25
abril
Pernambuco mobiliza produtores para os últimos dias da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa
O Governo do Estado faz alerta aos produtores pernambucanos que ainda nāo vacinaram seus rebanhos sobre o término do prazo de vacinação da campanha que será na próxima terça-feira (30). Também reitera que além de adquirir o imunizante e vacinar os animais, todos devem fazer a declaração em um dos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio.
Para dar reforço à Campanha, as equipes da Adagro estarão trabalhando neste final de semana (27 e 28). Haverá plantões em algumas regionais (confira abaixo a lista dos escritórios locais, cidade e horário de funcionamento) para prestar informações e receber declarações dos produtores, além de atividades nas propriedades.
Obrigatoriedade – A vacinação e a declaração são obrigatórias. O produtor que perder o prazo até o dia 30 de abril para vacinar e o dia 15 de maio para fazer a declaração está sujeito a penalidades como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados para o segmento agropecuário.
Como vacinar – As vacinas adquiridas nas revendas autorizadas devem ser mantidas a temperaturas entre 2°C e 8°C (e transportadas para os sítios ou fazendas dentro de caixas térmicas com gelo). Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na “tábua” do pescoço de cada animal. É recomendado priorizar as horas mais frescas do dia para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
A campanha “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez” vai até o dia 30 de abril (terça-feira) – No próximo fim de semana (27 e 28/04) haverá plantões para prestar informações e receber declarações dos produtores, além de atividades nas propriedades.