20
dezembro

Prefeito Lero fala sobre dois anos de governo em Taquaritinga e também responde sobre pautas polêmicas


Imagens: Janielson Santos.

Em entrevista concedida no programa Rádio Debate, da Polo FM, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PSB), foi questionado sobre pontos que aconteceram ao longo de seus dois anos de mandato.

.

Educação

Durante a entrevista, o prefeito destacou o quadro de crise vivenciado pelas administrações com a queda, segundo ele, nas fontes de arrecadação.

Para ele, mesmo com o cenário desfavorável, ações foram realizadas tanto na área urbana como na zona rural.

“Onde passamos, deixamos nossa marca de governo. O que colocamos em nosso Plano de Governo, estamos realizando. Se você olhar, algo que me orgulha em ser filho de Taquaritinga e ser prefeito, é a gente ter investido pesado na Educação. Tínhamos quase 3.900 alunos e com a crise, recebemos mais 700 e tudo isso careceu de investimentos. Graças a isso, temos o maior IDEB do Polo de Confecção” – pontuou.

Ainda de acordo com o prefeito, o Esporte foi outra área com investimento, destacando entrega de quadras, a reativação das competições de voo livre entre outras, como a agricultura.

“Tivemos dois anos de crise, mas investimos muito” – pontuou.

.

Segurança

De acordo com o prefeito, uma das principais carências de Taquaritinga seria a segurança pública.

De acordo com ele, já existe projetos para instalação de câmeras de vigilância e, questionado se haveriam recursos para isso, ele disse:

“Temos parceiros que são os deputados Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo. Vou procurar, através de emendas, para que possamos comprar essas câmeras de monitoramento e que não é alguma coisa pequena. Vimos o modelo de vertentes e, caso não consigamos, vamos ter que cortar em algumas áreas, mas precisamos investir sim na segurança” – disse.

Lero também foi questionado se o Governo do Estado seria omisso quanto a realidade municipal. Segundo Lero, os esforços que já são realizados pelo Governo do Estado deveriam ser maiores, cobrando a reativação da Patrulha Rural.

Promessas de campanha não cumpridas

Questionado sobre a promessa de campanha de 2016, de implantar câmeras de segurança tanto na cidade como no distrito de Pão de Açúcar, ele citou que elas não foram implantadas.

Indagado se, mesmo com a crise, além de uma promessa o assunto também não é uma prioridade, ele disse que teve que priorizar recursos para a saúde e que, para os próximos dois anos, espera dar cumprimento.

Outra promessa cobrada foi a implantação da Guarda Municipal que, segundo o prefeito, a promessa não foi cumprida até então devido à falta de recursos.

.

Problema do lixão no Sítio Raposo

Lero foi questionado sobre o porquê de, ao longo de seu mandato, o problema do lixão a céu aberto no Sítio Raposo ainda não ter sido solucionado.

Segundo ele, isso seria uma herança herdada pela sua gestão e que teve uma reunião no Ministério Público com integrantes de Taquaritinga, Brejo, Jataúba e Toritama.

Dizendo que pretende adotar como exemplo o modelo semelhante ao adotado pelo prefeito Edilson Tavares em Toritama, que paga um espaço em aterro sanitário para destinar todo o lixo, ele disse:

“Assinamos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e tenho seis meses para resolver esse problema. Acredito que, no próximo sábado, levaremos uma carrada lá para o lixão em Caruaru, que vai receber nosso lixo. É um problema antigo, mas que está bem próximo de ser resolvido” – frisou, completando que pretende acabar com o lixão ainda em 2019.

.

Polêmica sobre asfaltamento do centro histórico

Lero foi questionado sobre a recomendação, do Ministério Público, para que as obras do asfaltamento de ruas no Centro de Taquaritinga fossem paradas.

De acordo com ele, a recomendação o teria ‘pego de surpresa’, fazendo críticas a membros do grupo de oposição.

“Os vereadores Claudinho Tomtom e Jurandir denunciaram esse asfalto e aí o MP acatou as denúncias e isso paralisou. Recorri, porque não vejo isso como empecilho para a cidade ser asfaltada” – disse.

.

Negativa de consulta popular – Questionado se a avenida principal não deveria ser ao menos preservada, de modo a manter as características históricas e também se a população estaria sendo ouvida, ele negou a existência de uma consulta popular no processo.

“Não tenho pesquisa documentada, porque quando contratamos os projetistas e mostramos as 12 ruas, a gente fez… O vereador Demir colocou um requerimento e os outros 12 aprovaram. Eu tinha consciência de que estava legalizada a coisa. Em Taquaritinga, eu não tenho mais como resolver o problema. Fiz uma consulta ao promotor Dr. Hugo e como ele disse que: como aceitou a denúncia e o juiz já deu seu parecer, não tenho como resolver. Agora cabe a mim agora recorrer” – frisou.

.

 

Concurso público em 2019, sim ou não?

Questionado se haveria concurso público no município para o próximo ano, o prefeito citou que vai haver, porém não definiu as áreas e cargos que devem estar em disputa.

Questionado se vagas poderiam ser destinadas a Guardas Municipais, ele não descartou essa possibilidade, citando que se não puder começar com 60, poderia ser com 20 ao menos.

.

Distrito de Pão de Açúcar

 

Na etapa final da entrevista, o prefeito foi questionado sobre investimentos no principal distrito. Lero citou ações de calçamento em ruas, começo da reforma do Mercado Público, reativação da banda marcial e subvenção a mesma; compra de equipamentos aos PSFs e entrega de dois carros a Saúde entre outras.

“Tenho trazido investimentos para lá, junto com nosso deputado Diogo. Tenho a consciência que fiz muito pela minha terra” – pontuou.

Lero também destacou verbas futuras, segundo ele na ordem de R$ 1,5 milhão, para asfaltamento em 17 ruas do distrito, além da conclusão da creche na localidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores