07
junho

Municípios do Agreste terão melhorias no abastecimento de água, diz Compesa


O abastecimento de água para 17 cidades do Agreste passará a ter melhoria devido ao retorno da operação do Sistema Jucazinho nesta quinta-feira (7). Foram apresentados, em reunião entre o Governador Paulo Câmara e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, os resultados dos investimentos para voltar a operar o maior sistema de abastecimento da região, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, com as chuvas deste ano. O manancial estava em colapso desde setembro de 2016.

Com Jucazinho registrando 7% da sua capacidade total, que é de 327 milhões de metros cúbicos de água, foi possível reorganizar o aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis para atender vários municípios.

Com a volta do Sistema Jucazinho terão melhorado o abastecimento das cidades de Toritama, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Casinhas, Surubim, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho, de forma direta. Já indiretamente, também serão beneficiadas as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha.

Segundo a Compesa, a população de Toritama que estava sendo atendida no regime de sete dias com água e 21 dias sem, agora terá um calendário de 15 dias com água e 15 dias sem. Para Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Casinhas e Surubim, o rodízio passou de dois dias com água e 28 dias sem, para sete dias com água e 21 dias sem.

Estão sendo investidos R$ 800 mil do Governo de Pernambuco e a Compesa no Sistema Jucazinho. Os trabalhos foram divididos em duas etapas.

“Dentro do nosso planejamento, o volume acumulado hoje em Jucazinho, que é de 22,3 milhões de metros cúbicos de água, é suficiente para atender as cidades pelo período de um ano, ou seja, até o inverno do próximo ano”, explicou Roberto Tavares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores