Na noite de segunda-feira (12), o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins (PP), participou pela primeira vez do programa Independente desde que assumiu o cargo. Durante a entrevista, o gestor comentou o desfecho da sindicância instaurada para investigar suposto superfaturamento na compra de medicamentos pela Secretaria de Saúde do município, abordou os preparativos para a edição 2025 do Festival Café Cultural e criticou declarações feitas anteriormente pelo ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PSD).

Sobre a sindicância, Gena afirmou que o relatório final apontou irregularidades nas compras realizadas. “A ligação que a ex-secretária dizia que não tinha em relação às compras, tinha. Está tudo dentro do inquérito. Então, a gente ligou as pessoas e as situações, está tudo explicado, tudo bem amarrado, e agora cabe ao Ministério Público se pronunciar”, disse. Toda a equipe da ex-secretária Pollyane Siqueira, que já havia sido exonerada em fevereiro, também foi desligada dos cargos.

Ao ser questionado sobre uma possível aliança com Fábio Aragão, caso ele se candidate a deputado em 2026, Gena descartou apoio e criticou o ex-prefeito pela declaração feita no ano passado, de que parte do distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga, pertenceria a Santa Cruz. “A gente tem um respeito muito grande por Fábio, mas ele foi muito infeliz com Taquaritinga. A população daqui não aceitou bem esse posicionamento. Inclusive, o prefeito Helinho Aragão é totalmente contrário a essa posição”, afirmou.
Festival Café Cultural 2025
Gena também anunciou que o Festival Café Cultural deste ano acontecerá em agosto, por conta da safra do café na região. Segundo ele, o evento terá um novo formato, já que será contemplado pelo projeto Pernambuco no Meu País, do Governo do Estado.

“Vamos fazer algo diferente. Planejamos, junto com o Estado, uma semana inteira de programação para atrair turistas não só à noite, mas durante o dia, com experiências ligadas à apanha do café e à cadeia produtiva”, adiantou o prefeito.