12
janeiro

Historiadores lamentam demolição de auditório tombado e citam descumprimento de lei por parte da Prefeitura de Santa Cruz


Gestão Municipal emite nota de esclarecimento



Com a justificativa de realizar melhorias e uma reforma na Escola Ivone Gonçalves (antigo Colégio Cenecista) por parte da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Na tarde da quinta-feira (11), a empresa de engenharia que realiza os trabalhos no local demoliu o Auditório São José, espaço histórico e que recentemente foi tombado através de Lei Municipal, o qual ficava situado naquela instituição.


Diante da situação, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Cruz do Capibaribe IHGS), que é composto por diversos historiadores e geográfos do município, emitiu nota lamentando o ocorrido, afirmando que reconhece a necessidade da reforma do espaço, e cita que houve descumprimento de Lei Municipal, a qual foi sancionada pela atual gestão.


Confira a nota do IHGS:



Em relação a demolição do espaço, através a de nota a Prefeitura Municipal também se pronunciou:


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, vem a público esclarecer acerca da reforma que está ocorrendo na Escola Municipal Ivone Gonçalves e a preservação do patrimônio histórico. Desde 2021, quando a atual gestão assumiu o Poder Executivo, o Auditório São José não possuía mais parte das características históricas do local.


Há alguns anos, foi realizada a construção de salas de aulas, com paredes de gesso no auditório, inclusive, umas das salas foi construída em cima do palco, mudando as características históricas do local. O teto destas salas de aula (antigo auditório), estava completamente condenado, levando risco às crianças que estudavam no local, sendo necessário a interdição das salas e a reforma completa.


Durante a reforma, todo material que preserve as caraterísticas originais e possa ser aproveitado e recuperado, como janela e telhas, está guardado pra ser reutilizado e com isso, conservar ao máximo as características históricas do auditório. O projeto de engenharia da reforma da escola Ivone Gonçalves também contempla a preservação total da fachada e da gruta Nossa Senhora de Lourdes.


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe reforça seu comprometimento com a história da cidade e reafirma que há muitos anos, o auditório São José havia perdido grande parte das características históricas, características que serão resgatadas ao máximo possível .


Buscando a preservação da vida dos alunos da rede pública, a Gestão está realizando uma grande requalificação na escola, para levar dignidade e cuidar da integridade das crianças santa-cruzenses.


Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores