24
fevereiro

Coluna


As curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Decisão tomada: Nesta segunda-feira (24) o Governador Eduardo Campos (PSB) lançará a chapa para sua sucessão ao Governo do Estado de Pernambuco com os nomes de Paulo Câmara (PSB – governador), Raul Henry (PMDB – para Vice) e Fernando Bezerra (PSB – ao Senado).

 

Pós carnaval: Já o senador Armando Monteiro (PTB) só lançará sua chapa após o carnaval, tendo como candidato ao senado o deputado federal João Paulo (PT). A dificuldade estaria na escolha do vice e, no campo das especulações, o senador tenta viabilizar um nome que teria condições até disputar a cabeça. O problema estaria em convencer a pessoa.

 

Novo ingrediente (I): Foi o anúncio, em coletiva de imprensa, a pré-candidatura da vereadora Michele Collins (PP) ao Governo do Estado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP). O progressista foi rifado da pré-candidatura ao senado tanto por Armando quanto por Eduardo.

 

Novo ingrediente (II): Na coletiva, Da Fonte abordou que irá procurar os partidos pequenos, que estão pensando em montar “chapinhas”, para a disputa proporcional e compor o que foi chamado de “chapão das chapinhas”.

 

Prioridade: A primeira legenda a ser procurada, segundo o presidente do PP no estado, será o PROS, com quem o PP compõe na bancada federal, que é liderada por Eduardo da Fonte.

 

O objetivo (I): A estratégia do PP é se aliar nas proporcionais com o PROS e com o bloco PHS, PRP, PHS, PSDC, PT do B e PRTB. Assim, o provável dissidente do bloco será o PSL, que vem tentando uma parceria com o PMN para as proporcionais de 2014.

 

O objetivo (II): Caso conseguisse formar as devidas alianças, os líderes do PP acreditam que podem eleger até seis deputados federais e 12 estaduais, tendo o pastor Cleiton Collins como o grande puxador dos deputados estaduais. O deputado foi o mais votado por duas vezes consecutivas e Da Fonte, fenômeno da última eleição, o dos Federais.

 

Santa Cruz (I): Aqui não muda nada. Diogo Moraes (PSB), Edson Vieira (PSDB) e a maioria esmagadora do grupo de situação seguirá Eduardo Campos (PSB) com exceção de Dimas Dantas (PP), que seguirá Eduardo da Fonte (PP).

 

Santa Cruz (II): Já na Oposição, Ernesto Maia (PSL) e José Augusto Maia (PROS), mesmo podendo fazer parte do projeto da proporcional de Eduardo da Fonte, a maioria do grupo de oposição seguirá Armando Monteiro (PTB), isso porque Toinho do Pará (PHS) ainda não decidiu quem apoiará no Estado.

 

Quem Toinho apoiará: Os nomes estão praticamente na mesa e resta saber quem Toinho do Pará (PHS) irá apoiar. Entre os possíveis estão o candidato do seu “patrão”, Paulo Câmara (PSB), o candidato do grupo Taboquinha, Armando Monteiro (PTB) ou a candidata do seu amigo Da Fonte (PP), Michele Collins (PP), com quem seu partido poderá marchar nas proporcionais.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores