as categorias, se possa conseguir a isenção de impostos e descontos na compra da moto nova, bem como o direito concebido aos taxistas e pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

“Só aqui em Santa Cruz do Capibaribe temos 600 mototaxistas cadastrados, onde muitos ainda não tem acesso aos benefícios que a implantação da placa vermelha oferece. Estou encabeçando esse movimento e espero que a categoria de moto-taxistas e moto-fretistas possam se unir para que esse objetivo, que é ignorado pela maioria dos políticos, possa de fato ser implantado no estado.”, disse Valdeni.

 

De acordo com ele, a coleta de assinaturas não tem um prazo fixo e só será interrompida quando for atingida quantidade suficiente para que, de acordo com ele, o documento possa ser enviado ao governador.

 

O abaixo-assinado está espalhado em diversos pontos de moto-taxi em Santa Cruz do Capibaribe e será destinado a outras cidades da região.

.

 


Guarda Civil Municipal prende jovem com moto roubada em Santa Cruz do Capibaribe

 

Imagem meramente ilustrativa.

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe prendeu no final da tarde desta quinta-feira (26), Leandro do Nascimento (24 anos) com uma moto roubada no bairro Santo Agostinho.

 

Segundo o GCM Prado, o efetivo realizava rondas no Centro da cidade quando avistou Leandro conduzindo uma moto POP 100cc, de cor vermelha e sem placa. Ao ser abordado, o mesmo empreendeu fuga, onde foi perseguido e localizado na entrada do bairro Santo Agostinho.

 

Leandro juntamente com a moto foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi confirmado que o veículo se tratava de um produto roubado.

 

 

 

 

 


Moradores da Rua São Carlos enfrentam transtornos com problema no calçamento que poderia ser facilmente solucionado pela Prefeitura

Foto: Thonny Hill.

Não é filme repetido. Nesta quinta-feira (26) a equipe do Blog voltou, mais uma vez, até a Rua São Carlos, no bairro da Palestina (em Santa Cruz do Capibaribe), para verificar se uma obra inacabada de reparos no saneamento, feita por funcionários da Prefeitura, havia sido, enfim, concluída.

 

A cobrança foi feita pela leitora Clécia Galindo no último dia 11 de março e demos um prazo de sete dias para verificar se alguma providência havia sido tomada. Retornamos na quinta-feira (19) e vimos que nada havia sido feito, dando um novo prazo de sete dias para uma nova visita.

.

Trecho da matéria publicada em 19 de março sobre o problema.

Ao chegarmos ao local, foi observado que, novamente, nada foi feito. O problema começou no período de carnaval, quando o saneamento estourou e reparos foram feitos pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, mas o calçamento não foi reposto.

 

Ainda de acordo com moradores, além de o problema impedir o acesso de veículos, o receio é que, caso aconteça novas chuva, todo o trabalho de reparos seja completamente perdido.

 

Uma equipe da prefeitura teria ido até o local, mas apenas observou o problema e nada fez de acordo com a leitora.

 

Voltaremos ao local em até sete dias para verificar se alguma atitude foi tomada.

.


Moradores da principal via de acesso a ruas do bairro Palestina voltam a enfrentar transtornos com problemas frequentes no saneamento

Problema mostrado pelo blog diversas vezes parece longe de uma solução real. Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta quinta-feira (26) voltamos a Avenida Teófanes Ferraz Filho, no bairro da Palestina.

 

O objetivo da visita foi para verificar se problemas no calçamento e na rede de saneamento já tiveram seus reparos iniciados pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Ao chegarmos até o local, foi constatado que, além de nada ter sido iniciado, um grande esgoto, que já foi noticiado em outras matérias pelo blog, voltou a estourar. Na semana anterior, mostramos o local ainda sem o novo problema no saneamento, mas com o calçamento deteriorado em virtude de problemas anteriores na mesma tubulação.

Trecho da matéria postada em 20 de março, no mesmo local.

De acordo com moradores das proximidades, o problema acontece com frequência em virtude da tubulação presente, de acordo com eles, ser estreita em relação a quantidade de dejetos que por lá passam, causando o entupimento e, consequentemente, o problema.

.

.

Os próprios moradores abrem a tampa presente na caixa de coleta do local, na tentativa de evitar que os dejetos retornem para suas casas, em especial pelos banheiros.

 

Voltaremos ao local em até sete dias para verificar se alguma providência foi tomada.

;


Grande buraco aberto de saneamento no Bairro Bela Vista põe em risco a vida de motoristas e motociclistas

Risco de acidentes é iminente, especialmente a noite, relatam moradores. Fotos: Thonny Hill

 

Na tarde desta quinta-feira (26) nossa equipe esteve visitando a Rua Amaro Manoel das Chagas, no Bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O objetivo da visita foi verificar a denúncia de um esgoto estourado, cujo problema estaria causando diversos transtornos, inclusive ponto em risco a vida de motoristas e motociclistas.

 

Ao chegarmos até o ponto descrito, constatamos a presença de um grande buraco aberto em meio a via, sinalizado apenas com restos de móveis velhos.

 

De acordo com um dos moradores próximos ao problema, o saneamento estourou há aproximadamente duas semanas, sendo que a tampa de concreto que fecha a caixa de esgoto foi apenas retirada.

 

“Isso aqui é muito perigoso, principalmente à noite, imagina se um motorista ou alguém de moto se distrai e cai mesmo aqui?!”, disse a senhora Maria José, que passa pelo local quase todos os dias.

 

Não foi observado dejetos correndo em meio a rua, mas há sim o risco de acidentes já que motoqueiros e motoristas passam bem próximos. A rua também apresenta outros pontos críticos ao longo do trajeto.

Para avisar dos problemas, sinalização improvisada é colocada.

 

Voltaremos ao local em até sete dias para verificar se alguma providência foi tomada.

.

 

 


 

Leitor pede providências em relação a esgoto estourado em frente à Creche do bairro Santo Agostinho

 

Imagem: Reprodução.

 

Na manhã desta quinta-feira (26) o leitor Edivaldo Filho residente no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe um saneamento estourado que passa em frente à Cheche Escola Júlia Oliveira da Silva, que fica situada na Rua Serafim Gonçalves. Onde na oportunidade, diversas crianças que são levadas para a Creche sofrem com a fedentina do local.

 

Outro problema destacado pelo leitor foi que após as chuvas, a rua ficou intransitável e com diversos buracos.

 

“Isso é uma falta de respeito com as pessoas que residem nesta rua e principalmente para as crianças que estudam na Creche, onde já se viu a rua de uma Escola Municipal  sem calçamento e sem um saneamento de qualidade”, relatou.

 

Confira o vídeo enviado pelo leitor:

 

 

Nossa equipe de reportagem voltará no local em 10 dias para verificar se alguma providência foi tomada.

 

 


 

Leitor denuncia obstrução de passagem de pedestre em calçada na Rua Francisco Barros

 

 

O leitor Cicero Pedroza, que reside no Centro de Santa Cruz do Capibaribe entrou em contato com a nossa redação para relatar a sua indignação sobre alguns pontos comerciais que estão obstruindo as calçadas.

 

A imagem acima enviada pelo leitor, mostra mesas de uma lanchonete colocadas em uma calçada na Rua Francisco Barros no bairro São Cristóvão.

 

“Eu gostaria de fazer um apelo e alertar as autoridades pelos desrespeitos contra os pedestres, que tem o seu direito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e isso vem sendo desrespeitado há vários anos”, desabafou.

 


Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe confirma ponto facultativo na véspera de feriado na Semana Santa

 

 

Em virtude da Semana Santa, a Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe não abrirá para o atendimento ao público na quinta-feira (02/04), por determinação do Governo do Estado, que decretou ponto facultativo nas repartições públicas e entidades administrativa direta e indireta.

 

Outra data que também não acontecerá atendimento será na sexta-feira (03/04), devido ao feriado nacional da Paixão de Cristo.

 

Os serviços que já se encontram agendados para as vistorias e os atendimentos presenciais dos usuários para esses dois dias, serão autorizados e realizados no próximo dia útil do mês corrente.

 

 


Veículo capota na entrada de Pão de Açúcar na manhã desta quinta-feira

 

Foto: WhatsApp.

 

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) um capotamento na BR-104. O fato aconteceu próximo a entrada de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.

 

De acordo com as informações, o veículo envolvido foi um Fiat Strada Adventure de cor prata e placa KGG-6679. Na ocasião houve apenas danos materiais, enquanto a vítima que não teve seu nome revelado teve apenas ferimentos leves.

 

O motivo do capotamento não foi informado.

 

 

 


Buracos provocam mais um acidente na PE-160 e duas pessoas ficam feridas

Fotos: Fernando Lagosta.

Na manhã desta quinta-feira (26) mais um acidente aconteceu na PE-160, em virtude dos buracos presentes na via.

 

O fato aconteceu nas proximidades da Chácara Paraiso, próximo ao distrito de Pão de Açúcar (de Taquaritinga do Norte).

 

De acordo com as informações, Leandro Pereira de Lima (24 anos, conhecido por “Léo”) e um outro rapaz, identificado apenas por “Tôto”, seguiam de Santa Cruz do Capibaribe para o distrito quando, ao passarem por um dos buracos, o pneu dianteiro da moto estourou com o impacto, causando o acidente.

 

O Samu foi acionado e fez os primeiros socorros as vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, onde estão em observação.

 ...

Além das escoriações nas duas vítimas, Leandro também ficou com um ferimento profundo na cabeça.

 

De acordo com informações de familiares de Leandro, essa é a terceira vez em que ele se envolve em um acidente de moto com gravidade.

.


Vazamento em gás de cozinha causa incêndio em residência de Santa Cruz do Capibaribe

 

Fotos: Thonny Hill.

 

Na noite desta quarta-feira (25) aconteceu um incêndio em uma residência na Rua José Roberto Aragão no bairro Bela Vista nas proximidades da escola da Cohab em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém antes da chegada da equipe, os vizinhos se uniram e começaram a conter as chamas utilizando alguns extintores de incêndio da Creche Olavo Bilac.

 

 

Os bombeiros finalizaram a operação realizando o rescaldo no imóvel. O fogo danificou a cama, colchões, fogão, guarda roupas com diversas roupas, ventilador e um aparelho de DVD.

 

Segundo o sargento Damasceno, o fogo possivelmente foi ocasionado através do gás de cozinha, onde existia um vazamento sobre o registro.

 


Após polêmica, Comissão de Obras da Câmara consegue vistoriar Escola Técnica em Santa Cruz do Capibaribe

Reunião aconteceu em clima de tranquilidade, apesar de pequenos atritos. Fotos: Thonny Hill.

Nesta quarta-feira (25), a Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe esteve vistoriando as instalações da Escola Técnica Estadual (ETE).

 

No dia anterior, os vereadores Carlinhos da Cohab (PSL), Ronaldo Pacas (PSDC) e Galego de Mourinha (PTB), que fazem parte da comissão, fizeram duras críticas na tribuna da Câmara contra a gestora da ETE, Cristiane Farias do Nascimento.

 

Segundo eles, a gestora (que também é professora) teria desrespeitado verbalmente os vereadores e menosprezado o trabalho da comissão, já que eles teriam sido barrados em vistoriar as instalações.

 

Cristiane, Carlinhos e Galego chegaram a bater boca durante a visita dos políticos a ETE, mesmo sabendo de que existia um ofício que constava que a entrada dos mesmos não seria permitida.

 

Vale salientar que a construção do prédio, que deveria ter sido concluído em  20 de janeiro de 2012, já está custando o dobro do previsto, ou seja: mais de R$ 8,5 milhões.

 

Clima mais tranquilo

 

Na segunda ida dos vereadores, o clima da reunião transcorreu de maneira bem diferente da última terça-feira (23).

 

A comissão, juntamente com membros da imprensa, foi recebida pela gestora para uma reunião com professores da instituição e também com a engenheira responsável por acompanhar o andamento das obras, Ana Ruth.

 

Os “pingos nos is”

Gestora e vereador falaram sobre repercussão após o impedimento da comissão em vistoriar ETE no dia anterior.

Durante a reunião, tanto a gestora como os vereadores puseram seus pontos quanto a polêmica gerada na visita anterior.

 

A gestora reconheceu que os recebeu de forma errônea, mas disse que foi motivada a agir dessa maneira por culpa dos vereadores.

 

“As coisas foram ao extremo em que chegaram porque vocês também chegaram de forma alterada.”, disse Cristiane, completando sua defesa quanto às falas de Galego em citar que levaria o caso ao Ministério Público (MP).

 

Galego retrucou Cristiane, dizendo que só levaria a questão ao MP acaso não fossem recebidos hoje e alfinetou:

 

“Eu queria que vocês tivessem nos recebido ontem 80% do que está sendo hoje.”, disse o político.

 

As reivindicações

 

Durante a reunião, uma pauta de reivindicações por parte da ETE foi acertada com os vereadores.

 

Cinco foram postas: A coleta diária de lixo, retirada de metralhas que se acumulam em frente ao prédio da ETE, solicitação por melhores condições de iluminação pública e também a extensão do calçamento que passa em frente ao fórum.

 

Os vereadores se comprometeram a fazer um relatório e oficiar órgãos responsáveis para que as reivindicações sejam atendidas.

 

A visita às instalações

 

Acompanhamos de perto a vistoria das várias dependências do local, que recebe atualmente cerca de 160 estudantes. A ETE tem capacidade de atender, segundo a gestora, até 540 alunos nos turnos da manhã e noite.

 

O que se viu foi a maioria de suas dependências concluídas, faltando apenas pequenos acabamentos e também a instalação de diversos equipamentos, a exemplo de aparelhos de ar condicionado.

 

O refeitório já funciona, sendo uma empresa terceirizada responsável pela confecção da comida e também do abastecimento a dispensa. Das várias salas de aula, cinco estão em funcionamento e se encontram equipadas.

 

Refeitório.

Sala de aula.

Quadra poliesportiva com palco.

Banheiro apresentava alguns problemas de acabamento nas portas em áreas individuais.

Praça de área de convivência.

Área externa (frontal).

Vista dos laboratórios de química, biologia e informática, além do espaço que serão instalados o auditório e biblioteca.

Problemas pontuais e sérios, assim como falhas na execução

Área em torno do muro, que foi destruído nas últimas enchentes, precisa ser reestruturada.

Mesmo não autorizada a gravar entrevista, a gestora relatou que muitos dos equipamentos, em especial computadores, ainda não foram instalados na ETE em virtude da falta de segurança.

 

Na ETE existem falhas na instalação dos bebedouros. Alguns deles foram encontrados postos ao lado dos banheiros, o que fere normas de higiene. Outro ponto também constatado são problemas no terreno em que parte do muro cedeu com as últimas enchentes.

 

De acordo com as explicações de Cristiane, é necessário que a Prefeitura organize todo o terreno por trás (que recebe grande quantidade de entulhos retirados do município) e o restante só será reconstruído, segundo a empresa responsável, quando houver a reestruturação da área.

.

Acúmulo de metralhas chegou a inviabilizar a aproximação de caminhão pipa para abastecer ETE.

Outro ponto constatado é um grande desnível na lateral do terreno, que funciona como uma verdadeira calha que direciona toda a água para a área onde o muro cedeu, o que pode inviabilizar a área pela falta de local para onde a água deva sair.

 

De acordo com a engenheira, também se faz necessária a instalação de um esquema de escoamento das águas para que outras partes do muro e da própria ETE não sejam comprometidos.

 

Área de desnível, que redireciona água para um único ponto próximo a parte do muro que foi destruído, mostra falha de execução.

O saldo da visita

De acordo com os vereadores da Comissão, foi confirmado que as instalações estão 95% concluídas e que um relatório com os problemas encontrados será confeccionado até a próxima semana, para ser enviado ao Governo do Estado.

 

O relatório terá como objetivo cobrar mais agilidade na conclusão do acabamento e também a instalação dos equipamentos.

 

A data para inauguração

 

Durante a reunião, a engenheira responsável por acompanhar o andamento das obras, Ana Ruth, citou que a ETE deve ser inaugurada, possivelmente, em 09 de abril.

 

A engenheira citou que um relatório, sobre os problemas encontrados, será confeccionado para que se possa buscar as soluções e dar o aval final para que a inauguração do prédio aconteça até a data estipulada.


Minha Casa Móveis inaugura nova loja no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) a inauguração oficial da nova loja Minha Casa Móveis, situada na Rua Raimundo Francelino Aragão Nº 219, ao lado da Caixa Econômica Federal, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

Em seu mais novo espaço, a loja conta com novos ambientes, além das grandes variedades entre móveis de sala, quarto, cozinha e eletrodomésticos.

 

 

Além de um ótimo local de compras, o cliente também terá 30% de desconto em todos os moveis e concorrerá a um sorteio de um Netbook.

 

Minha Casa Móveis, o conforto que você merece.

 

 



Diário Oficial de Pernambuco divulga a permanência da empresa SVC para o reinício das obras da PE-160

 

Foto: Thonny Hill (Arquivo).

 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, a permanência da empresa SVC Construções LTDA e que, será responsável pelo reinício das obras de duplicação da PE-160, ligando o distrito de Pão de Açúcar até Santa Cruz do Capibaribe.

 

A obra totaliza 12,15 Km e preço total de 64.401.947,86 (Sessenta e quatro milhões, quatrocentos e um mil, novecentos e quarenta e sete reais e oitenta e seis centavos).

 

 

 

 


Grande inauguração da nova loja Minha Casa Móveis

 

A Minha Casa Móveis, tradicional movelaria da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, informa aos clientes, amigos e colaboradores que está atendendo em novo endereço, na Rua Raimundo Francelino Aragão de número 219 ao lado da Caixa Econômica, no Centro da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A inauguração oficial acontece nesta quarta-feira (25) e contará com descontos de 30% e premiação de um Net Book, na realização compras.

 

“Mudamos para melhor atender nossos clientes, a loja está mais bonita e organizada, com preços ainda mais baixos e descontos especiais. Esperamos você em nossa grande inauguração.” Rose Maria.

 

Para mais informações, curta a página da Minha Casa Móveis no facebook, clicando AQUI.

 

Informações da Assessoria.

Moto roubada em Santa Cruz do Capibaribe é encontrada pela Polícia Militar no município de Jataúba

 

Foto: 24° BPM.

 

Mais uma moto foi encontrada pela Polícia militar do 24° BPM na região, desta vez o veículo estava abandonado na Vila de Jundiá em Jataúba.

 

Ao realizarem rondas pela localidade, os policiais localizaram a mesma na estrada que dá acesso a vila citada. A moto foi identificada como sendo uma Bros 150cc, de cor vermelha de placa PEW-5474, pertencente ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações do Cabo Júnior, a moto foi roubada na Capital da Moda na noite da última quinta-feira (19) no bairro Nova Morada.

 

O veículo foi conduzido para a delegacia de polícia da Santa cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do proprietário. Participaram da ocorrência o Cabo Júnior e os soldados Mota e Denizar.

 

Com informações do Jataúba News.

 

 

 

 


 

*Com direito a certificado.

Vila do Pará celebra a 89ª Festa de São José

 

Fotos: Assessoria PMSCC.

 

Aconteceu neste final de semana mais uma edição da tradicional Festa de São José na Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe. Na oportunidade, houve inaugurações de praça e de um portal localizados na entrada da localidade, além de shows com as bandas Garota Dengosa e Forró da Pegação.

 

A 89ª edição da Festa de São José teve início com uma procissão com a imagem de São José que percorreu diversas ruas na Vila do Pará. Em seguida, aconteceu a celebração da santa missa e show com o cantor católico Neto Monteiro do município de Caruaru.

 

 

Após a celebração da missa, ocorreram as cerimônias de entrega das praças “Espaço de Convivência Manoel Barbosa da Silva (Nezinho do Pará)”, e “Praça Manoel Antônio da Silva (Mané Boi – in memoriam)”, além de um portal na entrada da Vila.

 

 

A festividade foi encerrada com um show em praça pública com as bandas Garota Dengosa e Forró da Pegação.

 

 

 

 

 


Motorista cochila e provoca acidente na BR-104

Fotos: Carlos Carvalho.

Na tarde desta segunda-feira (23) mais um acidente foi registrado, dessa vez na BR-104, próximo ao município de Caruaru.

 

De acordo com informações de um dos passageiros que estavam dentro do ônibus, que pertence a empresa Caruaruense,  todos estavam regressando para os municípios de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe quando sentiram um forte impacto na traseira do veículo.

 

Ao pararem, constataram que um carro de passeio bateu, rodou na pista e parou no acostamento. O motorista do carro relatou que vinha do município alagoano de Maceió e seguia em destino a Campina Grande – PB, mas que cochilou ao volante, causando o acidente.

.

.

Embora com a aparente gravidade do acidente, o motorista não teve ferimentos. A empresa providenciou outro ônibus e os passageiros, neste momento, regressam para os municípios citados.

.


Obras de creche em distrito de Taquaritinga do Norte estão paralisadas há mais de dois anos

Avaliada em R$ 1,4 milhão, obras deveriam ter sido concluídas em janeiro de 2013. Foto: Alberes Xavier.

Localizada no distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte, a creche está inacabada e abandonada. A obra faz parte da parceria do Governo Federal (Dilma) com o município de Taquaritinga do Norte e integra parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. O município recebeu recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para construção de 1 creche.

 

As obras de construção foram iniciadas no dia 19 de abril de 2012 ainda na primeira gestão do prefeito Evilasio Araújo (PSB), porém, os trabalhos estão parados a mais de dois anos, inclusive a placa que deveria estar à vista da população indicando informações como: valor, construtora, data de conclusão, não existe mais ou foi retirada.

 

Desperdício


Inacabada e abandonada, a creche já mostra sinais da ação de vândalos e revela o descaso e o desrespeito das autoridades “competentes ou responsáveis” por salvaguardar o patrimônio e o bem público.

 

Não um vigia sequer para fazer a guarda do prédio, o que facilita a depredação por meio da ação de pessoas que entram nas dependências para o uso de drogas, prostituir-se, além de fazer necessidades fisiológicas (há fezes por quase todos os cômodos).

 

Já é possível perceber restos de materiais espalhados, o mato que começa a crescer em volta e invadir a obra.

 

Tentamos contatos com a secretária de obras do município para obter informações para saber de quem é a responsabilidade, em dar continuidade ao trabalho de conclusão da creche, mas não foi possível, pois o número que foi disponibilizado não funciona – algo que é bem peculiar das secretarias de governos municipais.

 

O projeto tem capacidade para abrigar dezenas de crianças em dois turnos (matutino e vespertino). Fica aqui, o apelo para que as autoridades competentes deem continuidade na construção da creche, e não deixem que um projeto de tão grande relevância para Pão de Açúcar que vai beneficiar a muitas mães e crianças, seja depredado, como já está sendo, e também, não seja mais um retrato daquilo que revela a face da inoperância e desinteresse dos administradores do município, com projetos que beneficiam a população.

 

Com informações de Alberes Xavier.


Prefeito de Caraúbas (PB) sofre acidente na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

No início da tarde deste domingo (22) aconteceu um acidente na PE-160, próximo a ponte do Sítio Arapuá, zona de Santa cruz do Capibaribe.

 

Segundo informações, o condutor do veículo seria o prefeito do município de Caraúbas (PB), Pedro Correia, que devido às chuvas perdeu o controle do veículo uma Frontier de cor branca e acabou capotando na via.

 

Foto: Cariri em Ação.

 

O gestor do município paraibano afirmou que vinha de um almoço na cidade de Campina Grande e ao chegar na ponte perdeu o controle e capotou, porém o mesmo teve apenas ferimentos leves.

 

Os agentes de trânsito de Santa Cruz realizaram o isolamento da área e organizaram o trânsito, o veículo foi conduzido para a dele delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 


Homem é preso embriagado e por mandado de prisão em Taquaritinga do Norte

 

 

Um homem foi preso após denúncias anônimas de que o mesmo estava conduzindo uma moto em alta velocidade e causando barulhos pelo escapamento do veículo em Placas, zona rural de Taquaritinga do Norte.

 

O efetivo da Polícia Militar se deslocou ao local e encontrou Eronildo Fernando da Silva, conhecido por “Neguinho do Lixo” (21 anos) em uma moto de cor azul, sem placa, sem retrovisor, sem documentação e com sinais de embriaguez.

 

Diante das situações irregulares, Eronildo e o veículo foram conduzidos para a delegacia de Taquaritinga. Na oportunidade foi constatado através do sistema da Depol que Eronildo tem um mandado de prisão em aberto, que foi encaminhado ao Presidio Juiz Plácido de Souza.

 

 


Irmãos embriagados são detidos conduzindo veículo no distrito de São Domingos

 

 

Policiais do CIOSAC realizavam rondas na Rua Cecília de Santana em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, quando o efetivo efetuou a abordagem a Romário Odilon Noberto, conhecido por “Marinho” (27 anos) e Ricardo Odilon Noberto (34 anos) que estavam em um Fiat Uno Fire, de cor Prata, de Placa KJC 6917.

 

Na oportunidade, foi constatado que os mesmos apresentavam sinais de embriaguez, tais como: dificuldades na fala, olhos avermelhados, dificuldade de se locomover.

 

Outro fato é que Romário que era o condutor do veículo não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desta forma, os irmãos foram encaminhados para a delegacia de Brejo da Madre de Deus.

 

 

 

 


Menores são apreendidos com maconha em Santa Cruz do Capibaribe

 

Um policial militar do 24º BPM que estava de folga percebeu duas pessoas em atitudes suspeitas na Rua Tereza Chagas no bairro Santa Tereza em Santa Cruz do Capibaribe, quando percebeu que um deles jogou uma pequena bolsa no chão.

 

Em seguida, foi realizada a abordagem nos adolescentes (um de 15 anos e o outro de 17) e conseguiu localizar nas proximidades uma trouxa de maconha.

 

Uma viatura foi solicitada pelo PM, que fez a condução dos menores para a delegacia local, onde ficou a disposição do delegado de plantão para prestar esclarecimentos.

 

 

 

 


Estrada da Vila do Pará recebe recapeamento

 

 

Um trabalho intensificado de cobertura e recuperação de todo o percurso de cerca de 25 Km da estrada que dá acesso ao distrito do Pará, com a colocação de cascalho, requalificou a via nos trechos mais críticos.

 

Pedro Ramos, secretário executivo de Serviços Públicos, falou sobre o trabalho realizado. “Nós trabalhamos para realizar o desejo do prefeito Edson Vieira, de deixar a estrada pronta para receber as pessoas que forem prestigiar a Festa de São José, padroeiro da vila, que agora irão andar em uma via segurança e boa de dirigir”, ressaltou Pedro.

 

Para execução do serviço, foram destinadas duas caçambas que recolhem aproximadamente 25 cargas de 12 metros cúbicos ao dia, duas retroescavadeiras, um carro pipa, uma máquina moto niveladora (patrol) que espalha, nivela e cobre a estrada eliminando as trepidações.

 

Informações da Assessoria.

 

 


Conta de água passa a ficar mais cara a partir de hoje em todo o estado

 

Imagem meramente ilustrativa.

Já está em vigor o reajuste nos valores das contas de água em Pernambuco.

 

O aumento atinge, diretamente, quase sete milhões de Pernambucanos, que tem seu abastecimento feito pela Compesa. 76% desse número é formado pelos consumidores residenciais.

 

De acordo com a assessoria da empresa, o reajuste é de 8,35%, apesar de correr na Justiça uma liminar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que os valores das tarifas caiam em 10% como forma de punição pela má qualidade do serviço prestado.

 

Com o reajuste, a tarifa mínima para consumidores residenciais, que é de R$ 30,00, vai passar a custar R$ 32,51.

 

Embora pareça pouco se for analisado o valor da tarifa mínima, o reajuste se soma a outras despesas que também subiram (e pesam no bolso) a exemplo da gasolina e da energia elétrica.

 

Em Santa Cruz do Capibaribe, muitos consumidores já contestaram, inclusive na Justiça, a conta de água que chega sem que o abastecimento seja, de fato, realizado.

.


Moradores e comerciantes de avenida no bairro da Palestina reclamam de transtornos causados por problemas no calçamento

Local onde ocorre um dos pontos mais críticos de problemas no calçamento. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta sexta-feira (20) nossa equipe atendeu a solicitação de moradores da Avenida Teófanes Ferraz Filho, no bairro da Palestina.

 

De acordo com o que foi descrito a nossa redação, o trecho daquela avenida, que fica paralelo a Escola Municipal Lucinalva Aragão de Sousa, principal acesso a várias ruas daquele bairro, enfrenta diversos problemas no calçamento, fator que estaria prejudicando o acesso de motoristas.

.

,

Ao chegar ao local, nossa equipe constatou que, de fato, existem diversos problemas no calçamento, alguns deles resultantes de saneamentos que já estouraram ou estouram com frequência.

 

Em alguns desses locais, reparos feitos na tubulação local e reposição das pedras já começam ceder e contribuir com a precariedade do calçamento já existente.

.

Reparos recentes no saneamento já começam a ceder e podem provocar novos problemas na já precária rede de esgoto.

,


Praça e Portal da Vila do Pará serão inaugurados no próximo sábado

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através das Secretarias de Planejamento e Gestão e Serviços Públicos, está finalizando as obras da Praça e Portal da Vila do Pará, zona rural do município, que serão entregues aos moradores da localidade no próximo sábado (21).

 

A praça localizada na entrada do distrito será composta por duas etapas, sendo uma nomeada Manoel Antônio da Silva (in memoriam) – Mané Boi, que foi um dos maiores empreendedores da tradicional “Feira da Terça” que era realizada no Pará, e a outra, Espaço de Convivência Manoel Barbosa da Silva – Nezinho do Pará, homem público que dedicou sua vida em trazer obras e benefícios para o distrito e fez história ao compor a primeira legislatura do município, recentemente, seu Nezinho, completou 100 anos de idade.

 

 

A estrutura da praça compreendida em dois canteiros será coberta com 600 metros de briquetes, contará com área arborizada, 200 metros de pista de cooper e um portal com o nome da vila que ficará situado em um ponto estratégico que dará destaque a Serra do Pará, um dos principais pontos turísticos do município de Santa Cruz do Capibaribe.

 

“É com muita alegria que nós do distrito do Pará estamos recebendo do Poder Municipal, uma praça e um portal para recepcionar os turistas que vem nos visitar”, explanou o subprefeito do Pará Zé Boi.

 

Informações da Assessoria.

 

 

 


Moradora que denunciou descaso da Prefeitura tem metralha retirada da porta de casa

Foto: Thonny Hill.

Nesta sexta-feira (20) nossa equipe de reportagem voltou a Rua Manoel Miguel Sobrinho, bairro Dona Dom.

 

O objetivo da visita foi para verificar se alguma providência, por parte da Prefeitura Municipal, havia sido tomada para retirada de uma pilha de metralhas que estavam em frente a uma residência.

 

Em 11 de março, a moradora Fabiana da Costa Andrade denunciou que havia pagado a taxa, no valor de R$ 41,97, para que a metralha fosse retirada por uma equipe da secretaria de Serviços Públicos do município.

 ..

A taxa havia sido paga desde o dia 03 de fevereiro, mas até a data de publicação da matéria, a metralha não havia sido retirada, mesmo após diversas queixas da moradora.

 

Ao chegarmos no local, constatamos que a metralha foi retirada e, de acordo com a Fabiana, a solução para o impasse foi providenciada no dia seguinte a publicação.

.


Santa Cruz do Capibaribe concorre a prêmio e comanda debate no congresso da AMUPE

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe participará do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), entre os dias 23 e 25 de março, na capital pernambucana.

 

Além de um estande, o município está classificado para a final do concurso “Práticas Inovadoras da Gestão Municipal”, que acontece dentro da programação do Congresso e selecionou 12 práticas entre 76 inscritas.

 

A cidade concorre com o “Manual da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar”, idealizado pela Coordenadoria da Mulher, com o apoio do Núcleo de Apoio a Mulher do Ministério Público de Pernambuco, Secretaria da Mulher de Pernambuco e Câmara de Vereadores.

 

Santa Cruz do Capibaribe ainda estará à frente das discussões sobre a Lei Geral da Microempresa, onde o prefeito Edson Vieira será o mediador do debate sobre o tema.

.

.

ONG Pão é Vida de Santa Cruz realizará cursos gratuitos de costura industrial e informática

 

 

Acontecerá na próxima segunda-feira (23), o início aos cursos de costura industrial e informática promovidos pela ONG Pão é Vida em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Várias pessoas já estão inscritas, porém ainda há vagas para os cursos de informática e costura industrial. As aulas serão realizadas no período noturno, para facilitar a capacitação das pessoas que exercem alguma atividade durante o dia e que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

 

Para se inscrever é só ligar para: (81) 9752 0140. As aulas serão gratuitas e a duração do curso é de três meses.

 

 


Vereadores de oposição denunciam que aulas estão sendo suspensas por falta d’água em escola do município

 

Nesta quinta-feira (19), os vereadores oposicionistas Carlinhos da Cohab, Ernesto Maia (PSL) e Helinho Aragão (PTB) divulgaram um vídeo nas redes sociais onde mostram mães de alunos indo buscar os filhos de 10 horas da manhã na Escola Municipal Lindalva Aragão de Lira, no bairro Santo Agostinho. No vídeo uma das mães relata que foi informado que as aulas seriam suspensas às 10 horas por falta de água e por isso os pais e responsáveis deveriam buscar os filhos nesse horário e não às 12 horas, horário final das aulas.

 

Confira a gravação:


Homem com drogas é apresentado na delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A Polícia Militar realiza rondas próximo ao posto de saúde do loteamento Acauã em Santa Cruz do Capibaribe, quando percebeu um homem em atitude suspeita em uma bicicleta.

 

Ao se abordado, foi encontrado no bolso de Crivonaldo Lino da Silva, conhecido por “Cri” (29 anos) um “dólar” de maconha e a importância de R$ 31,00 em espécie, a polícia acredita que seja proveniente do tráfico.

 

Diante da situação, Crivonaldo foi conduzido para a delegacia de polícia local para que fossem tomadas as devidas providências.

 

 

 

 


Bolsa Família fechará nesta sexta-feira

.

 

O programa Bolsa Família de Santa Cruz do Capibaribe informa à população não haverá atendimento à população nesta sexta-feira (20).

 

O fechamento será para manutenção nos computadores e no sistema operacional do programa, no intuito de melhorar o atendimento aos beneficiários que procuram o programa diariamente.

 

O expediente voltará ao normal na próxima segunda (23).

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3731-3963.

 

Informações da Assessoria.

 

 

 


Secretário Gilson Julião acompanha de perto as ações municipais

 

 

Gilson Julião, atual secretário de Planejamento e Gestão anda acompanhando de perto as ações planejadas que vem sendo executadas em Santa Cruz do Capibaribe. A exemplo disso, Julião vem realizando constantes visitas à Vila do Pará, acompanhado do subprefeito Zé Boi, com o objetivo de acompanhar de perto a execução da praça e da instalação do portal de entrada para a vila.

 

 

“O governo identificou a demanda, a secretaria de Planejamento e Gestão elaborou os projetos que são executados pela Secretaria de Serviços Públicos, e eu estou acompanhando de perto o andamento das obras, que estão a todo vapor. Estamos levando melhoria de qualidade de vida para os moradores da Vila do Pará, assim como determina o prefeito Edson Vieira”, afirmou Gilson Julião.

 

Informações da Assessoria.

 

 


MP realiza audiência sobre venda de bebidas alcoólicas para menores e horários dos estabelecimentos comerciais

 

 

Nesta quarta-feira (18) o Ministério Público (MP) realizou uma audiência pública com os proprietários de bares, restaurantes, casas de show, pontos de espetinhos e população em geral na Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na oportunidade foi debatido sobre o combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e horários determinados para a circulação de adolescentes e crianças em via pública no município santa-cruzense.

 

 

Foi destacado que haverá uma fiscalização nos locais que vendem bebidas alcoólicas e será feito um termo de ajuste de conduta com os produtores para que proíba o consumo de bebida aos menores e, caso a fiscalização flagre o consumo de bebidas por menores, o proprietário deverá ser punido, além do garçom ou aos própios pais, onde poderão ser preso em flagrante delito com pena de até quatro anos de prisão e multa até R$ 10 mil.

 

Em relação ao horário de funcionamento foi destacado que de segunda até a quarta-feira o horário máximo será até às 00h e da quinta até o domingo será até às 02h, caso haja um descumprimento, o município terá o direito de fechar o estabelecimento e cassar o alvará de funcionamento.

 

 


Problemas no calçamento em pontos críticos da Avenida Biu de Deda, denunciados em emissoras de rádio, são solucionados

Colocação de briquetes pôs fim a problemas que perduravam há aproximadamente um ano. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta quinta-feira (19) nossa equipe visitou a Avenida Biu de Deda, principal via de acesso aos bairros Santo Agostinho e São Jorge, para verificar se problemas no calçamento, em dois pontos críticos da via, haviam sido solucionados.

 

O primeiro deles é no cruzamento da avenida citada com a Avenida Sousa Aragão, no bairro Dona Dom, que apresentava o tráfego de veículos prejudicado em virtude dos buracos.

 .

Problemas crônicos no cruzamento afetavam o trânsito nas duas avenidas (Imagem tirada em setembro de 2013).

Ao chegarmos ao local, vimos que os reparos foram realizados como mostra a foto que abre esta matéria.

 

Já o segundo ponto crítico era no cruzamento com a Rua Carmecita, já no Bairro São Jorge. Moradores e comerciantes das proximidades reclamavam que um grande buraco existia no local há, aproximadamente um ano, mas que também tiveram seus reparos concluídos por equipes da Prefeitura na última sexta-feira (13).

 

No terreno ao lado de onde existia o problema (agora limpo), haviam pedras de calçamento amontoadas antes dos reparos.

Esses casos vinham sendo denunciados, por diversas vezes, em emissoras de rádio locais.

.


Problema apontado pelo blog no bairro Palestina não é solucionado pela Prefeitura

Desde período de carnaval, reparos foram feitos mas calçamento não foi reposto. Fotos: Thonny Hill.

Nesta quinta-feira (19) a equipe do Blog voltou até a Rua São Carlos, no bairro da Palestina (em Santa Cruz do Capibaribe), para verificar se uma obra inacabada de reparos no saneamento, feita por funcionários da Prefeitura, havia sido concluída.

 

A cobrança foi feita pela leitora Clécia Galindo no último dia 11 e demos um prazo de sete dias para verificar se alguma providência havia sido tomada.

.

Trecho de matéria publicada em 11 de março.

Ao chegarmos ao local, foi observado que nada foi feito e, de acordo com moradores, o problema começou no período de carnaval, quando o saneamento estourou. Reparos foram feitos pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, mas o calçamento não foi reposto.

 

Ainda de acordo com moradores, além de o problema impedir o acesso de veículos, o receio é que, caso aconteça alguma chuva, todo o trabalho de reparos seja completamente perdido.

Acesso a veículos na rua fica impossibilitado.

Voltaremos ao local até a próxima quinta-feira (26) para verificar se alguma atitude foi tomada.
.

Técnico de informática é detido com moto adulterada em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Nesta quarta-feira (18) a Polícia Militar realizava rondas na PE-160 quando avistou um avanço de uma moto no sinal vermelho, em seguida os policiais realizaram a abordagem ao condutor Daniel Santos Ferreira (33 anos) e percebeu que a moto estava com o cano de escape adulterado.

 

A moto, uma Bros de cor preta e o condutor foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para prestar esclarecimentos ao delegado de plantão.

 

 

 


Dupla é detida com arma de fogo e drogas na Capital do Jeans

 

Fotos: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

 

Nesta quarta-feira (18) a Polícia Militar realizava rondas no Sítio Cacimbas, zona rural Toritama, quando se percebeu duas pessoas em uma moto com atitudes suspeitas.

 

Os policiais realizaram a perseguição aos suspeitos e conseguiram pará-los, onde ao serem abordados, o condutor do veículo José Marcos de França, conhecido por “Real” (21 anos) se encontrava com um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma pinada.

 

 

Enquanto o ocupante da garupa identificado por José Alex da Silva Coelho (21 anos) foi localizada uma trouxa de maconha.

 

Diante do fato, o efetivo conduziu os envolvidos e ao materiais para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

 

 


Mulher sofre tentativa de homicídio no antigo Beco da Cracolândia em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) uma tentativa de homicídio no antigo Beco da Cracolândia no Centro de Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi Elizânia do Nascimento Lima (29 anos).

 

Segundo informações da polícia, o efetivo realiza rondas quando percebeu várias pessoas se aglomerando no local e ao se aproximar percebeu que a vítima estava ensanguentada, onde recebeu dois disparos de arma de fogo na altura do ombro.

 

Elizânia foi conduzida para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA).


Ex-presidiário é assassinado na noite desta quarta-feira na Capital do Jeans

 

Fotos: Grupo Toritama em Foco/WhatsApp.

Um ex-presidiário foi assassinado na noite desta quarta-feira (18) próximo a uma lanchonete na Rua Santa Inês no Bairro da Cohab em Toritama. A vítima foi José Alcimério Martins da Silva, conhecido por “Cimero” (34 anos) que residia no bairro em que foi executado.

 

 

Segundo informações, a vítima estava caminhando quando de repente duas pessoas cercaram o mesmo, onde realizou diversos disparos de arma de fogo, que tombou diversas vezes e faleceu no local.

 

Na oportunidade, testemunhas informaram que ele tinha saído do presidio há quase um ano e que cumprido pena por homicídio e tráfico de drogas.

 

 

O corpo de “Cimero” foi encaminhado para o Instituto de Medicina legal (IML) em Caruaru.

 

*Com informações de Evandro Bala – correspondente deste blog em Toritama.

Agricultor sofre tentativa de homicídio pelo próprio filho na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

 

Um agricultor de 86 anos sofreu uma tentativa de homicídio pelo próprio filho no Sítio Ingá, zona rural de Taquaritinga do Norte.

 

Segundo informações, o agricultor estava em sua residência aquando recebeu a visita do filho identificado por José Moises Felipe Rocha, conhecido por “Zezinho” (49 anos) e ao tentar pegar a ração dos animais foi surpreendido pelo filho que desferiu diversas pauladas em seu pai, que foi socorrido por um outro filho chamado Severino.

 

Houve uma luta corporal entre os irmãos, porém o agressor foi contido e preso em flagrante pela Polícia Militar. Familiares informaram que anteriormente, “Zezinho” já tinha ameaçado diversas vezes o seu genitor.


“Praça do PEC” pode ser inaugurada até o fim de abril, afirma líder comunitário que acompanha obras

Espaço terá diversas opções para a população e está em fase final de obras. Fotos: Thonny Hill.

Na tarde desta terça-feira (17) nossa equipe de reportagem esteve no Loteamento Santa Filomena, visitando as instalações do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), anteriormente chamada de “Praça do PEC”.

 

Chegando ao local, o que se viu foi uma visão bastante diferente de outras visitas realizadas pelo Blog ao longo de 2014 e agora, a obra ganha ares de que está bastante próxima de ser inaugurada.

 

Feita com recursos do Governo Federal, o CEU foi uma das primeiras obras anunciadas pela gestão Vieira no ano de 2014, tendo sua construção iniciada em 27 de janeiro, com previsão de conclusão para 27 de junho do mesmo ano.

 

Diversos atrasos e paralisações (muitas relacionadas à empresa construtora e problemas na licitação) fizeram com que o cronograma da obra fosse atrasado e várias datas de inaugurações fossem postas.

.

Primeira pista de skate é uma das opções mais aguardadas por jovens que praticam a modalidade do município em locais inadequados e improvisados.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Miguel, Elvis Ferreira, um dos responsáveis por fiscalizar o andamento dos trabalhos, mais de 20 pessoas estão trabalhando para finalizar as obras, que já podem ser inauguradas até o fim de abril (podendo se estender até julho).

.

.

Elvis citou ainda que o novo espaço de lazer e cultura, que contará com quadra de esportes, pista de skate, biblioteca, banheiros, mini teatro para até 60 pessoas e outras instalações está, de acordo com seus cálculos, com 70% de seus trabalhos realizados.

 

Ainda de acordo com Elvis, para conclusão dos trabalhos (cujas dependências também contemplam pessoas com necessidades especiais) falta apenas o acabamento, a instalação da parte elétrica e também os equipamentos para as salas, que serão comprados pelo Ministério da Cultura.

 

Fiscalização das obras

 

Elvis também relatou que a fiscalização do espaço, após a inauguração, será feito por um comitê gestor possivelmente composto por 10 membros.

“Esse comitê gestor será de forma compartilhada, onde 50% dele será composto por representantes da Prefeitura e outros 50% pela comunidade. O prefeito Edson Vieira fará um “golaço” ao inaugurar essa obra, que é aguardada com ansiedade e será de grande utilidade não só a bairros próximos, mas de toda a população.”, disse.

 

Confira mais imagens das dependências que já estão praticamente concluídas e ouça a entrevista completa com Elvis Ferreira: Elvis Ferreira


Demora nas instalações de rede elétrica em quiosques fazem comerciantes recorrerem a gambiarras

Comerciante relatou indignação de recorrer ao uso de gambiarras. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta terça-feira (17) nossa equipe de reportagem recebeu mais uma denúncia de comerciantes que trabalham no calçadão Miguel Arraes de Alencar.

 

Dessa vez, a polêmica está relacionada aos quiosques que ficam nos vãos centrais entre os três setores do espaço comercial. Uma das principais reclamações dos comerciantes é que nos quiosques não há rede elétrica, fator que, segundo eles, prejudica o funcionamento dos mesmos já que a maioria deles lida com a comercialização de lanches.

Energia é puxada, de maneira irregular, até mesmo de outras lanchonetes dentro dos setores.

De acordo com o comerciante Juvancí Manoel, uma reunião teria sido realizada, por volta de 30 dias, com funcionários da Prefeitura. Na reunião, segundo eles, teria sido definido que um engenheiro visitaria os locais para verificar essa possibilidade de instalações da rede elétrica, mas que nada foi concretizado.

Fios de gambiarras são avistados do lado de fora do calçadão.

Já o comerciante Adilson Vitorino alegou que teve uma conversa com o novo gestor do Calçadão, Zé Nelson, e que um posicionamento sobre esse ponto seria feito na última sexta-feira (13), mas a resposta não foi dada.

 

“Não tenho energia para ligar uma estufa, um freezer… Nada. Já fui ao secretário (de Desenvolvimento Econômico) Bruno Bezerra, ao presidente da Câmara de Vereadores e até agora nada foi feito.”, disse.

 

O segundo ponto questionado pelos comerciantes é o valor da taxa paga por cada um dos quiosques, R$ 12,00 por feira.

 

Segundo eles, a taxa total de, aproximadamente R$ 100,00 que é paga por cada ilha (que contém 02 quiosques) não vem sendo revertida para o bom funcionamento dos espaços, em especial a instalação da rede elétrica e também de saneamento para que sejam eliminados os rejeitos com a manipulação dos alimentos.

.

Nos quiosques em que a energia não está presente, depósitos com gelo são usados para preservar os alimentos a serem manipulados.

Já o terceiro ponto questionado pelos feirantes é a obrigatoriedade do pagamento de uma suposta taxa, no valor de R$ 500,00, para que a instalação elétrica seja feita por profissionais da prefeitura, fora outra a ser feita pela própria Celpe para a colocação dos medidores e a fiação.

 

“Tenho noção dos riscos que passo com as gambiarras. Sei que é perigoso, mas não tenho outra opção.”, disse a comerciante Josileide Damiana.


Audiência Pública para discussão sobre o combate à venda de bebidas alcoólicas para menores

 

 

O Ministério Público convoca os proprietários de bares e restaurantes, casas de show e público em geral, para participar de uma Audiência Pública, que será realizada na próxima quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores, que irá debater o combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

 

Na ocasião, também serão tratados assuntos de relevância como a redução de horário de circulação de crianças e adolescentes em vias públicas, além da determinação do horário de venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, clubes, casas de show e similares.

 

Essa ação promovida pelo Promotor de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Iron Miranda que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, será um importante passo para a questão da Segurança Pública que contribuirá para a redução da violência em nosso município.

 

Informações da Assessoria.

 

Leitora destaca preocupação com escuridão no loteamento Neco Aragão na Capital da Moda

 

 

A leitora Patrícia Xavier entrou em contato com a nossa redação para relatar um problema que segue acontecendo na Rua José Isidoro Filho no loteamento Neco Aragão em Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com Patrícia, dos quatro postes que se encontram na rua citada, apenas dois estão com luzes. A mesma ressaltou que a partir das 18h, dificilmente os moradores circulam na localidade.

 

Outro problema destacado é que existe um canal no início da rua, que causa medo aos vizinhos.

 

Patrícia ainda concluiu que as luzes dos dois postes, são lâmpadas amarelas que só clareiam a parte em baixo dos postes.

 


Iniciado recadastramento de táxis em Santa Cruz do Capibaribe

 

 

A partir desta semana, a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Capibaribe dará início ao recadastramento dos táxis do município.

 

Nos prazos de 18 à 20 de março e 25 à 27 de março, das 8h às 13h, os taxistas de Santa Cruz deverão comparecer à Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana tendo em mãos cópias da seguinte documentação: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Certificado do Curso, comprovante de residência, Certidões Criminais Federal e Estadual, pontuação da CNH e Alvará 2015 pago.

 

No ato do recadastramento, o taxista também deverá levar o veículo para ser vistoriado.

 

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade Urbana, Henrique Barbosa, o recadastramento de 2015 contará com um sistema de atendimento diário para 15 taxistas. A ação almeja promover melhorias no atendimento com a diminuição de filas e tempo de espera para o cadastro.

 

“A não realização do recadastramento deixará o táxi em situação irregular o que poderá ocasionar notificações e suspensão de alvará”, frisou.  Atualmente Santa Cruz do Capibaribe conta com um total de 88 táxis junto à prefeitura, os quais deverão ser recadastrados.

 

Informações da Assessoria.

Abertura da 89ª Festa de São José da Vila do Pará acontecerá nesta próxima quarta-feira

 

De 18 a 21 de março, a população da Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, celebrará a 89ª edição da Festa de São José, padroeiro da localidade.

 

O festejo realizado pela Comunidade Católica da Vila do Pará que faz parte da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Governo e Subprefeitura do Pará, e em 2015 terá como tema “A exemplo de São José, viermos para servir”.

 

Na quarta-feira (18), dia da abertura da Festa de São José, ocorrerá a Procissão da Bandeira, celebração da Santa Missa e apresentação do grupo teatral Epifania e Ministério de Dança Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.

 

Na quinta-feira (19), haverá a celebração da Santa Missa e louvor com o Ministério de Cântico Jesus Eucarístico. Na sexta-feira (20), haverá a celebração da Santa Missa, louvor com o Ministério Cântico Filhos de Maria e show com o Padre Joselito e Banda.

 

No sábado (21), Dia da Festa, a partir das 16h30, acontece a Procissão com a imagem de São José e a celebração da Santa Missa, finalizando com o show da atração caruaruense Neto Monteiro e Banda.

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe apoiou com toda a infraestrutura do evento e a atração musical que se apresentará no encerramento do festejo, como forma de promover o incentivo a cultura da festa religiosa, que por quase um século de tradição reúne a população da Vila do Pará, de Santa Cruz do Capibaribe e região para louvar a São José.

 

Informações da Assessoria.

Segunda etapa do Circuito Ecobike de Pernambuco reúne mais de 700 ciclistas em Santa Cruz do Capibaribe

Competição pregou a necessidade de preservação e proximidade do homem a natureza.

No último domingo (15) Santa Cruz do Capibaribe se tornou a capital regional das bicicletas, com a realização da segunda etapa do Circuito Ecobike de Pernambuco.

 

O evento, que tem como objetivos principais o ato de desbravar e de aproximar o homem das belezas naturais do estado, foi dividido em duas categorias de acordo com o desempenho dos mais de 700 ciclistas vindos tanto de Santa Cruz do Capibaribe como de diversas cidades da região e até mesmo de outros estados.

 

A concentração aconteceu no estacionamento do Rota do Mar Complex e contou também com a apresentação e manobras radicais com motociclistas que integram a Equipe Radical.

.

Concentração no Rota do Mar Complex.

Para quem tinha pique e disposição, pode encarar o desafio de completar uma das duas etapas do circuito, que percorria diversos pontos da área urbana e também na zona rural, em meio à caatinga.

 

A primeira categoria tinha 30 km de percurso e a segunda, mais desafiadora, 45 km de pedaladas em meio ao sol de 40 graus. No evento, foram distribuídos troféus, brindes, um café da manhã com frutas e também foram espalhados postos de hidratação ao longo dos percursos.

.

.

Confira mais algumas imagens do evento, captadas pelas lentes do ambientalista e professor santa-cruzense Arnaldo Vitorino:

 



Imagem de Contato - Blog do Ney Lima