20
julho

Toritama aparece em ranking das 10 cidades com maior índice de roubos e furtos no estado


Imagem: Reprodução.

Os números da violência no estado de Pernambuco apontaram mais um dado alarmante para a insegurança no município de Toritama. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta quarta-feira (19), a Capital do Jeans figura entre as dez cidades pernambucanas com o maior número de crimes violentos contra o patrimônio (roubos, furtos e etc.)

O acompanhamento feito pela SDS, destaca os crimes registrados no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, o município de Toritama registra uma taxa de 880,2 ocorrências. Os números são ainda mais assustadores, tendo em vista que o levantamento compara cidades com 100 mil habitantes, o que não é o caso de Toritama. No entanto, mesmo tendo menos da metade da população de Santa Cruz do Capibaribe, cidade que lidera o ranking com uma taxa de 1.524,2, Toritama apresenta proporcionalmente um alto índice de crimes violentos contra o patrimônio.

Ainda segundo os dados, dentre as dez primeiras, a Capital do Jeans ocupa a 9ª colocação no índice geral. A exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, os roubos e furtos em sua grande maioria, são motos e celulares.

Histórico da violência

No comparativo com anos anteriores, o número de crimes violentos contra o patrimônio nos primeiros seis meses de 2017 já ultrapassa todo ano de 2016.

Números podem ser ainda piores

Um fator que pode alterar consideravelmente a posição do município no ranking negativo, é a falta de plantão policial na única delegacia da cidade. Em casos de roubos e furtos durante a noite, (horário que possui o maior índice de crimes) boa parte das vítimas comprovadamente não prestam queixa do caso, ou seja, o crime não é registrado e consequentemente não aparecerá nas estatísticas. Isso acontece porque, a vítima nesse horário precisaria sair da cidade e ir até o plantão policial em Santa Cruz do Capibaribe para registrar o boletim de ocorrência.

.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores