O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas válidos até as 23h59 do sábado (11) para municípios do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul de Pernambuco.
De acordo com o órgão, o alerta laranja indica perigo, com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros por dia, além de ventos que variam entre 60 e 100 km/h. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de rios, queda de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

O aviso teve início na segunda-feira (6) e segue até o fim do sábado. Entre os municípios incluídos estão Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Bezerros e Palmares, além de outras cidades das regiões afetadas.
Já o alerta amarelo indica perigo potencial, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nesse caso, o risco é considerado menor, mas ainda há possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos e descargas elétricas.



