27
março

Resumão da Câmara


Narah cobra ações para as pessoas com deficiência em Santa Cruz

 

A vereadora socialista falou sobre os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência.

 

Segundo Narah, em conjunto com o vereador Helinho Aragão (PTB), será encaminhado um projeto de lei que garante, em todos os prédios públicos, reformas para garantir o direito a acessibilidade por essas pessoas.

 

Narah também aproveitou para parabenizar os esportistas Matheus Henning e a equipe de paratletas pelos grandes resultados conquistados em competições realizadas, respectivamente, em Brusque (SC) e Manaus (AM).

 

.

 

Ronaldo Pacas cobra audiência pública para discutir o atraso da entrega de correspondências pelos Correios

 

O vereador de situação falou sobre o caso de lentidão na entrega de correspondências pelos Correios.

 

Segundo Ronaldo (PSDC), uma audiência pública deve ser realizada para discutir esse problema com a população e com a empresa.

 

Ao final, o vereador e presidente da casa Junior Gomes (PSB) falou que já fez a solicitação por meio de ofício e que, em até 15 dias, essa audiência será realizada na Câmara.

 

.

Carlinhos da Cohab denuncia caso de fossa estourada na Escola Evangélica

 

O vereador de oposição falou sobre uma denuncia recebida por pais que tem seus filhos estudando na Escola Municipal Evangélica, presente no Bairro Bela Vista.

 

Segundo Carlinhos (PSL), há 15 dias esse problema existe naquela instituição e ironizou as matérias veiculadas nos meio de imprensa, que falaram sobre as visitas feitas pelo prefeito a escolas da rede municipal.

 

“Eu acho que o prefeito passou longe da Escola Evangélica, não pisou lá”, destacou.

 

Carlinhos cobrou do secretário de infraestrutura Francisco Ricardo para que, com a denúncia apresentada, o problema seja solucionado.

 

Nesse momento, o vereador Afrânio pediu um aparte, afirmando que o problema já existia desde dezembro de 2012 e que será solucionado até o próximo fim de semana.

 

Zé Minhoca cobra mais agilidade para construção da barragem de Porteiras

 

O vereador tucano falou da reunião realizada na semana anterior com a presidência da Compesa em Recife.

 

Segundo Zé (PSDB), ao ser apresentada a situação crítica enfrentada pelo município, ele falou que o projeto de construção, que será entregue em até seis meses ao Governo do Estado, fará com que os problemas de Santa Cruz com a falta de água sejam sanados.

 

Ainda segundo o vereador, a barragem terá capacidade para armazenar 30 milhões de metros cúbicos de água.

 

“A salvação é a tão falada da Barragens das Porteiras. Em médio prazo, a cidade se libertará desse castigo que é a falta de água”, destacou o vereador.

 

.

 

Klemerson Pipoca faz convite para evento de Conscientização Mundial do Autismo

 

O vereador falou de seu apoio a politicas públicas para pessoas com necessidades especiais e fez um convite à população para o Dia da Conscientização Mundial do Autismo.

 

Segundo ele, a movimentação será realizada em Santa Cruz nos dias 01 e 02 de abril e criticou a postura adotada pela gestão anterior em não apoiar o evento em Santa Cruz do Capibaribe, no ano de 2012.

 

“No ano passado não tiveram apoio nenhum dos órgãos públicos do município”, enfatizou.

 

Ao final, Klemerson (PMN) falou sobre uma reunião realizada em Caruaru que discutiu sobre a educação em todos os níveis e  defendeu que questões relativas a esse tema tenham também espaço em Santa Cruz.

 

Helinho Aragão fala sobre projeto de construção da barragem de Porteiras

 

 

O vereador petebista  falou sobre a reunião realizada em Recife na semana passada com a presidência da Compesa,  que garantiu ações emergenciais, entre elas a construção da barragem do sítio das Porteiras.

 

Segundo o vereador, o projeto de construção será entregue em até seis meses ao governo do estado para que seja feita a licitação da obra, mas enfatizou que a construção ajudará a amenizar o problema enfrentado pelo município de Santa Cruz.

 

 .

 

.

Afrânio Marques denuncia que projetos em prol da juventude não foram implantados

 

O vereador de situação falou sobre a não implantação de projetos de sua autoria e já aprovados pela Câmara. Todos eles são do ano de 2003 e voltados para a juventude.

 

Segundo o ele,  até 2009 existiam mais de seis mil jovens em situação de risco e se esses projetos tivessem sido implantados, ajudariam a suprimir boa parte da carência de iniciativas em prol dessa classe.

 

Os temas citados pelo vereador foram o lazer, educação e profissionalização, citando como um desses exemplos a não implantação do Conselho de Juventude, já aprovado em Lei.

 

“Os governos, que ai passaram, deram as costas para a juventude quando não implantaram essas leis de fato. Não há nada de novo e é preciso que se coloque essas leis em prática”.

 

Galego de Mourinha elogia projeto para realocação de barracas

 

O vereador falou sobre o projeto de realocação de barracas, apresentado pela prefeitura. Segundo Galego (PTB) esse projeto vai viabilizar a solução para o problema presente no município.

 

“Tirem essas coisas feias do meio da rua e coloquem uma coisa padronizada, como deve ser feito”, destacou o vereador.

 

Galego também aproveitou para cobrar projetos que sejam desempenhado em prol do trânsito presente em Santa Cruz, citando que foi procurado por uma pessoa para responder como anda a atual administração pública nesse aspecto.

 

“Se ele organizar esse trânsito, eu venho aqui à tribuna parabenizá-lo”, referindo-se ao prefeito.

 

 .

 

Luciano Bezerra critica obras paliativas de combate aos efeitos da seca

 

O vereador falou sobre sua insatisfação quanto às obras feitas para amenizar o combate aos efeitos da estiagem prolongada em Santa Cruz.

 

Para Luciano (PR), o que há é uma falta de ações prioritárias por parte dos poderes, especialmente para se agilizar obras importantes como a transposição do rio São Francisco em vez de ser tomado soluções paliativas para amenizar o problema.

 

Ao final, o parlamentar afirmou que essas ações deveriam ser vistas como muito mais importância, em vez daquelas que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo em 2014.

 

Ernesto Maia denuncia dificuldades enfrentadas por diabéticos em Santa Cruz

 

O líder da bancada de oposição apresentou denúncias sobre a situação enfrentada, segundo ele, pelos diabéticos em Santa Cruz, especialmente os mais carentes.

 

Segundo Ernesto, ele afirmou que foi procurado por algumas dessas pessoas e que o cadastro, feito no passado, não estaria sendo respeitado pela atual gestão.

 

“Espero que a prefeitura tenha bom senso para com os diabéticos e que se respeite o cadastro que se foi feito no passado”.

 

O vereador afirmou que está faltando médicos para essas pessoas e que elas não estariam recebendo os medicamentos de maneira regular em Santa Cruz.

 

Além disso, ele cobrou para que o Secretário de Saúde, Marlos Ferreira, compareça a Câmara para dar explicações não só para esse caso, mas para outros denunciados por sua bancada a exemplo das demissões dos agentes de endemias.

 

“A secretaria de Santa Cruz do Capibaribe esta brincando com as pessoas”, destacou o vereador.

 

Vânio Vieira fala sobre requerimento que cobrou soluções para proprietários de barracas

A vereador tucano enfatizou na tribuna o seu requerimento destinado à prefeitura e as secretarias de Indústria e Comércio cobrando uma solução alternativa para a realocação desses pequenos comerciantes de barracas após a retirada.

 

Na ocasião, o vereador fez críticas aos vereadores Ernesto Maia (PTB) e Carlinhos da Cohab (PSL), afirmando que foram eles quem mais atrasaram obras de calçamento que deveriam ser realizadas no município.

 

“Carlinhos da Cohab e Ernesto também são responsáveis, ou melhor irresponsáveis, pela paralisação de obras de calçamento em Santa Cruz”, enfatizou.

 

.

 

Dida de Nan sai em defesa dos funcionários contratados

 

 

O vereador rebateu o discurso de Fernando Aragão (PTB), dito na semana anterior sobre a necessidade de se fazer um concurso público integral para o município. Fernando também citou que não acredita em um governo sem funcionários concursados.

 

Segundo Dida de Nan (PSDB) o fato de muitos serem ou não concursados não mede a capacidade de desempenho de cada um desses profissionais.

 

“Eu acredito muito ainda no trabalho dessas pessoas, que tem várias inteligentes e que esperam oportunidades, mesmo que não serem concursados”, enfatizou o vereador.

 

Nesse momento, Fernando Aragão pediu um aparte e destacou as suas falas não quanto ao desempenho prestado por esses funcionários, mas que a falta de cargos concursados incha a máquina pública.

 

“Em vez dele (o prefeito) gastar 48, 45% da folha de pagamento, ele vai gastar 54, 58 e por ai afora porque ele bota quem quer e tira quem quer”, enfatizou Fernando.

 

Dida também afirmou que tem conhecimentos que funcionários concursados estariam tentando prejudicar o governo e que, inclusive, já teria avisado o prefeito Edson Vieira (PSDB) sobre o assunto.

 

Zé Elias parabeniza colegas pela vitória no encontro da UVP

 

O vereador de situação teceu elogios para a vereadora Narah Leandro (PSB) pela eleição como presidente da UVP Mulher e também para Fernando Aragão (PTB) e Junior Gomes (PSB), como componentes da chapa que se saiu vitoriosa no encontro realizado no município de Triunfo.

 

“Quero parabenizar os vereadores de Santa Cruz que fizeram parte da chapa vencedora na eleição da UVP”, destacou o vereador.

 

No fim de seu discurso, Zé Elias pediu a união de católicos e evangélicos para reforçarem seus pedidos de orações para que as chuvas possam chegar ao município.

 

.

 

Junior Gomes fala sobre criação de comissão de combate à seca

 

Sobre a criação de uma comissão de combate à seca, Júnior Gomes disse que essa comissão será encabeçada pelo vereador Fernando Aragão e atuará em duas frentes: promoção de campanhas educativas e vigiar e cobrar as ações feitas pelo Governo do Estado.

 

“Vi lá na Compesa o quanto os gerentes, as pessoas envolvidas o conhecem e sabem da sua luta”, destacou, citando que a implantação dessa comissão será até a próxima semana..

 

Outro ponto discutido pelo vereador é a pouca valorização do ofício de costura no município.

 

Segundo ele, um de seus projetos de lei aprovados, que cria o Dia Municipal do Costureiro e do Costureira não foi sequer implantado e elogiou a iniciativa feita pelo Moda Center, na construção da Praça da Costureira.

 

“Quero parabenizar a iniciativa do Moda Center Santa Cruz, que se lembrou de construir a Praça da Costureira, em reconhecimento às costureiras e costureiros que geram riqueza para a nossa cidade e que ainda não têm a valorização devida”.

 

Deomedes cobra limpeza de canal no Dona Lica e chama Vânio Vieira de caroneiro

 

O vereador cobrou a limpeza do canal presente no bairro citado. Segundo ele, há mais 90 dias que o local não é limpo e está causando problemas aos moradores daquela localidade.

 

Deomedes também cobrou para que os funcionários municipais tenham antecipação dos salários antes da Semana Santa, para que possam aproveitar os festejos e cobrou também para que o carro do Sítio Magana possa ser recolocado apara anteder os moradores.

 

O petista também fez críticas ao discurso feito por Vânio Vieira na semana anterior, que tinha afirmado que o vereador teria “pegado carona” por meio de um requerimento que solicitava o calçamento de ruas presentes no Santo Agostinho.

 

“Eu fiz esse requerimento dia dois de janeiro e dia sete foi aprovado. No dia 15 de março, 75 dias depois, o prefeito vai lá e assina a ordem de serviço e dia 25, segunda, o prefeito iniciou a obra”, afirmou.

 

Na continuidade, Deomedes disparou: “Caroneiro é vossa excelência, que fez um requerimento antes de ser votado e já falou que fez o requerimento sobre daquelas barracas. Essa é que é a grande carona”, destacou.

 

No final, Deomedes cobrou união dos vereadores e do povo, para que batalhe pela água independentemente da ala política.

 

Fernando Aragão cobra de José Augusto emendas diretas para a Compesa

 

No seu discurso, o vereador falou das ações que irão ser feitas pela Compesa para amenizar o problema da seca. Entre essas ações está a transferência de água de vinda de Carapatós.

 

Fernando mostrou seu desejo da água vinda por meio de uma adutora que trará o precioso liquido de Jucazinho, e pediu para que os vereadores cobrem emendas diretas de José Augusto Maia (PTB) para a Compesa, para a construção da obra.

 

Fernando Aragão também enfatizou a necessidade de se implantar rodadas de negócios com até 2000 compradores no Moda Center para incrementar a economia, durante os meses de março e agosto, financiada com recursos vindos das lojas e boxes.

 

“Eu pergunto e deixo a interrogação: não é possível que o Moda Center, com mais de 10 mil bancos, com “mil e tantas” lojas não tenha condições de arrecadar 10 ou 15 reais? Não é todo mês não, é uma vez e tentar se fizer uma rodada de negócios aqui, com recursos pagos por esse pessoal”.

 

Zezin parabeniza desempenho dos esportistas de Santa Cruz

 

No seu discurso, o mais descontraído da noite, o vereador enfatizou as conquistas conseguidas pelos paratletas na competição realizada em Manaus (AM) e pelo ciclista Matteus Henning, em prova realizada na cidade de Brusque (SC).

 

O vereador falou sobre as conquista de cada um deles, citando especialmente as medalhas trazidas pelos paratletas e prestou seus agradecimentos.

 

“A cidade de Santa Cruz tem que se orgulhar de seus paratletas. Apesar de portadores de deficiências, nos dão aulas de eficiência no nosso dia-a-dia”.

 

Zezin também parabenizou ao colega Fernando Aragão, que cobrou para que as emendas de José Augusto Maia possam ser direcionadas, de maneira direta, para a Compesa.

 

Essas emendas serviriam para que sejam feitas as obras necessárias para Santa Cruz, incluindo a barragem de Porteiras, que afirmou que ela só não é suficiente para aplacar a seca.

 

Zezin cobrou também a construção de pequenas barragens, para que possam, ao estocar água nas chuvas, possam ser usadas pelos caminhões-pipa para transportar água para Santa Cruz.

5 Comentários

  1. Jânio Nunes disse:

    Bem oprotuna a colocação do vereador Fernando Aragão em fazer uma grande rodada de negócios no Moda Center e olhe que ñ se precisa de um grande especialista na área, basta querer. é isso…

  2. Edisio Vieira disse:

    Concordo com você, Jãnio. Agora Carlinhos da cohab e Ernesto Maia só fazem criticar com o governo do quanto pior melhor. Se Zé fosse o prefeito, com certezíssima eles estariam bem caladinhos! Nunca vi Ernesto criticar seu tio durante oito anos do governo dele!

  3. marco dj disse:

    sou taboquinha e roxo mais narah além de ser linda e otima vereadora parabéns narah.

  4. Jânio Nunes disse:

    desulpem, a palavra certa é OPORTUNA e ñ OPROTUNA como está.rsrs

  5. Jânio Nunes disse:

    Imaginem cada comerciante fazer um levantamento de sua cartela de clientes e todos fizerem contatos com esses clientes estaríamos com muitios compradores, com um produto exelente como temos e preço competitivo, com certeza todos contribuindo para um evento desse magnitude será um sucesso, basta as entidades com o moda center e prefeitura unir-se em prol da idéia que o vereador Fernando Aragão teve e colocar em prática, acho que teremos êxito, é isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores