26
junho

A médio e longo prazo


Propostas de melhorias para setores importantes do município são debatidas na 2ª Conferência Municipal de Cidades

Integrantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades de poder público puderam debater melhorias para Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Thonny Hill.

 

Durante todo o dia desta quarta-feira (26), foi realizada no clube Ypiranga a 2ª Conferência Municipal de Cidades, promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão da prefeitura municipal.

 

A conferência, que tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!” contou com participantes vindos da sociedade civil, de movimentos sociais, entidades de classe e poder público, que puderam debater e propor melhorias para vários setores relacionados a administração pública de Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra, a importância do evento servirá para discutir as prioridades que a atual gestão deve trabalhar no município.

 

Na primeira parte do evento, foi dada a palavra a autoridades e secretários e, logo após, a realização de uma palestra com o arquiteto e urbanista pernambucano Charles Ruas, que trouxe iniciativas e questões sobre as temáticas abordadas.

 

Palestrante trouxe ideias e discussões sobre as oito temáticas abordadas no evento.

 

Foram oito ao todo: Controle Urbano, Mercado Imobiliário, Habitação, Mobilidade Urbana, Parcelamento e Uso de Solo, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico Urbano e Meio Ambiente, que foram debatidas na segunda parte do evento, realizada a tarde.

 

Membros de movimentos sociais, entidades e conselhos debateram ideias e apontaram soluções, junto com os demais participantes.

 

Nos debates realizados nas oito temáticas, foram elaboradas várias propostas para cada uma delas tais como: mais apoio ao programa “Minha Casa Minha Vida”; implantação de linhas de transporte público, ciclovias e padronização de calçadas; maior acessibilidade para pessoas com deficiência e iniciativas contra a poluição sonora.

 

Além disso, propostas para maior efetividade no recadastramento imobiliário, revitalização e proteção do Rio Capibaribe, iniciativas para os produtores rurais entre outras também foram debatidas e apresentadas aos presentes.

 

Todas resultarão em um documento que será entregue ao prefeito e ao Governo do Estado.

 

Cerca de 300 pessoas compareceram para as discussões e debates.

 

O documento servirá para que essas reivindicações sejam atendidas, em conjunto com o Plano Diretor (Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados) do município.

 

Além disso, serão escolhidos os 13 delegados que levarão as propostas para a esfera estadual, na 5ª Conferência Estadual de Cidades, ainda sem data e local definido.

 

Facilitadores das temáticas fizeram as apresentações das propostas que foram levantadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores