08
março

As curtinhas do Romenyck Stiffen


Representatividade discreta

“Maioria” (I) – No mundo, a população masculina é maioria (50,8%). Contudo, o Brasil se diferencia da estatística mundial sendo o 5º do mundo com a maior população feminina, representando 51,6% do numero de habitantes do País.

“Maioria” (II) – A maioria populacional também reflete nas estatísticas de eleitores do Brasil. As mulheres perfazem mais de 53% do eleitorado do país e esses números são semelhantes em nossa cidade, pois são 51,6% da população e o eleitorado feminino ultrapassa os 54%.

Cadê a maioria? – Contudo, apesar de ser maioria na população e no eleitorado, tanto no Brasil, quanto de forma especifica em Santa Cruz do Capibaribe, elas não conseguem uma representatividade maior na politica.

Mulher na cidade – A história de Santa Cruz do Capibaribe aponta a importância da mulher na economia da cidade, contudo, a participação feminina na política ainda é muito tímida.

Vereadoras – O município completará 65 anos de sua emancipação, mas em sua história política apenas cinco fizeram parte da Casa Legislativa municipal: Dona Nenzinha, Zilda Moraes, Nailza Ramos, Narah Leandro e atualmente Jessyca Cavalcanti. Essa situação se dá principalmente, por conta candidatura apenas para cumprir cota e poucos com projetos competitivos.

Vice-prefeitas – Nunca tivemos uma mulher no posto de vice e, em nossa história, tivemos apenas uma candidata justamente na última eleição, contudo, a candidatura de Conceição Silva foi impugnada.

Prefeita – Também nunca tivemos uma mulher prefeita. Em nossa história eleitoral, apenas duas mulheres se propuseram a disputar o cargo, mas sem êxito. Foram elas: Marluce Aragão (1982) e Salete Jordão (1992).

Deputadas – Em Santa Cruz, nunca tivemos mulheres se propondo a candidatura para o cargo de Deputado Estadual ou Federal. Contudo, caso a pré-candidatura de Alessandra Viera (PSDB) se confirme, será a primeira da história municipal.

Desafios – De forma específica, tratarei os desafios de Alessandra: Apesar do brilho de seu carisma, a mesma tem que “impor” sua candidatura, ter coragem de debater seus projetos, encarar frente a frente os principais programas políticos da cidade; mostrando assim que sua voz e ideias não dependem de um “projeto familiar”, como seus adversários tentam lhe rotular. Contudo, desejo a mesma boa sorte nessa empreitada histórica.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores