29
novembro

5 mil homicídios: Pernambuco atinge marca negativa inédita


SDS não confirma dados e só divulga números dia 15

Imagem ilustrativa. 

Faltando mais de 30 dias para o término do ano, o estado de Pernambuco alcançou, na madrugada dessa quarta-feira (29), a marca de cinco mil homicídios em 2017. O quantitativo nunca havia sido registrado no Estado, desde que os assassinatos passaram a ser contabilizados no Sistema de Informação de Mortalidade do DataSUS, em 1979.

Os dados oficiais da SDS indicam que, até outubro deste ano, houve 4.576 casos. A contagem de novembro só será consolidada no próximo dia 15, como ocorre todos os meses. O número de 5 mil foi indicado em levantamento paralelo, realizado pela imprensa, publicado na Folha de Pernambuco, nesta quarta-feira.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o ano mais violento da história, até agora, havia sido 2006, com 4.638 casos. A SDS começou a contabilizar em 2004.

Um dos criadores do Programa Pacto pela Vida, professor do Departamento de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton, afirma que o programa está distante de seus propósitos originais.

“Os programas de prevenção da violência nunca foram efetivamente implementados, nunca tiveram escala, nem cobertura ampla. O gasto com segurança pública concentra-se em pessoal (ativos e inativos) e há pouco investimento em formação policial continuada, tecnologia, prevenção da violência, reinserção de egressos do sistema prisional e inteligência policial”, avalia.

A SDS informou que só comentará o número de homicídios de novembro quando houver a consolidação dos dados, em 15 de dezembro, e afirmou que ‘vem trabalhando intensamente para reduzir as estatísticas de homicídios’ e acrescenta que é esse ‘é um desafio imposto a todos os estados brasileiros, conforme demonstrou a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança’.

Com informações da Folha de Pernambuco 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores