27
outubro

Prefeitura de Santa Cruz lança o Programa DIU em Dia



Na quarta-feira (25), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, junto à Coordenadoria da Juventude, realizou o lançamento oficial do Programa DIU em Dia, que visa oferecer um novo método contraceptivo de forma segura e adequada para pessoas em idade fértil.


A coordenadora Jéssica Lagos destacou a importância deste método ser oferecido pelo Governo Municipal. “Sabemos que muitas pessoas tem uma vida sexual ativa e buscam evitar uma gravidez indesejada. Com isso, o DIU, que é um dos métodos mais eficazes disponíveis atualmente, é uma excelente opção se forem realizados os cuidados necessários”, disse.


As interessadas devem se dirigir à USF do seu bairro e declarar interesse em implantar o DIU. Após isso, ela será encaminhada para realização dos exames necessários, como HIV, Hepatite e gravidez, junto a orientações sobre o DIU e outros métodos contraceptivos oferecidos pela prefeitura. Finalizado esse processo, a interessada será encaminhada ao Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, onde será realizada a implantação do DIU.


Após a implantação, a pessoa receberá um kit com medicamentos e outros itens para o período de adaptação, devendo retornar ao HMRFA após 45 dias para finalização do processo. O DIU é um método contraceptivo com eficácia de 10 anos.


Outros Métodos Contraceptivos


Além do DIU, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe oferece outros métodos eficazes e seguros, como pílulas, injetáveis, além de camisinhas masculinas e femininas. Vale destacar que é recomendado que seja feito o uso de dois métodos em conjunto para aumentar a eficácia contra transmissão de ISTs.


Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que os cidadãos com uma vida sexual ativa com diferentes parceiros façam exames regularmente para evitar quaisquer complicações. Em Santa Cruz, estes exames são realizados no SAE/CTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores