O Ministério da Previdência Social informou, no início da tarde desta sexta-feira (25), que aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizados começa a receber o dinheiro de volta na folha de pagamento de maio.
Além disso, todos os descontos mensais já foram descontinuados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesta quinta (24), o governo federal anunciou a criação de uma força-tarefa para restituir dinheiro desviado dos aposentados que foram lesados entre os anos 2019 até 2024.
De acordo com o Ministério da Previdência, o pagamento começa no fim de maio e se estende até junho, para descontos realizado em abril.
No entanto, a devolução dos descontos anteriores ainda será avaliada pela força-tarefa que tratará do tema.
A expectativa é que o plano de ressarcimento inclua os valores que foram bloqueados na operação desta semana, cerca de R$ 2 bilhões. O valor descontado dos aposentados desde 2019 chega a R$ 6,3 bilhões.
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram na última quarta-feira (23) uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Esses valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Qualquer desconto precisa ter autorização prévia do beneficiário para acontecer. A única exceção é para casos envolvendo decisão judicial.