29
julho

Conferência


VII Conferência da Assistência Social é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal.

 .

Após a realização de pré-conferências de todos os programas, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e o Conselho Municipal da Assistência Social realizaram na sexta-feira (26), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), a VII Conferência Municipal da Assistência Social que trabalhou o tema: “A gestão e financiamento para efetivação do SUAS”.

 .

O Prefeito Edson Vieira (PSDB) participou da abertura do evento e frisou a importância da realização desta conferência que oferece ao poder público a oportunidade de discutir junto a entidades e sociedade civil onde poderão ser aplicados os recursos destinados ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor. “Nosso governo está a serviço das melhorias para o cidadão, por isto, estamos abertos a discussões nas quais elencaremos as prioridades, para que possamos colocar em prática algo que a gente saiba que realmente vai melhorar a qualidade de vida do santa-cruzense”, ressaltou.

 .

A Coordenadora do CREAS Regional do Agreste Setentrional, Maria Rosemaura, ministrou uma palestra que abordou o tema central da conferência, na qual de forma didática explanou quais as diretrizes e serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem importância equivalente ao SUS (Sistema único de Saúde) para a saúde. “É de suma importância que os trabalhadores, gestores municipais e usuários dos programas estejam engajados em propostas que deliberem ações de efetivação do SUAS, eles são os protagonistas que vão propor as reivindicações que serão levadas para as conferências a nível estadual e nacional”, observou.

.

Coordenadora do CREAS Maria Rosemaura.

 .

Além do Vice-Prefeito Dimas Dantas (PP), secretários e integrantes dos programas da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, representantes da Igreja Católica, de entidades e sociedade civil também participaram da Conferência da Assistência Social. “Nós da igreja também temos nosso papel social servindo a todos na igualdade dos direitos e serviços sociais, estamos participando dessa conferência para contribuir com as propostas que visam suprir as necessidades da população”, disse o Padre Carlos Augusto, administrador da Paróquia de Nossa Aparecida.

 .

De acordo com o Secretário de Cidadania e Inclusão Social, Gilson Julião, a conferência é um momento de conferir o que aconteceu durante os últimos dois anos na política municipal da assistência social e traçar um planejamento para os próximos quatro anos em discussão com a sociedade.

.

“A contribuição nas discussões é muito importante para o fortalecimento do SUAS no nosso município”, pontuou.

.
A conferência contou com apresentações culturais, discussão e elaboração de propostas em quatro eixos temáticos (O Cofinanciamento  Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho, Serviços e Programas e a Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização) e a eleição dos dez delegados e dez suplentes que vão representar o município na conferência a nível estadual, ficando como os titulares representantes do governo: Flávio Oliveira, Leonardo Glicério, Jailma Moura, Tereza D’ávila e Socorro Souza e da sociedade civil: Daniel Xavier, Jaine Alves, Fátima Oliveira, Adejoane Pires e Carla Aragão.

 .

Público que participou dos debates e elaboração de propostas.

 

Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores