Mendonça Filho solicita audiência pública para debater crise no sistema elétrico

.

.

O líder dos Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), requereu à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que convide o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para debater a crise no setor elétrico brasileiro que tem suscitado constantes apagões.

 

O requerimento foi entregue ao presidente do colegiado, Hugo Motta (PMDB-PB), e deve ser posto em votação nos próximos dias. No documento, o democrata alega que as constantes falhas no setor têm colocado “em cheque a confiabilidade do sistema elétrico nacional”. Mendonça se baseia em nota divulgada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), divulgada em 13 de fevereiro, onde admite pela primeira vez o risco de desabastecimento caso a situação dos reservatórios piore nos próximos meses. Ele também criticou a fragilidade com a qual a distribuição de energia entra em colapso no país.

 

“É inaceitável que o sistema entre em colapso por causa de raios e ventanias, como ocorre com frequência. Isso demonstra a falência do modelo de gestão elétrica adotado por este governo. São poucos os investimentos, o curso do serviço é alto, há muito desperdício, o parque energético está sucateado e as finanças das companhias estão comprometidas”, alega o deputado em sua justificativa.

 

Além do ministro, foram convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o diretor-executivo da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia (Abrate), César de Barros; e acadêmicos especializados no setor.

 

Informações da Assessoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores