17
janeiro

As curtinhas do Romenyck Stiffen


Tem trabalho e dá trabalho!

Tem trabalho: É notório, e já falamos nesse espaço por diversas vezes, que o grupo denominado Taboquinha terá muito trabalho para 2020, pois cada integrante fala uma língua diferente neste quesito, ou seja, unir o grupo para o pleito eleitoral municipal não será nada fácil.

Dará trabalho: No entanto, se no quesito ‘eleição 2020’ o grupo taboquinha não fala a mesma língua, quando o tema é fazer oposição ao prefeito Edson Vieira (PSDB) o grupo está afinadíssimo.

Usou o regimento: Recentemente o regimento da câmara de vereadores foi alterado e um dos pontos que podemos destacar é a nomeação de lideranças por blocos partidários e não mais entre Situação e Oposição. Nesse contexto, a oposição, estrategicamente, se dividiu em dois blocos partidários, são eles: PT e PSB, com a liderança do vereador Deomedes Brito (PT), e PTB, PSD, PODEMOS e PR liderados pelo vereador Joab Oscarzão (PSD).

Objetivo: Claramente o objetivo da oposição, em se dividir através de blocos partidários foi o de usar a proporcionalidade ao compor as comissões parlamentares, dominando, assim, a presidência e a relatoria da maioria absoluta das comissões, principalmente as mais importantes: ‘legislação e justiça’, assim como a de ‘finança e orçamento’.

Importante: São por essas duas comissões, acima citadas, que passam projetos de todas as áreas, principalmente os enviados pela prefeitura, assim como recomendações do TCE, a exemplo de Contas de Gestões.

Demais comissões: Além das comissões ainda existe a comissão de Educação e Cultura; comissão de Obras, Urbanismo, Trânsito e Meio Ambiente; Segurança, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde; Redação, além da comissão de Ética e decoro parlamentar.

Fazendo contas (I): conversando com alguns vereadores de oposição, os mesmos acreditam que usando a proporcionalidade, talvez o grupo de Situação consiga dominar uma comissão e nem de longe seria as mai cobiçada.

Fazendo contas (II): Conversando com alguns vereadores de Situação, os mesmos estão cientes de que se não movimentarem irão perder o domínio das importantes comissões existentes, contudo, os parlamentares sabem que não será nada fácil montar uma estratégia para reverter o quadro, pois a bancada conta apenas com seis vereadores, distribuídos em quatro partidos, são eles: PSDB, MDB, PTC e o Patriota.

Arrependimento?: Se arrependimento em longo prazo existe, acho que esse é o momento do grupo denominado Boca Preta se arrepender em ter quebrado o acordo de cavalheiros na distribuição das comissões entre oposição e situação. Hoje fica difícil criticar o grupo adversário por não lhe deixar espaços nas referidas comissões.

Difícil: Como já falamos por diversas vezes, o prefeito Edson Vieira terá dois anos nebuloso em relação à câmara de vereadores.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores