07
março

Região Agreste de Pernambuco se prepara a 16ª edição do Curta Taquary


O festival Curta Taquary chega a sua 16ª edição com fôlego renovado, pronto para plantar, literal e figurativamente, novas mudas no Agreste de Pernambuco. Entre os dias 16 e 22 de março, o festival apresenta 80 curtas-metragens, em sessões realizadas nas cidades de Taquaritinga do Norte, Caruaru e Toritama, evidenciando a pluralidade da produção nacional e internacional. Toda a programação é gratuita.

Um dos principais festivais de cinema de Pernambuco, o Curta Taquary tem um caráter de formação, tanto em termos práticos, com as várias oficinas, workshops e palestras que ofereceu desde sua primeira edição, quanto no que diz respeito à sensibilização das plateias. Por isso, tem também uma forte ligação com a educação e realiza ações sistemáticas juntos às escolas de Taquaritinga.

Em sua 16ª edição, o festival reúne dezenas de educadores para capacitá-los a trabalhar de forma mais enfática e inclusiva questões ligadas à preservação do meio ambiente, outro eixo fundamental do Curta Taquary. Este ano, foram 700 filmes submetidos à curadoria. Ao todo, serão plantadas mil árvores, em parceria com a Compesa.

Em sua 16ª edição, o festival exibe 80 filmes, divididos em 11 mostras competitivas e uma especial. Conta com filmes de todas as regiões do Brasil, com 19 estados contemplados, além de conteúdos oriundos do Chile, Argentina, Peru, França e Irã

Além de Taquaritinga, o Curta Taquary também leva suas ações para outras cidades da região. Em Caruaru, o festival retorna ao Assentamento Normandia, em Caruaru, maior centro de formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Nordeste.

Em Toritama, em 20 de março, está programado um dia marcante para a cinefilia local. Sessões nos três turnos ocupam o Cine Aurélio, cinema de rua construído e mantido pelo ex-pedreiro José Aurélio, que foi homenageado na 15ª edição do festival, além de ter sua trajetória registrada em filme, a partir de uma oficina oferecida pelo Curta Taquary, em 2021.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores