Jornalismo independente

liderança absoluta!

Hospitais públicos terão acesso com reconhecimento facial e câmeras de monitoramento, diz governo de Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou, na quinta-feira (10), que iniciou a implantação de um sistema de videomonitoramento nos hospitais estaduais.

A ação tem como objetivo ampliar a segurança nas unidades de saúde, segundo o governo. Com isso, todas as pessoas que entrarem nas unidades hospitalares precisarão realizar um cadastro prévio para autorização de acesso.

A instalação dos equipamentos começará na segunda-feira (14). O monitoramento das imagens será feito por uma empresa especializada e tem o investimento de R$ 15 milhões.

As primeiras unidades a receber o sistema serão os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas e Geral de Areias, no Recife, Regional do Agreste, em Caruaru, além da sede da sede da Secretaria de Saúde, no bairro do Bongi, do anexo da secretaria (antiga Faculdade Nova Roma) e da sede da Boa Vista (antiga Fusam). Nesses locais, as câmeras de alta resolução serão instaladas nas entradas e em áreas estratégicas das unidades, além da instalação de catracas eletrônicas e cancelas veiculares.

O sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A utilização de câmeras em ambientes profissionais é permitida, desde que o objetivo seja claro e respeite à privacidade dos indivíduos.

Ao todo, 890 câmeras serão posicionadas em pontos específicos, sem registro de imagens sensíveis, de acordo com o governo estadual.

Os equipamentos permitirão monitoramento contínuo (24 horas por dia, sete dias por semana) e gestão centralizada.

Durante o mês de agosto, os profissionais das unidades serão cadastrados no sistema de videomonitoramento de sua respectiva unidade previamente pela própria empresa, utilizando dados como nome completo, CPF e cargo. Essas informações serão armazenadas no sistema de controle de acesso. Além disso, os visitantes serão cadastrados e receberão cartões de identificação para facilitar a entrada nas unidades de saúde do estado.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...