Jornalismo independente

liderança absoluta!

Intoxicação por metanol: Pernambuco tem mais dois casos suspeitos e soma sete registros em investigação

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou, nesta sexta (3), que foi notificada de dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em Pernambuco.

Uma das notificações se referem a uma paciente do sexo feminino, residente em São Paulo, mas que apresentou sintomas após a ingestão de Gin e, no momento, está sendo acompanhada por um serviço de saúde em Ipojuca. A paciente apresentou relato de diarréia, dispneia (falta de ar), vertigem, azia, dormência nas mãos e pés, além da sensação de formigamento na boca.

O outro novo caso é de um paciente do sexo masculino, da cidade de Gravatá, que buscou atendimento em serviço de saúde de Caruaru, com relato de dificuldade para enxergar após a ingestão de bebida alcoólica destilada. O paciente segue em acompanhamento no Agreste.

A secretaria anunciou que houve uma articulação do Ministério da Saúde (MS), junto às secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e de Sergipe, que possibilitou o remanejamento de ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto para o tratamento de pacientes com quadro de intoxicação por uso de metanol.

As ampolas foram trazidas ao estado pelo Grupamento Tático Aéreo na manhã desta sexta-feira (03) e foram encaminhadas para os hospitais da Restauração (HR), no Recife, e Mestre Vitalino, em Caruaru, unidades de referência para casos de intoxicação no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a porta de entrada na rede de saúde para pacientes que apresentem sintomatologia de intoxicação é o serviço de pronto atendimento, como as UPAs, para avaliação inicial do caso.

CASOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL EM BEBIDAS ALCOÓLICAS EM PERNAMBUCO

Casos suspeitos – 6

  • Lajedo (2)
    –> Sexo masculino, 43 anos.
    Evolução: óbito (09/09)
    –> Sexo masculino, 32 anos
    Evolução: sequelas oculares. Alta hospitalar.
  • João Alfredo (1)
    –> Sexo masculino, 30 anos.
    Evolução: óbito (30/09)
  • Olinda (1)
    –> Sexo feminino, 35 anos
    Evolução: sequelas oculares.
  • Atendida em Ipojuca, mas é residente de São Paulo (1)
    —> Sexo feminino, 26 anos, que segue internada.
  • Gravatá (1)
    —> Homem, 30 anos, que segue internado.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...