16
abril

Jota Oliveira e Marcondes Moreno (In memoriam) serão os homenageados do São João da Moda 2024




De 15 a 27 de junho, artistas locais e de renome nacional, se apresentarão no palco principal do São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe. A Arena da Moda ficará situada no mesmo espaço dos outros anos, com sua estrutura montada no Estádio Municipal Ary Barbosa ‘Arizão’.


Como é tradição do evento junino de Santa Cruz, duas personalidades importantes para história e cultura do município são homenageadas, sendo uma em saudosa memória e outra em vida. Na edição deste ano os homenageados serão: Jota Oliveira e Marcondes Moreno (In memoriam).


Jota Oliveira:



Oriundo dos ‘Negrinhos do Alto’, professor, cantor, historiador e escritor, José Oliveira de Góes (Jota Oliveira), nasceu em 14 de maio de 1962,em Santa Cruz. Na educação, ele estudou e concluiu o ensino médio no Colégio 31 de Março (atual Padre Zuzinha). Na FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru), formou-se no curso de Letras. 


Comunicador nato iniciou como a maioria dos primeiros radialistas da cidade, à época, na divulgadora de Francisco Amaral: ‘Amaral Publicidades’, em meados dos aos 80. Ainda na comunicação, ele trabalhou na Rádio Vale do Capibaribe, e atualmente está na Rádio Comunidade FM.


Na cultura local, Jota foi apresentador de palcos em grandes festividades, a exemplos do São João de Santa Cruz, e também já foi puxador de centenas de quadrilhas pro vários anos. Ele é autor do livro “Ruas de Santa Cruz do Capibaribe, sua gente sua história”.


Marcondes Moreno:



Marcondes Moreno da Silva nasceu em 8 de março de 1966, em Santa Cruz do Capibaribe. Ele era um dos seis filhos do conhecido “Manoel do Calçamento” e de Giovana Clementino da Silva, e era pai de dois filhos: Enzo Andrade e Geovani.


Sua paixão pela cultura começou desde criança quando assistia nas ruas as apresentações de repentistas e violeiro. O gosto pelo rádio tem início através do seu pai ainda na infância.


Marcondes Moreno trabalhou em diversas rádios da região como: Estação Sat, 101 FM (emissora antes de se tornar Polo), Polo FM, Comunidade FM, Vale FM, Radio São Domingos FM. Ele também foi assessor de imprensa do Ypiranga e escritor do livro da Máquina de Costura.


Ele foi diretor e ator de teatro, e se aventurou na modernidade do Stand Up Comedy. Ele criou o personagem Teodoro Magal, e passou a cantar músicas românticas e usar diversos adereços como camisas floridas. Marcondes Moreno faleceu em 16 de junho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores