02
outubro

Crime eleitoral


José Augusto Maia pode sofrer punições na esfera criminal por uso indevido das máquinas do CONINDER


Faixas e banners que continham o nome e a foto de José Augusto maia foram retirados por determinação do Juiz Eleitoral a pedido do MP. Fotos: Thonny Hill.

 

No fim da tarde desta quinta-feira (02) uma nova polêmica eleitoral se desencadeou em Santa Cruz do Capibaribe, dessa vez relacionada às máquinas da usina asfáltica. Hoje pela manhã o Blog do Ney Lima mostrou que o equipamento foi utilizado para promoção eleitoral pelo deputado José Augusto Maia.

 

Por orientação do Ministério Público, o Juiz Eleitoral do município, Dr. Luiz Célio de Sá Leite, determinou e acompanhou, junto com a polícia militar e guardas municipais, para que fossem retiradas as faixas e banners afixados nas máquinas, que continham fotos e imagens do deputado federal José Augusto Maia (PROS).

.

.

.

.;

De acordo com o Juiz Eleitoral (foto abaixo), as máquinas, que pertencem ao consórcio de municípios CONINDER, foram utilizadas, de maneira indevida, para promover a imagem do deputado federal. Ainda de acordo com o juiz, por estarmos em período eleitoral, cores presentes nas faixas soariam como um tipo de “mensagem subliminar” que poderia induzir o voto do eleitor.

.

“Mesmo ele não estando disputando a reeleição, ele fez autopromoção utilizando o bem público. Tomei essa decisão tanto por conta disso como por conta dessas máquinas estarem estacionadas indevidamente, com as cores e fazendo insinuações em benefícios aos candidatos que são de suas facções políticas. Há grande probabilidade de outras condutas que são puníveis com a Lei”, frisou.

 

Dr. Luiz Célio também relatou que as máquinas ficarão a disposição do TRE-PE e do desembargador que receber a ação que foi impetrada pelo Ministério Público e serão retiradas para o terreno onde será a futura Central de Abastecimento do município, ao lado da Avenida Teonilo Silvestre e em frente a PE-160.

 

O Juiz afirmou também que a carreata na PE-160, os fogos, as festas que foram realizadas no último fim de semana com as máquinas também influenciaram nessa determinação.

Área no entorno das máquinas foi isolada e ficará sendo vigiada pela Guarda Municipal e Polícia Militar até a retirada para o pátio.

Questionado se o deputado federal poderia sofrer a algum tipo punição, Dr. Luiz Célio foi enfático.

 

“Haverá investigações e averiguações, tanto no âmbito civil de improbidade (a ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições) quanto, talvez, na área criminal, dependendo das investigações que vão ser levadas em efeito tanto pelo Ministério Publico Federal quanto do Ministério Público Estadual”, frisou.

 

O Juiz também completou que possíveis punições não seriam aplicadas somente no deputado, mas também a quem cedeu às máquinas para que elas viessem ao município e a quem patrocinou todo o aparato utilizado no evento.

.

Cópia da determinação do Juiz Eleitoral (clique para ampliar)

16 Comentários

  1. Aline Sandes disse:

    Eu queria vê se fosse o contrário. Recentemente funcionários de uma escola publica foram flagrados aliciando alunos para um evento de Paulo Camara. E aí no que deu? NADA!

    1. jean disse:

      E MINHA GENTE INFELISMENTE E ASSIM,E O PIOR E QUE SE PAULO IMPOSTO GANHAR AI E QUE VAMOS VER ESSAS COISAS CONTINUAREM.

  2. thais disse:

    Isso não tem nada a ver, oq eles fazem pra atrapalhar aonde que isso influencia alguem a votar, pelo amor de Deus vamos ser mais realista o povo não é besta. Do outro lado eles pintão e bordão e não acontece nada, o prefeito mesmo fez uma festa pra supostamente entregar um calçadão que o povo ainda não pode utilizar trazendo banda e tudo mais obs:em epoca de eleição .E nada aconteceu…

    1. jean disse:

      E THAIS OS ABSURDOS DESSE GRUPINHO QUE ESTA AI NO PODER JA PASSARAM DOS LIMITES A MUITO TEMPO E NOS NÃO VEMOS NADA ACONTECER,MAIS ESSE E O NOSSO PAIS, O PAIS DAS IMPUNIDADES.

  3. Jaciel Jose disse:

    Como diz um grande repórter. Isso é uma vergonha.
    Que onde estiverem culpados que seja de fato tomadas todas as medidas cabíveis, e responsabilizados em todas as instâncias por essa vergonha que se chama politicasantacruzense. Opinião minha.

  4. Hugo Meira disse:

    Quero deixar claro que não pertenço ou torço por qualquer grupo político, como também acho uma babaquice votar por amor a um determinado grupo. Mas sinceramente, um deputado federal que em 4 anos não traz uma emenda parlamentar pro seu próprio município, e consegue um usina de sei lá o que, não é digno do voto de quem tem vergonha, ou respeita o seu imposto sagrado que pago com suor do própio rosto!

  5. Lidio Nunes disse:

    E teve gente que comentou que eu perdi a chance de ficar calado. Nada melhor de que o tempo para dar a respostas certa. Rararaiii. Eu falei e agora esta sacramentado, Zé acabou de cavar sua própria cova.

  6. Henrique disse:

    O povo daqui é besta sim, o que não falta é gente brigando por conta de politico safado, amizade se desfazem irmãos param de se falar justamente por que um é vermelho e o outro azul, amarelo, preto, roxo, rosa… o escambau! Esse bando de chacais estão ai, correm até sua casa e pedem seu voto, mas na hora do vamos vê, correm de perto e que se foda o povo… sinceramente, meu voto não vai se perder em nenhum desses, como posso dizer, da minha terra natal!

  7. LUIZ BEZERRA (LULU) disse:

    Eu já fiz a soma de quantos PROCESSOS esse Deputado Ficha-Suja tem:
    40.100

  8. Jairo Nunes disse:

    é Jean é mesmo o pais da impunidade porquê um sujeito ficha suja ladrão de merenda consegue se candidatar, se eleger e assumir o mandato. á e ainda fás meia dúzia de bestas.

    1. jean disse:

      EI JAIRO VOCE NAO SABE FAZER CONTA NAO E, NAO E MEIA DUZIA NAO VIU ZE TEVE E AIDA TEM MAIS DE 2O MIL VOTOS, E TEM MAIS SE ARMANDO VENCER,AI EU QUERO VER SE TEU PREFEITINHO E TEU DEPUTADOZINHO VAO CONTINUAR IMPUNES, EI E TEM MAIS BESTA E VOCE SEU BABACA.

    2. Joãoneto disse:

      Pior q mais besta e tu q tais encomodado com o ficha suja corno safado

  9. ana beatriz minerva disse:

    esse poovo e muito besta so por causa de retratos ai depois fica brigando

  10. Marcos disse:

    Aqui estava parecendo Sucupira do Bem Amado.

  11. Joãoneto disse:

    Até Zé morto causa inveja e si ele tivesse vivo aiaiai! Tau d resto d boca pretas

  12. jairon nunes disse:

    desculpa amigo Jean a minha intenção não era te ofender e também não entendo essa revolta eu não citei o nome de nenhum ficha suja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores