Jornalismo independente

liderança absoluta!

TCE de Pernambuco cobra explicações do prefeito de Gravatá por presença da primeira-dama em palco junino

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes (Avante), recebeu um alerta do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) por indícios de uso dos festejos de São João para promoção pessoal da secretária de Obras do município e também primeira-dama, Viviane Facundes.

Segundo o conselheiro Dirceu Rodolfo, que assina o alerta, a presença frequente de Viviane no palco principal das festividades, ao lado de atrações nacionais, pode configurar violação ao princípio da impessoalidade, uma das bases da administração pública. O TCE apontou ainda omissão da parte do prefeito, que não teria adotado medidas para evitar o possível uso da estrutura pública com fins promocionais.

O caso chegou ao órgão por meio de um pedido cautelar apresentado pelo suplente de vereador Ricardo Loureiro Malta Filho (PSB), que requeria o impedimento da secretária nos eventos. Como os shows já haviam ocorrido, o conselheiro optou por não acatar o pedido imediato, mas não descartou a abertura de auditoria para aprofundar a apuração.

A gestão municipal se posicionou através de nota, na qual nega qualquer ilegalidade. Alega que a presença da secretária foi informal e sem relação com sua função pública, classificando as denúncias como infundadas e politicamente motivadas. A prefeitura também afirmou que os eventos seguiram todos os princípios legais e que manterá os cuidados para preservar a integridade da gestão.

Viviane Facundes já havia sido questionada em 2024 por suposto nepotismo e ausência de qualificação técnica, mas teve sua nomeação mantida após decisão judicial favorável no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O caso segue em análise no TCE e pode resultar em medidas administrativas ou legais, dependendo da conclusão da auditoria.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...