03
outubro

Exclusivo – Prejuízo na saúde pública de Toritama


Auditoria feita em Hospital de Toritama aponta prejuízo de R$ 300 mil com falhas em documentação

 

001

 

Uma auditoria foi realizada no Hospital Nossa Senhora de Fátima na Capital do Jeans.  Documentos de AIH (autorização de internação hospitalar) foram encontrados abandonados e sem preenchimento correto das informações necessárias a serem repassadas ao SUS.

 

Esse documento deve conter as informações e dados do paciente atendido, medicação, despesas, deslocamentos, entre outros. Essas informações devem ser transmitidas ao SUS, que contabilizavam os custos e gastos com atendimentos e, repassar os valores de volta ao Hospital. Mesmo sendo um dos mais movimentados da região, o Hospital Municipal perdeu investimentos durante esse período. Sem a devida comunicação, o SUS entende que não houve atendimentos e descarta a necessidade de investimentos em novos leitos.

 

Segundo informações obtidas com exclusividade pelo nosso correspondente em Toritama, cerca de 150 fichas de AIH apresentam escassez de informações e não foram transmitidas ao SUS gerando um prejuízo em torno de R$ 300 mil, que deixaram de ser aplicadas na saúde. As falhas na documentação ocorreram no período de 2013 a 2015, segundo o Hospital.

 

002

 

Após o rompimento do Prefeito Odon Ferreira (PSB) com a vice Lucinha, que comandava a pasta, o secretário Alex Sandro, ligado diretamente a Lucinha foi afastado do cargo para chegada da nova secretária Edivânia Tavares, que foi notificada da auditoria.

 

Prejuízo mais que financeiro

 

Politicamente a notícia surge como uma arma, podendo ser usada pela gestão atual e demais grupos de oposição contra o PSDB, já que o grupo da vice-prefeita utiliza sua gestão á frente do hospital como principal parâmetro e exemplo de administração. A fama de “Elefante Branco” começa a ser utilizada, mesmo com a modernização, problemas crônicos insistem em permanecer, seja na antiga ou atual gestão, a falta de um Gerador, aparelho de Raio X e os erros em documentação.

 

Com informações de Evandro Bala, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores