31
maio

Tragédia provocada por chuvas e deslizamento de barreiras no Grande Recife é o maior desastre de Pernambuco do século 21, dizem especialistas


A tragédia provocada pelas fortes chuvas e pelos deslizamentos de barreiras que deixaram, ao menos, 93 mortos no Grande Recife e mais de 6 mil desabrigados se tornou o maior desastre já registrado em Pernambuco no século 21, segundo especialistas.

“Pode até superar as mortes de 1975”, destaca o geógrafo e professor do departamento de Ciências Geográficas e do programa de Pós-Graduação da UFPE, Osvaldo Girão, se referindo à cheia histórica por que passou a capital pernambucana.

De fato, Recife esteve submerso em 1975. A histórica cheia motivou 107 mortes e teve todos os serviços paralisados, quando mais da metade da cidade ficou sem energia elétrica.

Agora, mesmo quatro décadas depois, a tragédia em meio às fortes chuvas deixa pelo menos 93 mortos – com mais de 20 pessoas ainda desaparecidas – e uma dor imensurável, sepultada debaixo da lama que cobre alguns municípios da capital pernambucana. Transformou-se no maior desastre registrado no Grande Recife neste século 21.

“Depois de 1975, essa é a maior tragédia daqui”, reforça o historiador Leonardo Dantas, que era repórter naquela época e viu a água subir também para dentro da própria casa.

Fonte: G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores