08
setembro

Taquaritinga do Norte realiza ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo


O município de Taquaritinga do Norte realizou, nesse sábado (07), o seu ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo. Ao todo, sete unidades de Saúde da Família (USFs) abriram as portas para receber a população da cidade e realizar a imunização contra a doença. Para possibilitar a iniciativa, o Governo de Pernambuco disponibilizou mais de 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. Durante todo o dia, 2.134 pessoas foram imunizadas.

Desde que foram notificados os primeiros casos da doença em moradores da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem, em parceria com a Prefeitura, realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal desses casos e de seus contactantes, além da vacinação da população.

Também foram iniciadas outras ações intensas de vigilância, como varredura casa a casa e a vacinação em creches.

“Nós disponibilizamos a vacina tríplice viral e as seringas para que o município pudesse fazer essa grande ação de mobilização da sua comunidade. A Secretaria Estadual de Saúde tem sido parceira da Prefeitura de Taquaritinga do Norte nas suas atividades e está à disposição da gestão municipal para ajudar no que for necessário para evitar novos casos de sarampo na localidade. Estamos vigilantes e realizando todas as medidas sanitárias necessárias para proteger a nossa população”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A costureira Naiara Nunes, de 26 anos, aproveitou a iniciativa para atualizar sua caderneta de vacinação. “Eu acho que uma mobilização como esta é muito importante para a população, porque só assim a gente se previne de verdade contra o sarampo”, reforçou a jovem, que foi orientada a voltar ao posto em 30 dias para receber a segunda dose do imunizante.

Para realizar o Dia D nesse sábado, feriado da Independência, a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte mobilizou toda a equipe das unidades básicas de saúde, além dos agentes comunitários de saúde, envolvendo cerca de 50 profissionais.

“Nossos esforços iniciaram antes mesmo do Dia D, com nossas estratégias de vigilância, como o bloqueio vacinal dos casos suspeitos, a varredura casa a casa, além de somar forças para agilizar a coleta dos exames com o intuito de fechar o mais rápido possível os diagnósticos. Com as doses extras enviadas pelo Governo, nós estamos preparados para vacinar mais de 10 mil munícipes, já pensando no público prioritário que necessitará tomar a segunda dose da vacina”, pontua a secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Andrade.

No início da próxima semana, o município continuará com as ações.

“Cada unidade de saúde ficará responsável pela varredura casa a casa na sua área de abrangência. Até o início da tarde, os postos funcionarão normalmente. Depois a equipe de enfermagem e os ACSs irão de porta em porta avaliando as cadernetas de vacinação, imunizando, assim, aqueles que estão desprotegidos”, explica a gestora.

O trabalho foi acompanhado de perto por equipe da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), unidade administrativa do Estado à qual Taquaritinga do Norte está vinculada.

As ações no município têm sido ainda mais intensificadas após a confirmação de 5 casos de sarampo na cidade do Agreste. Desses casos, foi confirmado o óbito de uma criança de 7 meses pela doença no município.

Até o último dia 30.08, foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. Desse total, 86 já foram descartados e 296 estão em investigação. Dos 13 confirmados, 3 são moradores do Recife, 3 de Caruaru, 1 de Frei Miguelinho, 1 de Santa Cruz do Capibaribe, além dos 5 de Taquaritinga do Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios.

A SES informa, ainda, que, desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral.

Importante lembrar que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores