20
outubro

Insegurança em Santa Cruz e assaltos a estudantes e sacoleiros predominam pauta de discursos na Câmara


plenario
Fotos: Thonny Hill

Na tarde de quinta-feira (20) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. A sessão transcorreu de forma mais tranquila que a anterior e contou com a participação de 16 dos 17 vereadores.

O tema principal foi a insegurança pública, tendo como ênfase dois temas: os assaltos a estudantes da Escola de Referência Luiz Alves e também os assaltos praticados contra sacoleiros quem vem as cidades do Polo de Confecções.

plenario-03

O vereador ausente da sessão foi Galego de Mourinha (PTB), que justificou alegando compromissos particulares.

;

Ernesto Maia destaca insegurança e assalto a alunos do EREM Luiz Aves

ernesto.

No seu discurso, o vereador destacou a problemática da insegurança. Para Ernesto Maia (PT) a situação de criminalidade no município chegou a níveis insustentáveis e aproveitou para destacar dois episódios: os assaltos a ônibus de sacoleiros e também a alunos do EREM Luiz Alves.

Para o parlamentar, ambos fazem com que a cidade tenha uma imagem negativa perante o Estado.

“Santa Cruz está de um jeito que perdeu o controle quanto a violência. Quem sai de casa hoje, sai sem celular ou sai sem moto por causa dos assaltos. A violência precisa de uma resposta dos aliados do Governador” – disse.

 

Vânio Vieira afirma que não foi comunicado sobre reunião que aprovou aumento de salários dos vereadores

vanio.

No principal ponto de suas falas, o vereador petebista falou sobre a polêmica envolvendo o aumento salarial dos vereadores para a próxima legislatura.

Segundo Vânio (PTB), Ronaldo Pacas (PR) teria se equivocado ao dizer que o mesmo teria se abstido de votar contra ou a favor do aumento, citando que não estava na sessão polêmica e que não teria tomado conhecimento de que a mesma aconteceria dois dias antes das eleições.

“Não participei da reunião porque não fui convocado. Ela não chegou ao meu conhecimento. E se eu estivesse presentem, eu votaria contra. Não houve nenhuma convocação, mas eu votaria contrário quantas vezes fosse necessário” – disse.

 

Carlinhos da Cohab faz críticas a Narah Leandro quanto a insegurança e defesa em relação ao Governo do Estado

carlinhos.

Tendo a situacionista Narah Leandro (PSB) como principal alvo, o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) fez diversas críticas a insegurança no município. De acordo com o vereador, a postura de defesa da vereadora frente ao Governo do Estado foi o causador de sua não reeleição e que a população teria, segundo ele, cansado do discurso da mesma.

Em seguida, o vereador fez um requerimento verbal, solicitando que a Secretaria de Turismo de Pernambuco também invista no marketing para divulgação de Santa Cruz do Capibaribe e o Moda Center.

Já novamente fazendo críticas a vereadora que, em um aparte, fez sua defesa ao Governo citando que as obras de duplicação da PE-160 seriam uma prova da presença estadual frente ao Polo de Confecções, ele foi enfático.

“Vereadora, a senhora falou de mim quanto as minhas vendas, mas vamos na segunda-feira comigo ao calçadão? Vamos aos boxes que a senhora e seu cunhado foram beneficiários, que usaram para pagar agiotas? O povo quer dignidade e você fala de uma obra que o povo espera há 12 anos… Você vangloria essa estrada, mas esses fiscais quando vem aqui, levam tudo. Santa Cruz não pode ter nada? É sulanqueiro tomando bala na cara por causa da insegurança” – disse.

 

Deomedes Brito destaca insegurança e polêmico aumento nos salários

deomedes.

No primeiro ponto de seu discurso, Deomedes Brito (PT) começou fazendo críticas a vereadora Narah Leandro (PSB).

Para ele, a vereadora tenta jogar a Oposição contra a população, ao citar que as cobranças quanto a insegurança não fosse somente feita a políticos aliados ao Governo do Estado.

“Estamos fazendo a nossa parte vereadora, cobrando, mas eu acho que só existe uma solução: a população ir as ruas e fazer protestos. Não tem condições de uma escola ser invadida como foi em nossa cidade. Quem tem que mandar nela são os homens e mulheres de bem e não a bandidagem” – disse.

Já quanto a polêmica do aumento salarial, ele rebateu as afirmações de Vânio Vieira (PTB). Deomedes citou que se o salário fosse, segundo o mesmo, usado apenas para benefício dos vereadores, seria um bom salário os R$ 8 mil, mas destacou que, segundo o mesmo, gasta boa parte em ações para ajudar a população.

Ele citou gastos com combustível, auxílio a transporte de doentes, distribuição de cestas básicas entre outros gastos.

“Quero desafiar alguém aqui que ficou rico por ser vereador” – disse.

 

Zezin Buxin destaca assalto a alunos no EREM Luiz Alves

zezin.

No seu discurso, Zezin Buxin (PSDB) fez um convite a reflexão quanto a criminalidade. Segundo ele, muitos dos assaltos que acontecem no município se dão por conta que muitas pessoas compram produtos roubados, aumentando a violência.

“Se cada um fizer parte usando seu raciocínio para o bem, o mundo pode mudar para melhor” – disse.

Em seguida, ele destacou o assalto a alunos da Escola de Referência Luiz Alves e também fez críticas a adversários que falam sobre a insegurança, onde disse:

“É um absurdo se ter um policial dentro das escolas, mas vai ter que ser, assim como nas igrejas, onde pessoas estão sendo assaltadas. Propagar que a cidade está em clima de terror torna a coisa ainda pior. Falar sobre a insegurança é fácil, mas difícil é ir lá e resolver” – pontuou.

 

Fernando Aragão critica gestão Vieira quanto a insegurança e diz que projetos que davam certo foram descontinuados

fernando.

Atacando o prefeito Edson Vieira (PSDB), o vereador Fernando Aragão (PTB) focou seu discurso no tema da insegurança.

Segundo ele, o prefeito também seria o culpado pela atual situação de criminalidade no município destacando que, segundo o mesmo, projetos que estavam dando certo no enfrentamento a violência, vindos de outras gestões e que estariam dando certo, foram descontinuados.

O político destacou o não uso dos trailers, de forma mais efetiva, pela Guarda Municipal; do não uso das câmeras de monitoramento compradas com dinheiro de emendas do ex-deputado federal José Augusto Maia (PTN) e também do encerramento, segundo o mesmo, de um convênio que consertava veículos da PM, sem esperar pelo governo estadual.

“Se tinha tudo isso, porque foi desativado? Porque isso acabou? Se essa insegurança está acontecendo, isso também é culpa da gestão municipal” – pontuou.

 

Pipoca destaca nova reunião da Comissão de Convivência com a Seca e cobrança pelo início das obras da Estação de Tratamento de esgoto

pipoca.

De acordo com Klemerson Pipoca (PSDB) a situação de desabastecimento enfrentada pelo município cabe uma cobrança ainda maior ao Governo do Estado e convocou, já para a próxima semana, uma reunião dos membros (das duas bancadas) que integram a Comissão de Convivência com a Seca.

“Essa reunião vai colocar em, pauta todas essas reivindicações, ideias e dificuldades de vocês” – disse.

O vereador citou que a mesma comissão deve visitar, mais uma vez, as obras do Sistema Pirangí e também fiscalizar a liberação de R$ 50 milhões para reestruturação da barragem de Jucazinho.

Já sobre a construção prometida da Estação de Tratamento de Esgoto, cujas obras ainda não saíram do papel, o vereador cobrou a criação de uma audiência pública para discussão do tema já que, de acordo com informações de Junior Gomes (PSB), a desapropriação da área para as obras acontece já no ano que vem.

“Poderíamos fazer uma audiência com todos os envolvidos, para vermos a situação em que isso está” – disse.

 

Zé Minhoca afirma que viagens a gabinetes em Brasília renderam resultados a Santa Cruz

ze-minhoca.

No seu discurso, Zé Minhoca (PSDB) destacou visitas que fez a gabinetes de deputados em Brasília. O vereador citou que, no gabinete de Tadeu Alencar, conseguiu que emendas fossem liberadas para 2017, sendo focadas para a pavimentação.

Já no gabinete de Fernando Monteiro, o vereador citou que o político lhe deu garantias de que olharia com carinho para o município, destacando a possibilidade de emendas para a área da saúde.

Já no gabinete de Gonzaga Patriota, o mesmo também destacou a possibilidade de destinação de emendas para a saúde, que seriam usados nos distritos do Pará e Poço Fundo. Já no gabinete de Pastor Eurico, o mesmo ouviu que já houve a destinação de emendas, que renderam a perfuração de quatro poços artesianos.

No fim, o mesmo destacou como positivo o resultado, enfatizando novas idas a Capital Federal.

“Prometemos que iríamos a Brasília e vamos quantas vezes forem necessárias” – pontuou. O mesmo não discriminou valores que poderiam ser revertidos.

 

Narah Leandro cobra da Mesa Diretora parceria com agentes de segurança pública

narah.

A vereadora socialista também focou, em seu discurso, o tema da insegurança pública. Narah Leandro (PSB) pontuou o assalto contra estudantes da EREM Luiz Alves e fez críticas a Carlinhos da Cohab (PTB), acusando-o de estar vibrando em meio a paralisação dos policiais civis.

“A luz do dia, nossas escolas estão sendo invadidas e o vereador vibra quando a Polícia Civil para. Essa atitude não deveria ser a de um vereador reeleito” – disse.

 Em seguida, ela pontuou que sempre vai ao Governo do Estado em busca de soluções para o enfrentamento a violência e aproveitou para apelar à Mesa Diretora da Câmara para que faça maiores parcerias com agentes de segurança pública.

“Estou cansada de dizer que eu represento o Governo do Estado e me dizem para que eu resolva essa questão da insegurança. Devemos resolver isso juntos” – pontuou.

 

Junior Gomes solicita reunião com comando do 24º BPM e defende mudanças em relação as cidades atendidas pelo mesmo

junior-gomes..

Também focando o tema da insegurança pública, o vereador Júnior Gomes (PSB) cobrou para que o presidente da Casa, Afrânio Marques (PDT), faça um ofício solicitando uma reunião de todos os vereadores com o comando do 24º BPM.

“Precisamos ouvir o comandante para saber as necessidades da polícia e assim saber o que cobrar na hora de procurarmos os governantes”- disse.

Em seguida, o vereador levantou a discussão para que cidades que são atendidas pelo 24º BPM possam ser realocadas para o 22º BPM, na cidade de Surubim.

Junior citou que distâncias de cidades como Santa Maria do Cambucá e Vertentes seriam menores em relação ao 22º BPM, propondo que esta última também passe a integrar tal batalhão.

De acordo com ele, a medida faria com que mais policiais estivesse a disposição das cidades restantes, incluindo-se Santa Cruz.

 

Luciano Bezerra cobra da população maior atenção quanto ao combate a focos do mosquito Aedes Aegypti

luciano.

A política de prevenção a doenças consideradas arboviroses; respectivamente Dengue, Zika e Chikungunya; foram pauta no discurso do vereador.

Luciano falou sobre um relatório divulgado pela Fiocruz que, segundo o mesmo, aponta para um crescente dessas doenças para os próximos meses, em especial nas cidades que possuem ciclos longos de estiagem como Santa Cruz.

“Temos que passar a população que esses mosquitos proliferam em tempos de chuvas e também que, no próximo verão, os casos dessas doenças tendem a aumentar. É preciso que a população elimine esses focos desde já para que possamos evitar o que passamos ano passado” – disse.

O vereador também aproveitou para falar de um projeto de lei de sua autoria, que estabelece multa para o proprietário ou responsável por imóvel onde forem localizados focos de larvas do mosquito Aegypti, assim como institui o “Dia D” de combate ao mosquito no município.

 

Dida de Nan volta a criticar campanha feita por Fernando Aragão nas eleições municipais

dida.

No seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) voltou a criticar a forma de como Fernando Aragão (PTB), segundo ele, teria conduzido sua campanha nas eleições.

De acordo com o vereador (atual vice-prefeito eleito), Fernando teria usado de uma campanha com baixarias, referindo-se a músicas que colocavam o prefeito Edson Vieira como “Ladrão” ou faziam referência ao escândalo da KMC Locadora. Após isso, ele não poupou críticas:

“Fernando se mostrou feliz da vida pela disputa da eleição, mas eu não entendo quando ele quis dizer que os eleitores dele estão felizes e os nossos estão tristes. Pensei que o senhor falaria algo pela diferença de votos, mas vocês perderam a eleição” – frisou.

 

Ronaldo Pacas destaca insegurança pública e critica Dimas Dantas por não reeleição de Vânio Vieira

ronaldo.

O tema da insegurança pública também foi pauta no discurso do vereador governista. Ronaldo Pacas (PR) relembrou os constantes assaltos praticados contra sacoleiros em estradas que cortam o estado, citando também que parte da culpa pelos crimes seriam motivado, segundo o mesmo, pelo sucateamento da estrutura da Polícia Rodoviária Federal.

Em seguida, o vereador enfatizou alguns projetos de sua autoria com pedidos para a segurança pública e, já direcionando suas palavras para o vice-prefeito Dimas Dantas (PP), relembrou a não reeleição do vereador Vânio Vieira (PTB).

“Lembro-me de quando Dimas dizia que Vânio seria o único que que representaria a honestidade na Câmara… Pena que a população não ouviu seu conselho” – ironizou.

 

Afrânio Marques mostra rejeição a PEC-241, que limita os gastos públicos pelo Governo Federal

afranio.

No seu discurso, o vereador mostrou a sua posição contrária ao Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelo Governo Federal.

De acordo com o vereador, esse controle pode prejudicar áreas importantes como Educação, Saúde, aumento de impostos entre outros. Segundo ele, esse novo regime fiscal, para que s.e tenha importância, faz-se o limite de gastos, onde mostrou preocupação para que tal projeto possa ser revisto.

“Temos verbas destinadas a Educação, Assistência Social e Saúde definidos. Os gastos de 25% com a Educação, 25% com a Saúde, e 1% para Assistência Social. Quando vemos essa questão de se flexibilizar, mesmo tendo o direito constitucional a essas verbas, mas lá adiante, ele coloca que se tem que flexibilizar e colocar para que o Congresso veja de acordo com as leis orçamentárias. Me preocupa porque isso são duas atividades, talvez a população não entenda o significado dessa PEC, mas me preocupa porque educação e saúde são atividades fundamentais. Imagine a saúde que temos hoje, sem leitos suficientes, onde quem usufrui são os mais pobres. Fico indignado de quando se vem, com falácias de que o reajuste é necessário” – disse.

Afrânio citou que tais cortes não podem ser realizados sem que se veja o crescimento da população e a garantia das necessidades do povo.

 

Helinho Aragão destaca insegurança e assalto cometido contra estudantes da Erem Luiz Alves

helinho.

O tema da insegurança também foi pauta no discurso do petebista. Helinho Aragão (PTB) destacou o assalto praticado contra estudantes da EREM Luiz Alves e pontuou que, segundo o mesmo, esse é apenas o reflexo da situação de insegurança na cidade.

Helinho destacou que, além dos assaltos, o município enfrenta problemas como o tráfico de drogas, roubos a motos, invasão de residências entre outros, cobrando medidas mais enérgicas por parte do Governo do Estado e também do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

O vereador também destacou os constantes assaltos praticados a ônibus com sacoleiros que vem as cidades que integram o Polo de Confecções, fazendo novas críticas aos dois políticos citados.

“Onde está o Governador e onde está Diogo Moraes?! Ele (Diogo) tem uma música que fala sobre transformar sonho em realidade. Parabenizo as obras de duplicação da PE-160, pela ação realizada, mas o sonho do povo de Santa Cruz é por mais segurança” – disse.

 

Zé Elias agradece votos conquistados nas eleições

ze-elias.

Em seu discurso, o primeiro feito na tribuna após as eleições, o vereador Zé Elias (PSDB) aproveitou para agradecer os mais de 800 votos conquistados.

Ele falou de sua trajetória na vida pública ao longo de 30 anos, citando causas sociais realizadas, destacando ações de ordem funerária para os mais carentes.

O vereador finalizou que, mesmo não eleito, continuará com a cobrança por ações direcionadas para a população mais pobre.

“Não vou baixar a cabeça. Estou de cabeça erguida e continuarei a lutar peço povo. Agradeço os votos de confiança que tive, parabenizo os vereadores eleitos e espero deles um bom trabalho. Parabenizo também o prefeito e o novo vice-prefeito” – pontuou.

Confira também a pauta de Projetos de Lei apresentados, sendo que apenas o 113/2015 teve pedido de vistas por Carlinhos da Cohab.

.

indice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores