Com o objetivo de promover a educação integral na formação de futuros profissionais que possam atuar na saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Educação em Saúde (DGES), abriu, nesta terça-feira (11/06), as inscrições para concorrer a 59 vagas de bolsas integrais de cursos de ensino superior na área da saúde. A participação do interessado deve ser confirmada até o dia 25 deste mês, por meio do link: http://formasus.saude.pe.gov.br/FormaSUS.
A inscrição para o programa solicita dois requisitos, sendo eles: ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares com bolsa integral e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2021 a 2023, com nota superior a 450, além de não ter zerado a redação. A nota do ENEM corresponde a 70% do cálculo de média geral – método utilizado nos critérios de classificação do programa -, enquanto os 30% restantes são baseados na comprovação do cadastro do CadÚnico.
As vagas são oferecidas nos cursos superiores de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, biomedicina, psicologia e odontologia, distribuídas em 16 instituições de ensino, em 5 regionais de saúde: I, II, III, IV e XI Geres.
Além do ensino superior, 209 vagas para nível técnico também serão ofertadas no edital, que será publicado no dia 17 de junho, com inscrições a partir do dia 26 deste mês até o dia 10 de julho. Os cursos técnicos disponibilizados são enfermagem, radiologia, farmácia e análises clínicas, distribuídos em 47 instituições de ensino presentes em 23 municípios do Estado.